Foram encontrados 477 registros para a palavra: Semiárido

Professor Juracy Marques lança livro A Ecologia de Freud: os ecossistemas da natureza humana

O professor Juracy Marques,  lança nesta quarta-feira (30), às 18hs,  no Campus da Uneb-Juazeiro o livro A Ecologia de Freud: Os Ecossistemas da Natureza Humana. O evento acontece na 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco.

Nascido em Jaguarari,  Juracy é cidadão do mundo comprometido com tudo que se relaciona com a melhoria do desenvolvimento ecológico sustentável. Juracy é doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez pós-doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor permanente dos mestrados de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e do de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)...

"Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos" é tema de VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada na Uneb

Acontece de 30 de agosto a 01 de setembro a 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, eventos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro. Com o tema "Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos", o evento irá reunir estudantes, professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais, público este que tem desenvolvido estudos e experiências voltadas para o tema.

De acordo com o professor Edmerson Reis, coordenador do Programa, o mundo vive um momento de exclusão de direitos e de fechamento para a diversidade e "trazer essa temática pra discutir no VII Workshop é lembrar que a gente vive num território que é o Semiárido brasileiro e essas questões se fazem mais presentes". Edmerson pontua que a negação da diversidade nessa região sempre se expressou como uma negação às minorias: negros, mulheres,  homossexuais, comunidades tradicionais, especialmente indígenas, quilombolas, Fundo de Pasto, que tem grande importância na construção dos territórios semiáridos...

Simpósio internacional Brasil-Cuba discute desenvolvimento do semiárido

Natal, Rio Grande do Norte, sedia o I Simpósio Internacional Brasil-Cuba, que tem como tema central o desenvolvimento sustentável do semiárido. O evento começou nesta segunda-feira (21) e segue até a quarta-feira (23). Pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e de outros países vão divulgar nesse período as informações científicas, os progressos e avanços em tecnologia de plantas, além de trocar experiências e o posicionamento da pesquisa científica.

Segundo a organização, são promovidas palestras, mesas-redondas e apresentações de resultados gerados ao longo dos quatro anos do projeto de cooperação com Cuba. Os projetos expostos apresentam, entre outros avanços, exemplos de melhoria da produção agrícola em convivência com a falta de água e alta salinidade do solo. ..

Juazeiro e Petrolina discutem mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro

O XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), teve início nesta segunda-feira 14. A programação vai até o dia 18 de agosto. O Congresso e Simpósio acontecem entre Juazeiro e Petrolina com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”. O objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

O pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do congresso Iedo Sá participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) e informou que o evento terá mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos...

Fernando Bezerra Coelho anuncia programa que vai beneficiar agricultura familiar no Sertão

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou no último sábado (12), de dois eventos ao lado de pequenos produtores rurais, prefeitos, lideranças políticas e movimentos sociais do Sertão de Pernambuco. O primeiro aconteceu na cidade de Dormentes e outro no distrito de Rajada, em Petrolina. As agendas marcaram o início do processo de aquisição pelo Governo Federal dos rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos da agricultura familiar. 
 
Toda a produção comprada pelo governo irá abastecer creches, escolas e hospitais, ao mesmo tempo em que irá garantir renda aos agricultores. A conquista, confirmada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira, é fruto do trabalho do senador Fernando Bezerra, que fez a solicitação pessoalmente ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para que as compras fossem inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"Num momento como esse, de seca e dificuldades é preciso unir esforços, ter eixo e rumo, para conquistar os investimentos e trazer recursos para quem não tem. Tenho certeza que a medida é um alento importante para os produtores, que vão garantir as vendas dos seus rebanhos e permanecer trabalhando", afirmou o senador.
 
A medida deverá começar já no próximo mês de setembro, nos moldes do "PAA do Bode", como ficou conhecida a aquisição direta de caprinos, em 2012, pela Superintendência da Conab em Pernambuco, a partir das cidades de Petrolina, Dormentes, Floresta, Ouricuri e Parnamirim - principais produtoras do semiárido. Serão destinados R$ 3 milhões para o programa este ano, com foco especial na compra de caprinos. Com estes recursos, estima-se que cerca de 800 agropecuaristas familiares poderão vender, diretamente ao governo, aproximadamente 150 toneladas de carne.
 
