Foram encontrados 3936 registros para a palavra: diz

José Ronaldo diz que pesquisa mostra desinformação da população sobre as eleições

O pré-candidato a governador da Bahia pelo DEM, José Ronaldo, disse, em entrevista ao Bahia Notícias, que a pesquisa Paraná Pesquisa, divulgada terça-feira (29), mostra claramente “uma grande desinformação do eleitorado”. O levantamento mostrou que o democrata tem 9,5% das intenções de voto e, além disso, apontou também que 11,2% dos entrevistados acreditam que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai apoiar o atual governador Rui Costa à reeleição. “As pessoas não sabem o quadro total. Acredito que isso vai acontecer com a campanha tomando corpo. indo pra as ruas, nas carreatas, na TV. Numa maior visibilidade. Agora estamos em ambiente fechado”, afirmou. De acordo com Ronaldo, muitas pessoas ainda não o conhecem, e acredita que isso vai mudar com o tempo. “Vamos trabalhar arduamente para mudar esse quadro e vencer a eleição. Há um desejo de mudança, com força e coragem, a tendência é subir”, completou. O levantamento Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores entre os dias 23 e 28 de maio e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-08989/2018. Possui margem de erro de 2.5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. ..

Codevasf: MST diz que agricultores vão começar a produzir alimentos na ocupação do Projeto de Irrigação Pontal

O clima continua tenso no Projeto de Irrigação Pontal no município de Petrolina. Famílias de agricultores voltaram a ocupar os lotes domingo (27) e ontem pela manha o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, Florivaldo Araújo, disse que "vão iniciar a plantação visto que tudo foi derrubado".

.A ocupação de acordo com os agricultores é uma resposta contra a lista que consta o nome da esposa do prefeito Miguel Coelho e de parentes de vereadores de Petrolina e empresários. O nome dos participantes classificados na primeira fase do edital 35/2017 constam na lista da Codevasf. A família da esposa do prefeito Miguel Coelho já enviou uma nota a imprensa e desistiu de continuar na concorrência do edital...

Pedir intervenção militar desmoraliza o bom caminhoneiro, diz líder

José da Fonseca Lopes, presidente da Abcam (Associação Brasileira de Caminhoneiros), é favorável ao fim das paralisações, já que Temer cedeu às demandas da categoria na noite deste domingo.

A julgar pelo balanço de 557 pontos de bloqueio nas estradas, divulgado pelo ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) na tarde desta segunda-feira (28), muitos caminhoneiros discordam. "Não é mais o movimento dos caminhoneiros, são grupos que pedem intervenção militar, querem derrubar o governo. Sendo que quem está negociando conosco é o presidente da República", diz Fonseca. ..

Vereador Paulo Valgueiro diz que não é hora de suspender as atividades e sim trazer o tema economia para discussão

Fui surpreendido, agora há pouco, com a notícia da suspensão das atividades legislativas da Câmara de Vereadores de Petrolina em decorrência do desabastecimento por conta dos transtornos que a paralisação dos caminhoneiros estaria trazendo para os servidores da Câmara e para os próprios Vereadores que estariam com dificuldade de se deslocarem para cumprir seus expedientes.

Não concordo com a decisão do Presidente, mas respeito. ..

Presidente de associação diz que às reivindicações de caminhoneiros são justas, mas há “gente que quer derrubar o presidente Michel Temer”

O presidente da Associação Brasileira doas Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que entre 70% e 80% dos caminhoneiros que participavam das manifestações nas rodovias do país já “levantaram acampamento” nos pontos de obstrução. A expectativa é de que a desmobilização seja concretizada até o final desta terça-feira (29). A entidade divulgará, até o final da tarde de hoje (28), um balanço preciso sobre a situação atual da mobilização de caminhoneiros, que já dura oito dias.

“O nível da adesão [à desmobilização] está aumentando gradativamente. Estou aguardando posição do grupo que está fazendo o levantamento. Apesar de ainda não termos um número exato [sobre o total de caminhoneiros que já se desmobilizaram], dá para dizer que de 70% a 80 % já levantaram acampamento”, disse Lopes à Agência Brasil...

