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IF Sertão-PE lança livro sobre saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu nesta terça-feira (10)

Sediado em uma área de abrangência com forte presença de povos indígenas, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) é, no estado de Pernambuco, responsável pelo Núcleo do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola. Como fruto das experiências da primeira etapa de ações do Programa, que contemplou o povo indígena Pankararu, será lançado o livro "Memórias e vivências: saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu". O evento de lançamento da obra acontecerá nesta terça-feira (10), das 9h às 17h, no Terreiro do Poente do Povo Pankararu.

O livro, organizado pelas professoras Edivania Granja e Socorro Tavares, é composto pelas narrativas de professores indígenas e sequências didáticas construídas durante a realização da Ação "Saberes nas Escolas Indígenas Pankararu", com demonstrativos de atividades desenvolvidas por discentes Pankararu. "São narrativas das professoras e professores indígenas participantes, numa perspectiva autobiográfica permeada pelas histórias de vidas e pelas experiências no Programa", afirma a professora Edivania Granja...

Encontro de Literatura lança o olhar sobre a produção literária indígena com o tema: “A literatura dos povos originários”

De 6 a 10 de novembro, o Sesc Petrolina realiza a sexta edição do Entre Margens: Encontro de Literatura. Neste ano, o projeto lança o olhar sobre a produção literária indígena, com o tema: “A literatura dos povos originários”. A programação é gratuita e vai acontecer no Sesc Petrolina e na Ilha de Assunção, no município de Cabrobó.

Durante os cinco dias, o público terá a oportunidade de ouvir e interagir com nomes como Eliane Potiguara (RJ), Auritha Tabajara (SP), Ely Macuxi (AM), Cláudia Truká (PE), Antônio Carlos (PE) e Elisa Ramos Pankararu (PE). Eles são alguns dos convidados da programação que conta com palestras, contação de histórias, roda de conversa, exposição e oficina...

Secretaria da Educação realiza formação continuada de professores indígenas em Paulo Afonso

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia, nesta segunda-feira (26) e segue até sexta (30), a formação continuada de 187 professores indígenas, em Paulo Afonso. A formação também contemplará professores das redes municipais em função do regime de colaboração da SEC com os municípios. A atividade será realizada por educadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclusive indígenas de etnias como  Guarani, Tupinambá e Pataxó, e acontecerá em três módulos. A abertura será às 9h, na Escola de Formação Técnica Josefa Gomes.

A formação continuada envolverá professores indígenas das regiões Norte e Oeste da Bahia, dos Núcleos Territoriais de Ensino de Bom Jesus da Lapa (NTE 02), Ribeira do Pombal (NTE 17) e Paulo Afonso (NTE 24), contemplando os povos Tuxá Aldeia Mãe; Tuxá Banzaê; Tuxá Oeste; Pankararé Brejo do Burgo; Pankararé Ponta D'água; Pankararé Serrota; Xucuru kariri; Truka Tupan; Kantarure Baixa das Pedras; Kantarure Batida; Kiriri Mirandela; Kiriri Araças; Kiriri Cajazeira; Tumbalala; Tuxi e Kaimbé.

A iniciativa propõe a discussão de temas relevantes e atuais para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas, sendo fundamentada no fortalecimento do pertencimento étnico; na valorização dos conhecimentos tradicionais índigenas, nas visões de mundo; e no acesso aos códigos, ciências e tecnologias da sociedade nacional, que possam subsidiar os projetos societários e indenitários nas escolas indígenas. Um dos temas abordados é a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena.

O primeiro módulo desta formação já foi realizado no polo de Porto Seguro e em Itabuna. A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 6.765 estudantes indígena matriculados em 27 escolas indígenas e 43 anexos, em todo o Estado, contemplando 16 etnias. ..

Audiência pública discute inclusão da temática indígena na rede estadual de ensino

O ensino da história e da cultura indígenas será reforçado no currículo do ensino público baiano. Para a concretização da iniciativa, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) realizou uma audiência pública nesta terça-feira (7), com o intuito de colher contribuições para o projeto de Resolução sobre o Ensino da História e da Cultura Indígena nos Currículos da Educação Básica, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia.