 "Hoje é um momento de alegria e de festa, por este momento tão importante para todos nós. Fernando Bezerra tem participação direta nesta conquista, como já havia acontecido no passado. Ele conhece nossos problemas, tem determinação e sensibilidade para nos ajudar a vencer os desafios", disse o prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho...

Mestrando de Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido busca geração de renda para pescadores

Em Juazeiro e Petrolina as consequências do assoreamento no Rio Francisco são visíveis. Os bancos de areia no leito do Velho Chico causam um cenário de tristeza e dezenas de problemas.

Um desses problemas a principal atividade dos ribeirinhos: a pesca. É um cenário visto com tristeza pelos pescadores. Com um volume de água tão baixo, os peixes sumiram.  “No rio não tem mais peixes”...

Política pública que promove a Convivência com o Semiárido brasileiro é selecionada para prêmio internacional

O Programa Cisternas, do Brasil, é um das seis políticas públicas selecionadas em todo o mundo para receber o Prêmio Internacional de Política para o Futuro de 2017 (Future Policy Award), sendo considerada uma das melhores políticas para combater a degradação do solo. Característica marcante e diferenciada da iniciativa premiada é ter nascido no seio das experiências da sociedade civil, proposta como política pública pelas organizações atuantes no Semiárido e assumida pelo Estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), em Berlim, na Alemanha.

Executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa promove o acesso à água para consumo humano e produção para populações dispersas do semiárido brasileiro, através do armazenamento da água de chuva. Trata-se de uma política pública de Estado, como considera o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), dado que vários governos têm interagido com ele, o Governo Fernando Henrique, de modo especial os governos Lula e Dilma e, atualmente, o Michel Temer...

Visitantes da Alemanha conhecem ações de Convivência com o Semiárido na Bahia

Uma comitiva de cinco pessoas ligados ao grupo Brasilienkreis St. Heinrich Marl veio conhecer de perto as ações de Convivência com o Semiárido desenvolvidas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) junto aos agricultores e agricultoras familiares da região. O grupo, que apoia o trabalho do Irpaa desde de 2004 com foco no acompanhamento as comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, chegou em Juazeiro na noite do último dia 20 e ficou até na cidade até a tarde dessa terça-feira (25).

O grupo realizou uma série de visitas às experiências localizadas no Território Sertão do Sao Francisco, com o objetivo de conhecer as ações que vêm sendo desenvolvida na região no intuito de melhorar a qualidade de vida e garantir a permanência dos agricultores/as no campo e ter um contato pessoal com as comunidades que são assessoradas pelos projetos apoiados pelo grupo. De acordo com Theo, um dos representantes da Brasilienkreis St. Heinrich, "a intenção é de apoiar as pessoas para ficarem na zona rural, pra ter o sustento deles e não trabalhar nos grandes campos de irrigação", proposta que dialoga com o trabalho do Irpaa...

Encerram nesta sexta (21) inscrições de trabalhos para o Workshop Nacional de Educação Contextualizada ao Semiárido

A 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido acontecerá de 30 de agosto a 01 de setembro, na Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro. Paralelamente acontece o IV Colóquio De Pós-Graduação Do Vale Do São Francisco, eventos que reúnem pesquisadores/as, educadores/as, estudantes de pós-graduação e de graduação, sobretudo das áreas relacionadas às temáticas em discussão.

 "Diversidades e Direitos em Territórios Semiáridos" é o tema que este ano norteará os diálogos durante todo o evento. O propósito é aprofundar as temáticas relacionadas ao tema geral, trazendo para o centro do debate aspectos como Territorialidades e Interculturalidade, experiências educativas e organizacionais, seja no segmento governamental ou da sociedade civil, contextualizadas com a realidade do Semiárido brasileiro.

Na programação, além de conferências, mesas redondas, sessões coordenadas e atividades culturais, um espaço que envolve bastante o público são os Grupos de Trabalho. Para garantir a inscrição de trabalhos nas modalidades "Resultados de Pesquisa" e "Relatos de Experiências e Ensaio", a/o participante deve efetuar a inscrição no evento através do site:wecsab.wixsite.com/2017 e submeter seu trabalho conforme normas especificadas no referido endereço eletrônico. As inscrições de trabalhos tiveram início dia 01 de julho e seguem até o próximo dia 21 (sexta-feira).

O VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido e IV Colóquio De Pós-Graduação Do Vale Do São Francisco são realizados pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Uneb.

..

