Foram encontrados 697 registros para a palavra: familiar

Agricultura familiar gera renda, movimenta economia e possibilita permanência de famílias no campo

Ações voltadas para a inclusão socioprodutiva de famílias que vivem em comunidades rurais baianas têm sido, nos últimos anos, algumas das estratégias do Governo do Estado para promover o desenvolvimento rural da Bahia. São exemplos de ações o processo de agroindustrialização da produção, a assistência técnica e extensão rural (Ater) e o apoio à gestão de empreendimentos da agricultura familiar. 

Nessa perspectiva, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vem executando políticas públicas que garantam a renda e a permanência no campo dessas famílias de agricultores familiares. De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, a agricultura familiar na Bahia tem potencial econômico, a exemplo da atividade realizada pelas agroindústrias, possibilitando a entrada de muitas pessoas no mercado de trabalho e que o campo volte a ser um lugar seguro para se viver e produzir. ..

Casa Nova: Secretário de Agricultura em campo para fortalecer agricultura familiar

O prefeito Wilker Torres escolheu um secretário disposto a dedicar cada minuto de seu tempo, à frente da Secretaria de Agricultura, ao fortalecimento da agricultura familiar. “Os agricultores familiares sustentam esse País” – afirma Pedrinho da Vanda (Pedro dos Santos Costa, Secretário de Agricultura de Casa Nova) – “E em Casa Nova a orientação e determinação do prefeito Wilker é fortalecer as associações e criar condições de comercialização dos produtos da agricultura familiar”.

Na tarde do último domingo (28), Pedrinho da Vanda; a Diretora de Agricultura Familiar, Valdenisa Oliveira; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova, Vagner Marcos de Lima e o Secretário de Políticas Agrárias do Sindicato, participaram da reunião na Associação de Canoinhas. Participaram desta reunião, representantes das Comunidades de Arapiraca, Juá Vargem, Lagoa da Baixa, Morro Bonito e Xique-Xique, com o objetivo de discutir as demandas e necessidades locais; o apoio e incentivo a essas Associações para se organizarem e estarem aptas a participação em Chamadas Públicas, Editais da CAR, entre outros...

Bahia: Tiziu é nomeado Superintendente da SUAF

O Governo do Estado da Bahia da publicou no Diário Oficial desta terça-feira (22/04), a nomeação de Ademilson da Rocha Santos, popular Tiziu, como o novo superintendente da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar. O órgão está diretamente ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem como proposta planejar e executar ações voltadas para a promoção, estímulo e estruturação das atividades econômicas desenvolvidas por agricultores familiares, suas organizações e demais segmentos, de forma sustentável.

Natural de Sobradinho, onde foi candidato a prefeito na última eleição, Tiziu tem uma trajetória de militância nos movimentos sociais em defesa das pautas da convivência com o semiárido e da agricultura familiar, tem formação como técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica de Juazeiro, pedagogo egresso da Universidade do Estado da Bahia onde também adquiriu especialização no Ensino da Comunicação...

Rede internacional do ramo alimentício faz prospecção para compra de produtos da agricultura familiar baiana

Alimentos saudáveis da agricultura familiar despertam interesse de rede de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Na terça-feira (16), no município de Juazeiro, técnicos  da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que atuam nos projetos  Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),  da Central da Caatinga e da Rede Subway,  estiveram reunidos para discutir uma possível parceria na comercialização e no fornecimento de alimentos da agricultura familiar aos restaurantes franquiados de alguns municípios baianos.

Como encaminhamento foi pactuada a construção de um documento que formalize um enlace produtivo e comercial entre a Central da Caatinga e a Rede Subway. O fornecimento inicial, em nível de teste, poderá ser feito em seis restaurantes localizados nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim, além de Petrolina, em Pernambuco...

Cresce o número de brasileiros que conversam sobre o orçamento familiar em casa, aponta pesquisa

Falar sobre dinheiro tem sido uma rotina cada vez mais frequente entre as famílias brasileiras. É o que revela uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB). Os dados mostram que 85% dos entrevistados conversam em casa sobre o orçamento, sendo que metade (51%) discute com frequência – número que cresceu 7 p.p. em relação ao ano passado – e 21% apenas quando a situação financeira não está boa. Além disso, 15% assumem não tocar no assunto.

