Foram encontrados 768 registros para a palavra: santos

Artigo – Uma gafe e um tsunami político

Foram tão significativos e relevantes os principais fatos políticos da semana, que não me contive em fazer uma breve reflexão sobre ambos. E pela ordem sequencial das fotos da ilustração, o leitor já identifica no primeiro quadro acima, a imagem que bem caracteriza a falsidade de uma política governamental de combate ao coronavírus.

A comitiva oficial composta de 10 membros, representando três Ministérios - num avião da FAB -, está aí alinhada para a foto oficial, antes de decolar para Israel, com a finalidade de lá discutir o intercâmbio de tecnologias ligadas ao combate da pandemia, incluindo o spray nasal israelense EXO-CD24. O contraponto é terem saído do Brasil sem máscara, e lá chegando, todos já estavam enquadrados dentro dos protocolos rígidos dos países desenvolvidos. Aqui, comportamento desigual, anormal e desprezível!..

ESPAÇO DO LEITOR: LULA LIVRE: Vereador Gilmar Santos

O Vereador Gilmar Santos, junto ao Mandato Coletivo, em sintonia com a militância do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) de Petrolina e do Brasil, vem celebrar a importante decisão ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao anular todos os processos da Operação Lava Jato contra o Presidente Lula e devolver os seus direitos políticos.

Ao reconhecer a incompetência do Juiz Sérgio Moro para julgar tais processos --- já que além de não conterem provas, nenhum deles tem qualquer relação com os crimes contra a Petrobrás ---, o Ministro apenas confirma, tardiamente, aquilo que a defesa do Presidente Lula e diversos renomados juristas do país apontavam desde o início das denúncias e investigações contra o Presidente...

Artigo – O vírus, a indiferença e a vacina

Em qualquer parte do mundo, nada é mais comum do que o despreparo da maioria em lidar com uma Pandemia, cuja ação invisível de um vírus se constitui em risco quase indefensável, restando a todos, apenas, buscar as medidas paliativas protetoras, tentando evitar a infecção e maiores consequências à vida, enquanto a vacina não chega para cada um. Certamente que, naquelas Nações onde existe uma reconhecida condição econômica, social e cultural, é mais notória a capacidade de melhor se enquadrar num processo de superação, pelo nível de disciplina e educação das pessoas. Ou seja, civilidade e civilização fazem a diferença! Diga-se de passagem, sem a tal ideologia.

O mesmo, contudo, não se pode dizer dos nossos patrícios que, de norte a sul, de forma imprudente e acintosa, desrespeitam os protocolos e abusam da sorte em festas entocadas nas cafuas com grandes aglomerações, mesmo sabendo que os hospitais estão em estado quase de calamidade. Esses vulneráveis, após contaminados e em estado grave, bradam contra o sistema de saúde. São errados e irresponsáveis!..

Comandante do CPRN recebe visita do Promotor de Justiça Raimundo Nonato Moinhos

O Comandante  de Policiamento da Região Norte (CPRN), Coronel PM Valter Santos de Araújo, recebeu nesta segunda-feira (01), a visita do Promotor de Justiça, Doutor Raimundo Nonato Moinhos. Tratou-se de uma visita de boas-vindas ao novo Comandante do CPRN.

Na oportunidade, o Coronel PM Valter Araújo agradeceu a gentileza do visitante e reiterou a parceria entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o Ministério Público Estadual (MPE) de bem-servir e proteger a sociedade norte baiana...

Artigo - Covid: Mortes de norte a sul, leste a oeste!

Por mais que haja empenho de boa parte da população em aceitar a complexidade do momento, a realidade se torna cada vez mais difícil de ser absorvida. E um dos fatores mais preponderantes e que contribui negativamente para que não se alcance uma mais razoável compreensão dessa gravidade, é a enorme diversidade conceitual sobre o Vírus COVID-19 e seus muitos protocolos em circulação nos diversos órgãos de imprensa, tanto por posições assumidas pelos seus editores, como por manifestações médicas divergentes por parte de muitos profissionais da área. Ora, é evidente que esses conflitos criam enorme angústia e desesperança!

