Foram encontrados 2700 registros para a palavra: EDUCACAO

Professor entra armado com faca na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Um professor de música de 53 anos foi detido, nesta sexta-feira (15/3), após entrar armado no prédio da Secretaria de Educação do Distiro Federal e pedir para falar com o responsável pela pasta, Rafael Parente. A segurança do órgão agiu e o deteve já no gabinete do secretário, acionado a Polícia Militar, que o deteve e o levou algemado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). O prédio onde funciona a secretaria, no Setor Bancário Norte, foi isolado.

Informações da secretaria são de que o homem estava armado com um facão e uma besta, arma que lança dardos e também foi utilizada no ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na última quarta-feira (13). Segundo a Polícia Militar, o fato de o professor estar muito alterado e parte da besta ter sido vista na mochila que ele portava fez com que os seguranças acionassem a corporação. Ao chegar ao local, os policiais abordaram o homem, que tentou resistir e acabou contido. ..

Juazeiro: Inscrições do concurso da mais nova mascote da Educação encerram nesta terça-feira (12)

As inscrições do concurso que vai escolher o nome da mais nova mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, todas as crianças valorizadas’ encerram nesta terça-feira (12), nas escolas municipais de Juazeiro.

O objetivo da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) é envolver os alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, sensibilizando-os para o projeto ‘Juazeiro, Educação Nota 10’. De acordo com o setor pedagógico da secretaria, a proposta de criar uma segunda mascote - uma menina negra, é debater a questão racial, explorando os conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação, as políticas de ações afirmativas, debater a condição da mulher negra na sociedade, utilizando o lúdico como elemento incentivador no espaço escolar. ..

Bolsonaro manda ministro da Educação exonerar assessor

Em meio a críticas do escritor Olavo de Carvalho ao governo de Jair Bolsonaro, o presidente pediu neste domingo (10) que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, exonerasse o coronel Ricardo Wagner Roquetti do cargo de diretor de Programa da Secretaria-Executiva da pasta.

Bolsonaro e Vélez se reuniram na manhã deste domingo no Palácio da Alvorada, em Brasília, em encontro que não estava previsto inicialmente na agenda. À Folha, Roquetti confirmou que teve seu afastamento solicitado por Bolsonaro.

"O presidente pediu meu afastamento hoje em conversa pessoal com o ministro. A exoneração deve ocorrer durante a semana, pois é um ato administrativo burocrático que leva tempo", disse, sem querer comentar os motivos que levaram à sua saída. 

A exoneração do coronel se dá em meio a uma dança de cadeiras que Vélez vem fazendo no MEC, como mostrou a Folha na sexta-feira (8), diante de críticas de Olavo, considerado "guru" da nova direita e responsável por indicar o ministro da Educação a Bolsonaro.

Neste domingo, ele foi o principal alvo de Olavo no Twitter, que o chamou de "Bebianno de Vélez", em referência ao ex-chefe da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno, que foi demitido por Bolsonaro em meio ao escândalo das candidaturas de laranjas, caso revelado pela Folha.

Em uma sequência de tuítes, com 14 postagens, ele narra os motivos pelos quais critica Roquetti. Segundo o escritor, ele se aproximou de Vélez e blindou o ministro.

Ele culpa o coronel da Aeronáutica pelo episódio da carta enviada pelo MEC às escolas, nas quais o ministro da Educação pedia que crianças fossem filmadas cantando o hino nacional. Após série de críticas, o ministério recuou.

"As reuniões passaram a acontecer com portas fechadas, e dentro da sala somente ele, Velez e Tozi. Assim, por exemplo, foi decidida a questão da carta (diferente do que a mídia propagou, de que os autores eram os alunos do Olavo - MENTIRA).", escreveu Olavo em uma das publicações deste domingo.

Tozi, a quem ele se refere é o secretário-executivo do MEC, Luiz Antonio Tozi. O escritor disse que a escolha do número 2 da pasta foi o "primeiro Cavalo de Troia no ministério", por ser ele "ligado ao ensino técnico e ao PSDB".

Desde sexta, o escritor intensificou as postagens em sua conta do Twitter com críticas aos militares e recomendou que seus alunos deixassem cargos no governo.

"Todos os meus alunos que ocupam cargos no governo -umas poucas dezenas, creio eu- deveriam, no meu entender, abandoná-los o mais cedo possível e voltar à sua vida de estudos", escreveu Olavo na sexta.

Ainda neste domingo, o escritor disse ter-se arrependido de três coisas, entre elas, de ter apresentado Roquetti à deputada Bia Kicis (PSL-DF).

Ele disse ainda lamentar o fato de ter "acreditado, nos anos 90, que os militares brasileiros teriam a coragem de reagir na Justiça contra a difamação jornalística das Forças Armadas" e por ter apoiado o general Hamilton Mourão para ser vice de Bolsonaro. 

