Foram encontrados 517 registros para a palavra: comunidades

SAAE incentiva o empreendedorismo nas comunidades contempladas com o esgotamento sanitário

A dona de casa Maria Auxiliadora Euclides Santos, só cursou até a quarta série do Ensino Fundamental, mas a vontade de crescer na vida a levou a participar de diversos cursos, acumulando experiência e conhecimentos. Dora, como é conhecida no Tabuleiro, onde reside há mais de 15 anos, é uma das 16 moradoras do bairro que participaram do curso de produção de produtos de limpeza, oferecido pelo setor social do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, nas comunidades onde estão sendo realizada a obra do esgotamento sanitário.

O curso, segundo a assistente social do SAAE, Rozana Oliveira, objetiva, além de melhorar a renda familiar destas famílias, contribuir para um meio ambiente mais limpo, já que, um dos principais ingredientes para a fabricação de sabão é o óleo de cozinha usado, o maior provocador dos entupimentos nas redes coletoras de esgoto. "Cada litro de óleo que deixa de ser despejado no ralo da pia é uma enorme contribuição para um ambiente cada vez mais limpo, pois este produto acaba solidificando nas redes causando grande prejuízo ao SAAE. Com o curso, as donas de casa além de deixar de comprar produtos de limpeza vão poder comercializar sabão, detergente, amaciante de roupas, sabonete e desinfetante ganhando um dinheiro extra", explica Rozana...

SESP recupera passagem em comunidades do Salitre

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro trabalhou durante esta semana na recuperação de passagens em comunidades da região do Salitre, utilizando manilhas para restabelecer a circulação de pessoas e veículos, além de beneficiar com rapidez e segurança o transporte escolar entre as localidades de Sabiá II e Lagoa do Salitre.

De acordo com o diretor do interior da SESP, Jailzon Sena, foram recuperados uma média de 900 metros de passagem e colocadas 10 manilhas. "As passagens dessas comunidades estavam bastante comprometidas. A população estava com dificuldades para se locomover, mas com a recuperação iremos melhorar e facilitar a vida das pessoas que residem naquela região", falou Jailzon...

Comunidades rurais do semiárido baiano são estruturadas pela Codevasf para conviver com estiagem

Mais 2,3 mil famílias do semiárido baiano foram estruturadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para produzir com melhores condições em meio à estiagem prolongada. Tratores e kits agrícolas estão agora à disposição de associações de produtores familiares em 12 comunidades rurais do Médio e do Submédio São Francisco da Bahia, um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Os recursos que viabilizaram a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares. No Médio São Francisco baiano, 11 tratores com seus respectivos implementos vão fortalecer a produção de cerca de 2.280 famílias em áreas rurais de Irecê, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho e Xique-Xique. 

Já no Submédio São Francisco da Bahia, região de Juazeiro, a comunidade de Sítio Lajedo, zona rural de Remanso, passa a ter acesso a trator, roçadeira hidráulica para supressão de vegetação rasteira e preparação da área de plantio, grade aradora para preparação da terra, grade para nivelamento do solo, sulcador para abrir sulcos de plantio e carreta agrícola com capacidade para seis toneladas que será usada no transporte da produção.    

"Nossa associação dá um apoio muito grande aos pequenos produtores rurais na colheita do feijão e do milho, e também para arar a terra. O trator vai ajudar muito aos nossos associados e mesmo os circunvizinhos que não são associados, mas que demandam apoio. Alguns produtores ainda aram suas terras com arados puxados por bois; o trator com a grade facilitará a vida desses produtores", afirmou Jânio Nunes, presidente da Associação Beneficente da Zona Periférica e Comunidades Rurais de São Desidério.