A proposta discutida no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) é desmembrar as Resoluções CEE nº 23/2007 e nº 48/2008 e elaborar uma resolução específica para incluir nos currículos das escolas públicas e privadas o estudo da temática indígena, atendendo à Lei nº 11.645/2008. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, destacou que a audiência pública ajuda a aprimorar o espaço de construção democrática...

DIA DO ÍNDIO REFORÇA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE E DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS

Esta data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para lembrar as novas gerações das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.

Antes dos primeiros europeus chegarem às terras americanas, todos os países que formam o continente eram vastamente povoados por grandes nações indígenas. Infelizmente, a ambição e a crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente destruídas e grandes parte da cultura indígena foi esquecida...

Governo de Curaçá realiza Formação continuada para profissionais em Educação Indígena e Quilombola

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e o Setor Pedagógico, realizou nos dias 28 e 29/03, a uma Formação continuada para profissionais escolares que trabalham em comunidades tradicionais ou que recebem alunos indígenas e quilombolas em suas unidades de lotação. Sendo ministrada pelo o Educador Roberto Remígio, a formação é destinada a professores, coordenadores, diretores, auxiliares e motoristas que estão em contato direto com esses alunos. 

Segundo o Secretário de Educação, Daniel Torres, a formação visa a socialização de ideias, bem como, a valorização das boas práticas pedagógicas. "O objetivo é oferecer uma formação contextualizada com as questões étnico-raciais e culturais, encontradas nas comunidades. Ampliando suas bases pedagógicas e suas práticas educacionais voltadas para uma educação no campo crítica e reflexiva, destacou". As etapas da formação serão realizadas entre Março e Julho e conta com atividades em grupo, discussões e troca de experiências. ..

Povos indígenas protestam contra a proposta de municipalização da saúde, na BR-428, em Cabrobó

Indígenas da tribo Truká e de outras tribos realizaram na manhã desta quarta-feira (27) uma manifestação na BR-428, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. A rodovia foi fechada e o trânsito no local ficou parado. O protesto é contra a proposta do Governo Federal, que visa a municipalização dos serviços de saúde a indígenas, acabando com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O movimento está sendo realizado em todo o país.

Em nota, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), informou que acompanha as manifestações realizadas e que está aberto ao diálogo. O órgão também esclarece que os serviços de Atenção à Saúde Indígena, promovidos pelo Sesai, estão entre as atribuições da pasta, e que eventuais mudanças ainda estão sendo analisadas e discutidas, não havendo, assim, a descontinuidade das ações. Em Pernambuco, a mobilização indígena também aconteceu nas BRs 423, em Águas Belas; 110, em Ibimirim; e 232, em Pesqueira e São José do Belmonte...

Rio São Francisco: Eletronuclear diz que vai aguardar o lançamento do programa que cogita implantar usinas nucleares

Em resposta a reportagem veiculada com relação a Caminhada denominada Anti-Nuclear, realizada na manhã de quarta-feira (25), na Comunidade Indígena Pankara Serrote dos Campos de Itacuruba, Pernambuco, que realizou um protesto contra a instalação de uma Usina Nuclear e em defesa das águas do Rio São Francisco, a empresa Eletronuclear disse que vai aguardar o lançamento do Projeto que cogita a retomada do programa nuclear brasileiro, onde está previsto a construção de quatro a oito usinas até 2030, divididas em duas centrais nucleares. 

O primeiro projeto que deve sair do papel deverá ser uma central nuclear no Nordeste na foz do rio São Francisco. Este Blog apurou que a definição do local das novas centrais leva em conta a proximidade de rios capazes de permitir o resfriamento dos reatores. A água usada para resfriar os reatores volta mais quente para o local de onde foi retirada e por isso é necessário contar com grande volume de água. Desde o inicio de 2011 o assunto de de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste ronda a pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares...

CBHSF entrega essa semana obra que garantirá água para tribo indígena em Itacuruba

"Um projeto que dignifica a vida..." é assim que a cacique da Tribo Pankará, Lucélia Cabral, definiu a obra do Sistema de Abastecimento de Água concluída na comunidade indígena, localizada na Aldeia Serrote dos Campos em Itacuruba, interior de Pernambuco.

