Foram encontrados 364 registros para a palavra: eleição

Confira As Regras Do TSE Para A Última Semana Antes Da Eleição

A última semana antes da eleição tem datas e prazos importantes para os eleitores e candidatos, estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A partir de hoje (2), nenhum eleitor poderá ser preso, a não ser em flagrante, por crime inafiançável ou desrespeito de salvo-conduto. De acordo com o TSE, a medida serve para evitar que prisões sejam usadas para prejudicar um determinado candidato...

Eleições 2018: Transportar eleitores para votar, no dia da eleição, é crime

A Constituição Federal, em seu artigo 14, garante ao eleitor o direito de votar e escolher seus representantes políticos por meio do voto direto e secreto. Para garantir esse direito político, a legislação eleitoral estabelece regras que devem ser obedecidas por partidos e candidatos, muitas com o objetivo de impedir qualquer tipo de crime eleitoral, como, por exemplo, tentar interferir na vontade do eleitor.

Um exemplo disso é a proibição de transportar eleitores até o local de votação. Prática comum no início do século passado, a instalação de seções eleitorais em fazendas, sítios ou qualquer propriedade rural privada passou a ser proibida pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) e pode resultar em pena que vai de 4 a 6 anos de detenção...

Eleições 2018: Joseph e Isaac Melo lideram o ranking de maior e menor idade nesta eleição, em Juazeiro

A eleição de outubro próximo deve colocar no páreo, no país, candidatos que vão dos 18 aos 89 anos de idade, como é o caso da candidata Rhamitres Martinelli (PSD-SP), de 18 anos, e Vicente Arruda (PR-CE), que busca a reeleição para o sétimo mandato, aos 89 anos de idade. Caso eleito termina a próxima legislatura com 93 anos.

Dados do TSE apontam que dos 28.508 candidatos registrados três nasceram em 2000, completando 18 anos em 2018. A Faixa etária que tem mais candidatos é entre 45 e 49 anos, onde 4.590 candidatos concorrem. Dos candidatos com domicílio eleitoral em Juazeiro, Joseph Bandeira, com 68 anos, Reverendo Kenaidy Amorim (PSL), com 62 e Reinaldo Saturnino (PTC), com 61, são os mais velhos na disputa. ..

Justiça eleitoral terá mais de 15 mil servidores e colaboradores trabalhando dia 7 de outubro, primeiro turno da eleição

O TSE divulgou alguns números que dão ideia da dimensão do trabalho para deixar tudo pronto até o dia 7 de outubro. Este ano, para viabilizar o voto de mais de 147 milhões de eleitores em cada um dos 5.570 municípios e em 171 localidades no exterior, a Justiça Eleitoral terá 15,4 mil servidores e colaboradores, 2.645 juízes eleitorais e também com um batalhão de aproximadamente dois milhões de voluntários, que atuarão como mesários.

Sobre o total de urnas eletrônicas, no primeiro turno, serão 556 mil distribuídas em mais de 480 mil seções eleitorais. No Brasil, a menos que haja algum problema na urna da seção e na substituta, não há votação em cédula de papel. Em um esforço logístico, urnas são levadas a locais remotos, como comunidades ribeirinhas amazônicas e aldeias indígenas, e de lá, ao fim do pleito, os votos são transmitidos por satélite às sedes dos tribunais regionais eleitorais...

Artigo - Você se lembra em quem votou na última eleição?

Em véspera de eleição surgem notícias do tipo: 8 em 10 eleitores não se lembram em quem votaram para deputado federal, estadual ou distrital; eleitores não fiscalizam seus representantes, e por aí vai, demonstrando que a nossa frágil democracia ainda tem muito por crescer, desenvolver e se consolidar.

Nossa experiência democrática é muito superficial, porque somos uma sociedade:..

Caminhada do sete de setembro revela alinhamentos para a eleição de outubro

O sete de setembro, em Juazeiro, ganhou tom político após o desfile cívico e militar, oportunidade em que os diversos candidatos, com seus seguidores, saíram às ruas para mostrar força e tentar conquistar a simpatia do grande público.

A caminhada mostrou o alinhamento de grupos e candidatos. Isaac Carvalho, candidato a federal pelo PCdoB, protagonizou a puxada dos seguidores de Rui Costa, candidato a governador do PT, tendo a companhia de Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PDT). Da ala que apoia Rui Costa, somente Carlos Neiva (PSB), manteve distância da base governista no município, foi às ruas com seu grupo de apoiadores e aproveitou a oportunidade para inaugurar seu comitê, na Adolfo Viana...

