Foram encontrados 5237 registros para a palavra: Brasil

Deputado propõe quebra de patente para acelerar vacinação no Brasil

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou nesta segunda-feira (5) projeto de lei que estabelece a quebra de patentes de vacinas para a Covid-19. O objetivo principal da medida é acelerar o processo de imunização no país, indo inclusive ao encontro de tese defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto ao governo brasileiro.  
 
A proposta inclui dispositivo na Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da pandemia, incluindo a vacinação. O PL permite ao país a desobrigação do descumprimento do Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (ADPIC). Além das vacinas, o texto inclui insumos, tratamentos e itens relacionados à prevenção e tratamento da Covid-19.
 
Apesar do desenvolvimento de imunizantes em tempo recorde contra o coronavírus, por questões de limitação física de produção e logística a vacinação está ocorrendo numa velocidade muito inferior à necessária para o controle da pandemia, alerta o deputado no projeto de lei. O diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, por exemplo, projeta a vacinação de algo entre 40 milhões e 50 milhões de brasileiros até o meio do ano.
 
Célio Studart ressalta, ainda, que a proposta não tem como fim antagonizar com as grandes indústrias farmacêuticas, que tiveram enorme mérito no desenvolvimento de vacinas eficazes e seguras numa velocidade sem precedentes. “O que de fato se pretende é aumentar a velocidade de vacinação e salvar vidas, num momento em que estão morrendo quase 4 mil brasileiros por dia”, ressalta o deputado. 
 
Na proposição, o parlamentar classifica a pandemia a COVID-19 de “catástrofe”. Dados oficiais do governo brasileiro apontam o registro de quase 13 milhões de casos e 331 mil mortes em território nacional.  
 
Esta não seria a primeira vez que o Brasil quebraria a patente de insumo na área da saúde de grande relevância. Em 2007 foi assinado decreto presidencial relativo à licença de um dos medicamentos do coquetel antiaids. O projeto de lei apresentado por Célio Studart inclusive destaca a remuneração justa em casos de licenças compulsórias, nos termos da Lei 9.729/1996, após a devida arbitragem da remuneração por parte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). ..

Resultados mantém Juazeirense líder do Baiano e com foco na Copa do Brasil

Com foco total na partida de quarta-feira (7) contra o Volta Redonda (RJ), pela Copa do Brasil, a Juazeirense assistiu de camarote as duas partidas realizadas neste domingo (4) pelo Campeonato Baiano, com resultados que a mantiverem na liderança isolada do baianão, com 13 pontos e muito próximo de consolidar matematicamente a classificação para o quadrangular final.

O Bahia venceu o Atlético de Alagoinhas, vice-líder, por 2 x 1, entrando na zona de classificação, mas com uma rodada a mais e quatro pontos atrás do líder...

Jogo entre Fortaleza e Bahia será o primeiro do Brasil com transmissão em Libras

A partida entre Fortaleza e Bahia neste sábado (3), às 16h, na Arena Castelão, será a primeira a ter uma transmissão pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação será promovida pelo Bahia e as redes sociais do clube vão transmitir o jogo com a opção para pessoas surdas.

De acordo com o clube, dois intérpretes de Libras vão comentar os principais lances da partida em tempo real, com o apoio do comentarista Paulo Jamelli. ..

Bahia, primeiro lugar em vacinação no Brasil

Nas redes sociais, o Governador Rui Costa e o Secretário da Saúde Fábio Vilas Boas comemoraram o fato de que a Bahia assumiu a liderança da vacinação contra o coronavírus em todo o Brasil nesta quinta-feira (01).

A Bahia tem 11,15% da sua população já vacinada. “Meu agradecimento a todos os prefeitos e prefeitas da Bahia. Meu agradecimento a todos os profissionais da saúde e de apoio, que trabalharam exaustivamente para a Bahia conquistar o primeiro lugar em vacinação no Brasil. Motivo de orgulho pra todos nós! A guerra é longa e só vamos vencê-la com seriedade, trabalho e a colaboração de todos" expressou Rui Costa...

Comitê questiona ritmo de vacinação: "Por que o Brasil distribuiu 34 milhões de doses de vacinas e nós só temos 18 milhões de doses aplicadas? 

O presidente da Câmara, Arthur Lira falou após a primeira reunião do Comitê de Combate à Covid: "Por que o Brasil distribuiu 34 milhões de doses de vacina e nós só temos 18 milhões de doses aplicadas?", disse, descartando "má vontade ou má fé" dos estados e municípios.

A nossa solicitação é que o Ministério da Saúde forme, urgentemente, um grupo ainda mais rígido de controle desses dados. Não acredito em hipótese alguma que tenha algum tipo de má vontade ou de má fé nisso - pelo contrário. É o atabalhoamento desta crise, desta pandemia ou da burocracia de informação por parte de governos estaduais ou governos municipais do retorno dessas vacinas que foram enviadas"...