Considerando a forma como os rendimentos da família são organizados, 51% mantêm os ganhos em contas separadas, com cada um administrando suas   finanças individualmente. Outros 25% possuem conta conjunta envolvendo todo o rendimento da família e, em 19% dos casos, cada familiar separa parte dos rendimentos para guardar na conta única da família e faz o que quiser com o restante do seu dinheiro.


Quando se observa como os casais pensam no que se refere à reserva financeira da família,23% dos entrevistados afirmaram nunca ter sobras no orçamento familiar, fazendo com que o dinheiro seja sempre direcionado para o pagamento de contas básicas. Em 17% dos casos, quando há sobras, esse recurso é destinado para uso pessoal — percentual que sobre para 23% entre os mais jovens. Para outros 17%, o dinheiro fica guardado para gastos do mês seguinte, enquanto 15% direcionam para poupança ou algum tipo de investimento pessoal e outros 15% guardam o valor que sobra em um investimento da família.

Ainda de acordo com o estudo, 79% dos brasileiros que moram com familiares tomam decisões sobre os gastos em conjunto com todos da casa. Já 21% afirmam que a última palavra cabe a um único morador. No que diz respeito ao uso do próprio dinheiro no dia a dia, 91% disseram tomar as próprias decisões.

"Independentemente de quem paga as contas, se não há diálogo, a tendência é que surjam divergências e gastos que vão extrapolar o orçamento. É muito importante manter conversas frequentes para estabelecer alguns pontos, como valor disponível para as despesas da casa, se haverá sobras para gastos extras e, acima de tudo, definir uma quantia que possa servir de reserva para imprevistos e realização de planos da família", ressalta o Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Mansur.


46% dos casais costumam brigar por questões ligadas a dinheiro; gastos além das condições financeiras estão entre os principais motivos  para as desavenças

Quando o assunto é dinheiro, no entanto, manter um diálogo em casa nem sempre é tarefa fácil, já que cada pessoa possui uma forma própria de lidar com as contas no dia a dia. O levantamento revela que 46% dos casais admitem brigar por questões financeiras, sendo que o principal motivo das desavenças está ligado aos gastos realizados pelo parceiro além de suas condições financeiras (38%). Já 54% não costumam entrar em conflito por causa de dinheiro.

As discussões também são motivadas pelo fato de o cônjuge gastar tudo o que ganha e não formar uma reserva financeira (27%), existir discordâncias em relação aos gastos da casa (25%) e os atrasos no pagamento das contas (25%). Além disso, o hábito de consumir além da capacidade financeira também é considerado prejudicial à saúde do orçamento familiar, de acordo com o levantamento. Metade dos entrevistados (51%) acredita que algum dos familiares compromete com frequência o equilíbrio das contas, sendo o cônjuge apontado como um dos maiores responsáveis (20%). O estudo mostra ainda que 40% costumam gastar mais do que podem para satisfazer as vontades do marido ou da mulher.

Questionados sobre quem costuma ser mais cuidadoso em administrar as finanças da casa, entre os casados ou que vivem em união estável, 52% consideram ter um controle melhor do que seus cônjuges. Já 27% declararam que ambos são igualmente controlados e 18% que é o outro. Apenas 2% reconhecem que ambos são descontrolados.

"Dividir a vida com outra pessoa requer compartilhar não apenas sonhos e planos, mas sobretudo a realidade dos gastos pessoais e da família, com maior abertura possível. Não é saudável deixar para conversar com o parceiro apenas na hora em que acontece um problema. A confiança acaba sendo comprometida, com desgaste no relacionamento", avalia a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

 
Três em cada dez entrevistados contam ao parceiro apenas parte das compras que fazem; principais itens omitidos são roupas e calçados

A pesquisa também constatou que 89% dos entrevistados compartilham com o cônjuge ou companheiro quanto ganham por mês, sendo que 60% sabem o valor exato e 29% apenas a quantia aproximada. A grande maioria (95%) costuma abrir seus gastos pessoais ao parceiro, sendo que 66% contam todas as compras que fazem e 29% apenas algumas.

Entre os itens omitidos em relação aos gastos, estão roupas, calçados e acessórios (32%), maquiagem, perfumes e cosméticos (27%), além de comida ou guloseimas (25%). A principal razão apontada para não contar para o cônjuge as compras feitas é evitar brigas ou conflitos (45%). Outros 25% reservam parte do dinheiro para gastar como quiser no dia a dia e 15% evitam comentar quanto consomem por não gostar de ter seu dinheiro controlado pelas pessoas.

