Foram encontrados 5234 registros para a palavra: brasil

Especial: Ararinhas-Azuis estão a um passo de voltar ao sertão baiano


A Ararinha-Azul, ave considerada como uma das mais raras do mundo, vai voltar ao seu habitat natural, no sertão baiano, mais precisamente a áreas de caatinga, em Juazeiro e Curaçá. A ave, descoberta a cerca de 200 anos, foi considerada extinta em 2000 quando a última espécie, que vinha sendo monitorada, desapareceu misteriosamente para nunca mais ser vista.

Organizações internacionais, com bases na Europa, em países como Bélgica e Alemanha, a partir de umas poucas aves criadas em cativeiro, conseguiram reproduzir a espécie, que em breves dias estarão voltando a habitar o sertão baiano. O Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, que por coincidência foi um dos ambientalistas que defendiam a espécie quando ainda era vista no sertão, está na Alemanha formalizando as parcerias e logísticas que permitirão devolver as Ararinhas-Azuis ao seu habitat natural...

Fórum Forró de Raiz discute registro do gênero como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em Teresópolis, Rio de Janeiro

O Sesc Teresópolis, Rio de Janeiro,  recebe neste fim de semana (29 e 30) o Fórum Forró de Raiz, evento que está mobilizando forrozeiros de vários estados do país em defesa do registro do gênero como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A edição de Teresópolis é um braço do evento realizado no Rio de Janeiro, em abril, que marcou a entrada do Sesc no movimento. Naquela ocasião, personalidades, artistas, pesquisadores e profissionais reconhecidos nacionalmente pela sua atuação na cadeia produtiva do forró se reuniram para debater as matrizes do gênero...

Inadimplência das empresas cresce 9,37% em maio, a maior alta em 20 meses, apontam SPC Brasil e CNDL

O número de empresas com dificuldades em pagar as contas segue crescendo no país. Dados do Indicador de Inadimplência apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que, no último mês de maio, frente ao mesmo período do ano passado, cresceu 9,37% o volume de empresas que tiveram o CNPJ negativado em virtude do não-pagamento de contas. Trata-se do maior crescimento observado na série histórica desde setembro de 2016, quando a alta apurada havia sido de 9,61%. Na comparação com o mês anterior, sem ajuste sazonal, isto é, entre abril e maio deste ano, a alta da inadimplência das empresas foi de 0,73%.

Para o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a saída da recessão ainda não se reflete em melhoras inequívocas na gestão financeira das empresas. "Apesar de a taxa Selic estar em seu piso histórico, os spreads bancários ainda são altos, o que inviabiliza um custo menor do crédito nas operações do dia a dia dos empresários. Além disso, o desemprego elevado desaquece as vendas, diminuindo a margem de lucro das empresas, assim como a perspectiva de investimentos", explica o presidente.


A alta da inadimplência entre as empresas foi puxada principalmente pela região Sudeste, cujo crescimento foi de 16,54% na comparação entre maio de 2018 com o mesmo mês do ano passado. Em segundo lugar ficou a região Sul (4,92%), seguida do Centro-Oeste (3,80%), Nordeste (2,94%) e Norte (2,10%). "Até o final do ano passado, vigorava uma lei no Estado de São Paulo que condicionada qualquer negativação de CNPJ ao envio de uma correspondência com aviso de recebimento. Como é um recurso mais custoso do que uma carta simples, algumas empresas deixaram de registrar casos de inadimplência. Quando a lei foi derrubada, os registros passaram a ser inseridos na lista de devedores de forma mais abrupta, causando um crescimento acentuado do indicador nesta região", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O crescimento da inadimplência em maio foi mais expressivo entre as empresas do ramo de serviços, cuja alta foi de 12,62%. O comércio (6,92%) aparece em segundo lugar, seguido das indústrias (5,78%). O único setor a apresentar queda na quantidade de empresas com contas em atraso é o ramo da agricultura, que apresentou um recuo de -4,02% em novas negativações.

Volume de dívidas em nome de pessoas jurídicas cresce 7,94%; empresas do setor de serviços são as que mais deixaram de receber

Em média, cada empresa inadimplente possui duas dívidas em aberto. De acordo com o indicador, a quantidade de dívidas em nome de pessoas jurídicas também cresceu em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado: alta de 7,94%.

Considerando os segmentos credores, ou seja, aqueles que deixaram de receber por uma dívida, o destaque ficou por conta do segmento de serviços, que engloba bancos, financeiras e empresas de seguro, com alta de 9,79% no período. As indústrias são o segundo ramo que mais deixou de receber (7,45%), seguidas do comércio (3,42%).