Como mostrou a Folha neste domingo, em pouco mais de dois meses de governo, o presidente tem gastado boa parte de seu tempo e capital político para diluir os desentendimentos entre duas alas que o apoiam: os pragmáticos e os ideólogos. ..

Prefeitura de Curaçá nega assédio moral e diz que denúncia é falsa

Após denúncia feita por dirigentes da APLB e pela professora Maria Sileide, alegando que teria sofrido assédio moral e perseguição política por parte da administração municipal, o secretário de Educação de Curaçá, Daniel Ribeiro Torres, enviou nota ao Blog GJ contestando as informações. De acordo com a nota "em nenhum momento (a professora) foi tratada com desrespeito e sim com respeito, zelo e valorização, pilares adotados pelo atual governo municipal. Por decisão administrativa da Secretaria a professora foi exonerada com o término do ano letivo de 2018, sem que houvesse qualquer ilegalidade no ato", informaram.

Confira o teor da nota:..

Seduc realiza 1º Circuito Sistema de Avaliação da Educação Básica em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através da Escola de Formação dos Educadores (EFEJ) realizou na sexta-feira (08), o 1º Circuito Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com o objetivo de preparar os educadores para melhorar a aprendizagem do aluno e, consequentemente, atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira. O evento reuniu os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, no auditório da secretaria.

De acordo com a diretora da EFEJ Cristine Hermenegildo, várias mudanças do Saeb estão sendo implementadas em 2019. “A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, deixarão de existir com essa nomenclatura...

ARTIGO – EDUCAÇÃO: PROCURA-SE UM MINISTRO!

Todo cronista dos fatos do cotidiano tem sempre algum tema em mente, antes da largada final na direção do teclado. Mas, são tão abundantes e múltiplos os acontecimentos ao longo da semana, que uma mudança de rumo sempre surge na trajetória. Dias atrás fomos provocados pelas palavras deselegantes e impróprias do Sr. Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, ao atingir de modo genérico a todos os brasileiros com a pecha de que “o brasileiro viajando é um canibal”. Pronunciadas por algum cidadão sem formação e inculto, o fato passaria despercebido e não seria levado em consideração. Mas, ditas por um Ministro da Educação, passa um sentimento de que ele estivesse em estado de êxtase pela recente nomeação!

O ministro é professor, teólogo, filósofo, ensaísta e professor colombiano, naturalizado brasileiro, com algumas obras já publicadas. É óbvio que a sua formação acadêmica é robusta e inquestionável, mas esse seu farto currículo, diante das primeiras manifestações públicas no exercício do importante cargo que assumiu, evidencia que lhe falta o preparo específico para a função, tal a fragilidade e incoerência até aqui demonstradas. Pela sua bagagem pedagógica, é incompreensível que isso ocorra.,..

SEDUC abre inscrições para o concurso que vai escolher o nome da mais nova mascote da Educação

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro publicou esta semana o edital do Concurso Pedagógico-Cultural que vai escolher o nome da mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, toda criança valorizada’. Estudantes da rede municipal de ensino podem se inscrever até o dia 12 de março, em sua própria escola, sugerindo o nome e a justificativa dele, para a mais nova mascote da educação municipal.

O objetivo da SEDUC é envolver os alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, sensibilizando-os para o projeto ‘Juazeiro, Educação Nota 10’. De acordo com o setor pedagógico da secretaria, a proposta de criar uma segunda mascote, uma menina negra, é debater a questão racial, explorando os conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação, as políticas de ação afirmativas, debater a condição da mulher negra na sociedade, utilizando o lúdico como elemento incentivador no espaço escolar...

Educação: Divulgado resultado final de seleção simplificada da Prefeitura de Petrolina

Foi divulgado nesta quinta-feira (28), como previsto no cronograma, o resultado final da Seleção Pública Simplificada promovida pela Prefeitura de Petrolina. Os candidatos que realizaram as provas para contratação temporária de profissionais que atuarão nas escolas da rede municipal e no Programa Nova Semente, já podem acompanhar a relação de aprovados através do site do Instituto de Administração e Tecnologia (www.admtec.org.br).

O edital previa a contratação de Auxiliar de cozinha (98); Auxiliar de limpeza (134); Barqueiro de transporte escolar (7) e Motorista de ônibus e micro-ônibus (10); Agente de Apoio Escolar (7); Assistente Administrativo (45) e Assistente Educacional Infantil (244). Ao todo, foram ofertadas mais de 545 vagas, além do cadastro reserva...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza reunião com pais dos alunos da Escola de Gestão compartilhada Maria José de Lima Silveira

Com foco no envolvimento dos pais na Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira, a Secretaria de Educação realizou nea quarta-feira (27) no auditório do CELEM, uma reunião para explicar o funcionamento do sistema de gestão com a Polícia Militar da Bahia. Além da grande participação dos pais, estiveram no encontro a Secretária de Educação Ducilene Kestering, o Diretor Militar Tenente Roberto Brito, a Diretora Pedagógica Francilene Oliveira e equipe.