Ao avaliar se os casados pensam no futuro, 42% responderam que têm um planejamento de vida em conjunto para os próximos cinco anos e respeitam a estratégia traçada para atingir a meta — especialmente os mais jovens, com 80% das menções. Em contrapartida, 31% dos casais não possuem qualquer tipo de plano, e 27% dos entrevistados afirmam ter planos financeiros para o futuro, mas não fazem nada de concreto para atingi-lo.

Metodologia 

Foram entrevistados 804 consumidores acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais, sendo que continuaram a ser ouvidos 90% dos consumidores que residiam com seus familiares. A margem de erro no geral é de no máximo 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas..

Secretários do Nordeste definem agenda conjunta em defesa da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário

Reunidos no Recife, os secretários nordestinos de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Rural articularam uma agenda conjunta de atuação em defesa da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. O plano de ação foi definido durante o 14º Fórum de Gestores e Gestoras Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste, realizado na quinta (28) e sexta-feira (29).

A pequena propriedade rural responde por pouco mais de 80% da atividade agrícola na região. Em Pernambuco, por exemplo, a agricultura familiar responde por 90% da produção de milho e feijão, 96% da mandioca e cerca de 70% da produção de leite. "É preciso deixar de ver a agricultura familiar como uma atividade de subsistência e a passar a enxergá-la como uma atividade capaz de gerar renda e oportunidades no ambiente rural", destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, anfitrião do encontro...

Familiares e amigos de professora assassinada em Juazeiro realizam protesto e pedem justiça

Familiares e amigos realizaram neste sábado (30), pelas ruas de Juazeiro, Bahia, um ato em protesto solicitanto justiça pelo assassinato da professora Élida Márcia de Oliveira Nascimento Souza.

A manifestação reivindicou justiça em memória da jovem que foi assassinada dia 20 de fevereiro em frente à sua residência quando se preparava para ir ao trabalho. A concentração teve início ao lado do Águas Center, e a caminhada foi encerrada na Orla da cidade...

Frente Parlamentar sai em defesa da agricultura familiar do Nordeste

Deputados de cinco (PI, MA, BA, RN e PE) dos nove estados do Nordeste, reunidos na quinta-feira (28), no Recife, decidiram criar o Fórum Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural do Nordeste. Entre os objetivos da iniciativa, estão a troca de experiências e a articulação conjunta de ações políticas, econômicas e sociais estruturantes para a região. 

Nos debates, ficou claro que o Fórum irá trabalhar temas relacionados à agricultura familiar, para além da produção, isto é, trará, para a agenda política, questões que fazem parte do cotidiano de homens e mulheres do campo. Ficou encaminhado, por exemplo, que uma das pautas consideradas fundamentais, neste início dos trabalhos, é o combate à reforma da previdência, que é percebida por todos como uma ameaça aos direitos constitucionais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e à economia dos municípios...

Equipamentos fortalecem agricultura familiar em 368 municípios

O Governo do Estado concretizou uma série de ações para o fortalecimento da agricultura familiar baiana na manhã desta segunda-feira (25). Durante evento no Parque de Exposições, em Salvador, o governador Rui Costa realizou a entrega de máquinas, equipamentos e veículos para prefeituras e entidades do ramo. O ato representa um investimento de R$ 47 milhões em iniciativa que impulsiona as atividades da agricultura em 368 municípios baianos. 

“Hoje, diversos municípios baianos estão recebendo máquinas que vão ajudar a melhorar a vida das pessoas, auxiliar nas obras urbanas e garantir novas tecnologias para a infraestrutura hídrica na zona rural. Com os equipamentos, as associações e cooperativas poderão aumentar a produção, melhorando a renda das famílias na área rural e fortalecendo o comércio das pequenas e médias cidades da Bahia ”, ressaltou o governador. 

Caminhão
(Foto: Manu Dias/GOVBA)

Foram entregues 86 tratores; nove caminhões baú; 14 caminhões basculante; sete pás carregadeiras; 15 rolos compactadores; 22 caminhões-pipa; 13 escavadeiras hidráulicas; 756 implementos agrícolas e quatro máquinas para produção de asfalto. Ainda foram entregues 30 veículos que irão reforçar o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)...

