Foram encontrados 864 registros para a palavra: mulheres

Mulheres são maioria entre candidatos que não registraram voto

Dados estatísticos disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 5.297 candidatos não obtiveram nenhum voto no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

Ao todo, a Justiça Eleitoral recebeu 557.404 mil pedidos de registros de candidatos para disputar cerca de 68 mil cargos eletivos em 5.567 municípios brasileiros. ..

Empreendedorismo Feminino: mulheres se reinventaram na pandemia 

Fabiana Rolim,  acredita no digital para impulsionar negócios e empreendimentos

Com o propósito de impulsionar as mulheres, a coach e mentora Fabiana Rolim, Multiplicadora Ela Pode IRME/ Google, no Vale do São Francisco falou com a RedeGN sobre como a pandemia afetou as empreendedoras na Região. Segundo Fabiana, como em qualquer outro negócio, houve a necessidade em se adaptar às possibilidades...

Denúncias de violações contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência crescem quase 33% em 2020

Dados do Disque 100 e do Ligue 180 revelam o crescimento do número de denúncias de violações de direitos humanos contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiências. Até setembro de 2020, foram contabilizados 237.992 registros. O aumento é de 32,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os canais de atendimento registraram 179.051 casos.

Pelas informações preliminares consolidadas após mais de 2,9 milhões de ligações recebidas, a quantidade de casos de violações envolvendo pessoas idosas, por exemplo, subiu mais de 70% apenas nos primeiros nove meses deste ano. Os registros passaram de 36.181 para 62.109.

Em relação à violência contra a mulher e violência doméstica contra a mulher, houve um aumento de mais de 34%. O serviço, que registrou 67.880 denúncias até setembro de 2019, recebeu 91.043 no mesmo período deste ano.

Já as denúncias de violações de direitos de pessoas com deficiência saltaram quase 18%: passaram de 9.778 em 2019 para 11.530 em 2020. Os registros relacionados a crianças e adolescentes também dispararam. Foram contabilizados 73.310 até setembro deste ano, o que representa um crescimento de 12,4% em relação ao período anterior (65.212).

"Parte desse aumento é justificada pela nova metodologia adotada. Antes, havia uma subnotificação. Cada ligação era registrada sob um número de protocolo, que comportava apenas uma denúncia. A partir da unificação da Central de Atendimento do Disque 100 e do Ligue 180, no final de 2019, cada protocolo passou a comportar mais de uma denúncia, que é definida pela relação entre suspeito e vítima", explicou o ouvidor nacional de direitos humanos, Fernando Ferreira.

Ainda de acordo com o responsável pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), que coordena os canais de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), cerca de 94% dos atendimentos foram realizados em até 30 segundos.

"Nós ampliamos e facilitamos a comunicação do cidadão com a nossa central de atendimento. Fizemos isso antes do previsto em razão da pandemia que enfrentamos, que já sabíamos que demandaria maior atenção com violações de direitos humanos em todo o país ", afirmou ao destacar o trabalho realizado pela ONDH para se adequar ao novo cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ele acrescentou que um balanço completo do número de denúncias recebidas pelos canais será divulgado durante o lançamento, ainda neste ano, de um painel interativo que permitirá o cruzamento dos registros. Na ocasião, a Ouvidoria compartilhará informações sobre a nova metodologia adotada para a coleta e a interpretação dos dados.

Disque 100 e Ligue 180

O Disque 100 e do Ligue 180 podem ser acessados pelo site da ONDH e por outros aplicativos como o Direitos Humanos Brasil. Além disso, o serviço está disponível no WhtasApp e no Telegram.

Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados.

O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além de denúncias, a plataforma recebe reclamações, sugestões e elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua.

O serviço também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais. Já as denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180...

Paulo Bomfim realizou uma maratona de plenárias para debater políticas públicas para mulheres

Na reta final de sua campanha, o prefeito Paulo Bomfim, candidato à reeleição pela coligação "Pra Juazeiro Seguir em Frente", dedicou sua agenda para ouvir mulheres de diversos segmentos e debater políticas públicas.

Ao todo, foram sete reuniões nos bairros: Antônio Guilhermino, Pedra do Lord, Castelo Branco, Dom José Rodrigues, Quidé, Itaberaba e Malhada da Areia...

Eleições 2020: Cinquenta e dois por cento dos eleitorado brasileiro é composto por mulheres

Cinquenta e dois por cento dos eleitorado brasileiro é composto por mulheres. Isso foi resultado de uma luta antiga e intensa em defesa desse direito fundamental das cidadãs. “Eu, a primeira vez que eu fui votar, eu estava tão feliz, eu fiz uma roupa bonita, de linho cor de rosa, um rosa forte, parecia que era uma coisa assim fenomenal”, conta uma senhora de 95 anos.

