Foram encontrados 45 registros para a palavra: Raízes

Em Juazeiro, concentração de pessoas com raizes nos Quilombos, passa de 2 mil. Petrolina tem bem menos. Confira

Dados divulgados pelo IBGE, nesta quinta-feira (27), apontam pela primeira vez o número de Quilombolas no Brasil. De acordo com o levantamento o país 1,3 milhões de pessoas que se declararam desta forma. Essas pessoas moram em 473 mil domicílios e representam 0,65% da população brasileira, apontou o IBGE.

O Censo mostrou que 7 em cada 10 quilombolas estão na região Nordeste e as maiores concentrações estão na Bahia e no Maranhão...

2º Festival Delicias de Jacobina promoverá as raízes da agricultura familiar

O aguardado 2º Festival Delícias de Jacobina está chegando! Após o sucesso da edição inaugural em 2022, que alcançou resultados expressivos, o festival retorna em 2023 com a proposta de valorizar as raízes da agricultura familiar, sobretudo a aipim, principal raiz produzida no estado e no município. O evento tem previsão de acontecer entre os dias 12 e 27 de agosto.

Com o tema "Culinária de Raiz", o festival busca estimular os estabelecimentos participantes a criarem pratos em que as raízes produzidas regionalmente sejam as protagonistas das receitas, como a batata-doce, inhame, cará, beterraba, cenoura, entre outras, e sobretudo a aipim...

Lula sanciona Dia Nacional de Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (5), o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, cuja comemoração será em 21 de março.

O projeto de lei que institui no Brasil a nova data comemorativa foi proposto em novembro de 2015 pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), conhecido como Vicentinho. Inicialmente, o ex-deputado federal e sindicalista Carlos Santana propôs a criação da lei em 2010, mas o PL foi arquivado porque Santana não conseguiu se reeleger em 2010...

Grammy 2022: Cantor e compositor Alceu Valença venceu o prémio na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa

O cantor e compositor Alceu Valença venceu o prémio na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. Nesta categoria concorreu o albuem Belo Chico, trabalho de Targino Gondim, Nilton Freitas e Roberto Malvezzi.

O terceiro álbum em voz e violão do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, “Senhora Estrada”, disponível nas plataformas digitais de música foi o vencedor do Grammy Latino 2022. ..

Belo Chico concorre ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa

O dia 17 de novembro pode se tornar histórico para o povo que habita a bacia do São Francisco, já que nesta data o CD Belo Chico pode ser premiado com o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.

O trabalho é de autoria dos músicos Targino Gondim, Nilton Freittas e Roberto Malvezzi (Gogó) e trata das questões ambientais, celebra a beleza do Rio São Francisco e expõe as ameaças que cercam o rio da integração nacional. A obra evidencia temas que vem ganhando força no debate mundial, como o desmatamento e a escassez da água potável...

Perto de completar 127 anos, Petrolina mantém raízes e tradição histórica de prédios antigos

Petrolina Antiga, é assim como é chamado o bairro mais antigo da cidade. No espaço, podem ser observadas as ruas do início do desenvolvimento do município.  O local é um conjunto de casas construídas no início do século XX, elas são a prova viva da ascensão econômica da cidade neste período. Por ali funcionou a Usina de Descaroçamento de Algodão; como também o depósito de algodão e mamona que seguiam para as indústrias de fabricação de óleo.

Com o crescimento da cidade, e próximo de completar 127 anos de história, a capital do Sertão do São Francisco mantém suas raízes e a história desse lugar. Atualmente, os prédios com pinturas modernas dão sede para casa de artesanatos nordestinos; restaurantes tradicionais e regionais; e do grupo Matingueiros, conhecido não apenas pela sua criativa de produção musical, que sempre remete às raízes sertanejas e nordestinas, os músicos também produzem coreografias e figurinos que enchem os olhos dos espectadores durante as apresentações.  ..

Projeto "Raízes da História" relembra os acontecimentos do Cangaço no Sertão do Pajeú

O município de Serra Talhada, terra natal do cangaceiro Lampião, vai ser palco das histórias do Cangaço, por meio do "Raízes da História", no Museu do Cangaço, a partir da próxima segunda-feira (14 de fevereiro).

O projeto é direcionado aos professores e adolescentes das escolas públicas de Serra Talhada, que além de entrarem em contato com a história do seu povo, vão poder conhecer os lugares por onde Lampião e o seu bando passaram e deixaram marcas...