ARTIGO - UMA ELEIÇÃO À PONTA DE FACAS

A Democracia tem como princípio fomentar um sistema de governo onde todos possam ter a liberdade de se expressar, expor suas ideias, livre trânsito, respeitar a diversidade de ideias, de credo, religião ou política. Enfim, governo em que o povo exerce a soberania. É o sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições livres e periódicas. Porém nessa Eleição de 2018, conforme já mencionei em artigos anteriores está sendo muito distópica em relação a pleitos anteriores. Essa distopia não só se caracteriza nas novas regras que, à priori, modificou quase que totalmente essa "festa da Democracia", mas também no comportamento de uma boa parte do eleitorado brasileiro. Até porque quando uma eleição sai do campo das ideias e debates para o ringue da selvageria, atestamos uma anomalia social de grande escala e graves consequências. Foi o que aconteceu com o candidato a Presidência da República JAIR MESSIAS BOLSONARO – PSL que levou uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde de ontem, quinta-feira (6). Ele era carregado nos ombros por apoiadores quando um homem de nome Adélio Bispo de Oliveira, ex- militante do PSOL de Uberaba MG de 2007 a 2014.  Este tinha o costume de postar mensagens nas redes sociais de ordem e repúdio a Bolsonaro. Ele se aproximou e o feriu na barriga. O agressor foi contido e preso por apoiadores de candidato. Bolsonaro foi socorrido por uma viatura da PM-MG e levado à Santa Casa de Misericórdia da cidade. O hospital informou que ele deu entrada na emergência, por volta de 15h40, com "uma lesão por material cortante na região do abdômen."

Vamos agora pensar um pouco. É sabido que durante toda campanha de BOLSONARO, este foi várias vezes acusado de misógino, racista, fascista, homofóbico, intolerante e coisa e tal. Claro que essas pechas são relacionadas ao temperamento sincero, espontâneo e explosivo do Capitão da Reserva do Exército, que, quase sempre é mal interpretado ou "propositalmente conduzido" em edições mal feitas de vídeos que tentam desqualifica-lo. É sabido também que por conta desses predicativos, o ódio e a intolerância de grupos contrários a sua ideologia se afloram de forma ostensiva. Foi o caso do chefe de gabinete da Liderança do PSOL na Câmara, Flávio Elias, que segundo o Site "O Antagonista" postou nas redes sociais comentário sugerindo que o atentado a Jair Bolsonaro foi uma invenção. Eis aqui a postagem na íntegra:..

Fundação, aprovação do Estatuto e eleição da diretoria e conselho fiscal da COOPSEP

Na última quarta-feira, dia 15/08, aconteceu no salão de eventos do Clube de Cabos e Soldados em Juazeiro, a Assembleia Geral de constituição da Cooperativa de Consumo dos Profissionais de Segurança Pública. Nesta reunião foi escolhido para ser o coordenador trabalhos o Sr. Glefthon Bernardino e a Sra. Eliane Gonçalves para secretariar. Dando continuidade aos trabalhos foi apresentada a proposta do Estatuto Social que após lido artigo por artigo pelo Sr. Diego Mendes com auxílio dos Senhores Samuel Vieira e Olavo Calado, foi aprovado pela maioria com as modificações sugeridas.

Em seguida, o coordenador dos trabalhos iniciou a eleição da diretoria executiva e do conselho fiscal, neste momento todos tiveram a oportunidade de se candidatar aos cargos do Estatuto, no final foram aclamados os seguintes cooperados: Samuel Vieira: Presidente; Girnanvio Batista: Vice-presidente; Olavo Calado: Diretor Financeiro; Diego Mendes: Diretor de Operações e Logística; Maria Eugênia: Diretora de Marketing e Comunicação; Marcos Cavalcanti: Diretor de Projetos e Washington Marcelo: Diretor de Convênios. Para o conselho fiscal, são titulares: José Antônio, Jocimário Henrique e Glefthon Bernardino e para suplentes Luiz Augusto, Bartolomeu Moraes e Tiago Gomes. ..

Às vésperas da eleição, Temer vai facilitar renovação da CNH, diz coluna

O governo federal vai editar nos próximos dias uma medida provisória que facilita a renovação da carteira de habilitação, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. Isso é umamedida que visa melhorar a avaliação do presidente Michel Temer (MDB) a menos de dois meses da eleição. 