Covid-19: OMS diz que situação no Brasil é crítica e reforça preocupação

A líder técnica de resposta à covid-19 na Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (1º), que a situação no Brasil no âmbito da pandemia do novo coronavírus é crítica.

De acordo com ela, com variante brasileira P.1 (identificada pela primeira vez no estado do Amazonas), que é mais transmissível, o sistema de saúde sobrecarregado pode ficar ainda mais comprometido...

Brasileiros estão bebendo tanta cerveja que fabricantes estão sem garrafas

Em casa por conta da pandemia, a população brasileira está bebendo para passar o tempo. O problema é que, por conta do crescimento da demanda, as fabricantes da bebida estão com dificuldades para conseguir comprar garrafas desde o final do ano passado.

É o que mostra um relatório do Credit Suisse, de 29 de março, assinado por Marcella Recchia e Henrique Rocha. A dupla conversou com um grande fornecedor de garrafas de vidro para a indústria brasileira de cerveja e concluiu que as restrições de embalagens de garrafas de vidro devem persistir até 2023. ..

Corrida do governo brasileiro pela mais nova aposta das vacinas nacionais ‘Versamune’ e ‘Butanvac’, potenciais candidatas contra a COVID-19

A vacina Versamune®-CoV-2FC foi anunciada nesta sexta-feira (26), logo após divulgarem que solicitariam à Anvisa a permissão para o início dos testes clínicos da Butanvac, vacina criada pelo Instituto Butantan.

A Versamune foi desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, em parceria com o grupo Farmacore e a PDS Biotechnology Corporation. O fruto deste consórcio rendeu muito assunto na última semana...

Cantor e compositor Joquinha Gonzaga é vacinado contra Covid-19 em Exu: Viva a Saúde Pública brasileira, comemora

Mais uma notícia que traz para o povo brasileiro e renova as esperanças. O cantor e compositor Joquinha Gonzaga foi vacinado contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (30), em Exu Pernambuco. Joquinha Gonzaga com o seu tradicional sorriso estava acompanhado pela filha Sara Gonzaga.

Em contato com a reportagem da REDEGN, Joquinha Gonzaga, disse que apesar das dificuldades que todos os cantores e músicos enfrentam o momento é de otimismo. ..

Vice presidente é vacinado contra Covid-19 em Brasília: 'Fiz minha parte como cidadão consciente', diz

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (29). Ao registrar o momento, em uma rede social, ele afirmou: "Fiz minha parte como cidadão consciente". Na postagem, Mourão disse esperar que, "em breve, o maior número possível de vacinas chegue à população". O general foi vacinado em um posto drive-thru, em Brasília.

Aos 67 anos, Mourão está inserido no grupo prioritário da campanha. Este é o 4º dia de imunização desta faixa etária no Distrito Federal...

Petrolina: Soldado do 72º Exército Brasileiro morre durante treinamento militar e Assessoria envia nota

O Exército Brasileiro, por meio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada de Petrolina/PE, envia nota sobre morte de um soldado "após a realização de treinamento militar programado e controlado (marcha de 8km) nesta segunda-feira (29)".

NOTA DE FALECIMENTO:
Petrolina (PE) – A Seção de Comunicação Social do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz) informa que, na manhã desta segunda-feira, dia 29 de março de 2021, o soldado ÍTALO ALEXANDRE DOS SANTOS veio a óbito após a realização de um treinamento militar programado e controlado (marcha de 8km)...

APA Petrolina ascende de categoria e torna-se filiada primária no Comitê Brasileiro de Clubes

Com o parecer, a APA deixa de ser entidade vinculada e torna-se filiada primária. Com isso, está apta a participar dos campeonatos brasileiros realizados em parceria com a entidade e dos editais para aquisição de material e equipamentos esportivos 

Após solicitação de análise técnica operativa da APA ao Comitê Brasileiro de Clubes - CBC pleiteando mudança de categoria de vinculado para filiado, o CBC emitiu parecer técnico aprovando a ascensão da APAPETROLINA para a categoria de clube filiado. Apenas clubes com elevado profissionalismo administrativo e comprovada capacidade técnica de formação podem tornar-se filiado ao COMITÊ BRASILEIRO DE CLUBES...

Brasil está mais adiantado nas vacinas do que Portugal

Em Portugal, assim como em outros países europeus com exceção da Inglaterra, a vacinação anda a passos mais lentos que no Brasil. Em Portugal, por exemplo, a vacinação ainda está sendo aplicada em maiores de 80 anos. Um relato de uma portuguesa que viveu a maior parte da sua vida no Brasil, ela conta que suas amigas brasileiras já foram vacinadas e espera ansiosa por sua vez.

