Foram encontrados 2033 registros para a palavra: Artigo

Artigo - É vivendo e achando muito bom

A busca por uma explicação convincente para o sentido da vida é complexa, profunda e exige conhecimento pleno do ser. Compreender intimamente o propósito da existência humana demanda sabedoria e discernimento.

Entretanto, com os altos índices de enfermidades, falsidades, maldades, traições, invejas, medos, frustrações, tristezas, dores, neuroses, transtornos e separações tornam questões inerentes a efêmera rotina da vida o grande desafio do século. ..

Artigo - Autismo e TDAH na escola: como garantir educação inclusiva para crianças neurodivergentes

De especialista em especialista, exame após exame, uma pessoa neurodivergente pode levar anos até chegar a um diagnóstico preciso. Transtornos como o autismo (TEA) ou o déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), embora comuns, só passaram a receber atenção da sociedade há poucos anos, o que faz com que muitos convivam com essas condições sem ter conhecimento.

Entender o diagnóstico e pesquisar sobre ele é uma das formas de oferecer mais qualidade de vida a quem o recebe - e a escola é responsável direta por boa parte do desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA ou TDAH...

Artigo - Como uma letra de pagode ajuda a entender o Brasil - de hoje e de ontem

No texto de hoje, gostaria de apelar para uma música que fez muito sucesso na voz do Grupo Sensação. Como um apreciador do pagode, em especial em minha adolescência e juventude, ouvi muito esse grupo, principalmente seu CD ao vivo.

Neste disco, dentre várias músicas memórias, uma tinha um destaque especial para mim. Chamava-se Oyá, escrita por Carica e Prateado...

Artigo - A função social do seguro em 10 pontos

Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), no mês de janeiro de 2023, houve um acréscimo de 19,7% na demanda por produtos de seguro, planos de previdência complementar aberta e títulos de capitalização (sem contar DPVAT e Saúde Suplementar) em relação ao mesmo mês de 2022, o que resultou em uma arrecadação de R$ 31,2 bilhões.

A participação do setor no PIB tem-se mantido nos últimos anos em uma média que gira torno de 6,5%. Mas qual é a relevância social destes dados? Seria o efeito social do contrato de seguro o de gerar uma maior concentração de riqueza, extraindo o dinheiro da contribuição de muitos para condensar na mão de poucos? Ou, dito de outro modo, seria o seguro um meio de deixar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres?..

Artigo - Como a automação ajuda o RH a ser mais eficiente

O departamento de RH é o coração de qualquer organização, fornecendo recursos fundamentais para suas equipes e desempenhando o papel principal no bom funcionamento da empresa. Mas, como em qualquer outro órgão vital, ele pode sentir a tensão quando maus hábitos e ineficiências o atrapalham.

Existe uma regra fundamental na indústria de que, se um processo for feito repetidamente mais de três vezes, ele precisa ser automatizado. Dentro do setor de RH, existem muitos processos burocráticos e repetitivos no qual essa regra pode ser aplicada...

Artigo - Inovação: o argumento financeiro para manter a floresta em pé

Caso você tivesse que selecionar uma foto que melhor representasse o progresso, qual dos cenários escolheria: uma cidade repleta de edifícios, fábricas, viadutos e automóveis, ou uma imensa floresta?

Talvez, há 30 anos, as pessoas em geral optassem pela imagem urbana. Hoje, temos maior consciência de que o modelo tradicional pode nos levar ao esgotamento. A floresta, portanto, deixa sua mera condição de esquecido ponto de origem para se tornar o nosso próximo destino...

Artigo - Golden City era muito engraçada

Era uma vez uma cidade muito engraçada com o nome americanizado de Golden City. Cercada de morros e muitas serras, possuía também muitos rios, lagos, cachoeiras e lagoas.

Um local bastante aprazível. Terra de um povo acolhedor e de muitos tementes a Deus, e também ao pároco (existe uma lenda que tinha um sacerdote que empurrava as beatas da escadaria da igreja caso não estivessem com as vestimentas apropriadas)...

Artigo: “Trago nas veias o sangue do açoitado e do açoitador”

Não é comum que a mídia brasileira dê ampla repercussão a eventos culturais ocorridos na “terrinha” de além-mar, mas na última terça-feira, 24 de abril, foi diferente. Tratava-se do discurso de aceitação do Prêmio Camões, o mais importante do mundo lusófono, concedido a Chico Buarque de Hollanda em 2019 e finalmente entregue em Lisboa, na véspera do 25 de abril, quando Portugal comemora o aniversário da Revolução dos Cravos. Em seu discurso Chico exaltou a efeméride, evocando os versos de sua canção Tanto mar, sem deixar de lembrar também – num gesto ousado que a presença de tantas autoridades portuguesas não inibiu – seus antepassados cristãos-novos (Diogo Pires e Orovida Fidalgo) que viriam dar com os costados no Nordeste brasileiro ainda no século XVI, fugindo da perseguição implacável dos inquisidores ibéricos.