Outro fator que afeta fundamentalmente o sentimento de confiança e crença de que tudo isso vai passar, esbarra na chocante falta de prioridades objetivas no combate ao COVID-19, desde o início...

Coronel Valter Santos de Araújo assumiu nesta quinta-feira (25), o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN)

O Coronel PM Valter Santos de Araújo assumiu nesta manhã, quinta-feira (25), o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN).

A Solenidade de Assunção de Comando foi presidida pelo Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), Coronel PM Paulo José Reis Azevedo Coutinho, a qual ocorreu no auditório do 3° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Juazeiro - BA...

Artigo - Por operação conjunta das forças policiais na descida da ponte em Juazeiro

Frente ao decreto do governo da Bahia que instituiu TOQUE DE RECOLHER na grande maioria das cidades baianas, incluindo Juazeiro, devido ao alastramento do número de casos de COVID 19, venho, sugerir às autoridades policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal), e à municipalidade, assim como ao Ministério Público Estadual (que possa dialogar com as demais instituições citadas), que realizem operação conjunta, fechando a primeira rampa de descida da ponte Presidente Dutra, vindo de Petrolina para Juazeiro, e realizem operação a partir das 22 horas, logo na descida da segunda rampa, nas imediações do posto de gasolina e supermercado, para fiscalizar os motoristas que possam estar dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, já que as cidades são vizinhas e os moradores de Juazeiro podem tranquilamente ir para bares e outros lugares de possível aglomeração e transmitirem o vírus para seus familiares e outras pessoas em seus trabalhos e sociedade em geral.

Além da questão da fiscalização dos motoristas sob efeito do álcool (que seria uma forma de detectar que o motorista e demais passageiros dos veículos não estejam retornando do trabalho ou de outras situações que justifiquem suas saídas de casa em horário posterior às 22 horas ou na madrugada), sugiro DECRETO MUNICIPAL, para dar sustentabilidade legal a estas operações policiais, tornando também a ação em BARREIRA SANITÁRIA, providenciada pelo município...

Artigo – Não é hora de brincadeira, excelência!

Depois do deleite favorecido pelos encantos do Luar do Sertão, crônica da última semana, volto a circular pelos tortuosos meandros do mundo político, cujo comportamento de muitos dos seus principais agentes está revestido de inverdades e hipocrisias, que maculam a confiança e a credibilidade que deveriam repassar ao povo brasileiro. Mas, diante desse espectro dominante de tal mundo, uma postura de repúdio tem de ser concreta e efetiva, principalmente se buscarmos inspiração no belíssimo pensamento do Rev. Martin Luther King, in memoriam: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. Essa é, realmente, a preocupação de todos nós!

É profunda a reflexão que a frase sugere, visto que não deve preocupar, jamais, o grito dos opositores de fato e que foram derrotados nas urnas – não significa dizer que são todos “maus” –, porque, divergir e se opor no campo político, são características inerentes ao processo democrático. O que surpreende e inquieta é “o silêncio dos bons”, que se empolgam e se influenciam por uma mídia de redes sociais voltada à construção de uma falsa imagem de “mito”, vindo a padecer de uma cegueira onde excessos e omissões não são considerados...

Artigo – O luar do sertão (II)

Em razão da Pandemia, os nossos movimentos se tornaram condicionados a espaços restritos e hábitos protocolizados, o que nos leva a viajar no tempo, revivendo as saudades de passeios nacionais e internacionais, os afáveis encontros com os amigos, visitar cidades etc. Com mais tempo para pensar, obviamente que as reflexões nos despertam para boas ou, às vezes, más recordações.

Assim é que, num momento de lembranças do sempre querido rincão de Uauá, a “Capital do Bode”, onde, durante 10 anos, tive o prazer de conviver profissionalmente, fui induzido pela memória a recordar e reeditar a crônica sob o título acima, que completará 10 anos de publicada, ou exatamente em 12 de outubro de 2011, inspirada num instante de romantismo, e que outro não poderia ser o título: O LUAR DO SERTÃO!..

Apresentador Silvio Santos foi vacinado nesta quarta-feira (10) contra Covid-19

O apresentador Silvio Santos recebeu nesta quarta-feira (10) a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. O momento foi registrado por Rebeca Abravanel, filha do comunicador. “Vacinado!!!!!!!!!! Agradecendo muito a Deus por esse momento!”, escreveu Rebeca na legenda de uma publicação no Instagram.