FAMILIARES E AMIGOS REALIZAM ATO PACÍFICO EXIGINDO JUSTIÇA NO CASO DA PROFESSORA ÉLIDA SOUZA ASSASSINADA EM JUAZEIRO (BA)

No próximo sábado, dia 30, familiares e amigos da professora Élida Márcia de Oliveira Nascimento Souza vão realizar um ato pacífico em Juazeiro (BA) reivindicando justiça em memória da jovem que foi assassinada dia 20 de fevereiro em frente à sua residência quando se preparava para ir ao trabalho. A concentração ocorrerá às 07e30h, ao lado do Águas Center, e a caminhada se encerrará na Orla da cidade.

Como já divulgado no Blog, foram presos o mandante e o rapaz que guiou a moto, contudo, o acusado de ter cometido o crime Maicom Neves dos Santos continua foragido. O Blog GJ Notícias recebeu e-mails de Pablo Vasconcelos e Tácia Santana solicitando divulgação e cobertura do evento, dia 30...

Reúso de água no semiárido baiano é alternativa para agricultores familiares

O uso sustentável da água é uma realidade para agricultores familiares da comunidade de Canoa, no município de Juazeiro, no semiárido baiano. No local, foi instalado uma tecnologia social conhecida como sistema bioágua, que reutiliza água de uso doméstico, que sai do chuveiro e das pias de lavar pratos e roupas, para irrigar frutas e, principalmente, forragens para os animais.  

A implantação desse sistema na comunidade, cuja irrigação é feita por gotejamento, foi realizada pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), instituição conveniada com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), para prestação de serviços de assistência técnica às famílias da região, por meio do projeto Pró-Semiárido...

Linha de crédito para agricultura familiar na BA é liberada e tem limite de até R$ 20 mi

Uma linha de crédito para agricultura familiar já está disponível para cooperativas e associações baianas. Denominada Coopergiro, a iniciativa liberará até 20 milhões, com R$300 mil por proposta, e juros de 6,5% ao ano, com prazo de 24 meses para pessoas que trabalham na agricultura familiar na Bahia. Segundo o G1, o decreto foi publicado na quinta-feira (7) pelo governo do Estado.

A ação é executada pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) em parceria com a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Em janeiro, o governador Rui Costa havia assinado a autorização para a implantação da linha de crédito voltada para financiar os grupos da agricultura familiar. A estimativa é que a ação beneficie 5.989 famílias, com um investimento de mais de R$ 76 milhões...

FAMILIARES DE JOVEM ASSASSINADA EM JUAZEIRO (BA) PARTICIPAM DE CAMINHADA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Familiares e amigos de Alice Nilza Rodrigues assassinada na tarde da quinta-feira, 17 de janeiro deste ano, em Juazeiro (BA) participaram ativamente da caminhada tarde passada que abriu a programação do mês de março - dedicado às mulheres, da Prefeitura de Juazeiro, que em sua 23ª edição apresentou o tema ‘Não vamos soltar as mãos’.

Os manifestantes conduziram faixas e cartazes exigindo “justiça” e uma pessoa da família ao usar da palavra na caminhada também sugeriu que as mulheres permanecessem unidas exigindo justiça não só para o caso de Alice, mas de todos os casos registrados em Juazeiro. O acusado Nielton Soares foi preso em flagrante no mesmo dia do crime...

Familiares se emocionam durante homenagem de Lídice a Moa do Katendê

Ao som de atabaques, berimbaus e de um  Afoxé, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) homenageou, sábado (23), o mestre de capoeira e produtor cultural Moa do Katendê. Ela entregou a familiares do artista, que foi brutalmente assassinado em outubro do ano passado, a Comenda Câmara Cascudo, que reconhece a importância de personagens para o fomento da cultura. O evento, que ocorreu no Colégio Fernando Civita, na comunidade de Dique Pequeno, em Salvador, contou com a presença de filhos e sobrinhos de Moa, capoeiristas, músicos e estudantes. Também participaram das homenagens, as secretárias de Estado Arany Santana (Cultura) e Fabya Reis (Promoção da Igualdade Racial), além dos vereadores Silvio Humberto e Marta Rodrigues, bem como integrantes de movimentos culturais da cidade. 

"Ninguém pode proibir os grupos capoeira de se apresentarem, não se pode ir contra o candomblé ou qualquer manifestação afro-religiosa, pois essas questões não dependem de governos e de presidente da República, pois suas manifestações estão asseguradas na Constituição Federal. E hoje aqui estamos fazendo uma homenagem que significa o início a uma série de manifestações de repúdio à violência na política, de reafirmação da nossa cultura afro-brasileira e de que a nossa luta continua", afirmou Lídice...