Foram discutidos diversos assuntos sobre a dinâmica da instituição de ensino, como: o Termo de Compromisso que será firmado entre família e escola, a garantia da presença na semana de adaptação dos alunos, orientações sobre higiene pessoal, corte de cabelo, uniforme, entre outros. O Diretor Militar Roberto Brito destacou a importância da presença dos pais neste momento de implantação das das atividades...

Secretária de Educação de Juazeiro assina termo de parceria com a Fundação Itaú Social em São Paulo

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves, assinou na terça-feira (26), o termo de parceria com a Fundação Itaú Social para melhorar ainda mais a qualidade da educação na rede municipal de ensino de Juazeiro. O encontro entre a Fundação e municípios e territórios, aconteceu na Casa Pompeia, em São Paulo.

O prefeito Paulo Bomfim agradeceu à Fundação Itaú Social por acreditar na Educação de Juazeiro. “Essa parceria é muito importante para continuarmos avançando e melhorando a qualidade do ensino básico para nossas crianças e adolescentes. Acreditamos na aproximação entre o poder público com as organizações de todos os setores da sociedade empenhados na efetivação dos direitos prescritos no ensino público de qualidade para que se somem os esforços, aproveitem todas as competências disponibilizadas e multipliquem as conquistas na Educação de Juazeiro. São muitos avanços, e também muito trabalho pela frente para que a nossa cidade continue sendo referência na Educação para outros municípios”, evidenciou o prefeito...

Secretaria de Educação recebe 100 exemplares do livro Coesia do poeta Manuca Almeida em Juazeiro

Na última  terça-feira (26), a superintendente de Gestão Escolar da Secretaria de Educação e Juventude Gilmara Lacerda visitou o Quintal do Poeta e recebeu das mãos de Lu Almeida, 100 exemplares do mais novo livro publicado do poeta Manuca Almeida, Coesia, que foi lançado em 16 dezembro do ano passado, data que completaria 55 anos.

De acordo com a esposa do poeta, o livro é composto por algumas poesias novas e outras antigas, que foram cuidadosamente escolhidas por Manuca e por ela. “Com poucas palavras, COESIA apresenta poemas feitos para uma leitura rápida. Queremos compartilhar um pouco da poesia de Manuca com os estudantes da rede municipal, para que eles conheçam mais a história desse grande artista, que espalhou amor através da poesia”, disse Lu Almeida, que aproveitou para convidar os estudantes de Juazeiro, a visitar o Quintal do Poeta em março, mês da poesia. “Todos os anos recebemos milhares de estudantes, que vêm conhecer um pouco da história de Manuquinha e da poesia. Já temos várias escolas agendadas e quem tiver interesse em conhecer o Quintal do Poeta é só entrar contato com a gente”, ressaltou...

Educação: profissionais passam por formação para identificar necessidades reais de alunos em Petrolina

Visando ao fortalecimento da Educação Básica e melhoria da qualidade do ensino e formação dos profissionais que atuam no município, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou no mês de fevereiro um ciclo de formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

Centenas de profissionais estão participando das atividades que integram as ações da plataforma 'Petrolina Educa'. Com ampla abordagem em todas as áreas de conhecimento, nessa primeira etapa, foi iniciado o diálogo permanente com os professores da rede municipal sobre a Base Nacional Comum Curricular, considerando a inserção da parte diversificada de contextos regionais, na qual os professores contribuem diretamente...

Educação de Juazeiro firma parceria com a Fundação Itaú Social

A Fundação Itaú Social, através do Programa Melhoria da Educação, será parceira da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro. A secretária da SEDUC, Lucinete Alves participará nesta terça-feira (26), do Encontro de Formalização da parceria entre a Fundação Itaú Social e municípios e territórios, na Casa Pompeia, em São Paulo.

O campo de atuação do programa será em Gestão Educacional e Gestão Escolar, especificamente na Tecnologia Educacional de Formação Continuada – Língua Portuguesa, Matemática e Orientação Curricular. A Fundação Itaú Social contribui para o fortalecimento da Educação Pública Brasileira desde 1993, através de diversos programas, promovendo a troca de experiências entre os municípios e reforça a importância de se mapear e diagnosticar a situação da criança e do adolescente...

Ministro da Educação pede que escolas toquem hino nacional e crianças sejam filmadas

O Ministério da Educação (MEC) mandou nesta segunda-feira (25/2), para todas as escolas do país um e-mail pedindo que as crianças sejam perfiladas para cantar o hino nacional e que o momento seja gravado em vídeo e enviado para o governo.