A vacina recebida por Silvio é a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A segunda dose está prevista para ser aplicada no dia 10 de março...

Rui Costa decreta luto oficial pela morte do ex-governador Roberto Santos

O governador Rui Costa decretou luto oficial de três dias na Bahia pela morte do ex-governador Roberto Figueira Santos, ocorrida na tarde desta terça-feira (9). Médico e professor, ele também foi reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 

"Em nome do povo baiano, quero fazer uma homenagem a esse grande homem, de uma visão social extraordinária, que montou a rede dos centros sociais urbanos. Um homem visionário, que construiu, por exemplo, o que ainda hoje é o maior hospital da Bahia e do norte-nordeste, que é o Hospital Roberto Santos", disse Rui...

Artigo – O discurso e a realidade

A semana foi bastante movimentada no cenário político nacional, com as eleições para as presidências do Senado e da Câmara. O surgimento inicial de tantos e tão fracos nomes - salvo algumas exceções -, num total de 9 concorrentes em cada Casa, demonstrou que o elevado número de candidatos inscritos, longe de ensejar o convencimento de uma notável disputa democrática, passou a ideia da existência oculta da tradicional barganha, em que o parlamentar fantasia o interesse pela disputa e a candidatura é retirada em cima da hora. Então, o seu apoio e os votos do partido simplesmente são repassados na operação conhecida como “toma lá dá cá”, principalmente por ser o voto secreto. Num português gozador, coisas de malandros!!!

Dizem as más línguas, que no silêncio dos bastidores muitas verbas das tradicionais Emendas Parlamentares tiveram as suas liberações asseguradas, ou cargos prometidos. Sempre aconteceu nos governos da Esquerda, e com a Direita não tem sido diferente. As práticas nocivas estão sempre presentes nos atos e fatos do Poder Público, invariavelmente, corrompendo pelos agrados de diversos matizes...

Artigo - Presidente: Atropelando pelas palavras!

É óbvio que é um ato de justiça o reconhecimento, por apoiadores ou contrários, de medidas implantadas pelo atual governo que se configurem no rol das providências acertadas, embora essa seja uma obrigação já implícita ao cumprimento do dever. Mas, de maneira mais incisiva, há uma avaliação que lhe recai sobre os ombros, decorrente de um elenco de manifestações negativas de grande repercussão e relevo, porque inadmissíveis seu cometimento pelo Presidente da República. 

Tenho visto em alguns comentários e mensagens que circulam pelas redes sociais, a afirmação contundente dos seus defensores de que “ninguém é perfeito”, como forma de justificar e minimizar tantas barbaridades ditas e repetidas aos montões pelo Bolsonaro. ..

Palmeiras vence Santos por 1 x 0 e garante o segundo título da Libertadores

O Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, neste sábado, no Maracanã, e conquistou seu segundo título da Libertadores. Com a taça do time alviverde, o futebol brasileiro diminuiu a vantagem da Argentina no número de conquistas do torneio. Agora, os argentinos seguem com 25 taças contra 20 dos brasileiros.

O Palmeiras agora se junta ao Flamengo, Cruzeiro, Internacional e Atlético Nacional, todos com duas conquistas da Libertadores. O Santos teve o seu segundo vice-campeonato na história...

Artigo - Vacina: Disputas e vaidades vergonhosas

Cenas do início da vacinação:  Rio, S. Paulo e Salvador

O início da vacinação no Brasil, nesta semana - ainda que com enorme atraso, em relação ao resto do mundo -, foi motivo de grande empolgação para toda a população brasileira, porque são muitas as esperanças de um novo tempo!..

Desembargador é condenado a indenizar guarda municipal por ofensas em Santos, São Paulo

A Justiça de São Paulo condenou o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira a indenizar o guarda civil municipal Cícero Roza Neto. Em julho do ano passado, o magistrado foi filmado em uma abordagem em que se recusava a usar a máscara facial e se dirigia de forma desrespeitosa ao guarda, em Santos, no litoral paulista.