"Não será mais preciso pagar a outros para podermos usar o trator", comemora Benício de Medeiros, presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores do Povoado de Malhada Grande e Rodeador, de Oliveira dos Brejinhos. O superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento, destacou que "a missão maior da Codevasf é o desenvolvimento regional no semiárido brasileiro". 
No total, a 2ª Superintendência Regional da Codevasf prevê beneficiar, ainda neste primeiro semestre, produtores rurais de outros nove municípios da região; o investimento no maquinário, somado, chega a R$ 3 milhões em 29 tratores agrícolas e seus respectivos implementos. Todo o recurso é do Orçamento Geral da União, alocado por meio de emendas parlamentares à Codevasf.

Agricultura, apicultura e caprinovinocultura

Na comunidade de Sítio Lajedo, o presidente da associação de produtores, Márcio Campos Souza, frisa que "os equipamentos serão usados principalmente no cultivo de milho, feijão e mandioca, mas há a possibilidade de ajudar em atividades da apicultura". 

Os moradores daquela região também possuem rebanhos de pequenos animais - e com o uso do novo equipamento, mais a produção de culturas como o milho, poderão alimentar a criação e melhorar não só a renda, como também a alimentação das famílias.

A manutenção e operação do kit agrícola em Sítio Lajedo ficará por conta dos próprios associados. A 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai fornecer a capacitação necessária para que os produtores operem os novos equipamentos.

No Submédio São Francisco está prevista, até o momento, a entrega de 100 conjuntos ou kits agrícolas com tratores e implementos a fim de fortalecer as associações de produtores familiares, segundo revela Everaldo Cavalcanti, analista em desenvolvimento regional da Codevasf em Juazeiro.

"Muitas famílias foram agraciadas por chuvas naquela região, favorecendo assim as terras para produção. Diante disso, estamos trabalhando para que outras comunidades, por meio de suas associações, também possam ser contempladas", informa o analista.

"Sabemos que a Bahia é o estado com o maior número de produtores familiares do país, e a Codevasf também tem procurado contribuir com o desenvolvimento da atividade em toda a sua área de atuação, em todos os estados onde está presente", afirma o superintendente regional da Companhia em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto.

"Ao equiparmos uma associação de produtores, estamos dando a eles uma oportunidade de melhorarem de vida e continuarem exercendo suas atividades com mais recursos", nota Aguilar.
Monitor de Secas

Na Bahia, onde janeiro é um mês considerado do período chuvoso, as chuvas ficaram muito abaixo do esperado em, praticamente, todo o estado. A informação é do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil mantido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo o monitor, houve uma expansão da área de seca extrema para o leste do estado devido a irregularidade e redução das chuvas nos últimos três meses que fazem parte do primeiro período chuvoso do estado. Também houve uma expansão da seca para o sul do estado, com o surgimento de uma área de seca fraca onde não havia condições de seca no mês anterior...

Comunidades rurais recebem serviços de limpeza e iluminação pública

A Secretaria de Serviços Públicos atendeu na última semana as comunidades de Conchas, distrito de Maniçoba e Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga com serviços de limpeza e reposição de lâmpadas. O diretor do interior da SESP, Jailzon Sena, lembra que os serviços realizados nos distritos são essenciais para o conforto dos moradores, pois melhora a qualidade de vida da população local, garantindo mais segurança e mobilidade. “Estamos trabalhando para que todos os distritos de Juazeiro tenham uma melhoria na iluminação pública e na limpeza local”, informou.

O trabalho das equipes foi reconhecido pelo morador de Conchas, o senhor Bertulino dos Santos. “Agradeço o empenho da equipe e da secretaria por realizar os serviços aqui. Tinha muita sujeira e estávamos no escuro. Agora a comunidade está de cara”, falou Bertulino. Esse trabalho acontece através de um planejamento que observa a necessidade das localidades, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas solicitações através de ofício e por telefone. “Realizamos um grande trabalho visando oferecer ainda mais qualidade de vida à população, porém, manter a localidade sempre limpa deve ser um compromisso dos moradores”, pontuou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal...