"Tenho 75 anos de idade e ainda não fui chamada. Minhas amigas no Brasil, uma delas de 70 anos de idade já foi vacinada e todas as outras também. Parece que nunca chega a minha hora." Diz dona Maria que mora na cidade do Porto...

Ministério da Saúde vai distribuir mais 11 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 entre os estados brasileiros na próxima semana

O Ministério da Saúde vai distribuir mais 11 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 entre os estados brasileiros na próxima semana. A distribuição foi confirmada pelo ministro Marcelo Queiroga, que trabalhou neste sábado (27) para tentar atingir, já nos próximos dias, a meta de imunizar 1 milhão de pessoas por dia no país.

Ao deixar o Ministério da Saúde, na noite deste sábado, Marcelo Queiroga disse que os estados brasileiros vão receber, na próxima semana, 11 milhões de doses da Coronavac e da Astrazeneca. "Elas já chegaram e vão ser distribuídas para os estados segundo os critérios do Programa Nacional de Imunização", contou o ministro, em entrevista à GloboNews...

Ministro Paulo Guedes é vacinado contra Covid-19 em Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi vacinado neste sábado (27) contra a Covid-19 em Brasília. O ministro, que tem 71 anos e faz parte do grupo que está sendo vacinado na capital federal, recebeu a primeira dose no estádio Mané Garrincha no sistema de drive-thru.

“Vamos vacinar bastante”, afirmou Guedes, que tentou se vacinar antes em outro local, mas, em razão da fila, dirigiu-se ao estádio. Ele deve receber a segunda dose da Coronavac no dia 25 de abril...

COPA DO BRASIL: Pela segunda fase, Juazeirense e Volta Redonda tem data definida

Após eliminar o Sport Recife, pela primeira fase da Copa do Brasil, chegou a vez de conhecer a data e o horário do confronto da segunda fase.

O jogo entre Juazeirense e Volta Redonda será realizado no dia 07 de abril, quarta-feira, às 16 horas no Estádio Adauto Moraes, em jogo único. Caso a partida termine empatada, a decisão irá para os penaltis...

Petrolina é a cidade que mais salva vidas do coronavírus no Brasil, revela estudo

Levantamento publicado pela revista Exame, nesta sexta (26), apresenta as cidades brasileiras com menor mortalidade por coronavírus. No topo do estudo está Petrolina como município que mais salva vidas da covid-19. A pesquisa da consultoria Macroplan analisou centenas de cidades com mais de 100 mil habitantes no Brasil. 

Petrolina aparece com um índice de 65,3 mortes por 100 mil moradores. Em seguida, com menor mortalidade estão Taubaté (SP), Ribeirão das Neves (MG), Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA). A cidade com maior mortalidade por covid-19, de acordo com o estudo, é Manaus (AM). ..

Rio São Francisco: Marinha do Brasil participa da ação para retomada das atividades da Eclusa de Sobradinho

A Marinha do Brasil (MB) apoiou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na ação de eclusagem, com passagem de embarcações, que marcou a retomada das atividades da Eclusa de Sobradinho, no Rio São Francisco, inoperante desde 2019.

Na operação, realizada no dia  (25), foram empregadas duas embarcações da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ), além do Vapor do São Francisco, que é voltado ao turismo náutico na região...

Nicolelis: Brasil pode chegar a meio milhão de mortos no fim de julho

No momento em que o Brasil bate sucessivos recordes de óbitos pela covid-19, um novo risco surge: o de um iminente colapso do sistema funerário em todo o país. Foi com essa preocupação que o neurocientista e pesquisador da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Miguel Nicolelis falou ao CB.Poder exibido na última quarta-feira (24) — uma parceria entre o Correio e a TV Brasília.

“Eu sei que se nada for feito para conter a transmissão do vírus e o colapso hospitalar nacional, nós podemos atingir meio milhão de óbitos ainda este ano. Aliás, a nível de agosto, segundo as previsões... Já existem várias estimativas de que para o final de julho nós podemos chegar a meio milhão de óbitos. Isso seria absolutamente assustador e devastador para um país como o nosso”, detalhou...

Butantan anuncia 1ª vacina 100% brasileira contra a covid, a ButanVac

O Instituto Butantan desenvolveu uma vacina contra a covid-19, a ButanVac. Essa é a 1ª vacina brasileira contra a doença causada pelo coronavírus. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciaram a produção nesta 6ª feira (26.mar.2021).

A ButanVac foi produzida inteiramente por cientistas do instituto. As etapas em laboratório já foram concluídas e agora será pedida à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a autorização para testes em humanos. O pedido deve ser feito ainda nesta 6ª feira (26.mar) para o início dos testes das fases 1 e 2...