Foram encontrados 145 registros para a palavra: cpm

Maioria governista aprova convocação de autoridades do governo Bolsonaro e rejeita pedidos da oposição

Em uma sessão com mais de três horas de discussões e embates entre governistas e oposicionistas, foi aprovado nesta terça-feira (13) pela CPMI de 8 de janeiro mais de 200 requerimentos com diversos pedidos de convocação de autoridades e pessoas relacionadas com os acontecimentos, compartilhamento de informações e obtenção de dados de investigações já realizadas. 

Entre os nomes convocados a depor no colegiado estão o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, o ex-candidato a vice-presidente, general Braga Netto, e o general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI, além do tenente-coronel Mauro Cid. Com o esgotamento da pauta de votações de requerimentos, o deputado Arthur Maia cancelou a reunião da CPMI marcada para a próxima quinta-feira (15), e disse ainda que vai analisar junto com a relatora, senadora Eliziane Gama, e os demais membros da mesa diretora, quem poderá ser chamado para depor já na reunião da próxima terça-feira (20).  ..

CPMI dos atos antidemocráticos será instalada dia 25

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos antidemocráticos de 8 de janeiro será instalada na próxima quinta-feira (25), às 9h. Deputados e senadores vão apurar os ataques em que o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados em Brasília.   

A duração inicial dos trabalhos será de seis meses. A comissão será composta por 32 titulares, divididos igualmente entre deputados e senadores. A maioria dos partidos já indicou seus membros.  ..

Pacheco lê requerimento e cria CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro

O presidente do Congresso nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu hoje (26), durante sessão do Congresso Nacional, o requerimento para a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as invasões e depredações de prédios públicos ocorridas no dia 8 de janeiro, a chamada CPMI dos Atos Golpistas.

Na ocasião, as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto foram invadidas por vândalos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, inconformados com o resultado da eleição presidencial. Falta agora o documento ser publicado no Diário Oficial da União (DOU)...

Líderes do governo Lula decidem apoiar criação da CPMI do 8 de Janeiro

O líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães, anunciou nesta quarta-feira, 19, o apoio das lideranças do governo Lula à instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. O anúncio ocorre após reunirão entre os líderes e o Palácio do Planalto em razão do vazamento do vídeo que mostra o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Gonçalves Dias, caminhando ao lado de vândalos no palácio, durante invasão e depredação do local. A decisão marca uma mudança na postura dos articuladores do Planalto, que inicialmente tentavam esvaziar a formação do colegiado. Agora, no entanto, Guimarães diz que o governo vai apoiar o Congresso Nacional em prol de uma apuração “ampla, geral e irrestrita”: “Doa a quem doer”.

“Ninguém mais do que o governo quer investigar [os atos de 8 de janeiro]. Doa a quem doer. (…) Foi o nosso governo que agiu, deu celeridade, uniu o país, os Poderes, para enfrentar uma tentativa de golpe. (…) Ninguém brinca com a democracia como eles brincaram”, afirmou José Guimarães. Sobre as imagens que mostram o agora ex-ministro do GSI de Lula, o líder do governo disse que a gravação é “retrato de como os bolsonaristas agiram”. Ele culpa os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e diz que o general da reserva estava cercado por pessoas “que fizeram essa ação na tentativa de incriminá-lo”. “O país sabe que quem patrocinou os atos de vandalismo foram eles”, completou...

Após CNN revelar atuação do GSI, oposição aumenta pressão por CPMI de 8 de janeiro

A oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta obstruir as atividades na Câmara dos Deputados e pressiona o presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pelo andamento do pedido de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) relativa aos atos criminosos de 8 de janeiro deste ano.

Além da insatisfação de parte dos deputados federais com o adiamento da sessão do Congresso, eles também se referiram, nesta quarta-feira (19), às imagens obtidas com exclusividade pela CNN que mostram um baixo contingente de segurança no Palácio do Planalto e a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em 8 de janeiro...

PM divulga no site institucional lista dos sorteados no CPM

A Polícia Militar da Bahia divulgou, na manhã desta sexta-feira (13), a lista com os nomes dos 3.666 alunos contemplados para as vagas da Creche Nossa Senhora das Graças (CMEI) e das 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM).  

O sorteio eletrônico das vagas foi realizado às 10h no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na capital baiana, e transmitido ao vivo pela internet. A mesa de abertura da audiência pública foi composta pelo diretor adjunto do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da PM, tenente coronel Jutamar, o defensor público Clériston Cavalcante de Macedo, o procurador do Estado da Bahia Carlos Augusto Ahringsmann, o representante da OAB Fabiano Pimentel, a representante da Secretaria Estadual de Educação (SEC) Jurema Oliveira e o tenente Alisson de Jesus, da Associação de Oficiais Força Invicta...

Inscrições para CPM e creche iniciam na semana que vem

A Polícia Militar da Bahia abre às 10 horas de terça-feira (3/1), as inscrições do processo seletivo para admissão de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2023.