Comunidades Rurais do Município de Curaçá recebem Clínicos Gerais do Programa Mais Médicos

A Secretaria de Saúde acolheu três profissionais de saúde que fazem parte do Programa Mais Médicos do Governo Federal que irão trabalhar diariamente nas comunidades de Patamuté, Mundo Novo, Poço de Fora, Barro Vermelho e Riacho Seco. Os Clínicos Gerais, Reynold Garcia Fernandez, Naivit Llanes Napoles e Carlos Consuegra, todos cubanos, estão entusiasmados em poder trabalhar com famílias do meio rural, experiência que já vivenciaram no seu país natal. "Estou muito feliz em estar aqui, é uma experiência profissional valiosa para minha carreira e para minha vida". Contou a Médica Naivit Llanes que irá trabalhar na comunidade de Poço de Fora e Barro Vermelho.

 Para o Prefeito Pedro Oliveira, esses profissionais terão a missão de garantir assistência médica a população rural, facilitando o acesso dos pacientes que moram distante da sede do município. "Existem aqueles pacientes que moram mais distante da cidade, e muitos já de idade avançada, têm dificuldade de se locomover até a sede para buscar atendimento. Agora, com médicos atendendo nas Unidades de Saúde dessas localidades, todos vão se sentir contemplados e o direito à saúde será garantido", destacou Pedro Oliveira. ..

Habitação: começam os estudos das comunidades que vão ser atendidas pelo Minha Casa Minha Vida Rural em Petrolina

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina já começou um estudo para diagnosticar quais são as comunidades que vão ser atendidas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), vinculado ao programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Ações voltadas para a habitação na zona rural do município é compromisso de campanha do prefeito Miguel Coelho e integram as prioridades da gestão do socialista.

Na última quarta-feira (15), o secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Heitor Leite, acompanhado do secretário executivo de habitação, Ricardo Santos, além do corpo técnico e jurídico da pasta, esteve reunido com o secretário executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Leonardo Meneses e assessores na gerência de habitação da instituição para tratar do PNHR em Petrolina. As discussões foram sobre as características do programa, legislação pertinente, avaliação de comunidades que podem ser contempladas pelo programa, bem como sobre a habilitação de entidades organizadoras (EO) que podem trabalhar nessas ações a serem realizadas no município, entre outros tantos aspectos...

Ação que facilita acesso a água é realizada pela Codevasf em comunidades rurais do Norte baiano

Cerca de meio milhão de reais já estão assegurados, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para investir este ano em ações que contribuem para o acúmulo de água de chuvas na zona rural de onze municípios do Norte baiano cuja população convive com os efeitos da estiagem prolongada.

Serão R$ 579 mil aplicados na execução de obras e serviços de engenharia civil para construção, limpeza ou desassoreamento de 40 aguadas. Em alguns municípios, como Mirangaba e Ourolândia, os trabalhos já começaram. Também vão receber a ação comunidades rurais de Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Curaçá, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Glória e Chorrochó.

"Agora é só esperar a chuva", comemora o produtor familiar Adelício Gomes da Cunha, da fazenda Riacho Branco, em Mirangaba, onde uma aguada já foi concluída. Ele mantém, junto com três filhos, um pequeno rebanho de bovinos e planta mandioca, feijão, milho e capim para forragem.



Os recursos federais investidos na ação são do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares; os trabalhos ficam a cargo da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. 
A ação tem como objetivo melhorar a condição dos reservatórios já existentes e a construção de novos para acumulação de água da chuva - que pode ser utilizada por um período de até um ano, dependendo do índice pluviométrico anual da região. 

As aguadas já existentes e as previstas para construção possuem um volume de acumulação que varia entre 7 e 21 metros cúbicos de água. O líquido acumulado é usado na dessedentação animal e em pequenos cultivos, como de hortifrutigranjeiros ou de forragem para sobrevivência de pequenos rebanhos.

