Gestão Isaac Carvalho realizou inúmeras ações em beneficio das comunidades rurais de Juazeiro

09 de Dec / 2016 às 08h29 | Variadas

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/SEAPA – criada em 2009 na administração do prefeito Isaac Carvalho – tem estimulado a organização dos produtores para a comercialização de produtos agrícolas no mercado interno e externo fomentando a agroindustrialização para agregação de valor; bem como promovendo a economia voltada para a agropecuária de sequeiro e a comercialização de produtos nas pequenas e médias propriedades rurais.

Durante a gestão do prefeito Isaac Carvalho o setor realizou e participou ativamente de projetos de importância significativa para a área agrícola do município, a exemplo das feiras de Caprinos e Ovinos realizadas anualmente nos distritos de Massaroca, Pinhões, Itamotinga e Juremal. “Todos os anos em que realizamos os eventos, a movimentação comercial tem superado as expectativas. A feira de Itamotinga, que em 2013 alcançou R$ 20 mil em vendas, comercializou R$ 186 mil em 2016. Uma grande superação”, explicou o diretor de pecuária da Seapa e coordenador das feiras, José Wilson Chaves (Chaveco). 

Outro destaque é a Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco/ Expovale, realizada desde 2013 pela Prefeitura de Juazeiro, através da SEAPA e em parceria com a ACCOSSF, que se mostra como uma das maiores exposições do Brasil. O evento reúne centenas de expositores e animais das mais variadas raças e conta com exposições, estandes institucionais, competição de raças, leilões, torneio leiteiro e premiações.

Já o setor ligado à comercialização de carne da região foi beneficiado com a reabertura do Matadouro Público Municipal – ocorrida após dois anos de estabelecimento desativado. A prefeitura também realizou em 2009, 2011 e 2013 as edições XX, XXII e XXIV da Feira Nacional da Agricultura Irrigada/ FENAGRI, evento de grande importância nacional que tem potencializado a fruticultura do Vale do São Francisco.

Em 2015 o município apoiou a realização do Festival do Doce de Leite do distrito de Juremal, com objetivo de diversificar e divulgar os produtos fabricados a partir do leite (cabra e vaca), oportunizando capacitação aos produtores de Juremal e região. A doceira de Juremal, Nádia Xavier Santana, destacou a importância do evento para o município. “Participar do festival é rentável e muito divertido, pois além de divulgar os nossos produtos é uma atração para a região que fica bem mais conhecida, contribuindo para o aumento da nossa renda”, disse.

Outros programas conquistados pela atual administração foi o programa de Aquisição de Alimentos (PAA), comemorado pelos agricultores familiares e que consiste na compra de alimentos adquiridos diretamente dos agricultores ou de suas associações, destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Assim como o Garantia Safra, que desde 2009 assegura às famílias de Juazeiro cadastradas e prejudicadas com a seca o reembolso conferido pelo programa.

Focada em oferecer às comunidades do interior oportunidades de emprego e renda, a SEAPA proporcionou em 2009 cursos de aperfeiçoamento e industrialização de frutas em Lajinha e Juremal. Outro destaque foi a recuperação de mais de 2.000 km de estradas vicinais pelo setor de Recursos Hídricos do município. 

Em 2014 a gestão Isaac Carvalho iniciou o programa ‘Palmas Para Juazeiro’, que consiste em incentivar a implantação de unidades de palmas em localidades do interior que tenham o mínimo de água possível. Já foram implantadas 15 unidades em áreas nos distritos de Carnaíba do Sertão, Massaroca, Abóbora, Juremal, Pinhões, Itamotinga, Maniçoba e Junco. “O programa tem ajudado os produtores rurais a se prepararem para as secas, com uma alimentação de alta qualidade e alta produtividade para os rebanhos, estruturando assim toda cadeia”, explicou o veterinário Rafael Sene, técnico responsável pelo programa.

O setor da pecuária de Juazeiro também foi agraciado de 2009 a 2014 pelo programa subsidiado pela Conab, que propõe a venda de ração animal a preço de custo. O programa foi criado para suprir as necessidades decorrentes do período de estiagem e consistia na comercializado da ração a preço acessível para os criadores castrados do município. 

Mercado do Produtor de Juazeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro passou por inúmeras mudanças desde 2009, dentre elas a substituição de carroças com tração animal por carrinhos padronizados – ação realizada em 2011; a individualização da energia elétrica, a recuperação asfáltica do espaço interno; adequação dos restaurantes de acordo com as normas exigidas pela Vigilância Sanitária; reforma e padronização das barracas e módulos comerciais (melhoria que resultou no acesso a linhas de créditos por financeiras e bancos), o reforço na limpeza diária do entreposto, a construção das novas guaritas, além da proibição de carros de passeios em horários estratégicos (2h às 12h) para desafogar o intenso trânsito das ruas do entreposto.

Também foram realizadas algumas intervenções no espaço, como a retirada de grades e a construção de muros de proteção, o saneamento dos restaurantes com a construção de caixas de gordura e esgotamento sanitário. Hoje o Mercado tem como parceiros 1.112 permissionários que comercializam 67 produtos entre frutas, verduras, hortaliças e especiarias em geral dos quais 46 produzidos no Vale do São Francisco. 

“Foram inúmeras ações realizadas pela secretaria, como abertura/reabertura e reforma de agências comunitárias dos Correios nos distritos do município.  Criamos o ‘Dia de Campo e Tecnologia com o Umbuzeiro’, participamos ativamente do ‘Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocultura e Caprinocultura do Semiárido Baiano/Bioma Caatinga, fizemos parceria com a ACAVASF no projeto ‘Campo Limpo’ e com recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas. Sempre valorizamos o homem do campo através de uma política de integração e incentivo, mediante a sensibilidade e compromisso do prefeito Isaac com essa área”, observou Jorge Cerqueira, gestor da pasta.

Lene Radina/SEAPA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.