Marun diz que Procon vai fiscalizar redução de preço do diesel

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, garantiu que a redução de 46 centavos do litro do óleo diesel, anunciada hoje (27) pelo presidente Michel Temer chegará às bombas de combustível. “O Procon está editando medida e vai fazer fiscalização no sentido que essa redução chegue ao tanque do caminhoneiro”, afirmou. Sobre a confiança do governo na proposta ser aceita pelos caminhoneiros, Marun disse que o governo procurou ouvir todos os segmentos da categoria. “Não existe uma liderança uniforme [nesse movimento]. É uma liderança difusa. Ouvimos vários desses líderes e, do que ouvimos, elaboramos essa pauta de atitudes e medidas. Temos certeza de que atende aos pleitos. E fomos ao máximo no sentido do que poderíamos conceder”, argumentou.”Estamos, na verdade, dando um desconto no valor do óleo diesel equivalante ao somátorio da Cide e do PIS/Cofins e vamos criar um crédito extraordinário [no orçamento], para que possamos, juntamente com a Petrobras, garantir esse benefício aos caminhoneiros, ao sistema de transporte público e à economia brasileira que depende do óleo diesel.”

De acordo com o ministro, no tota serão investidos R$ 10 bilhões do Tesouro. As fontes desses recursos serão detalhadas pelo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, nesta segunda-feira (28).Segundo Marun, a decisão do governo de dar o desconto em vez de zerar os impostos foi para dar velocidade à mudança, já que, pela legislação atual, seria necessário substituir um imposto eliminado por outro tributo.”Zerar Cide e PIS/Cofins necessitaria, inclusive, uma substituição por outros impostos, o que é praticamente inexequível com a rapidez desejada. Então, optamos por produzir os efeitos, no valor do óleo disel, da redução a zero [no valor dos impostos].” ..

Câmara precisa priorizar votação de projetos contra violência sexual infantil, diz Heber Santana

Pré-candidato do Partido Social Cristão (PSC) à Câmara Federal, o deputado estadual Heber Santana lamenta que diversos projetos que visam proteger crianças e adolescentes da violência sexual estejam engavetados na Câmara dos Deputados, enquanto os casos de pedofilia e outras formas de violência sexual infantil crescem no País. "Nosso desejo é corrigir essa distorção e fazer com que leis sejam votadas e aprovadas, para proteger nossas crianças e adolescentes, punir os agressores e dotar os órgãos públicos de condições para melhor combater esses crimes", afirma Heber Santana.

Heber lembra que as recentes denúncias de abuso sexual contra o ex-técnico de ginástica artística da seleção brasileira chocaram o País, mas projetos que poderiam evitar as facilidades que o acusado teria tido nunca foram votados na Câmara Federal. "Da mesma forma, 13 proposições elaboradas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara, que investigou denúncias de turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes estão até hoje esquecidas", afirma o parlamentar do PSC, lembrando que os trabalhos dessa CPI foram encerrados há quatro anos. "Não há justificativas para esse descaso", diz Heber...

Caminhoneiros devem voltar ao trabalho hoje, diz presidente da Abcam

Em entrevista concedida à Rádio Eldorado na manhã desta segunda-feira (28) o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que o momento agora é de que os caminhoneiros voltem às suas atividades. "Agora o pessoal ainda está dormindo, mas acredito que até o meio-dia tudo estará resolvido", afirmou. Lopes explicou que há grupos envolvidos nas manifestações que têm outras pretensões, diferente das dos caminhoneiros e da Abcam. Lopes também agradeceu o apoio da população à categoria, mas ressaltou que ainda há coisas a fazer e "reuniões internas para resolver". "Vamos colocar ordem nesse segmento que transporta o Brasil nas costas. Um segmento que antes não tinha o reconhecimento do governo, que estava em uma situação pior que um indigente. A partir de hoje, essa situação deve se resolver", disse ele. ..