No interior dos municípios de Campo Formoso, Curaçá, Glória, Juazeiro, Pilão Arcado e Remanso, a iniciativa vai beneficiar cerca de 20 agricultores familiares em cada um, totalizando algo em torno de 120 famílias. 
Em Sento Sé, serão 40 famílias com acesso à água facilitado. Já em Ourolândia, a previsão é de que as aguadas atendam 50 famílias. Nas localidades rurais dos municípios de Chorrochó e Mirangaba, cerca de 60 famílias, em cada um, deverão ser beneficiadas. O maior número de beneficiários está concentrado no município de Campo Alegre de Lourdes: 70 famílias. O prazo para conclusão dos trabalhos em todas as localidades previstas é de dez meses. ..

Diretor do SAAE se reúne com representantes das comunidades de Massaroca

Buscar melhorias para o abastecimento de água nas comunidades de Lagoa do Jacaré, Água Branca, Cachoeirinha, Lagoa do Caldeirão, Alagoinha, Caldeirão do Tibério, Juá e Saquinho, na região de Massaroca, foi pauta de uma reunião realizada nesta quarta feira (15) entre o diretor presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental, Joaquim Neto, e representantes das associações da referidas localidades.

Na reunião, que contou com a presença do vereador Justiniano Félix, foram apresentadas diversas sugestões e propostas visando melhorar os sistemas já existentes, através do remanejo de tubulações, conscientização dos moradores e parcerias junto a Codevasf e Governo do Estado...

Jornada Pedagógica mobiliza escolas e comunidades para o planejamento do ano letivo 2017

A Secretaria da Educação do Estado promove, de 1º a 3 de fevereiro, a Jornada Pedagógica para o planejamento do ano letivo 2017. Trata-se de um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, que envolve professores e gestores em todas as escolas estaduais e que, também, é aberto para estudantes, famílias e representantes das comunidades locais. Neste ano, a jornada tem como tema “Escola e Comunidade para Educar e Transformar” e acontece em dois momentos, tendo a segunda etapa programada para o dia 21 de julho.

A Jornada Pedagógica traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes. Durante os três dias de trabalho, os participantes fazem uma avaliação do ano letivo de 2016 e discutem o Projeto Político Pedagógico das escolas, além do planejar as atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar em 2017...

Ações da Codevasf beneficiam comunidades da zona rural de Petrolina

Agricultores familiares da Associação dos Agricultores do Sítio Marizinho e Adjacências (AASMA), na zona rural de Petrolina, receberão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) equipamentos que devem impulsionar seus cultivos agrícolas. Um trator equipado será entregue, neste sábado (21), aos produtores da entidade. O investimento foi de R$ 80 mil, oriundos de emenda parlamentar. Participam do ato o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, o senador Fernando Bezerra Coelho, além de outras lideranças.

Poços ..

COLÉGIO ESTADUAL LOMANTO JÚNIOR, ENTREGA CESTAS BÁSICAS À COMUNIDADES CARENTES DO ENTORNO DA ESCOLA

Terça-feira, 06 de dezembro, a equipe do CELJ, contando com a parceria ímpar dos seus alunos na arrecadação de alimentos, distribuiu cestas básicas para cento e setenta e uma famílias, previamente cadastradas nos bairros invasão da Malhada da Areia, Quidezinho, invasão Rio Jordão e invasão Nossa Senhora das Grotas.

Esse é o XV natal solidário CELJ, parte do projeto “beleza e solidariedade não tem cor”, que este ano foi inserido no programa da secretaria estadual da Bahia, #TransformaÊ...

Gestão Isaac Carvalho realizou inúmeras ações em beneficio das comunidades rurais de Juazeiro

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/SEAPA – criada em 2009 na administração do prefeito Isaac Carvalho – tem estimulado a organização dos produtores para a comercialização de produtos agrícolas no mercado interno e externo fomentando a agroindustrialização para agregação de valor; bem como promovendo a economia voltada para a agropecuária de sequeiro e a comercialização de produtos nas pequenas e médias propriedades rurais.