Gilmar Mendes: 'caso Moïse traça raízes no poder do Estado e na invisibilidade do controle armado'

O ministro do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou na noite desse domingo (6), por meio do Twitter, que "o caso Moïse traça suas raízes no poder do Estado paralelo e na invisibilidade do controle armado", referindo-se à morte do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, ocorrida no dia 24 de janeiro em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, após ser espancado por três homens.

Os suspeitos estão presos, sendo indiciados por homicídio duplamente qualificado...

Expectativa: Americana Simone Biles e brasileira com raízes de Exu, Pernambuco na disputa dos jogos Olímpicos

A americana da ginástica artística Simone Biles, que renunciou a quatro finais nos Jogos Olímpicos de Tóquio para proteger sua saúde mental e física, está confirmada a disputa de medalhas da trave na terça-feira (3), de acordo com a lista de participantes publicada nesta segunda-feira. 

A brasileira Flávia Saraiva também está confirmada na disputa  a partir das 5h50 (de Brasília)...

Principal nome da ginástica feminina da atualidade tem raízes em Exu, Pernambuco

Flávia Saraiva é a estrela da ginástica artística olímpica brasileira em Tokio/Japão. A cada gesto e sorriso ela lembra o luar e as estrelas que brilham na Serra do Araripe. A cada pulo e desafio que vence lembra os acordes e suas inversões, arpejos mais difíceis das notas da sanfona da paz de Luiz Gonzaga.

Depois de cinco anos de espera, os Jogos Olímpicos estão de volta. Adiada em 2020 em  função da pandemia do novo  coronavírus, as Olimpíadas de Tóquio terão a sua cerimônia de abertura no próximo dia 23 de julho, às 8h (horário de Brasília). ..

Coordenador Regional de Saúde lamenta morte de vereador da cidade de Andorinha que tinha raízes familiares em Juazeiro (BA)

O coordenador Regional do Núcleo Norte de Saúde Pedro Alcântara de Souza enviou nota de pesar pelo falecimento de grande colaborador com participação ativa na luta por uma saúde melhor para região. “Deus o acolha entre os justos” expressou Pedro Alcântara.

A nota se refere ao vereador da cidade de Andorinhas Pablo Campos Alves, 40 anos, que foi assassinado em sua residência na cidade de Andorinhas. Segundo o site Netto Maravilha “usaram uma pessoa da família para obrigar o vereador a abrir a porta, e exigiam dinheiro, se não iriam matar a pessoa feita de refém na ocasião, quando o vereador abriu a porta do quarto, teria tentado reagir, porém foi executado com pelo menos cinco tiros na cabeça”...

Projeto Raízes Sertanejas discute o protagonismo das mulheres no Forró

O novo episódio do podcast Raízes Sertanejas tem como foco debater o protagonismo das mulheres no forró. Num meio predominantemente masculino, a sanfoneira e compositora Damaris Referino conta um pouco da sua experiência na música.

O episódio em questão tem lançamento previsto para esta terça-feira (13) no Spotify do Cais do Sertão. O programete pode ser acessado gratuitamente pela plataforma de streaming...

Instituto Cultural Raízes inicia o projeto Karibantu

O Instituto Cultural Raízes, dará início no próximo dia 21 de fevereiro de 2021 ao Projeto KARIBANTU, que dialogará com as experiências históricas desenvolvidas pelo povos negros e indígenas de Pernambuco (em especial da região do sertão), suas histórias de resistência, desde os tempos em que teve início a chamada colonização e consequentemente a escravização dos povos originários e dos africanos.

A junção das tradições culturais e espirituais dos povos africanos para cá trazidos, de origem Bantu, com os povos originários (hoje chamados de indígenas) do tronco da Nação Kariri (também chamados de Tapuios ou Tapuias), deu origem a formação de uma sociedade baseada nos aspectos e valores ancestrais, ainda presentes nos dias de hoje, em que pese os ataques e violências sofridos, o racismo e preconceito de que são vítimas e a onda devastadora do modo de vida consumista e individualista, além da negação da importância das raízes culturais, que impera em nossa sociedade...

Instituto Cultural Raízes completa este ano 20 anos de fundação

O Instituto Cultural Raízes completa este ano 20 anos de fundação. O diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, professor Libânio Francisco diz que neste 20 anos de fundação e 12 anos de atuação em Floresta, Pernambuco e região, vive um momento especial. "Entre as novidades um site totalmente inovado e com várias informações e conteúdo para permitir que os interessados possam conhecer melhor a história do Instituto"

Criado em 16 de fevereiro de 2001, em Água Preta, na zona da mata sul de Pernambuco, sob a forma de um Núcleo de Assessoria Técnica, fruto de uma iniciativa de várias pessoas que atuavam junto a diversas experiências da sociedade civil organizada, nas áreas de Juventude, Assentamentos da Reforma Agrária, Associativismo e Empreendedorismo...