Soluções para a greve impactam 2019, dizem especialistas

Reduções de tributos, subsídios, reserva de mercado. As medidas apresentadas para tentar pôr fim à greve dos caminhoneiros poderão agravar o rombo nas contas públicas e ampliar as incertezas em relação à recuperação econômica. A avaliação é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, para os quais o pacote tem efeito somente no curto prazo e deixará uma herança complicada para 2019. Segundo os economistas, os investidores interpretaram as mudanças temporárias na política de preços da Petrobras como intervencionismo, o que levou às ações da companhia a cair quase 15% nos últimos dias. As consequências, no entanto, podem ir além do mercado financeiro e atingir a economia real, inclusive as taxas de inflação e os juros.“O preço dos alimentos disparou.

Os combustíveis aumentaram significativamente nestes dias, e o custo será repassado para os demais preços da economia lá na frente, num efeito cascata”, diz a professora de economia Virene Matesco, da Fundação Getulio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro. Segundo ela, o governo deveria ter exigido o fim da greve antes de atender as reivindicações dos caminhoneiros. De acordo com a professora, as projeções de crescimento da economia este ano, que estavam em torno de 2,5%, podem cair. “Por causa da fragilidade econômica brasileira, os impactos tendem a se alastrar para o ano que vem.”..

Luciano Ribeiro diz que Rui precisa parar de se esconder e enfrentar a crise da falta de combustível

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), cobrou um posicionamento mais firme do governador Rui Costa (PT), em relação à crise provocada pela falta de combustíveis. Segundo o deputado, o governador transmite omissão, diante dos problemas que têm sido causados a população e a perspectiva de que a situação se agrave, caso o manifesto dos caminhoneiros não se encerre durante o final de semana.

"O governador precisa parar de se esconder e enfrentar a crise da falta de combustível que atinge a Bahia. O que governo tem feito para minimizar os efeitos dessa crise? Quais os planos de atendimento, em relação aos serviços básicos para a população? Ainda não disse qual medida irá tomar. Será que aqui o governador vai esperar as coisas piorarem para tomar uma atitude?, questionou...

Governadores dizem não aceitar reduzir imposto para diminuir preço do combustível

Governadores de cinco estados e do Distrito Federal elaboraram um manifesto em que afirmam que o governo federal tenta "socializar com os estados a responsabilidade" sobre os preços dos combustíveis para "equacionar o que está em sua governança como acionista majoritária da Petrobras".

Reunidos em Cuiabá para a 20ª reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, os chefes do Executivo de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal dizem que não aceitam propostas que podem impactar suas arrecadações de receitas, como o projeto de diminuir as alíquotas do ICMS. "Os estados signatários apenas discutirão medidas que signifiquem perda de receitas [] se a União compensar tais perdas."..

Governo diz que não há mais rodovias totalmente interditadas no país

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou no início da noite desta sexta-feira (25), que das 938 obstruções de rodovias em todo o país, restam 519, mas nenhuma delas é interdição total da rodovia. O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Sérgio Etchegoyen disse que o acesso à Refinaria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, está praticamente desbloqueado. 
 
"Vai limpando o horizonte para nós", disse Etechegoen.Assim como Temer, em pronunciamento no inicio da tarde, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) disse que a continuidade da paralisação é feita por uma "minoria barulhenta" e acrescentou que o fim da paralisação "acontece em menor ritmo que o esperado".

DECRETO..

Deputado Aleluia se equivoca sobre ICMS dos combustíveis, diz Sefaz-Ba

Ao contrário do que afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia ao Política Livre, a alíquota de ICMS no Estado da Bahia para o óleo diesel não é de 30%, mas de 18%, conforme estabelece o decreto 13.780/2012, no inciso 23 do artigo 268. Trata-se da mesma alíquota praticada por todos os estados da região Nordeste. Em outro exemplo do pouco apego à verdade próprio do desespero em períodos eleitorais, o deputado também se equivocou ao afirmar que o ICMS para o gás de cozinha na Bahia é o maior do país: a alíquota adotada na Bahia, de 12%, é na verdade a menor em vigor entre os estados brasileiros. 