O e-mail pede ainda que seja lida para elas uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan do governo "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos."..

Sobradinho: Secretaria de Educação adquire dois ônibus escolares do Programa Caminho da Escola

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, adquiriu dois ônibus escolares, através do Programa Caminho da Escola. Em dezembro de 2017 foi realizado um diagnóstico da situação do município com base no cumprimento das metas do PME - Plano Municipal de Educação, uma ação que teve como finalidade realizar o PAR – Plano de Ações Articuladas, quadriênio 2018/2021. Dentre as iniciativas pleiteadas em janeiro de 2018, através do SIMEC, Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, foi pedido a aquisição de transporte escolar.

Após todo o processo, o município foi contemplado com a liberação de dois ônibus escolares, resultando na celebração do termo de compromisso PAR Nº 201802133-4, cujo valor total é de R$ 426.490,00, sendo R$ 250.000,00 financiados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e R$ 176.490,00 de contrapartida do município...

SEDUC realiza formações para Articuladores Tecnológicos e professores de Educação Física em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através da Escola de Formação de Educadores (EFEJ) encerra o mês de fevereiro com formações para os articuladores tecnológicos e professores de educação física, que atuam nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro.

Com o tema ‘Cultura digitais e a nova proposta curricular do município: um olhar sobre as práticas no laboratório das escolas’, mais de 30 articuladores tecnológicos vão participar da formação, que será ministrada pela equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na EFEJ, no bairro São Geraldo...

ACEB lança campanha "Educação que transforma: por uma Bahia melhor"

"Professores qualificados e valorizados; gestores capacitados; infraestrutura escolar adequada; educação integral; níveis de ensino articulados e integrados aos entes federativos. Com esta lógica, é possível melhorar a educação na Bahia". Com base nesta afirmação, a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) está lançando a campanha "Educação que transforma: por uma Bahia melhor". O objetivo é colaborar para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado através de ações que tragam resultados efetivos.

Por ter sua origem na luta em defesa da educação, cultura e esporte como aliados da pedagogia, a ACEB decidiu aderir ao movimento que está acontecendo no estado com o intuito de mudar a educação na Bahia. A campanha vai começar com a entrega de uma Carta ao Governo Estadual e aos Governos Municipais através da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Assembleia Legislativa, com conteúdo dos educadores, estudantes e gestores...

Educação: prefeitura amplia número de escolas em tempo integral em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está avançando na ampliação do ensino integral no município. A partir deste ano, duas novas unidades serão entregues à comunidade com ambientes pedagógicos adequados para atender às atividades dessa modalidade. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI) que integra o pacote de ações da plataforma 'Petrolina Educa', lançada no início do mês, pelo prefeito Miguel Coelho.

Dentro do cronograma de implantação, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está promovendo uma semana de formação para os profissionais que atuarão na gestão; coordenação e em sala de aula nas escolas em tempo integral. Dentro das questões abordadas: protagonismo estudantil; dados da educação integral no país; educação interdimensional; experimentação e ludicidade...

Secretária de Educação visita escolas municipais no início das aulas em Juazeiro

Nesta terça-feira (19), a secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves acompanhou o primeiro dia de aula em algumas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro. Mais de 34 mil alunos, matriculados este ano até o momento, na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciaram as atividades do ano letivo de 2019, nas 134 unidades escolares da sede e do interior do município.

Na escola CAIC, no bairro Malhada da Areia, os pais e alunos foram recebidos pela equipe gestora e professores no pátio da unidade escolar, decorado especialmente para o início das aulas. “Estamos muito felizes em receber os alunos no primeiro dia de aula. As equipes gestoras e os professores preparam tudo com muito carinho para esse dia especial e nós da SEDUC nos dividimos e visitamos algumas unidades nos dois turnos, para desejar um ano letivo produtivo e também oferecer apoio no que for necessário. Será mais um ano de muito trabalho para melhorar ainda mais a Educação da nossa cidade”, afirmou a secretária. A gestora, Geanete Barbosa ficou feliz quando a secretária informou que a escola Caic passará por uma reforma...

Pessoas surdas de Petrolina contam com sala de educação bilíngue

Os investimentos na qualidade da Educação Especial em Petrolina não param. Prova disso é que acaba de ser implantada, pela primeira vez no município, uma sala de educação bilíngue. Esse tipo de ensino possibilita aos estudantes a instrução de, no mínimo, duas línguas no ambiente escolar. A Sala Bilíngue está funcionando na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos – CAIC, no turno matutino com ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa.

Os alunos contam com o acompanhamento de um professor instrutor surdo para ensino da língua materna da pessoa com deficiência auditiva (libras) e um professor ouvinte para o português como segunda língua. O ano letivo para essa turma foi iniciado com oito alunos matriculados regularmente, mas a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes tem disponibilidade para ampliação de vagas...