Juazeiro: Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos abre seleção para aluno especial

O Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus III da UNEB em Juazeiro oferta 64 ( sessenta e Quatro vagas) remanescentes da matrícula dos Alunos Especiais. As inscrições deverão ser efetuadas durante o período de 24 a 28 de Julho de 2017 pelo Sistema de Inscrição de Aluno Especial (SIAE)www.siae.uneb.br, sendo que a documentação completa deverá ser entregue presencialmente ou por procuração, na Secretaria Geral da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da UNEB. 

O Edital disponibilizará vagas para negros e índios, conforme Resoluções do CONSU n.º 468/2007, 710/2009 e 711/2009. A documentação comprobatória para acesso às cotas deverá ser apresentada no ato da matrícula. O PPGESA reservará ainda, 20% das vagas para docentes da UNEB...

Caravana agroecológica pelo semiárido baiano

Mais uma caravana agroecológica ocorreu entre os dias 26 e 30 de junho. Desta vez, para percorrer os diferentes mundos e contrastes vividos e sentidos no semiárido baiano, pelos caminhos das águas do rio São Francisco. O encontro com o objetivo dar visibilidade a denúncias, conflitos e experiências de resistência e organização das comunidades, começou na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, onde o grupo foi dividido em dois com destino aos municípios de Campo Formoso e Jacobina e o outro que percorreu as comunidades das cidades de Casa Nova, Remanso e Campo Alegre de Lourdes.

A “Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos caminhos das águas do São Francisco” contou com a participação de 70 pessoas e percorreu seis municípios. Representantes de 26 organizações dos âmbitos federal e estadual atuantes na região do Submédio São Francisco, além de pesquisadores, estudantes, técnicos e integrantes de movimentos e entidades populares participaram de mais uma experiência na região do semiárido baiano...

Investimento de R$ 1,6 bi da Codevasf beneficia mais de dois milhões de moradores do semiárido de Pernambuco

Cerca de dois milhões de moradores de 69 municípios do Submédio São Francisco de Pernambuco são beneficiados por ações realizadas pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entre 2010 e 2017; mais de R$ 1,6 bilhão foram investidos nas intervenções. O balanço é da 3ª Superintendência Regional da Companhia, cuja sede fica no município ribeirinho de Petrolina, situado a 712 km da capital, Recife.

As ações executadas pelo Governo Federal por meio da Codevasf no semiárido de Pernambuco incluem projetos de desenvolvimento social e econômico que visam à inclusão produtiva; ações ambientais para preservação, despoluição e proteção do rio São Francisco; implantação de sistemas de abastecimento de água; instalação e recuperação de barragens; perfuração de poços; instalação de cisternas; construção de aguadas e implantação, ampliação, manutenção e assistência a projetos públicos de irrigação...

Embrapa Semiárido promove distribuição de sementes e mudas e movimenta a Expoleite 2017 em Afrânio

Durante a Expoleite 2017, em Afrânio-PE, a Embrapa Semiárido montou estande para difundir suas tecnologias e passar informações aos produtores e público em geral presente à feira.

Um dos pontos alto da participação da Embrapa Semiárido ocorreu no sábado, quando seus representantes promoveram distribuição de sementes de guandu e milheto e mudas de gliricídia, o que atraiu um grande número de produtores ao local, interessados em adquirir os produtos e ávidos por informações que possibilitem melhoria de suas atividades...

Juazeiro e Petrolina devem sediar o 17° Siconbiol, em 2021

As cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) devem receber, em 2021, a 17ª edição do Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol). A proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), ocorrida no dia 6 de Junho, em Ribeirão Preto (SP), durante a 15ª edição do Simpósio.

A proposta foi apresentada pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Tiago Costa Lima, e foi construída com a participação de pesquisadores e professores da Embrapa Semiárido, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Moscamed...

CIPE Semiárido: Mais de uma tonelada de maconha foi erradicada no Norte da Bahia

Policiais militares da CIPE Semiárido erradicaram 400 mil pés de maconha e apreenderam mais uma tonelada da erva em processo de secagem, além da arma de um dos envolvidos, nessa quinta-feira (15), por volta da 5h, no povoado de Lagoa Nova, zona rural do distrito de Salobro, município de Canarana.