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-Ba) rechaça a tentativa de atribuir aos estados responsabilidade pelos sucessivos reajustes no valor dos combustíveis ocorridos nos últimos dois anos, visto que tais aumentos estão relacionados fundamentalmente à política de preços da Petrobras, da qual a União é a principal controladora. O governo baiano considera fundamental que a estatal revise essa política, já que o Brasil é um país produtor de petróleo e tem sua matriz de custos pautada no mercado nacional, ainda que com alguma influência do cenário internacional. A flutuação em consonância direta com as variações no câmbio e nos preços internacionais do petróleo só se justifica por uma tentativa de elevação dos lucros da Petrobras, em detrimento da sociedade brasileira. ..

Aleluia diz que Rui abusa do povo baiano ao cobrar 30% de ICMS sobre diesel

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) disse há pouco que a greve dos caminhoneiros decorreu da insensibilidade dos governos federal e estaduais, como é, segundo ele, o caso do baiano. Segundo Aleluia, o governo federal aumentou muito os impostos federais variáveis – PIS e Cofins – e, no momento em que o petróleo subiu e o câmbio variou, deveria ter tomado a iniciativa de reduzí-los. Ele também criticou a política tributária do governo de Rui Costa (PT) para o diesel. “Cobrar 30% sobre combustíveis como o diesel é a mesma coisa que tomar a comida das pessoas. O governador Rui Costa, do PT, cobra o maior ICMS sobre diesel do Brasil e o maior ICMS sobre o gás de cozinha. Ele está abusando do povo baiano.

A sociedade baiana tem que exigir que ele (Rui) se movimente e não fique fazendo cara de paisagem. Como se o preço do combustível do Brasil, não fosse decorrente principalmente dos impostos”, disse Aleluia, observando que as pessoas querem dizer que a Petrobras é culpada, mas no Brasil se compra metade gasolina, metade imposto. “Em alguns lugares se compra 40% gasolina, 60% imposto, como é o caso da Bahia. O governador queria se aproveitar e ficar do lado dos grevistas, ele e o seu partido e a CUT, que foi tentar levar alimento para os caminhoneiross e saiu correndo, porque todo mundo sabe que o que está aí é uma bomba deixada pelo PT de Rui”. Aleluia também disse que as conversas sobre a montagem da chapa de José Ronaldo (DEM) ao governo estão andando e elogiou a candidatura a senador do deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), observando que é o nome mais qualificado de que os baianos dispõem hoje para o Senado. “O fato de o deputado Jutahy ter colocado o nome à disposição é muito bom, poque é um político qualificado e na corrida para o Senado ele será disparadamente o senador mais qualificado e a Bahia se ressente no Senado...

Casos de câncer devem aumentar 58% até 2035, diz Fundo de Pesquisa

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF - World Cancer Research Fund, em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento intitulado "Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global", divulgado hoje (24), ressalta o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muita comida "rápida" e processada, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.

Em 2012, foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de câncer em todo o mundo (7,4 milhões de casos em homens e 6,7 milhões em mulheres). De acordo com o documento, este número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, o que representa um alarmante aumento de 58%...

Caminhoneiros criticam sindicatos e dizem que continuarão parados

Caminhoneiros autônomos parados nas rodovias disseram, após a divulgação do acordo do governo e oito entidades da categoria, que não acabarão com a greve. "Os supostos sindicatos que estão negociando não representam os caminhoneiros que estão na rua", disse o motorista Aguinaldo José de Oliveira, 40, que trabalha com transportes há 22 anos e para quem o movimento não tem um líder.

"São uns aproveitadores que não falaram com a gente antes da greve e chegaram agora, quando já estava tudo parado", afirma o caminhoneiro que está parado na av. Anhaguera, Campinas. "Estou em mais de 30 grupos de WhatsApp e em nenhum aceitaram esse acordo."..