O ramo da agricultura é, mais uma vez, o único segmento que apresentou queda, nesse caso, de -5,14%. No total, em cada dez dívidas em nome de pessoas jurídicas no Brasil, sete (70%) são devidas em empresas de serviços. Outros 17% estão concentradas no comércio, enquanto 12% tem como principais credores as indústrias.

Indicador de Recuperação de Crédito cresce 0,39% no acumulado em 12 meses

Outro dado apurado pelo SPC Brasil e pela CNDL é o Indicador de Recuperação de Crédito. Nesse caso, houve uma tímida melhora: no acumulado dos últimos 12 meses,cresceu apenas 0,39% o volume de empresas que saíram da lista de inadimplentes mediante o pagamento das contas que estavam em atraso.

A alta da recuperação de crédito em maio foi puxada, sobretudo, pela região Sudeste onde a quitação de dívidas cresceu 5,32% no acumulado de 12 meses. Por outro lado, nas demais regiões houve quedas. A mais acentuada foi observada no Sul (-6,53%), seguido do Norte (-3,84%) e Centro-Oeste (-2,23%).

Para a economista Marcela Kawauti, "o crescimento modesto da recuperação de crédito reflete a tímida melhora da economia como um todo. No período mais crítico da recessão, o volume de quitação de dívidas caiu seguidamente, mas agora mostra tendência de melhora, ainda que de forma lenta. Para os próximos meses, o avanço mais vigoroso das recuperações depende de uma aceleração do ritmo de retomada econômica, o que ainda não se projeta no atual cenário", analisa.


Metodologia

O Indicador de Inadimplência das Empresas sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. Baixe o material completo e a série histórica emhttps://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos..

Copa do Mundo 2018: Dia de Jogo do Brasil – Posso faltar ao trabalho?

A Copa do Mundo já entra na sua segunda semana, finalizando a fase de grupos e com início das primeiras rodadas das oitavas de final. No entanto, muitos torcedores ainda têm dúvida – “será que meu/minha chefe vai liberar para assistir o jogo da Seleção Brasileira? 

A legislação trabalhista brasileira não prevê essa hipótese, ou seja, a empresa não é obrigada a liberar o funcionário, ainda que muitos, de comum acordo, o façam. ..

Reencontro de famílias brasileiras nos EUA esbarra em burocracia

Famílias brasileiras que foram separadas de menores na fronteira dos Estados Unidos estão penando para conseguir se reunir novamente com as crianças, apesar da ordem do presidente Donald Trump. As exigências dos abrigos incluem colher as digitais de todos os que irão conviver com o menor nos EUA (para verificar antecedentes criminais), visitar a futura casa, pedir comprovantes de renda e de casamento. 

"Estamos tentando há dez dias, e nada. Um dos funcionários se referiu a nós como 'pain in the neck' [algo como 'um chute no saco']", diz a advogada Annelise Araújo, que representa a família de três irmãos que estão num abrigo no Arizona. As crianças, de oito, dez e 17 anos, pretendem se reunir com um tio e uma tia que estão em Massachusetts, do outro lado do país -a cerca de 4.000 km de distância. A mãe, presa pela patrulha da fronteira, não sabe quando será solta e já deu autorização expressa para que os filhos sejam reunidos à tia. ..

Brasil vence a Sérvia por 2 x 0 e garante 1º lugar do Grupo; Seleção garantiu a vitória com gols de Paulinho e Thiago Silva

Após um empate na estreia contra a Suíça e uma vitória no sufoco contra a Costa Rica, a seleção brasileira chegou à última rodada da primeira fase da Copa do Mundo e garantiu vaga para às oitavas de final, ao vencer a Servia. Com um golaço de Paulinho e outro de Thiago Silva, a seleção brasileira fez sua melhor apresentação na Copa até agora e venceu por 2 a 0, conquistando o primeiro lugar do Grupo E.

Philippe Coutinho poderia se tornar o quarto jogador brasileiro a marcar nos três jogos da primeira fase. Só Jairzinho, em 1970, Romário, em 1994, e Rivaldo, em 2002, conseguiram o feito. Mas ele passou em  branco...