Lei Aldi Blanc é tema de live do Projeto Raízes da Cultura

O projeto de lei de Emergência Cultural, batizada de Lei Aldir Blanc, em homenagem compositor e cronista morto por covid-19 em 4 de maio, foi criada para socorrer trabalhadores do setor durante a pandemia de coronavírus. 

“A suspensão de shows, fechamento de museus, galerias, cinemas, teatros, cancelamento de feiras, colocaram os artistas em uma posição de vulnerabilidade muito grande"...

Policial Militar assassinada em Ibotirama tem raízes familiares em Juazeiro

A policial militar e influencer digital Rafaella Gonçalves, de 38 anos, assassinada nesta segunda-feira (5) no município de Ibotirama, onde residia e trabalhava, tem laços familiares em Juazeiro, onde ainda residem grande parte dos seus familiares.

A policial foi morta a tiros, por volta do meio dia desta segunda-feira (5), pelo também policial, Edson Salvador Ferreira de Carvalho, que era seu esposo e cometeu suicídio após o atentado contra Rafaella...

Pai e filha, com raízes em Juazeiro, morrem de Covid-19 em São Paulo. Nossa solidariedade à família

Foi sepultada nesta tarde (18), em São Paulo, a jovem Mayara Gonçalves, filha do juazeirense Carlos Gonçalves, que havia falecido na última quarta-feira (13). Os dois vieram a óbito por Covid-19 após tratamento intensivo, em um hospital da capital paulista.

O sobrinho de Carlos e primo de Mayara, o engenheiro mecânico, Diógenes Murilo, que reside em Juazeiro, comunicou com pesar, num grupo de amigos, a notícia da morte da prima na manhã desta segunda-feira: “Pessoal, quero informar que minha prima Mayara não resistiu ao tratamento e veio a óbito está madrugada às 3h", informou...

Possível candidato de ACM Neto à prefeitura de Salvador tem raízes em Juazeiro

O candidato indicado para disputar a eleição e substituí-lo na prefeitura de Salvador deve ser anunciado na próxima segunda-feira (6) em um evento que promete ser grandioso, no Hotel Fiesta, na capital baiana. O nome de Bruno Reis, ex-deputado estadual e atual vide prefeito de Salvador, que tem raízes familiares em Juazeiro, onde chegou a residir, é  o mais cotado para ser referendado por Neto.

Bruno Reis além de vice prefeito é Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) de Salvador, cargo que ocupou, na avaliação de analistas políticos, com a meta de ganhar visibilidade. A cotação de Bruno é alta e não deve ter surpresas no anúncio desta segunda-feira. A briga pelo afago de ACM Neto a partir de segunda-feira deverá ser para a ocupação da vaga de candidato vice-prefeito, cargo com muitos partidos e pretendentes na disputa...

Grupo Acauã da Serra apresenta espetáculo “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições” em turnê no Chile

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), se prepara para alçar voo novamente. Em mais de 30 anos de história e incontáveis apresentações, incluindo 12 viagens à Europa, o próximo destino será novidade. O grupo faz sua primeira turnê na América Latina e o destino será o Chile, país onde serão realizadas três apresentações artísticas.  Lá, será apresentado o espetáculo “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições”. O grupo retorna ao Brasil no dia 4 de fevereiro.

O Acauã da Serra é convidado do Conselho Internacional de Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Folclóricas (CIOFF), uma organização não-governamental internacional que está credenciada para fornecer serviços de consultoria ao Comitê da Convenção da UNESCO para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. A participação do grupo será nos festivais de Calera de Tango, próximo à capital Santiago, Temuco e Carahue...

Petrolinense, com raizes Juazeirenses, em vias de assumir comando da primeira capital do Brasil

Um Petrolinense, segundo registro de nascimento, deve assumir em breves dias a gestão da primeira capital do Brasil e a maior do Nordeste, caso se confirmem as projeções e projetos eleitorais em andamento no estado.

A possibilidade é real e o nome em questão é o do ex-deputado estadual Bruno Reis, do PMDB, vice-prefeito na chapa encabeçada por ACM Neto, que deve disputar a eleição para o Governo do estado em outubro próximo...