O texto, que está sendo fechado pelo ministro Alexandre Baldy (Cidades), determinará que a partir da expedição da CNH, motoristas façam apenas exames médicos a cada cinco anos, e não mais precisem passar pela burocracia para renovar o documento.



A proposta em estudo prega que a redução de exigências para renovação da CNH valha para todos os motoristas que tiverem até 55 anos. Após essa idade, a atualização do documento seria obrigatória a cada cinco anos, e a realização de exames a cada dois anos e meio...

TRÊS NOMES FORTES DA BASE DE RUI PODEM SER BARRADOS DA ELEIÇÃO

Três candidatos a deputado federal considerados fortes da base do governador Rui Costa (PT) pode ficar de fora da disputa eleitoral de outro. O motivo é que integrantes da própria base petista dizem que eles estão inelegíveis e, com a promessa de maior rigor nas eleições deste ano, devem ser barrados.

Os nomes apontados são o do deputado federal Luiz Caetano (PT), do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PcdoB) e da ex-presidente da União dos Municípios da Bahi (UPB) Maria Quitéria...

Lula pode não indicar substituto até eleição, diz conselheiro do PT

A possibilidade de Lula não indicar outro candidato para substituí-lo até o dia da eleição, em 7 de outubro, ganhou adeptos no PT, conforme um dos conselheiros do partido na área jurídica afirmou à colunista Mônica Bergamo, do jornal "Folha de S. Paulo". Este cenário teria saído do plano “do delírio” para o da possibilidade a ser estudada. De acordo com a colunista, em posicionamentos recentes, a defesa do ex-presidente Lula já vem usando dados que mostram que, em 2016, 145 prefeitos se elegeram sem o registro deferido —70% acabaram revertendo a inelegibilidade e hoje governam suas cidades. ..

Moro pode sentenciar Lula na reta final da eleição

O processo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é investigado por reformas no sítio de Atibaia realizadas por empreiteiras pode ser finalizado pelo juiz Sergio Moro em outubro, na reta final das eleições presidenciais. Pelo calendário, duas testemunhas de defesa do petista ainda devem depor: Dilma Rousseff (PT-MG) e o cantor Gilberto Gil. Lula vai ser ouvido no dia 11 de setembro, data já agendada e divulgada por Moro. Depois disso, o juiz abre prazo para as alegações finais de acusação e defesa. Se não houver diligências adicionais, ele dá a sentença em outubro – o primeiro turno do pleito será no dia 7 e o segundo, no dia 28. ..

Prefeito Luiz Vicente Berti prestigia eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores

Aconteceu nesta sexta feira (29) a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Sobradinho para o biênio 2019-2020. Foram eleitos, por unanimidade, o novo presidente Regis Cleivys Sampaio Bento (Cleivinho), o vice-presidente Jarques Canturil, 1º secretário Teófilo de Oliveira Neto (Téo Mossoró) e o 2º secretário José de Ribamar (Ribinha).

O Vereador Regis Cleivys Sampaio falou da alegria em ser eleito para comandar o legislativo municipal. "É uma grande emoção ter sido escolhido como presidente desta casa, para dar continuidade ao ótimo trabalho que Jarques Canturil tem desempenhado. É um momento ímpar na política de nossa cidade, onde todos os vereadores votaram a favor da minha eleição. Agradeço aos meus pares, aos amigos e ao nosso prefeito, que tem feito uma parceria produtiva com o legislativo, trabalhando em harmonia com este poder, e graças a esta força somada, estamos empenhados em fazer o desenvolvimento do município", afirmou Cleivinho...

DONA IVONETE DISPUTA ELEIÇÃO PARA SÍNDICO DO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO

Ivonete Carvalho de Lavour, popular Ivonete Sanfoneira, é a candidata da chapa 2, no processo eleitoral para escolha do novo síndico do Residencial São Francisco, o primeiro do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, implantado em Juazeiro. Moradora do residencial há 07 anos, Dona Ivonete explicou que já foi subsíndica da citada comunidade e mesmo sem mandato nunca deixou de reivindicar e apoiar as iniciativas do bairro. “Sempre estive pronta para servir, gosto demais da minha comunidade e por isso, sempre estou atenta aos seus problemas no desejo de resolvê-los. Somos carentes de muitas políticas públicas, mas a confiança em caso de vitória será o de concretizar o anseio dos seus moradores, a construção de centro comunitário, escola, creche entre outros equipamentos” elencou Dona Ivonete. Ao longo da entrevista a candidata recebeu o apoio de ex-síndico, moradores do residencial e de outras comunidades. ..