A ampla cobertura do evento, no G1, Uol e similares, destacou quase que exclusivamente – por motivos óbvios e mais do que justos – a estocada no ex-presidente brasileiro a quem Chico, com admirável ironia, “agradeceu” (tendo a sabedoria de não citá-lo nominalmente, no que o sigo aqui), por sua “rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões” com a sua assinatura quando a distinção foi concedida. Desincumbido, portanto, de comentar o fato de olho em suas consequências imediatas para o noticiário, gostaria de deslocar a ênfase para outras passagens da fala de Chico, igualmente contundentes e merecedoras de destaque. Essa uma das vantagens em atuar na esfera acadêmica, ao menos em seu sentido original; despreocupado da obrigação de “permanecer relevante”, gerar likes, repercutir, enfim, o pesquisador pode se concentrar naquilo que à primeira vista parece lateral e secundário, mas que na maioria das vezes é exatamente onde está a beleza mais humana e irrepetível de um momento singular...

Artigo - Ela é como se fosse da família

O dia 27 de abril homenageia Santa Zita, que morreu neste dia. Zita é padroeira da categoria das domésticas, já que trabalhou como empregada doméstica para uma família. Após sua morte, foi declarada como "Santa das Empregadas Domésticas" pelo Papa Pio XII.

Nesse Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, vale lembrar a grande importância do trabalho doméstico e, assim como Santa Zita, parabenizar essa classe de trabalhadores que ainda, infelizmente, são subjugados, tendo ainda seus direitos usurpados, vivendo muitos na informalidade...

Artigo - Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim

Uma academia de letras é um espaço de cultura da maior importância. Principalmente quando essa academia de letras abre suas portas para a pluralidade do fazer cultural, permitindo que outros segmentos, para além da escrita, a ela possam ter acesso.

É o caso da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (Aclasb), que há mais de três décadas atua naquela cidade baiana, promovendo e apoiando a cultura, em especial a cultura local, nas suas  mais diversas manifestações...

Artigo A vivência da educação escolar em diferentes gerações: uma comparação entre a educação antiga e atual

É notório que a educação é um dos pilares da sociedade e está em constante evolução, sendo uma das bases mais importantes na formação de um indivíduo. Cada geração vivencia uma educação escolar diferente, com suas próprias experiências e particularidades.

Num breve histórico da educação brasileira, é perceptível que não havia um plano ou projeto bem definido acerca de como ensinar. No início da história do Brasil, a educação religiosa dos padres jesuítas seguia o Ratio Studiorum...

Artigo - O ilícito na terceirização de serviços

Durante muitos anos, o tema da terceirização foi considerado como forma de exclusão social, tratado algumas vezes como terceirização de mão-de-obra, expressão esta incompatível com o trabalho livre e insinuando venda de força de trabalho, ao contrário da prestação de serviços. E, nesta toada, o regime jurídico de trabalho temporário também foi frequentemente confundido, de forma equivocada, com a figura jurídica da terceirização.

Com o advento das Leis nº 13.429 de 2017, que alterou a Lei nº 6.019/74, relativa ao trabalho temporário e inseriu a regulamentação da prestação de serviços, e a Lei nº 13.467 de 2017, que complementou a Lei nº 13.429 relativamente à prestação de serviços, novos padrões de entendimento jurídico se apresentaram de forma objetiva. ..

Artigo - Índios: Lhe deram um dia, lhe tomaram as terras

Os indicativos históricos e antropológicos apontam que os primeiros índios chegaram ao Brasil entre 20 a 50 mil anos atrás, vindos do continente asiático e se instalaram inicialmente nos estados da Bahia e do Piauí.  

Logo se espalharam por todas as regiões, habitando as margens dos rios,  do mar e também  adentraram as matas, plantando, caçando e pescando, sem promover danos e desgastes á natureza, pois, o cuidado com o ambiente para eles se constituía em principio, meio e fim...

Artigo Calote dos precatórios: a voz dos irrelevantes

Dona Maria é brasileira, filha, irmã, mãe e avó. Hoje, possui 58 anos, está aposentada e doente. Quando jovem, e com muito esforço, Dona Maria conseguiu estudar o suficiente para se tornar Técnica em Enfermagem.

Com mais esforço ainda, ingressou no serviço público federal, mediante concurso público, no longínquo ano de 1989, quando passou a trabalhar num hospital universitário...