Comércio de Juazeiro e Petrolina fechado e torcedores vibram com Brasil 2x0 Servia

O centro de Juazeiro e Petrolina, praticamente deserto neste momento. O comércio fechado nos dois municipios. O jogo do Brasil contra a Sérvia marca a última rodada da primeira fase da Copa do Mundo. Muitos juazeirenses e petrolinenses  já foram trabalhar de verde e amarelo para torcer pela seleção e vibram com a vitória, por enquanto de Brasil 2x0 Servia. Gol de Paulinho e Thiago Silva.

A partida está no segundo tempo...

Copa do Mundo enforca semana em Brasília e deputados

Mais uma semana morta na Câmara e no Senado Federal. Como, na prática, o ano já terminou por lá, os próximos dias serão vazios em Brasília. Ontem, uma sessão solene em “homenagem aos Pioneiros da Aviação de Segurança Pública do Distrito Federal e do Brasil”. Hoje, vá lá: as excelências vão se reunir para discutir desde alterações na LDO até a “regulamentação da profissão de arqueólogo” e “incentivos ao setor de informática”. Mas amanhã (27), não haverá sessão. É jogo do Brasil contra a Servia, às 15hs. Para fechar a semana, os dois últimos dias serão de sessões não deliberativas. Ou seja, nada relevante. ..

Biodiversidade brasileira é preservada ao longo do Projeto São Francisco

Mais de 158 mil animais já foram resgatados pelo Governo Federal nas áreas de implantação das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Desde 2007, o Ministério da Integração Nacional investiu aproximadamente R$ 143 milhões para os resgates, cuidados, triagens, tratamentos médicos, alimentação e o retorno das espécies à vida selvagem. Do total de animais resgatados (158.742), cerca de 88% (139.203) já retornou ao habitat natural. Os recursos federais também foram aplicados em ações voltadas ao cuidado da flora da região.

As intervenções ambientais fazem parte do Programa de Conservação de Fauna e Flora, uma das 38 iniciativas condicionantes a partir de exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A execução do maior empreendimento hídrico do País compreende uma área de 982.563,3 m²...

No jogo da Vida o Brasil perde feio e está nas últimas posições nos campos da saúde e educação

Com  a Seleção brasileira de Futebol em campo, com ela vem o peso e as responsabilidades de quem é a segunda melhor do mundo no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A torcida, brasileira ou não, espera de antemão dribles, passes certeiros e gols na rede do adversário. Fora dos estádios, no entanto, a realidade massacra o Brasil e o faz perder posições importantes no jogo da vida.

Se em vez de um Mundial de futebol houvesse uma Copa da educação e da saúde, serviços essenciais para o desenvolvimento e a sobrevivência de uma nação, o país, certamente, não passaria de um mero figurante e seria eliminado logo na fase de grupos, estando nas últimas posições entre as 32 equipes participantes do evento esportivo mais importante do planeta. Sem medidas urgentes e práticas, defendem especialistas, neste século, o Brasil não será campeão...

Jogo do Brasil altera horário dos bancos de Juazeiro e Região nesta quarta-feira (27)

As agências bancárias funcionam em horário especial durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. Nesta quarta-feira (27/06), quando a seleção brasileira joga contra a Sérvia às 15h, os bancos  de Juazeiro e Região abrem às 9h e fecham às 13h, de acordo com a circular do Banco Central.

Caso passe para as oitavas de final, no dia que as partidas do Brasil forem às 11h o funcionamento das agências será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. O atendimento dos departamentos do Sindicato dos Bancários de Juazeiro será no mesmo esquema.

..

Cantores se mobilizam para garantir políticas de proteção e transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil

Uma mobilização que une cantores brasileiros busca transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil. O movimento, que surgiu na Paraíba em 2015, tem representantes em 14 estados do país. Criado pela professora paraibana Joana Alves, por meio do Fórum Forró Pé de Raiz, o movimento tem a intenção de conseguir, além do título de patrimônio imaterial, políticas de proteção para o chamado "forró de raiz” e, assim, incentivar a produção dos pequenos representantes do ritmo.

Segundo o cantor Del Feliz, existe uma descaracterização tanto das festas de São João quanto do ritmo em si. “O título não tem significado sem a salvaguarda. Quando o registro for confirmado, passamos a ter políticas a favor dos pequenos representantes, os trios de forró, os cantadores, que são excluídos dos eventos por conta da pressão mercadológica e têm a maior dificuldade para sobreviver dessa arte”, disse...