Todos sabemos o valor desse gesto simples, mas é preciso valorizar também a luta para que nós, mulheres, nos tornássemos cidadãs com direito ao voto. Foram necessários longos caminhos...

Pesquisa aponta medo de mulheres de serem vítimas de estupro

A interrupção da gravidez resultante de estupro feita em segurança por um serviço de saúde é apoiada por 82% dos brasileiros, e 88% consideram que toda cidade deveria ter um serviço de aborto previsto na legislação, para que a vítima possa escolher sobre a continuidade ou não da gestação. Porém, apenas 46% afirmaram conhecer serviço de saúde para vítimas de estupro.

É o que revela a pesquisa Percepções sobre estupro e aborto previsto por lei, dos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, divulgada ontem (9). Segundo a diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, Maíra Saruê Machado, o impacto do estupro é uma realidade próxima da população, já que 52% dos entrevistados conhecem uma mulher ou menina que já foi vítima e 16% das mulheres disseram ter sofrido violência sexual...

Detran-BA, Coelba e Sindauto se unem para oferecer CNH gratuita a mulheres que desejam ser eletricistas

Com o objetivo de contribuir na preparação de mulheres que pretendem ser eletricistas e precisam obter a carteira de habilitação (CNH), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) firmou um acordo de cooperação técnica com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), empresa do grupo Neoenergia.

Alunas da Escola de Eletricistas da Coelba serão beneficiadas com a CNH gratuita, por meio de parceria entre o Detran-BA e o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Sindauto)...

TSE lança guia de segurança para candidaturas de mulheres

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instagram lançaram hoje (28) um guia de segurança para mulheres na politica. A cartilha oferece dicas para as candidatas às eleições deste ano se protegerem de ataques virtuais durante a campanha.

Na primeira parte da cartilha, as candidatas recebem informações para manter a segurança de sua página contra ações de hackers, restringir usuários e denunciá-los à plataforma. O uso das ferramentas do Instagram para se conectar aos eleitores estão disponíveis na segunda parte. ..

Juazeiro: Projeto amor em mechas ajuda mulheres em tratamento contra o câncer

Projeto sobre o Outubro Rosa vai cluminar nesta terça-feira, dia 27/10, no Colégio Adventista de Juazeiro, com a transmissão de uma live orientando as mulheres sobre o câncer de mama e o recebimento de cabelos para confecção de perucas.

O projeto tem parceria com o Instituto Ivete Sangalo e o Instituto Amor em Mechas. O projeto também está disponível no insta:colegioaadventistadejuazeiro (Amor em Mechas)...

Duas mulheres foram presas tentando entrar com drogas no presídio de Salgueiro

Duas mulheres foram presas tentando entrar com drogas no presídio de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Segundo o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar, o caso aconteceu neste final de semana, no domingo (25).

O material seria entregue a dois homens que já estavam presos na unidade prisional. Com uma das mulheres, a polícia encontrou 127, 15 gramas de cocaína...

Ministra Damares Alves participa da Oficina do Projeto Mais Mulheres na Política quinta-feira (22)

A oficina do projeto Mais Mulheres na Política desta semana contará com a presença da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Damares Alves. Ela e a deputada federal Margarete Coelho falarão sobre a violência política contra as mulheres. O evento online será na quinta-feira (22), às 19h.

Na oportunidade, também será lançado um selo contra a violência política para dar mais visibilidade ao assunto...

Com uso da inteligência artificial, mulheres já podem denunciar violência doméstica pelo WhatsApp na Bahia

Foi lançado o projeto piloto de um software que utiliza inteligência artificial (IA) para responder instantaneamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto, batizado de “Zap Respeita as Mina”, pode ser acessado pelo WhatsApp.

A iniciativa, pioneira na área de enfrentamento à violência doméstica, atende mulheres por mensagens de texto. Ao acessar o "Zap Respeita as Mina", através do telefone (71) 9909-9322, as usuárias poderão pedir ajuda, em caso de emergência, enviando uma mensagem para uma das atendentes virtuais...

Suzana Ramos Inaugura Comitê Das Mulheres Em Juazeiro

Nesta segunda-feira (12) Suzana Ramos, candidata à prefeitura de Juazeiro, participou da inauguração do Comitê das Mulheres, localizado na Avenida Adolfo Viana. Com a presença de candidatas a vereadoras e apoiadoras da campanha, Suzana fez um discurso de força e resistência da mulher.