Durante a gestão do prefeito Isaac Carvalho o setor realizou e participou ativamente de projetos de importância significativa para a área agrícola do município, a exemplo das feiras de Caprinos e Ovinos realizadas anualmente nos distritos de Massaroca, Pinhões, Itamotinga e Juremal. “Todos os anos em que realizamos os eventos, a movimentação comercial tem superado as expectativas. A feira de Itamotinga, que em 2013 alcançou R$ 20 mil em vendas, comercializou R$ 186 mil em 2016. Uma grande superação”, explicou o diretor de pecuária da Seapa e coordenador das feiras, José Wilson Chaves (Chaveco). ..

Bahia avança no enfrentamento à violência contra mulheres de comunidades rurais

O projeto “Unidades Móveis” faz parte do Programa Mulher, Viver sem Violência, lançado em 2013, através de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), e integra as ações de implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

No primeiro semestre de 2016, durante os meses de janeiro a março, foi realizada uma série de planejamentos, reuniões e capacitações do projeto, que teve sua ação de campo realizada nos meses de abril, maio e junho. Foram percorridos 18 municípios de 06 Territórios de Identidade. Nesta etapa, foram sensibilizadas 1.697 mulheres, das quais 192 receberam atendimentos. Também foram capacitados 447 agentes da Rede de Atenção à Mulher dos municípios visitados...

Reunião do CMDRS discute projetos que beneficiam comunidades rurais de Juazeiro

Foi realizada nesta quarta-feira (26), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Na ocasião foi apresentado pelo representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Teófilo Neto de Santana um projeto sobre Produção Sustentável de Forragens Irrigadas para o Sertão do São Francisco.

Segundo ele, inicialmente serão implantadas em seis municípios da região, unidades de forragem, com culturas variadas, em pequenas áreas irrigadas. "O objetivo do projeto é complementar a alimentação animal, ajudando os pequenos produtores da região. Iremos aproveitar os pontos de água já existentes e proporcionar uma variedade de forragens, como o sorgo, leucena, milho, palma forrageira dentre outros. Queremos uma participação mais ativa da prefeitura e discutir com o Conselho o local a ser implantado, a estratégia e a dinâmica do projeto", explicou Teófilo...

Poços garantem água para comunidades rurais do semiárido pernambucano

A família da agricultora Luciana Nascimento Souza, que mora no Sitio Umbuzeiro, no Sertão Pernambucano, é uma das 7,5 famílias beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a perfuração e instalação de poços, um reforço hídrico para quem vive nessa região que sofre com constantes estiagens. Luciana revela que antes da chegada do poço a única maneira de conseguir água era indo de carroça percorrendo uma distância de 6 km até às margens do rio São Francisco.

“Antes a vida era muito difícil porque a gente não tinha água em casa e agora com a abertura dos poços já melhorou bastante porque já temos água para o consumo dos animais, para o plantio, para lavar roupas e até para cozinhar, já diminuiu bastante a nossa dificuldade”, conta...

Comunidades rurais afetadas pela seca comemoram chegada da água no semiárido baiano

A água na torneira de casa chegou para mais de 17 mil baianos moradores da zona rural de Juazeiro, região Norte do estado - um alívio para a população em meio a um cenário de estiagem prolongada. São cinco sistemas simplificados de abastecimento implantados pela Codevasf que captam água através de flutuantes instalados à jusante da barragem de Sobradinho. Depois de tratada, a água é distribuída para comunidades rurais localizadas a até 15 quilômetros da margem do rio São Francisco. 

Na localidade de Sabiá I, em Juazeiro, mora a família da dona de casa Maria Aparecida Siqueira da Silva. No local, o sistema já foi concluído e está em pleno funcionamento. Ela conta que esperou muitos anos para ter água dentro de casa.“Antes, a gente ia buscar água no rio ou em cacimbas, quando chovia. A água do carro pipa, quando vinha, só era suficiente pra gente beber e cozinhar. Eu esperei quase trinta anos para ter água tratada na torneira. Hoje está muito bom”, afirma...