Procura por “camisa do brasil” tem aumento de 232% no Google

O Brasil é popularmente conhecido, dentre muitos outros pontos, por ser o berço de grandes talentos do futebol reconhecidos mundo afora como Pelé, Ronaldo, Ronaldinho e Neymar, além da paixão do brasileiro pelo futebol. Segundo a Ipsos, dos 42,8 milhões de brasileiros entrevistados no 2º semestre do ano passado, 40% respondeu ter interesse ou grande interesse por futebol, sendo que 25% afirmou frequentar estádios. A popularidade do esporte no país é capaz de unir uma nação inteira a cada 4 anos que torce pela vitória nacional no maior evento futebolístico: a Copa do Mundo. De acordo com a Fifa, só no Brasil foram vendidos 72.512 ingressos para os jogos.

Dados obtidos no Google no mês de maio ajudam a destacar e provar todo esse amor pelo esporte mais querido nacionalmente, sendo até possível afirmar que mesmo aqueles que vão acompanhar os jogos em casa parecem estar interessados em saber sobre o evento, e até mesmo pôr a mão no bolso para consumir determinados produtos a fim de garantir a “presença” nos jogos mesmo à distância, e com muito estilo. A plataforma de descontos Cuponation compilou em um infográfico interativo dados coletados do buscador online acerca de algumas palavras-chaves relacionadas à Copa. Confira a seguir alguns detalhes...

Série C: Complemento da rodada mantém Juazeirense a 3 pontos do G4

Após empate em 2 x 2, jogando em casa, contra o ABC, no sábado, a Juazeirense quer buscar três pontos fora dos seus domínios em jogo contra o Remo, para se reabilitar no Grupo A da Série C, no Campeonato Brasileiro. Após folga no domingo a equipe se reencontrou nesta segunda-feira (25) à tarde, no Adauto Moraes, reiniciando os trabalhos visando o compromisso desta sexta-feira (29) no Mangueirão, em Belém do Pará.

Os jogadores voltam a trabalhar nesta terça-feira a tarde no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina e a comissão já pode contar com os jogadores Eron, Waguinho e Deca, que cumpriram suspensão e ficam à disposição da comissão técnica. O atacante Rayllan, que vem entrando no decorrer das partidas não viaja desta vez, cumprindo suspensão automática por cartões amarelos...

Maioria dos jovens entre 16 e 18 anos não tirou título de eleitor

Quase metade dos brasileiros que poderiam votar pela primeira vez em outubro não se interessou sequer em tirar o título de eleitor. Atualmente, o país tem 3,8 milhões menores de 18 anos aptos a votar de acordo com as exigências do nosso sistema eleitoral. Mas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 2 milhões fazem parte das estatísticas do eleitorado. Segundo especialistas, os jovens fazem parte de um grupo de “pessoas sem convicções políticas”.

Há 10 anos, o grupo de 16 e 17 anos representava 2,1% do eleitorado. Hoje, corresponde a 1,3% do total. Em 2008, havia 130,4 milhões de pessoas aptas a votar no país. Em 2018, serão ao menos 147,2 milhões. O professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas acredita que “os jovens só conversam sobre seus assuntos afins”. “Dão mais atenção aos hobbies do que aos interesses coletivos e não têm convicções políticas.”..

Fazenda alerta candidatos sobre real situação fiscal

Sem alarde, o Ministério da Fazenda começou a apresentar aos coordenadores de campanha dos pré-candidatos à Presidência da República a real situação das contas públicas, previsões do Orçamento para 2019 e os próximos riscos fiscais. Preocupada com a falta de debate sobre as reformas fiscais faltando só quatro meses paras eleições, a equipe econômica quer alertar os principais “gurus” econômicos dos pré-candidatos, inclusive os adversários do governo Michel Temer, para o quadro crítico das contas públicas, que continua gravíssimo apesar do ajuste gradual implementado nos últimos anos. A proposta da Fazenda é mostrar que o ajuste fiscal não está consolidado e não se sustenta sem as reformas, sobretudo, a da Previdência.

O governo Michel Temer chegou a mandar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) endurecendo as regras para a concessão de aposentadorias, mas a proposta ficou suspensa com as duas denúncias contra o presidente. Com a intervenção no Rio, a PEC foi engavetada porque não pode ser votada. As reuniões com as equipes dos pré-candidatos estão sendo conduzidas pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. A primeira reunião foi feita com Paulo Guedes, coordenador econômico do líder das pesquisas Jair Bolsonaro (PSL), há duas semanas. Guedes defende uma agenda liberal de controle fiscal e privatizações, que contrasta com as opiniões de perfil estatizante e intervencionista do seu candidato...