O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (28/12) e as inscrições podem ser realizadas até às 13 horas de 6 de janeiro (sexta-feira) por meio dos sites institucionais da PM (clique aqui) e da Secretaria Estadual de Educação (clique aqui). Ao todo serão sorteadas 3.668 vagas, sendo 3.632 para as 16 unidades do CPM na Bahia e 36 vagas para a CMEI.
 
Entre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de militares e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 50% para o público externo...

Responsável pela implantação de mais de 100 escolas CPM na Bahia, Coronel Anselmo Brandão comemora sucesso e expansão do modelo

O Coronel Anselmo Brandão, um dos maiores incentivadores do projeto de Escolas Cívico-militares na Bahia, enquanto exerceu o comando geral da Polícia Militar no estado, segue acompanhando de perto o sucesso desse formato, que tem levado educação de qualidade a muitos municípios baianos.

"Quando deixei o comando geral da PMBA, deixei 108 escolas modelo CPM implantadas e hoje elas já são 120 unidades espalhadas pela Bahia, com mais de 60 mil alunos matriculados. Essa parceria com os municípios, que permitiu a implantação das escolas em muitas cidades da Bahia, é um sucesso em todos os aspectos e me orgulho de ter uma participação direta nesse projeto, um símbolo do meu comando, implementando uma educação pautada em disciplina, valores e princípios. A cada menção sobre o sucesso desse projeto, sinto-me cada vez mais encorajado a lutar para que esse modelo seja mais presente", defende Brandão...

Solenidade de recepção aos novos alunos CPM/2021

Aconteceu na manhã desta terça-feira (01/06), a solenidade de recepção dos novos alunos do CPM Juazeiro/2021. A programação pode ser vivenciada online, através da Plataforma Google Meet.

O Diretor Militar do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, o Tenente Coronel PM Jefferson de Santana Mendonça, a Professora Edna Maria de Souza, representando o diretor SEC, a Coordenadora Pedagógica Edivângela Ferreira de Souza e Santos, o Chefe do Corpo de Alunos, o Cap PM Hallends Jonhson A. Gardel, demais militares e servidores presentes transmitiram as boas-vindas aos alunos neófitos...

Ex-aluno do CPM Juazeiro vai concluir CFO em outubro de 2020

O Subcomandante de Policiamento da Região Norte (CPRN), Tenente Coronel PM Brandão Júnior, teve a satisfação de receber, na manhã desta quarta-feira (30), a visita do aluno a Oficial PM João Pedro Martins Valverde, concluinte do 3º ano, do Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Academia de Polícia Militar (APM), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), ex-aluno do Colégio da Polícia Militar (CPM) /Alfredo Vianna, localizado em Juazeiro-BA.

O aluno a Oficial PM estudou no CPM de 2007 a 2013, logrando êxito no concurso do CFO no ano de 2018. A formatura do Aluno está prevista para o dia 28 de outubro do corrente ano, quando será declarado Aspirante a Oficial PM. A palavra convence, o exemplo arrasta...

CPM ajuda entidades filantrópicas de Juazeiro (BA)

O Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, em parceria com o Pernalonga Entretenimentos, realizou esta semana, mais precisamente na manhã da última quinta-feira (24), doações de alimentos para a Fundação Lar Feliz, Maria de Nazaré e Asilo São Vicente de Paulo.

Este tipo de ação solidária tem sido uma constante no Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana que recentemente se destacou no Ideb, desempenho de 2019, avaliado com uma das melhores médias em toda a Bahia...

Artigo - Em defesa da reforma política

Estar à frente de uma empresa com 85 anos de história, dos quais participo ativamente de mais de 70, me proporciona uma visão de como atuaram gerações de gestores que ora me estimulam e ora me fazem questionar até quando o Brasil vai suportar esse cenário.

Vendo as constantes promessas de reformas, também me pergunto até quando a necessidade delas - tão enaltecida nos debates eleitorais - irá eleger pessoas que, no dia seguinte à posse, enterram qualquer possibilidade de avanço real em prol da população. Entre as Reformas mais necessárias e imprescindíveis, eu citaria a Reforma Política, a Administrativa e a Tributária...

Alunos do CPM Juazeiro ganham prêmio rotário de liderança juvenil

Alunos do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna participaram do 1º Ryla do Rotary Club de Juazeiro São Francisco, em parceria com o Distrito 4391.

O programa com a temática “Construindo Novas Perspectivas através de Projetos Sociais” visa desenvolver nos estudantes de escolas públicas, a capacidade de liderança, habilidades de comunicação e resolução de problemas, além de descobrir estratégias para se tornarem líderes dinâmicos em suas escolas ou comunidades. ..

Gilmar Mendes nega pedido de Eduardo Bolsonaro para suspender trabalhos da CPMI das Fake News

O ministro do STF, Gilmar Mendes rejeitou nesta quarta-feira (29), ação apresentada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro solicitando a prorrogação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, que está em andamento no Congresso nacional, sob o comando de dois baianos, o senador Angelo Coronel (PSD), presidente; e a deputada federal Lídice da Mata (PSB), relatora.