A candidata à vereadora, Alba Suane, do Partido Democrático Trabalhista, esteve no evento e relatou a importância do Comitê. “A gente precisa desse espaço, desses encontros, com essas conversas de mulher para mulher, para dar força uma para a outra. A gente sabe da preocupação de muitas delas com saúde, educação, entre outras coisas”. Destacou Alba...

Mulheres denunciam superlotação no Hospital do Malan/IMIP, gestantes aguardam atendimento no chão ou em macas improvisadas

Mais uma vez o Hospital Dom Malan volta a ser denunciado de superlotação. De acordo com denuncias repassadas a reportagem da redeGn, mulheres gestantes estão aguardando atendimento deitadas no chão e ou nas cadeiras. Macas são improvidas nos corredores do Hospital Dom Malan. 

Nesta quinta-feira (8) a assessoria do Hospital enviou a seguinte nota. Confira:..

Coronel Anselmo e Targino são sabatinados em evento para mulheres

Vestidos de rosa, Coronel Anselmo (DEM) e Targino Gondim (Cidadania), candidatos a prefeito e vice na coligação "Juazeiro daqui pra frente", foram sabatinados em evento voltado para mulheres.

O núcleo feminino da campanha, que organizou o evento “Mulheres com o Coronel” em uma chácara no bairro João Paulo II, montou uma produção de talk show, na qual os candidatos ficaram no centro da plateia composta por mulheres...

Mais de 40 mil candidatos pretendem concorrer às eleições na Bahia; nº de homens é mais que o dobro do de mulheres

O início das campanhas eleitorais começou no domingo (27) em todo o país. Na Bahia, até o momento, 40.760 candidatos pretendem disputar as cadeiras de prefeito e de vereador, nos 417 municípios. Os dados foram extraídos do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta segunda-feira (28), após o fim do prazo para o registro de candidaturas, que ocorreu na noite de sábado (26).

Até esta segunda, somente um pedido de candidatura a vereador, na cidade de Uauá, foi considerado inapto pela Justiça Eleitoral. Mas, de acordo com o TRE, os juízes eleitorais ainda avaliarão os pedidos, o que deve fazer com que o número de candidatos aptos ao pleito diminua...

Mulheres ainda ocupam poucos espaços de lideranças na Câmara dos Deputados e Senado Federal

Ser eleita é apenas o começo da trajetória – e dos desafios – para que as mulheres influenciem os espaços de decisão no Congresso Nacional.

Ainda que tenham conseguido mais cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado Federal nas eleições de 2018, elas ainda estão longe dos cargos de poder nas duas casas legislativas: são minoria entre as lideranças partidárias, presidem somente 7 das 36 comissões permanentes do Congresso e nunca ocuparam o posto mais alto – a presidência da Câmara ou do Senado...

Segundo ONU, Brasil é o 9º entre 11 países em direitos políticos de mulheres

Foto; Marcelo Camargo

Levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres sobre direitos políticos das mulheres coloca o Brasil em 9º lugar entre 11 países da América Latina. Os dados fazem parte do projeto Atenea, analisa 40 indicadores categorizados em oito dimensões relacionadas ao tema e, a partir desses dados, calcula o Índice de Paridade Política (IPP)...

Juazeiro: Em pleno século XXI, trabalhadores, mulheres e agricultores arriscam a vida em transportes "pau de arara"

A foto mostra uma cena que já não deveria existir: A caminhnete adaptada para conduzir passageiros, circula sem critérios de segurança, dezenas de pessoas em cima da carroceria. A cena é mostrada na região do Salitre.

Um transporte arriscado e perigoso, no qual os passageiros são levados de um canto a outro como se fossem mercadorias, sem nenhum tipo de segurança, soltos...

Movimento social cria o “Comitê de Mulheres” em apoio à candidatura de Suzana Ramos

Nesta quarta-feira (23), num evento denominado “Comitê de Mulheres, que aconteceu no Bairro São Geraldo, num discurso de sororidade, com união, empatia e companheirismo. Amigas, pré-candidatas da Coligação de Suzana Ramos, e reuniu familiares, deram um tom feminista à campanha para a prefeitura de Juazeiro.

Organizado por mulheres e coordenado pelo ator e diretor de teatro,  Dewiles, a proposta do espaço político “comitê de mulheres” surgiu como reconhecimento pelo machismo que vem sendo enfrentado por Suzana Ramos desde que seu nome foi lançado para o pleito deste ano. “Eu avaliei que Suzana estava rodeada de homens, mesmo com mulheres pré-candidatas e lideranças. E criamos esse movimento que pretendemos que se fortaleça, onde nós queremos,  mil, dez mil mulheres conosco. E nós podemos, pelo lugar que ela ocupa agora na promoção das mulheres.” Explicou Dewiles...