Comunidades rurais de Uauá e Curaçá conhecem projeto Pró-Semiárido e recebem investimentos

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, apresentou, para um público formado por representantes das 40 comunidades contempladas pelo projeto, nos municípios de Uauá e Curaçá, o projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O evento, realizado nesta quarta-feira (28), foi organizado pela Cooperativa de Agropecuária de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), entidade contratada para execução de assessoria técnica na região.

No encontro, realizado no auditório do Colégio Auxiliadora, no município de Uauá, Território Sertão do São Francisco, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de cinco barragens, em Fazenda Beldroega, Fazenda Caldeirãozinho 2, Fazenda Cachoeira, Fazenda Poço da Pedra e Fazenda Retiro. Foi assinada ainda a ordem de serviço para a recuperação da Barragem do Carro Quebrado...

Dr. Marcio Feitosa comparece a debate e fará visitas a diversas comunidades nesta semana

O médico otorrino da região e candidato a prefeito de Juazeiro, Dr. Marcio Feitosa (PRP) comparece nesta terça-feira (13/09), ao debate com os demais candidatos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das 15 horas, onde terá a oportunidade de apresentar suas propostas, contidas no Plano de Governo "Juazeiro, a Cidade que Queremos".

Ainda nesta terça, na quarta-feira (14/09) e na quinta-feira (15/09), Dr. Marcio Feitosa, seu vice Cacai Matos, candidatos a vereador e sua militância participam de diversas outras atividades. Confira a agenda:..

Em visita a comunidades rurais, Luiz Vicente Berti (PSD) destaca melhorias na vida do homem e da mulher do campo em sua gestão

A tarde deste domingo (4) foi de visitas ao interior de Sobradinho. Os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Luiz Vicente Berti (PSD) e Paulo Lima (PSB), e os candidatos a vereadores da Coligação "Juntos Somos Mais Fortes", estiveram nas comunidades de Traíras, Bonsucesso e São João, onde foram recebidos com entusiasmo e respeito pelos homens e mulheres do campo que sempre foram prioridades da atual gestão.

O governo de Luiz Vicente e Paulo Lima cumpriu o compromisso feito com as famílias de comunidades rurais. Como presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Luiz Vicente, entregou tecnologias sociais de convivência com o semiárido, como cisternas e barreiros-trincheira, além de iniciar o processo de regularização fundiária de pequenas propriedades rurais...

Sistemas simplificados de abastecimento elevam qualidade de vida em comunidades rurais atendidas pela Codevasf

A Codevasf transforma a vida de cerca de 10 mil pessoas residentes em áreas afetadas pela estiagem a partir da instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água. Em torno de R$ 17 milhões já foram investidos na ação nos estados da Bahia, Piauí e Maranhão. Ao todo, 64 sistemas simplificados de abastecimento já beneficiam cerca de 2 mil famílias nesses estados. A família de dona Francisca das Chagas, moradora do povoado Centro dos Piaus, no município de Lago da Pedra, no Maranhão, é uma delas. Ela conta que antes era preciso caminhar quilômetros para obter água para a família. 

“A gente sofria carregando água na cabeça pra todo lugar, passamos muitos anos bebendo água ruim, porque não tinha outra, não tinha onde beber outra melhor, subindo ladeira com balde d'água na cabeça, quando chegava aqui em casa, morto de cansado”, conta. Graças ao apoio da Codevasf, que instalou, na localidade, um sistema simplificado de abastecimento de água, esse tempo finalmente chegou para família de dona Terezinha.“Agora todo mundo está satisfeito, temos água boa e à vontade, do jeito que pedimos”, comemora a cidadã maranhense...