Orla de Juazeiro ganhará Empório da Agricultura Familiar

A população de Juazeiro, no norte da Bahia, passará a contar com mais um espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e de entretenimento. Nesta sexta-feira (22), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou convênio com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), para a construção de um Empório da Agricultura Familiar. Com investimento de R$ 1,8 milhões, a estrutura beneficiará 1,5 mil famílias.

O empório, que será construído na orla de Juazeiro, terá espaços para supermercados, restaurantes, lanchonete, feira de produtos orgânicos, além de auditório para capacitação. A ação integra a estratégia da CAR/SDR, por meio do projeto Pró-Semiárido, para dar maior visibilidade e acesso da população aos produtos da agricultura familiar, viabilizando e consolidando mais uma rede de comercialização. A previsão de conclusão das obras do empório é junho de 2019...

Feminicídio: Familiares de Ridelny pedem transferência do acusado pelo crime em Juazeiro que está preso em São José do Belmonte (PE)

A família de Rildeny Modesto Batista, assassinada no dia 21 de março de 2016, dentro de um quarto no Residencial Praia do Rodeadouro, em Juazeiro, está pedindo justiça pelo crime e proclama que a Justiça de Pernambuco, transfira o acusado que se encontra preso no município de São José do Belmonte para Juazeiro.

Irmãos das vítima que na época estava com 24 anos informam que o acusado pelo crime estava foragido e "que agora é preciso sensibiliar as autoridades para que o criminoso seja com urgência transferido para Juazeiro Bahia e possa ir a júri popular e condenado"...

Agricultor familiar ocupa assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco

As reivindicações dos homens e mulheres do campo ganham um defensor na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a partir desta sexta-feira (1º/02/2019), com a posse do agricultor familiar Doriel Barros (PT) como deputado. Essa é a segunda vez que um representante do meio rural assume um assento na Casa Joaquim Nabuco. O primeiro foi o ex-deputado Manoel Santos, que faleceu em 2015.

A construção da candidatura de Doriel Barros ocorreu a partir de uma articulação do Movimento Sindical Rural, liderado pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco), com diferentes organizações e movimentos sociais do campo, a exemplo do MST, e movimentos urbanos. Por esse motivo, ele tem reafirmado o compromisso de um mandato popular e participativo. ..

Petrolina: Ana Paula e filhos do desaparecido da tragédia de Brumadinho já estão em Minas Gerais

Conforme este Blog Geraldo Jose informou, Ana Paula Santos, esposa do inspetor de máquinas e equipamentos, Cláudio Márcio dos Santos, de 46 anos, que está entre os desaparecidos desde o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale do Rio Doce em Brumadinho, viajou e já se encontra em Minas Gerais. Ana Paula e dois filhos viajaram nesta quarta-feira (30) para Minas, para ficar próxima da família e buscar mais informações sobre Claúdio que é um dos desaparecidos da tragédia provocada pela empresa Vale, que explora a mineração em Minas Gerais.

Ana conta que a última informação que a família recebeu sobre Cláudio Márcio dos Santos foi por meio de um colega de trabalho que esteve com ele poucos minutos antes do rompimento da barragem. "Ele estava conversando com um amigo, que terminou o serviço, saiu e deixou ele, que ainda estava terminando o trabalho. Foi na hora que aconteceu"...

PT de Juazeiro manifesta solidariedade a Lula e familiares

Solidariedade a Lula e familiares PT/ Juazeiro/BA

“Desesperar jamais, aprendemos muito nesses anos” (Ivan Lins)..

STF autoriza Lula a sair da prisão para encontrar familiares

O presidente do STF, Dias Toffoli, autorizou o ex-presidente Lula a deixar a prisão em Curitiba para encontrar familiares em razão da morte do irmão do petista, Genivaldo Inácio da Silva, falecido na terça-feira (29) e enterrado hoje (30). O pedido da defesa de Lula havia sido indeferido anteriormente pela juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal do ex-presidente, e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A alegação era a de que questões logísticas impediriam tanto o deslocamento do petista quanto sua segurança em São Bernardo do Campo (SP).

Na decisão, Toffoli diz autorizar Lula a “se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região, inclusive com a possibilidade do corpo do de cujos ser levado à referida unidade militar, a critério da família”. Diz ainda que “fica assegurada a presença de um advogado constituído e vedado o uso de celulares e outros meios de comunicação externo, bem como a presença de imprensa e a realização de declarações públicas”...