Foram encontrados 30 registros para a palavra: espadas

'Guerras de espadas' são flagradas nas ruas de Senhor do Bonfim e um homem foi preso

Um homem foi preso suspeito de lançar um fogo de artifício em um capitão da Polícia Militar durante uma abordagem para encerrar uma "guerra de espadas" na cidade de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia. O caso foi registrado na noite de terça-feira (23), véspera de São João.

Guerras de espadas foram registradas em Cruz das Almas, no recôncavo baiano, na noite de quarta-feira (23), véspera de São João, mesmo com as restrições impostas por causa da pandemia, proibição da prática desde 2011e equipes da polícia fazendo rondas na cidade. Registros de guerras de espadas também foram feitos na cidade de Senhor do Bonfim, norte da Bahia...

Mesmo com proibição, 'guerra de espadas' é flagrada por moradores em Cruz das Almas

Moradores da cidade de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, registraram imagens de uma “guerra de espada”, prática comum no período junino apesar de proibida desde 2011, ocorrida na noite de sábado (19), no bairro Suzana.

Outro ponto de encontro para a “brincadeira” foi flagrado no bairro da Coplan, durante a noite de domingo (20), que, segundo os moradores, teve início à luz do dia...

Juazeiro: Moradores da avenida Flaviano Guimarães denunciam desrespeito ao toque de recolher e guerra de fogos

O principal assunto na manhã desta segunda-feira 8, nas ruas e avenidas de Juazeiro, foi a "Guerra de fogos e desrespeito ao toque de recolher", promovido na noite deste domingo (7), na Avenia Flaviano Guimarães.

O ato considerado ilegal pelos moradores da Avenida Flaviano Guimarães que questionam a falta de fiscalização por parte das autoridades. "Nós moradores que seguimos o toque de recolher e as regras de isolamento social nos sentimos até bestas e enganados pois cumprimos as regras. Ai vem estes vandalos e brincam com fogo e a saúde de nossa gente", declarou um morador que pediu para não ser identificado...

Promotoria diz que há mais de dez anos trabalha a questão da “guerra de espadas”, com intuito de reduzir os danos gerados pelo evento

Durante cinco dias de festas juninas nos municípios de Cruz de Almas e Senhor do Bonfim, as equipes do Ministério Público estadual, compostas por oito promotores de Justiça, vinte servidores, nove Policiais Militares e três fotógrafos, realizaram inspeções e fiscalizações das estruturas montadas e já existentes nos municípios para a oferta de serviços essenciais à população local e visitantes, garantindo a segurança e tranquilidade do evento festivo. 

As visitas resultaram em oito recomendações e uma requisição de instauração de inquérito policial, com o objetivo de solucionar as irregularidades encontradas. Um dos resultados mais positivos, segundo a assessoria do Ministério Público,  foi a redução de ocorrências graves, relacionada à atuação conjunta com instituições parceiras, como as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, para conscientização da população quanto aos danos à integridade das pessoas e ao patrimônio público e particular causado pela “queima” de espadas juninas. ..

Muitos feridos e revolta em Senhor do Bonfim após ação policial que impediu a tradicional guerra de espadas

Continua repercutindo muito em Senhor do Bonfim e no estado a ação policial que tentou suspender a tradicional guerra de espadas que acontece a décadas no município. O confronto entre espadeiros e a polícia, no dia 23, resultou em quase 40 pessoas feridas, segundo relatos. Em entrevista ao Blog do Cleber Vieira, George Nascimento, o representante da Associação Cultural de Espadeiros de Senhor do Bonfim (Acesb), negou que o grupo que se concentrava na praça principal da cidade estivesse soltando busca-pés: “O pessoal se reuniu para manifestar e estava soltando morteiros e bombas. Ninguém soltou espadas, foi quando os policiais chegaram e começaram os confrontos. Fizemos um levantamento nos postos de saúde e tivemos duas pessoas atendidas com ferimentos leves, 27 com ferimentos de bala de borracha, e sete por efeitos do gás lacrimogênio. A quantidade de feridos foi maior que na guerra de espadas”, explicou.