Artigo - É preciso falar sobre massacres em escolas brasileiras

Antes do último ataque a escolas que tomou a mídia brasileira, ocorrido em uma creche de Santa Catarina, uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) levantou 23 registros de ataques com violência extrema em escolas no Brasil desde 2002.

O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a periodicidade dos atentados: quase metade foi feita em menos de um ano e, mais de um terço, de junho do ano passado para cá. Outra pesquisa, feita pela Universidade de São Paulo (USP), mostra o crescimento acelerado dos ataques: foram mais de dez apenas nos últimos dez meses...

Artigo - Perguntei ao ChatGPT se ele vai roubar empregos

Não se fala em outra coisa na intersecção entre tecnologia e trabalho. O ChatGPT roubou a cena e já virou tema de reuniões e de conversas nos almoços corporativos

Realmente, o chatbot da OpenAI tem potencial disruptivo. Sua capacidade de dar respostas e gerar textos em tempo real impressiona e abre um leque de oportunidades. E, como sempre acontece quando tem cheiro de revolução no ar, começam as previsões apocalípticas. ..

Artigo – Debaixo do Tamarindeiro

No centro da praça – a praça ampla e desnuda – ficava o grande tamarindeiro, à sombra do qual, desde épocas imemoráveis, eran realizadas as feiras livres semanais.

Ouvi dos mais antigos, dentre eles o velho João Grande, um chegado meu de primeira ordem, que tais feiras eram sempre disputadíssimas, a elas acorrendo levas inteiras de homens e mulheres, todos provenientes do grande sertão, que ali se vendia de um tudo, ou, melhor, um pouco de tudo, que era bom por demais ver aquele mundaréu de gente arreunida, uns comprando outros vendendo, uns comendo outros bebendo, uns jogando outros paquerando, gente de tudo que era classe e ofício, como roceiros, vaqueiros, pedreiros, oleiros, carpinas, parteiras, costureiras, lavadeiras, benzedeiras, malabaristas, capoeiristas, retratistas, jogadores, boêmios, agiotas, arruaceiros, vagabundos, meganhas, mulheres da vida, o prefeito, o delegado, o promotor, o juiz de paz, o juiz de direito, a freira, o padre, o coroinha, o sacristão, o pastor, que lá pras tantas, quando os feirantes iam-se embora, os mendigos, que então já eram tantos, acercavam-se do local e entre eles dividiam os refugos que, misturados com os gravetos, ali eram encontrados, que na semana seguinte era a mesma agitação, o povo correndo pra cidade, a cidade embalada pela feira, a feira que era o maior dos acontecimentos, maior até mesmo do que a eleição do prefeito, e que assim foi por muitas e muitas décadas, uma geração após a outra, até o dia em que tudo aquilo, melhor, até o dia em que quase tudo aquilo haveria de sucumbir para sempre...

Artigo - Inteligência artificial aliada ao Poder Judiciário: como o Brasil está em relação ao resto do mundo?

Capaz de oferecer benefícios vitais para o futuro das empresas, a Inteligência Artificial, conhecidamente como IA, tem revolucionado os modelos de gestão e ampliado a produtividade do universo corporativo ao longo dos últimos anos.

Não à toa, a tecnologia tornou-se uma aliada essencial das instituições, principalmente ao ampliar o leque de ofertas de soluções tecnológicas que aprimoram inúmeros setores na identificação de pontos falhos e positivos, orientando assim processos internos e externos...

ARTIGO - Economia autônoma é tendência ao redor do mundo

Não é novidade que a tecnologia tem conquistado um espaço importante no ecossistema de inovação. Isso acontece porque nos últimos anos, os avanços tecnológicos contribuíram para o surgimento de recursos, que facilitam o dia a dia de empresas e pessoas ao redor do mundo, como a Inteligência Artificial (IA), Big Data, Blockchain e Cloud Computing - armazenamento de informações e de softwares na nuvem.

Nesse sentido, a pergunta que pode prevalecer na cabeça de muitos é: a tecnologia pode mudar ainda mais a nossa economia? Bom, se pararmos para pensar que a todo momento surge uma nova funcionalidade tecnológica, capaz de automatizar tarefas diárias, a resposta é SIM!..

Artigo - Boatos, ameaças e ataques em escolas, creches e universidades

Vários Estados e municípios pelo Brasil vêm enfrentando uma onda relacionada de boatos, ameaças e alguns ataques que acabam ocorrendo. O problema não é novo, aliás já ocorre há mais de duas décadas, resultando em terríveis e brutais massacres pelo mundo.

Mas então, por que continuam acontecendo sem que as autoridades de diversos países até hoje não apresentassem uma solução definitiva?..