Jungmann diz que uso da Força Nacional em atos de caminhoneiros só ocorrerá quando capacidade das polícias se esgotar

O ministro da Segurança Pública do Brasil, Raul Jungmann, afirmou nesta quinta-feira (24) em São Paulo que o uso da Força Nacional para desbloquear rodovias interditadas por caminhoneiros em greve contra a alta do diesel, só será feito quando a “capacidade das polícias se esgotar”.

Segundo o ministro, a Força Nacional não foi requisitada por nenhum estado até agora. “A eventual utilização dar-se-a apenas em último caso, em que se esgote a capacidade das polícias estaduais e federais”, disse...

Colocar o lixo domiciliar nos dias e horários estabelecidos, é essencial para a limpeza da cidade, diz Vale Norte


A empresa Vale Norte, responsável pela coleta do lixo residencial, em Juazeiro, diante de notas encaminhadas a este veículo de comunicação, com reclamações de possíveis falhas na coleta, vem de público informar que os serviços continuam sendo realizados de forma ininterrupta e sem prejuízos para a população.

De acordo com a gerente da Vale Norte, Jacy Costa, “Todos os roteiros de coleta domiciliar vem sendo feito com regularidade e nos dias e horários estabelecidos para cada comunidade, mas é importante que a população ajude colocando o lixo para fora somente nos dias e horários estabelecidos para sua rua ou bairro,” explicou...

Carlos Geilson diz que do jeito que está gasolina pode chegar a R$ 10 em dezembro

O governo joga a culpa dos sucessivos reajustes no preço dos combustíveis para as refinarias; as refinarias para os donos de postos de combustíveis; e estes atribuem os aumentos à alta carga tributária. "Mas quem paga o preço alto mesmo é o consumidor", resumiu o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (21/5). Segundo ele, do jeito que vai, a gasolina chegará ao fim do ano custando R$ 10 o litro.

Geilson citou as manifestações realizadas por caminhoneiros desde a madrugada em todo o país e salientou que apesar dos transtornos causados à população, o protesto é legítimo e foi muito bem organizado. "Eu sempre digo que todo mundo pode protestar, mas não pode é impedir o direito de ir e vir do cidadão. Por isso, essa manifestação de hoje ganhou meu respeito, pois os caminhoneiros estão lutando por uma causa justíssima, mas garantindo o direito de locomoção das demais pessoas"...

Bolsonaro diz que ações do MST de invadir terras devem ser tipificadas como terrorismo e tem que ser tratadas com chumbo

Em mais uma declaração contra os movimentos sociais, o pré-candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro, disse que as ações do MST e do MTST de invadir propriedades devem ser tipificadas como ações “terroristas”.  "Nós temos que tipificar como terroristas as ações desses marginais (do MST e do MTST"), atacou Bolsonaro, que fez palestra para centenas de empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Para ouvir Bolsonaro, que pouco falou sobre como pretende resolver os problemas econômicos do país, cada empresário desembolsou R$ 220, caso não fosse associado à ACRJ. Sócios pagaram R$ 180. Cerca de 300 ingressos foram adquiridos. "Proriedade privada, é privada. É sagrado e ponto final. Invadiu, garantindo que é ato ilegal, chumbo", pregou o deputado. De acordo com ele, é preciso ser “radical” com essas questões. Ele classificou os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) como “vagabundos e marginais”. O MST disse, por meio da assessoria, que não iria responder aos ataques para “não entrar na agenda de discussão do Bolsonaro”. Já o pré-candidato do PSOL à Presidência e líder do MTST respondeu duramente ao adversário:

"Bolsonaro deveria seguir o conselho dos seus marqueteiros e ficar calado. Além disso, vagabundo é quem recebe auxílio moradia tendo casa própria. E terrorista é quem foi “aposentado” pelo Exército brasileiro por planejar explodir um quartel", disse por meio da assessoria. Questionado sobre questões econômicas, como a alta dos preços dos combustíveis, Bolsonaro disse que a “Petrobras não pode” querer recuperar o que perdeu com a corrupção às custas do consumidor...