A cinco rodadas sem vencer, Juazeirense volta a campo na sexta, contra o lanterna

Após os jogos deste domingo, pela série C do Campeonato Brasileiro, a Juazeirense se manteve na mesma posição que iniciou a rodada, mas perdeu a grande chance de entrar no G4, uma vez que concorrentes diretos, como o Santa Cruz, perderam seus confrontos nesta 11ª rodada, que será concluída nesta segunda-feira com Náutico x Botafogo-PB e Salgueiro x Confiança.

Uma vitória deixaria o Cancão com 14 pontos, mesma pontuação do ABC, que ocupa até o momento a quarta colocação, no grupo A. O empate deixou a Juazeirense na zona da degola, ao lado do Remo, adversário desta sexta-feira, em Belém do Pará...

Ministro Edson Duarte assina, na Bélgica, acordo que garante reintrodução da ararinha-azul em Curaçá e Juazeiro

Ministro Edson Duarte assina, na Bélgica, acordo que garante reintrodução da ararinha-azul no sertão baiano.

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou, neste domingo (24), em Bruxelas, na Bélgica, memorando de entendimento com organizações conservacionistas da Bélgica (Pairi Daiza Foundation) e da Alemanha (Association for the Conservation of Threatened Parrots) para trazer ao Brasil 50 ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii), espécie que só ocorre no país. A previsão é que os animais estejam em território nacional no primeiro trimestre de 2019. “A assinatura desse documento é um marco histórico da luta pela preservação das espécies”, afirmou Duarte.  

A cerimônia aconteceu durante a inauguração de espaço para preservação do animal, no zoológico belga Pairi Daiza. “Eu nasci exatamente na mesma região onde existia a ararinha. Eu vi a última em liberdade, e estar aqui, e ver, tantos anos depois, uma ararinha é uma emoção especial. Por obra do destino, me transformei em ministro do Meio Ambiente do Brasil e estou aqui para realizar o sonho de ambientalistas, não só do Brasil, mas do mundo: trabalhar na reintrodução do animal no seu habitat natural e permitir que ele volte a voar em casa”, disse o ministro. 

Para a ministra de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Bélgica, Marie Christine Marghem, o encontro possibilitou uma compreensão de que existe uma relação próxima do povo brasileiro com a biodiversidade. “Tivemos uma troca muito rica, e isso foi importante para iniciarmos uma relação mais estreita com o Brasil, tanto na proteção da biodiversidade, como em outros setores”, avaliou Marghem.  ..

Lei de drogas tem impulsionado encarceramento no Brasil

Seis meses e nove dias de prisão no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa. Dois anos de trabalho comunitário. Essa foi a pena imposta a Gorete Lopes, de 56 anos, por ter sido presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, em Fortaleza. Foram encontrados com ela 75 gramas de maconha, quantidade que seria vendida por, aproximadamente, R$ 250. Como ela, 201.600 pessoas “rodaram” por crimes relacionados ao tráfico de drogas, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de junho de 2016 – os dados oficiais mais recentes. 
 
O número corresponde a 28% das incidências penais pelas quais as pessoas privadas de liberdade foram condenadas ou aguardavam julgamento naquele ano. Entre os homens, esse percentual atingia 26% dos registros, enquanto, entre as mulheres, chegava a 62%. Em 2005, o índice de pessoas apenadas por crimes relacionados ao tráfico era de 14%, sendo 13% para os homens e 49% para as mulheres. 

“A gente percebe nas entradas do sistema prisional essa representatividade [de crimes relacionados ao tráfico] muito maior, o que acaba refletindo o quantitativo geral da população prisional. Em 1990, a gente tinha cerca de 90 mil presos, desde 2016 passa de 726 mil, muito impulsionado também pelo crescimento da prisão relacionada ao tráfico de entorpecente”, explica a coordenadora-geral de Promoção da Cidadania do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Mara Fregapani Barreto...

Para combater o racismo, Fundo Brasil vai doar R$ 490 mil para projetos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai doar R$ 490 mil para iniciativas que combatem o racismo vivenciado pela população negra. O edital “Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos” é um apoio a organizações que promovem ações voltadas à luta contra a discriminação racial no país.

Os projetos apoiados pela iniciativa, promovida em parceria com a Fundação Open Society, receberão até R$ 70 mil para a realização de atividades em um prazo de até 18 meses. As inscrições podem ser feitas pela internet (a partir do link do edital) até 31 de agosto. Os selecionados serão divulgados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra...