ESPAÇO DO LEITOR: BODAS DE AVENTURINA.
Aventurina é uma pedra de cor verde
Que significa prosperidade e positividade..
Aventurina é uma pedra de cor verde
Que significa prosperidade e positividade..
Atualmente com 60 mulheres voluntárias, o projeto 'Bombeiro Amigo do Peito' recolhe doações de potes cheios de leite materno e distribui para as maternidades Iperba - Instituto de Perinatalogia da Bahia - e Climério de Oliveira, ambas em Salvador. Com dez coletas diárias, o leite é direcionado a crianças prematuras ou com algum problema de saúde que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas próprias mães.
A coordenadora do projeto, subtenente do 12º Grupamento de Bombeiros Militares, Joice Gonçalves, explicou que, semanalmente, são distribuídos kits de coletas para as mães doadoras. "Depois de sete dias, retornamos à casa das mulheres voluntárias para entregar mais material de armazenamento e pegar os vasilhames de leite"...
"Isso é inusitado, não sabemos de quem é a responsabilidade, se é da prefeitura ou da Coelba, mas olha essa aberração meu caro amigo Geraldo José. Será que vai ser preciso acontecer uma grave acidente para poderem tomar uma atitude? Um poste no meio da rua aqui em Juazeiro. Organizaram a rua, asfaltaram, fizeram a calçada e sinalizaram e não tiraram o poste do meio da rua. O poste fica na esquina do condomínio Paulo VI".
Atenciosamente,..
Em e-mail ao Blog Geraldo José, Maria da Conceição Bacelar, reclama do abuso do som alto ao lado da sua residência no Condomínio Colina do Rio. Confira:
“Me sentindo chateada e impotente com tanta falta de educação de vizinhos barulhentos. Moro no condomínio colina do Rio, todo final de semana meu vizinho e seus filhos fazem barulho, som alto, músicas com letras agressivas, gritaria e baixaria sem fim bem do lado do meu quarto. Reclamações são inúteis, o condomínio tem 3 administradoras, uma delas é parente do vizinho e aí já viu... Não adianta nada... Multa, os ricos pagam... E o som continua... Falta de educação, falta de respeito, falta de tudo! Brasil que nada funciona e quem tem mais dinheiro, manda. Está ficando insuportável e quem poderá me ajudar se tem vereador, sindica parente, promotor que frequentam as festas e incomodam os vizinhos? Vou apelar para o Chapolin Colorado. Advogado aqui não adianta tem gente grande que cala a boca dos menos favorecidos. Juazeiro terra de gente mal-educada, quanto mais poder e dinheiro mais mal-educados. Se alguém quiser me ajudar, um advogado sem medo de encarar essa turma estou à procura. Polícia não adianta... O que não posso é ficar sem dormir, assistir TV etc. Lei do silêncio em Juazeiro-BA não funciona. A falta de respeito impera” expressou Maria da Conceição Bacelar do Condomínio colina do Rio...
Já fiz várias vezes nota de esclarecimento para este Blog no sentido de contribuir para resolvermos de uma vez por todas, o problema desta rotatória do contorno do Mercado do Produtor. A solução para o problema de tombamento de caminhões é muito simples se os órgãos competentes quiserem resolver: Com minha modesta formação em Engenharia Civil, analisando e observando a situação não vejo problema nenhum de sinalizarmos a partir do primeiro contorno com placas indicativas que temos redutor de velocidade que deve ser construído antes do contorno a aproximadamente 50 (cinquenta) metros do início da primeira curva um redutor de velocidade (Lombada).
Desta forma o condutor do veículo reduzirá sua velocidade observando as placas de sinalização e faz a curva sem nenhum problema. Mas onde estão os responsáveis? Se a Prefeitura não puder intervir na execução do redutor, pelo menos encaminhe uma comunicação ao órgão competente pedindo solução para o problema, cobrando urgência, mas como venho dizendo sempre que a população juazeirense tem colocado gestores sem nenhuma competência e compromisso para com o município e a situação fica desta forma. A Prefeitura pode sim fazer o serviço, não pode é ficar esperando pelo DENIT ou outro órgão qualquer. Avante Juazeiro, vamos mudar esta situação...
Na manhã desta sexta-feira (20) o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) iniciou as atividades do projeto "Roda de Leitura Infantil: Polícia e Comunidade na Corrente do Bem", a partir de uma cartilha distribuída pelo Comando Geral da Políca Militar da Bahia (PMBA), tendo como seu titular o coronel Anselmo Brandão. A Roda inaugural ocorreu na Fundação Creche Professora Cristina, no bairro Alto da Aliança com a participação de mais de trinta (30) crianças, que estudam na entidade...
O Instituto Projeto Neymar Jr, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar as oportunidades de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, realiza, no dia 19 de julho no Hotel Unique, pelo segundo ano consecutivo, o Leilão beneficente em prol das atividades socioeducativas da instituição, localizada no Jardim Gloria, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo.
Nesta edição, os anfitriões da noite, Neymar Jr. e sua família, receberão cerca de 700 convidados entre atletas, celebridadese empresários. A grande novidade da noite serão os 24 lotes leiloados, dentre eles uma visita privada à Maison Belle Epoque, em Epernay, na França, degustando safras exclusivas e raras do champagne Perrier-Jouët, com auxílio do chef de cave da Maison, Hervé Deschamps...
Este blog publicou a reclamação de um leitor do Blog que enviou e-mail e fotos à nossa redação reclamando da falta de fiscalização para punir os infratores que estacionam em locais inadequados no centro de Juazeiro. A foto mostra irregularidades na Rua do Coliseu. Segundo a denúncia os motoristas estacionam em lugares proibidos. "Ainda tem placa de sinalização dizendo que é proibido estacionar, mas eles não dão a mínima. Então venho pedir uma fiscalização sobre isso.... Estas fotos são do lugar de estacionar é lado direito da rua, mas estão estacionando nos dois sentidos, atrapalhando o fluxo de outros veículos. Que esses motoristas sejam multados por descumprir a legislação”.
Em nota a Prefeitura de Juazeiro através da CSTT disse que providências sertão tomadas. Confiram:..
O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) está promovendo a Primeira Aula do Projeto "Roda de Leitura Infantil: Polícia e Comunidade na Corrente do Bem" na Creche Professora Cristina, Bairro Alto da Aliança, às 9 horas, desta sexta-feira, dia vinte (20) de julho deste. O Projeto foi fomentado com o intuito de maximizar o alcance do livreto da PMBA, elaborado pelo soldado Orlando Lima Júnior, "Polícia e Comunidade na Corrente do Bem" que mostra em linguagem adequada a crianças de três (03) a sete (07) anos de idade quais e como são as atividades da Policia Militar.
As Rodas de Leitura serão aplicadas pelas treze unidades que compõe o orgânico do CPRN, através dos instrutores do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (PROERD) que já trabalham com educação...
O leilão que vai definir a empresa que fará a recuperação do Sistema Viário da BA-052 – conhecida como Estrada do Feijão –, que inclui também a construção de ponte sobre o Rio São Francisco, será realizado no dia 19 de julho, às 10h, na Bovespa, em São Paulo. O investimento total é de R$ 705 milhões ao longo de 20 anos de concessão. A previsão é de que as obras sejam iniciadas até dezembro deste ano.
O Sistema Viário da BA-052 tem um total de 548 quilômetros de extensão, dividido em dois trechos. De Feira de Santana a Xique-Xique, com 462 quilômetros, e de Xique-Xique a Barra com 85 quilômetros. Também faz parte do projeto a implantação da Ponte sobre o Rio São Francisco, entre Xique-Xique e Barra, que terá um quilômetro de extensão. Atualmente, a travessia é feita por meio de balsas.
A rota do sistema viário que receberá a revitalização passa por 18 municípios. O processo licitatório na modalidade leilão será conduzido pela empresa B3, especializada em mercado financeiro.
Serviço:
O quê: Leilão para recuperação do Sistema Viário BA-052
Onde: Bovespa – São Paulo
Quando: 19 de julho, às 10h..
Mais de 1,9 mil leitos de internação da rede pública foram desativados na Bahia nos últimos oito anos. O estado ocupa o quinto lugar em redução de leitos no levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde.
Em maio de 2010, a Bahia tinha 25,1 mil leitos para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS). O número caiu para 23,2 mil em 2018. O estado apresenta dados melhores que Rio de Janeiro (9,5 mil leitos fechados), São Paulo (7,3 mil), Minas Gerais (4,2 mil) e Goiás (1,9 mil).
Entre as capitais, Salvador ocupa posição de destaque positivo. Com um pequeno acréscimo de 314 no período analisado, é a quarta capital em aumento de leitos: 5,2 mil em 2010, contra 5,5 mil em 2018. Apenas Recife (534), Porto Velho (354) e Cuiabá (346) tiveram maior incremento.
De acordo com o levantamento, 22 estados e 18 capitais brasileiras perderam leitos nos últimos oito anos. "Essa conta é a senha para distorções. Enquanto os gestores seguem fechando leitos em todo o país, milhares de brasileiros aguardam na fila do SUS para realizar uma cirurgia eletiva, conforme demonstrou estudo divulgado pelo no fim do ano passado", criticou em nota o presidente do CFM, Carlos Vital.
..
Em e-mail ao Blog uma leitora relata o descaso com a quadra de esportes do Residencial Dr. Humberto Pereira, recém-inaugurado, em Juazeiro (BA). Confira:
“Sou Moradora do Residencial Dr. Humberto Pereira, localizado às margens da BA-210 em Juazeiro-BA, sentido Sobradinho e prefiro não me identificar. Pois bem amigo, o conjunto habitacional construído conforme o Programa Habitacional do Governo Minha Casa Minha Vida possui duas quadras poliesportivas, porém as mesmas estão às escuras há quase uma semana por conta da Coelba ter cortado a ligação, pois segundo o órgão responsável o fornecimento era irregular. Ainda segundo um grupo de moradores que nos procurou para fazer a denúncia, a Prefeitura teria relatado que a quadra pertence aos moradores, portanto, estes deveriam assumir a responsabilidade pela iluminação. Os moradores por aqui questionam e pedem aos órgãos competentes e até mesmo ao Ministério Público que se pronuncie para averiguar a veracidade dos fatos, pois se a quadra está irregular a Coelba vem fazendo a ligação de casas invadidas sem que essas sequer apresentem documentação comprovando ser o real dono do imóvel. Eu quando fui fazer a ligação da rede elétrica de minha residência precisei apresentar tal documentação assinada pelo banco isso é inadmissível que aconteça e o ministério público não se pronuncie para socorrer a população. Onde está o poder judiciário da nossa cidade?”...
Tramita, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), que cria a Companhia de Polícia Escolar e Comunitária – CPEC, destinada a garantir segurança no entorno das escolas, paz nas salas de aula e no interior das unidades escolares do Estado, além de fazer intercâmbio com outros órgãos e ONGs para ações de cidadania, através de cursos e palestras no âmbito educacional.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir que as instalações das bases comunitárias de segurança sejam vistas com bons olhos pelas comunidades. “O índice de violência nas escolas do nosso estado é alto, além da depredação do patrimônio, dos roubos de equipamentos, máquinas e até da merenda dos nossos estudantes. Tudo isso sem contar nos enormes prejuízos aos professores, muitos agredidos, estressados, sob pressão”, ressaltou o deputado Roberto Carlos...
O deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB), pré-candidato a senador pela Bahia, afirmou durante pronunciamento na tribuna da Câmara que "o ciclo da impunidade rompeu-se a partir da lei da Ficha Limpa e da possibilidade da execução da pena depois da condenação em segunda instância".
Jutahy Magalhães lembrou que, antes da lei existir, o afastamento era de apenas três anos, o que permitia o retorno do político na eleição seguinte, prevalecendo o ciclo de impunidade.
Em vigor desde junho de 2010, a legislação foi proposta a partir de uma iniciativa popular promovida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que recolheu 1.604.815 assinaturas físicas e mais de 485.000 digitais para que a lei fosse aplicada...
Em resposta a leitora Karine Silva (leia aqui) a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa a leitora Karine Silva que a obra citada está sendo realizada na BA-210 e, por se tratar de uma rodovia estadual a competência de fiscalização é da Polícia Rodoviária Estadual. A CSTT não pode atuar em rodovias estaduais, nem federais sem o aval e/ou convite dos órgãos responsáveis. ..
Leitor envia foto a este Blog e solicita mais rigor na fiscalização do trânsito em Petrolina. Segundo o motorista é comum assistir ao descumprimento da sinalização e carros estacionam 'como bem entendem e querem em Petrolina", conforme mostra o flagrante da foto na Avenida das Nações, uma das mais movimentadas da cidade.
O leitor também reclama do excesso de velocidade das motos e ultrapassagens pela direita dos motociclistas...
Realmente, qualquer um que no passado disputasse 4 Copas do Mundo seguidas e ganhasse 3, tinha motivos “para se achar”. Assim fomos nós nos idos de 58 a 70... E assim crescemos, achando que íamos ganhar todas, que só nós sabíamos jogar uma bola para dentro do gol, só nós tínhamos o tal gingado e a malandragem, só nós tínhamos e entendíamos de tudo sobre futebol e os outros não sabiam e nunca aprenderiam porque a cintura deles era dura, como muitos assim costumavam comentar... Grande engano!
Parafraseando aquela modinha de quando eu ainda era um Acordadinho bebê, vamos tentar dar uma analisada nesse assunto que não é de nossa competência e sim do “Tio” Mouze, um apaixonado e verdadeiro expertise em futebol. A modinha feliz dizia: A taça do mundo é nossa/com brasileiro, não há quem possa/Êh eta esquadrão de ouro/É bom no samba, é bom no couro... A modinha subiu a nossas cabeças?..
Amigo saindo de casa nesta sexta-feira (06), na Cohab Massangano, Rua 81, tive uma triste surpresa. Ao abrir o portão e sair de casa, senti um vazio, senti a falta de cor, de vida, de energia.
Olhei a minha volta, me deparei com um buraco no jardim de casa. Jardim esse, que fica do lado de fora da nossa casa. O que havia acontecido lá?..
Como todo brasileiro do bem eu também fiquei muito chateado com a derrota e a eliminação da nossa Seleção no jogo contra a Bélgica. Justiça seja feita, a nossa adversária teve mais equilíbrio e profissionalismo, coisas que nós "brazuquinhas" ainda temos muito que aprender. Mas, o que me deixou bem triste não foi à derrota em si, porém as "manifestações nada carinhosas" de alguns maus patriotas em relação aos jogadores. Eles criticaram não só a Seleção, mas em especial a um jogador que de certo na opinião de muitos não fez uma boa atuação nos jogos. Não, não estou falando do Neymar e tão pouco do Marcelo. Quero falar de FERNANDINHO que num ato de pura má sorte, sem querer conduziu a bola para fazer o gol contra que colocou a Bélgica na frente do desastroso placar.
É lógico que eu não censuro um gesto de indignação, aborrecimento e desilusão por parte do fanático e ufanista torcedor da nossa Seleção Canarinho. É natural! Faz parte da nossa cultura em momentos de desgaste e rechace perdermos a cabeça e exacerbarmos nossas funestas emoções. Mas... Atacar um jogador que num golpe de infelicidade ao permitir que a bola usasse seu ombro para entrar na rede do goleiro Alissom com termos OFENSIVOS e RACISTAS, é de uma deselegância tremenda. Já não bastou àqueles vídeos horrendos de torcedores expondo uma moça russa a falar um monte de besteiras referindo-se as suas partes íntimas e daquele menino que num ato de ingenuidade (por desconhecer o nosso idioma) fazendo promessas de que vai "dar" para seu "cinegrafista nada virtuoso." Tudo isso já foi depositado no saldo negativo de nossa "conta reputacionária!"..
Na Bahia, 95% dos municípios onde há ônibus municipais não cumpriam, até o ano de 2017, a Lei nacional de acessibilidade, que estabeleu que toda a frota de veículos de transporte coletivo do país estivesse totalmente acessível desde 2014. O levantamento consta na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), referente ao ano passado, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme a pesquisa, das 120 cidades baianas onde há ônibus municipais, apenas cinco informaram em 2017 que toda a frota de ônibus era adaptada: Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jacobina e Maragogipe. Outras 36, incluindo Salvador, tinham a frota parcialmente adaptada e 79 não tinham nenhum veículo com acessibilidade. Dentre os municípios que possuíam no ano passado, pelo menos, um ônibus com algum tipo de adaptação, segundo a pesquisa do IBGE, a mais comum era a plataforma elevatória veicular para acesso ao ônibus de piso alto, informada por 27 prefeituras, inclusive a da capital baiana, conforme o IBGE...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.