Em meio a uma possível crise diplomática, que resultou no cancelamento, por parte do Egito, de uma agenda do Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, baiano de Juazeiro, embarcou nesta madrugada (12) para aquele país, atendendo a um convite da ONU, que reúne representantes de diversos países para discutir temas importantes na agenda ambiental do planeta.
Cerca de 180 nações estarão representadas discutindo, dentre outros assuntos, um acordo para repartição de benefícios do comércio de produtos da biodiversidade. “O evento representa significativo passo para a conservação da biodiversidade, para o uso sustentável de seus recursos e para a repartição dos benefícios decorrentes dos recursos genéticos. Essa discussão interessa comercialmente ao Brasil já que somos detentor da maior biodiversidade do planeta”, disse o Ministro.
O trabalho do Ministro Edson Duarte tem rendido grandes avanços na agenda ambiental brasileira e declarações recentes, sobre a importância desse tema para o Brasil, impactaram numa mudança de decisão do Presidente eleito, Jair Bolsonaro, que anunciava uma possível fusão dos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente.
Uma possível mudança da embaixada brasileira para Jerusalém, anunciada por Bolsonaro, rendeu insatisfação no governo Egípcio, com cancelamento de agendas brasileiras, mas a agenda do Ministro do Meio Ambiente foi mantida e ele embarcou nesta madrugada de segunda-feira (12), com compromissos agendados também para a Índia, onde participa, entre os dias 19 e 20 de novembro, da 27ª Reunião Ministerial do BASIC, com objetivo de colaborar em assuntos relacionados à ciência do clima e tecnologias de mitigação e adaptação.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.