Prefeito de Juazeiro realiza evento para anunciar seus pré-candidatos para a próxima eleição

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou do café da manhã oferecido pelo prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, em um hotel tradicional da cidade, com a presença da sua sua bancada de vereadores, onde anunciou os pré-candidatos a deputado estadual e federal que apoiará na próxima eleição, no dia 7 de outubro 2018. Segundo o prefeito, Juazeiro não pode parar. Dos 21 vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro, 19 estavam presentes e apoiam os candidatos do prefeito. ..

Suíca diz que Lula pode ganhar eleição no primeiro turno; "As pesquisas mostram isso"

O vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca, acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode vencer o pleito para a Presidência da República no primeiro turno. A afirmação de Suíca se baseia nas últimas pesquisas de intenção de votos que mantiveram Lula na liderança isolada da corrida presidencial. O último levantamento, divulgado neste domingo (15), mostra o petista com 31% das intenções de voto, segundo o DataFolha. 

"Mesmo preso, o presidente Lula segue na liderança e isso é desmoralizante para os políticos de direita e para os reacionários de plantão. O povo quer eleger seu presidente. E teremos uma força extra este ano para que Lula vença no primeiro turno. O PT mantém a sua candidatura e vamos seguir trabalhando diariamente para que seu nome ganhe corpo mais e mais", afirma o edil soteropolitano. ..

BLOG ACOMPANHA ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO

A reportagem do Blog já está na sala de Comunicação Osvaldo Benevides para acompanhar a eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020.

O processo eleitoral que geralmente ocorria no mês de dezembro foi antecipado por força de um requerimento de autoria do vereador Fábio Luiz, subscrito por 14 edis, e aprovado em plenário por 15 parlamentares...

PT DE JUAZEIRO SE MANIFESTA SOBRE A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL

NA POLÍTICA DIZEM QUE DE TUDO SE TEM UM POUCO. SÓ NÃO TEM BOBO!

Não tem como saber exatamente o que representa essa pressa do presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, em antecipar a eleição daquela Casa Legislativa, se o mandato dele ainda está em vigência, até dezembro 2018...

ANDERSON ALVES, CIDA GAMA E TIANO FÉLIX REASSUMEM MANDATO PARA PARTICIPAR DA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro desta terça-feira (20) a surpresa do retorno de três vereadores titulares que estiveram licenciados para ocupar o primeiro escalão do governo municipal, são eles: Anderson Alves (que esteve na Secretaria de Obras), Cida Gama (Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade) e Tiano Félix (Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária).

Com o retorno dos três voltaram para a suplência: Bartolomeu Cardoso dos Santos, conhecido como Bertinho da Carnaíba, que se posicionou contra a reeleição do atual presidente; Ronaldo Alves Campina (Roninho) e Florêncio Galdino do PDT...

Temer inicia conversa com DEM sobre eleição, diz coluna

O presidente Michel Temer terá nesta semana sua primeira conversa com o novo comando do DEM e após o partido indicar que pode ter candidatura própria ao Palácio do Planalto. De acordo com a Coluna do Estadão, o tema será o futuro eleitoral da tradicional coalizão MDB-DEM. Com base em pesquisas, os demistas defendem que o candidato do grupo não represente a continuidade do atual governo. Os números indicariam que uma candidatura nesta linha estaria fadada ao fracasso devido à impopularidade de Temer. Se houver acordo, busca-se um nome viável eleitoralmente. Na reunião, o DEM vai tratar da substituição do ministro da Educação, Mendonça Filho, que deixa a pasta em abril para disputar a eleição. A definição dirá muito do rumo da aliança MDB-DEM.

Se o DEM indicar um nome político para o lugar de Mendonça, significará que os dois partidos estarão juntos na eleição presidencial. Mas há a opção de entregar o cargo, iniciando o distanciamento. A tendência no DEM hoje, contudo, é buscar o meio termo para não fechar as portas com o MDB e indicar um nome técnico. Neste caso, o partido dirá que está colaborando para a continuidade dos trabalhos no MEC...