De acordo com Gilmar Mendes “Os fatos apurados pela CPI em tela assumem a mais alta relevância para a preservação da nossa ordem constitucional. Não à toa, há uma crescente preocupação mundial com os impactos que a disseminação de estratégias de desinformação e de notícias falsas tem provocado sobre os processos eleitorais”, justificou...

Despedida do diretor PM do CPM de Juazeiro (BA)

Durante esses últimos quatro anos o Colégio da Policia Militar Alfredo Vianna foi dirigido pelo Tenente Coronel PM Pedro Luiz Brandão Júnior, em Junho de 2015, impulsionado pelo amor a terra natal retornava a Juazeiro após 33 anos longe.

Nesse período a escola passou por diversas mudanças nos aspectos educacionais, estruturais, políticos e sociais. Ladeado com o Diretor Sec, o professor Jailson Rêgo Braz, Diretores Adjunto PM, Professores, Policiais Militares e Servidores Civis, trouxeram ricas contribuições para a comunidade escolar e consequentemente, para a sociedade Juazeirense e cidades do entorno. ..

Colégio da Polícia Militar em Juazeiro: 14 anos fazendo a diferença na Educação do Vale do São Francisco

Em 22 de fevereiro de 2016, o Decreto 9836, publicado no Diário oficial do Estado da Bahia transforma o Colégio Alfredo Vianna em Colégio da Polícia Militar – CPM Alfredo Vianna, através de convênio firmado entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública, com interveniência da Polícia Militar da Bahia.

Oferece cursos do Ensino Fundamental, das séries finais ao Ensino Médio, é uma das unidades que compõe o Núcleo Territorial 10 - NTE/10...

Solenidade de conclusão do ensino médio 2019 do CPM Juazeiro

Aconteceu nesta quinta-feira (19/12), a Solenidade de Formatura da 13° turma de alunos concluintes do ensino médio do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna em Juazeiro-BA. A turma Lourival dos Santos (In memeriam), composta por 112 discentes, emocionou os presentes na área cívica do 3° Batalhão Escola, onde o evento aconteceu.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do CPRN,  o Coronel Anselmo Moreira Bispo, também homenageado como Paraninfo da turma de formandos e contou com a presença dos diretores do CPM, o Cel Pedro Luiz Brandão Júnior e o professor Jailson Rêgo Braz, diretor CPM/SEC e diversas autoridades civis e militares, dentre elas, o Prefeito Paulo Bonfim, familiares e pais de alunos, bem como, o efetivo Militar, funcionários civis e professores do CPM...

Nada está descartado, diz líder do governo sobre volta da CPMF

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que a criação de um imposto sobre transações financeiras, nos moldes da antiga CPMF, não deve entrar na reforma tributária em 2020, mas admitiu que a ideia não está descartada. “Não se descarta nenhuma alternativa que possa ser trazida à mesa, mas todo mundo está desafiado a encontrar uma solução sem imposto de transação [ financeira]”, afirmou.

O assunto foi discutido em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) e os líderes das duas Casas. Pelo calendário apresentado, a ideia é que, até o início de fevereiro, seja apresentada na comissão mista especial, que vai tratar do assunto, a primeira versão do texto com propostas que tramitam na Câmara e no Senado. Também serão examinadas as sugestões do governo, que devem ser feitas em três pilares: bases de consumo e do Imposto de Renda e desoneração da folha de pagamento...

"Acusem-me do que quiserem, mas não podem me chamar de corrupta", diz Dayane Pimentel em CPMI das Fake News

Parlamentar baiana disse que, por honrar palavra, não aceitou imposição de Bolsonaro

A deputada federal e presidente do PSL na Bahia, Professora Dayane Pimentel, afirmou que não teme "fake news" que surgem contra ela: "Acusem-me do que quiserem, mas não podem me chamar de corrupta". A parlamentar disse que não aceitou a lista imposta pelo presidente Jair Bolsonaro ao partido para que Eduardo Bolsonaro fosse escolhido líder da sigla na Câmara dos Deputados porque quis manter palavra dada. "Não aceitei a lista deliberada pelo presidente, imposta dentro do nosso partido, porque eu tinha dado minha palavra", disse a parlamentar baiana durante discurso em apoio à deputada federal Joice Hasselmann, que depôs na quarta-feira (4), na CPMI das Fake News no Congresso Nacional...

CPMI quer aprofundar investigações sobre contas banidas pelo WhatsApp

- Senador baiano Angelo Coronel preside a CPMI das FakeNews -

O WhatsApp declarou que mais de 400 mil contas do Brasil teriam sido banidas entre os dias 15 de agosto e 28 de outubro de 2018, período que engloba as eleições do ano passado. Os dados  foram disponibilizados em um documento enviado pela empresa à CPI das FakeNews, presidida pelo senador baiano Angelo Coronel e criada para investigar conteúdos falsos disseminados na internet.

O documento foi encaminhado pelo WhatsApp ao colegiado na semana passada e já está disponível no sistema da CPMI desde esta segunda-feira (18). A Comissão quer agora que a empresa disponibilize os dados das contas banidas para tentar chegar aos envolvidos em disseminação em massa, via robôs, de conteúdos falsoS e disseminação de ódio nas redes. ..