De acordo com George alguns casos mereceram destaque, como o de uma mulher que foi transferida para Recife com risco de perder a visão, em virtude de um tiro com bala de borracha. De acordo com o estatuto do desarmamento soltar espadas é proibido e a polícia alega que estava apenas cumprindo determinação da justiça, a pedido do ministério público, que proíbe a atividade desde 2017...

Justiça Federal mantém decisão de liminar que proíbe guerra de espadas em Senhor do Bonfim, na Bahia

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão de uma liminar que proibia a tradicional guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim, norte da Bahia. A decisão foi tomada pelo ministro Luiz Fux, que é o presidente em exercício da corte. No documento, ele repetiu uma medida da ministra Carmen Lúcia, tomada em maio de 2018, que fala sobre o risco de morte dos praticantes da guerra de espadas.

O pedido de suspensão da liminar foi feito pela prefeitura da cidade, que alegou que a proibição prejudica a economia do município, porque implica diretamente na redução das receitas e na diminuição do turismo no período dos festejos juninos. No entanto, a decisão do ministro Fux diz que há ausência de plausibilidade na alegação. A mesma avaliação já havia sido feita pela ministra Carmen Lúcia no ano passado...

Mais de 70 espadas juninas são apreendidas durante operação em Cruz das Almas

Mais de seis dúzias de espadas juninas foram apreendidas hoje, dia 13, em uma operação realizada em Cruz das Almas pelo Ministério Público estadual em conjunto com agentes da Polícia Civil. As 73 unidades do artefato e 103 bambus cortados foram encontrados em imóvel localizado no Centro da cidade. Também foram apreendidos equipamentos para fabricação das espadas.

Segundo o promotor de Justiça José Reis, que participou da operação, o responsável pela produção das espadas não estava no imóvel. Ele explicou que o local é um dos quatro pontos em Cruz das Almas, identificados pela Coordenação de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MP, onde há fabricação e comercialização de espadas, uma prática ilegal. ..

Espadeiros descumprem decisão da justiça e realizam Guerra de espadas em Senhor do Bonfim

A suspensão da guerra de espadas em Senhor do Bonfim continua repercutindo nas redes sociais e foi o “prato” mais degustado nas redes sociais, rodadas de conversas e movimentos e manifestos em defesa da bonfinenese.

Ontem várias manifestações foram realizadas na cidade, incluindo uma caminhada que saiu da Praça do Congresso e passou pelas principais ruas da cidade. De acordo com informações colhidas pelo BLOG GERALDO JOSÉ a manifestação foi acompanhada de perto pela Polícia Militar, o que não impediu que espadeiros descumprissem a determinação judicial que proibia o uso do artefato e travassem confrontos de espada...

Polícia apreende espadas na Bahia para evitar tradicional guerra no São João

A Polícia Civil apreendeu 105 espadas de São João na tentativa de evitar a tradicional guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim, no Centro-norte do estado. A ação, realizada em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), cumpriu mandados de buscas e apreensão expedidos pela Justiça.

Os mandados foram determinados pelo juiz Teomar Almeida de Oliveira, da comarca de Senhor do Bonfim. A maioria das espadas apreendidas veio da cidade de Cruz das Almas, conhecida pela fabricação dos fogos. Uma dúzia delas custa em média R$ 250.  ..

Mostra Audiovisual "Também Sou Guerreiro" acontecerá no dia 01 de junho em Senhor do Bonfim

A Casa de Farinha Produções e os Grupo de Espadeiros de Senhor do Bonfim apresentam no dia 01 de junho a Mostra Audiovisual sobre a Guerra de Espadas de Senhor do Bonfim: "Também Sou Guerreiro". Serão lançados o curta-metragem (documentário) de Guto Peixinho "No rastro do Fogo", uma realização Peixinho Produções, e o média-metragem documentário de Biel Fagundes "Guerra de Espadas: tradição não se apaga", da Chapow produções.

No mesmo dia estará aberta ao público a exposição fotográfica "Brincando com Fogo", do Antropólogo Rodrigo Gomes Wanderley, que retrata o dia da Guerra de Espadas, um breve ensaio de Antropologia Visual sobre a manifestação da Cultura Popular que acontece no dia 23 de junho em homenagem a São João. A exibição será realizada no Centro Cultural Cecíliano de Carvalho, em Senhor do Bonfim. O número de vagas é limitado a 300 pessoas...