Ao chegar ao local a guarnição foi recebida a tiros e no revide um dos envolvidos foi atingido, socorrido por uma parte da equipe da PMBA para o hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Com o indivíduo foi encontrado uma pistola taurus, calibre 9mm, com um carregador sobressalente e 21 munições; duas porções pequenas da erva dentro de sacos plásticos; um isqueiro; uma pochete; uma carteira com cartões de crédito e documentos do próprio indivíduo...

Embrapa Semiárido aprova seis novos projetos no SEG

Seis propostas submetidas pela Embrapa Semiárido foram aprovadas nas chamadas 04/2016 e 05/2016 do Sistema Embrapa de Gestão (SEG). As novas pesquisas serão voltadas especialmente para a agricultura dependente de chuva, envolvendo culturas como o guandu e feijão caupi, a produção de palma, além de trabalhos com agroecologia.

Uma das propostas aprovadas é a “Seleção de novas estirpes de rizóbio para leguminosas de interesse econômico e ambiental para o Nordeste”, liderada pelo pesquisador Paulo Ivan Fernandes Junior. O trabalho, que irá compor o Portfólio “Fixação Biológica de Nitrogênio”, tem como objetivo dar continuidade à obtenção de tipos mais eficientes de rizóbio para a cultura do feijão-caupi e espécies arbóreas nativas. Essa bactéria é responsável pela fixação de nitrogênio no solo, o que diminui a necessidade aplicação desse nutriente...

Exposição fotográfica retrata novos olhares sobre o Semiárido juazeirense

Barquinhas, pessoas, cactos, comércio, ponte, carros, rio, cachoeira, chão de terra e céu azul. Essas são apenas algumas imagens que podemos contemplar na exposição "Novos olhares sobre o Semiárido juazeirense", que terá início nesta quarta-feira (07), a partir das 10h30, no Colégio Estadual Hildete Lomanto (CEHL), localizado no Centro de Juazeiro. A mostra é composta por 24 fotografias, que revelam aspectos da zona urbana e rural do Semiárido juazeirense, enfatizando as várias facetas do lugar. A exposição ficará em cartaz até o dia 10 de junho. A visitação é gratuita e poderá ser feita das 10h30 às 17h.

A mostra é resultado da oficina "Aprendendo a Olhar", que discutiu temáticas como: Semiárido, representação social, educação contextualizada e fotografia com estudantes do ensino médio do CEHL. As fotografias expostas constroem outra representação do Semiárido, que foge do discurso reducionista que, por muitas vezes, descreve a região apenas como lugar rural onde a falta d´água é constante e a população miserável. A estudante Kathleen Teles que participou da oficina afirmou que conheceu melhor a região onde vive. "Aprendemos que o Semiárido pode ser sim um lugar urbanizado, desenvolvido, com água e uma vegetação diversificada", relatou...

Encontro “Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas” acontecerá na Univasf em junho

A educação contextualizada para a convivência com o Semiárido é uma prática que diversas instituições brasileiras têm buscado exercer e inclui desde a formação de professores à aplicação de tecnologias sociais e materiais didáticos adaptados nas escolas. Muitas dessas experiências serão compartilhadas no encontro “Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas”, que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizado no Campus Juazeiro (BA).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de formulário online. O evento é organizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Univasf, a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb)...

Apicultura amplia renda de produtores rurais no semiárido baiano

Mais de 620 famílias desenvolvem a atividade em três municípios do Norte da Bahia; investimentos ultrapassaram R$ 4,4 milhões

Produtores familiares que praticavam apenas a agricultura de subsistência nos municípios de Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no Norte da Bahia, foram estruturados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com equipamentos e treinamento para desenvolverem a apicultura de maneira sustentável, e assim gerar renda e ter melhores condições de vida...

Campus Juazeiro (BA) da Univasf sediará 3º Simpósio Micológico do Semiárido em setembro

O avanço dos estudos na área da Micologia nos últimos anos será debatido no 3º Simpósio Micológico do Semiárido (SIMS), que tem como tema a “Expansão da Micologia no Brasil: da era Chaves Batista às ômicas”. O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro, e será realizado pela primeira vez na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA). As inscrições estão abertas até o dia 4 de setembro.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online. Até o dia 30 de junho, as inscrições custam R$ 40,00 para estudantes de graduação; R$ 80,00 para estudantes de pós-graduação; R$ 140,00 para profissionais e pesquisadores; e R$ 35,00 para professores do ensino médio. Após esta data, o valor da taxa aumentará, conforme consta no site do 3º SIMS...