Embrapa discute integração de lavoura pecuária e alternativas para o semiárido

28 de Sep / 2017 às 17h30 | Variadas

No dia 30 de setembro, produtores, técnicos e pesquisadores estarão reunidos no sertão pernambucano para o seminário "Integração Lavoura Pecuária Floresta para o município de Inajá-PE: Desafios e Alternativas". O objetivo é ampliar a adoção das tecnologias de ILPF específicas para regiões semiáridas, áridas e de agreste. O evento é realizado pela Embrapa em parceria com a Prefeitura Municipal de Inajá e a ONG Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Durante o seminário serão tratados temas como os recursos hídricos – englobando a crise hídrica, mudanças climáticas, gestão e manejo de açudes na implantação de tecnologias ILPF –, a importância econômica e o manejo de culturas como o melão e melancia, e também o aproveitamento da algarobeira como componente florestal.  Além disso, serão apresentados e discutidos os objetivos da rede de fomento de ILPF no estado de Pernambuco e o potencial do município de Inajá para a implantação do sistema.

Segundo a organizadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Salete Alves de Moraes, a implantação de tecnologias de ILPF na região tem o propósito de recuperar áreas em estado de degradação, pensando nos desafios climáticos para o Semiárido e nos diferentes tipos de solo. "As dificuldades aqui são maiores do que na maior parte das outras regiões, como no Cerrado, por exemplo, onde existem modelos já consolidados de sistemas integrados", conta.

Embrapa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.