O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, entendeu que Siqueira humilhou o guarda e determinou o pagamento de R$ 20 mil, com juros de 1% ao mês a partir da data do ocorrido...

Artigo – Entre as Redes Sociais e o Brasil real

É surpreendente ver como o mundo das controvérsias políticas e ideológicas mexe com o equilíbrio e a capacidade de avaliação das pessoas, principalmente quando essas estão afetadas por um sentimento mais sectário, que não permite aos demais uma visão crítica independente. Entendo a direita e a esquerda, ambas, tem algo em comum: não gostam de ler, ouvir e conhecer a verdade. Não sabendo eles que o texto bíblico nos ensina: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A verdade é que a Esquerda vive um desterro político pós Lava-Jato de extensão ainda não imaginada, além de não ter se renovado. E, do outro lado, dona Direita sempre vaidosa, e algumas vezes, malvada e mal falada. 

Ora, é tão difícil assim para alguém admitir um ponto de equilíbrio numa análise política, de acordo com o desempenho e atitudes de quem está no Poder, no momento de uma reflexão mais pragmática dos fatos e ações do Governo? Para mim é indiferente se quem está no Poder é de Esquerda ou Direita, uma vez que aqui já elogiei e critiquei ambos os segmentos ideológicos. Tão pouco pretendo ser dono da verdade, e sim promover algumas considerações sobre quem quer que esteja ganhando o meu e o seu dinheiro para bem nos representar...

Artigo – Tal pai, tal filho?

Quando o que mais se esperava era um início de ano alvissareiro, com um horizonte pleno de boas expectativas, sem os percalços que tanto incomodaram a vida das pessoas no Brasil e no Mundo, eis que a maior potência mundial, parâmetro modelar do Sistema Democrático em todo o universo, e sob a convocação e incentivo direto do próprio Presidente da República, Sr. Donald Trump, que já está praticamente com os dois pés fora da Casa Branca, dá um péssimo e indigno exemplo de como insuflar a população à desordem e à anarquia contra as Instituições.

O que se presenciou no último dia 06 de janeiro nos EUA, foi tão raro e inusitado de se ver que, certamente, vai ser uma página virada na História americana! Pela República dos EUA nunca passou um Presidente tão obtuso e débil no exercício da liderança do país, tanto no plano interno como internacional. Se o chamarmos de casca-grossa é uma forma clássica para não o classificar de despreparado para o cargo...

Artigo – Ano Novo ou novo mundo?

Nada mais surreal do que imaginar uma passagem de ano em que há restrição em se abraçar um parente ou um amigo, e mesmo certa reserva em fazer uso da tradicional frase: FELIZ ANO NOVO! Essas são as formas mais emblemáticas para caracterizar essa festa! Mas, o calor desse esperado abraço está inibido pelo protocolo oficial e não recomendados pelos princípios da prudência e da sensatez. Assim, os bons votos parecem estar carregados da energia negativa que está a envolver as pessoas nos dias de hoje, e a fortalecer a dúvida se algo realmente vai mudar para melhor no Novo Ano. Acredito que, pela primeira vez nos últimos 100 anos, a data de 31 DE DEZEMBRO chegou acompanhada pelo tormento causado por essa silenciosa e inusitada praga!

Nada mais cruel para o sentimento de amor e afeto humano, do que ter de viver num recomendado isolamento social, às vezes quebrado pelas necessidades mais imediatas ou por fugas manhosas impostas pelo coração, sempre com o amparo do forte argumento defensivo: “estávamos todos com máscara”!..

Artigo – Pandemia: A máscara em dois tempos

Chegou o Natal e se aproxima a passagem do Ano, e vem se confirmando o esperado: comemoração fria, triste, desmotivada, sem os abraços empolgados entre os poucos familiares presentes, e sem a participação tradicional dos amigos mais íntimos. Sempre se afirmou que o Natal é uma Festa de Família. Mas, para evitar a aglomeração, o encontro natalino deste ano ficou restrito aos da casa e, no máximo, os filhos e netos da mesma cidade.

Muitos parentes e amigos tiveram de construir o seu próprio Natal. Essas medidas necessárias quebraram o deslumbramento dessa tão bela e esperada festa. E logo a festa da irmandade, a qual o mundo tanto precisa!..