Nesta quinta-feira (24), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), responsável por financiar integralmente a obra que está garantindo o abastecimento de água potável para o povo Pankará em Itacuruba-PE, vai entregar aos 418 índios o Sistema de Abastecimento de Água (SAA). A solenidade de entrega acontecerá às 9 horas, na Aldeia Serrote dos Campos, Estrada do Coité, S/N, zona rural de Itacuruba – PE...

Aldeia indígena é alvo de novo ataque em Jatobá, Pernambuco

A aldeia indígena Bem Querer de Baixo, em Jatobá (PE), foi alvo de novos ataques no último sábado (8): a igreja católica da localidade sofreu uma tentativa de incêndio e teve vidros e portas quebrados.

É o segundo incidente do tipo em menos de dois meses: há 41 dias, a única escola e o único posto de saúde da localidade foram incendiados. Ontem, como no ataque anterior, ninguém ficou ferido...

Cidades em extrema pobreza e áreas indígenas são rejeitadas no Mais Médicos

Desde a saída dos médicos cubanos do Mais Médicos, o município de Juruá, no interior do Amazonas, vive um cenário de alerta na saúde. "Ficou o caos. Estamos mantendo o auxílio com base em enfermeiros e no único médico que temos, mas que também atende urgência e emergência e não pode ficar em tempo integral", diz a secretária de saúde do município, Nádia Teixeira.

Localizado a 24 horas de distância da capital do estado, Manaus, e com acesso apenas por barco e lancha, a cidade de até 14 mil habitantes tinha até esta quinta-feira (29) três vagas abertas no programa -e nenhum médico interessado em ocupá-las. "Quando vi o edital, já sabia que sairíamos prejudicados. Todo médico que vem aqui só quer ficar por 15 dias ou com salários mais altos", relata...

Indígenas ocupam Gerência Regional de Ensino em Petrolina

Cerca de 50 indígenas Trukás de Cabrobó ocuparam a Gerência Regional de Ensino (GRE) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A reivindicação é para o pagamento de parcelas atrasadas dos salários dos motoristas que fazem o transporte escolar das crianças..

Segundo a líder indígena, Pretinha Truká, um acordo com o governo do Estado havia sido firmado para pagar o transporte em dez parcelas, sendo uma por mês. Mas, duas parcelas, a 7ª e a 8ª estão atrasadas. O movimento também acontece em outras cidades do Estado como Salgueiro e Arcoverde...

Comunidades indígenas denunciam ao menos quatro ataques em Pernambuco e MS

Autoridades e a Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmam o registro. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informa ter recebido relatos de outras duas ações violentas em Mato Grosso do Sul. Os atos envolveram uso de armas de fogo, balas de borracha, além de atearem fogo a uma escola e um posto de saúde. Não há registros de mortes, mas de feridos. 

De acordo com os relatos, os ataques ocorreram entre a madrugada do último domingo (28) e esta segunda-feira (29). O caso mais violento, confirmado pela Funai, foi contra moradores da aldeia Bororó, uma das várias existentes no interior da Reserva Indígena Dourados. Localizada no perímetro urbano, a Reserva de Dourados é a área indígena de maior concentração populacional étnica do país, com cerca de 13 mil habitantes distribuídos por uma área de cerca de 3 mil hectares (cada hectare corresponde às medidas aproximadas de um campo de futebol oficial)...

País elege primeira indígena deputada federal desde 1982

A advogada Joenia Wapixana (Rede) foi eleita por Roraima para uma vaga na Câmara dos Deputados. Desde a eleição do cacique xavante Mario Juruna, pelo PDT do Rio de Janeiro, em 1982, um indígena não chegava ao posto.

Será, também, a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal. Indígenas das mais diversas etnias se organizaram com o objetivo de unir forças para conseguir eleger ao menos um representante para o Congresso...

Curso forma 89 professores indígenas para atuar em 28 escolas da Bahia

"Diga ao povo que avance e nós avançaremos". A frase foi proferida por um dos 89 professores indígenas que se formaram ontem, sexta-feira (28), durante cerimônia no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os educadores foram selecionados no primeiro concurso público da área a ser realizado no Brasil com vagas exclusivas para índios.
 
Vestidos e pintados como manda o costume indígena, os formandos,  representantes de 16 diferentes etnias, receberam o certificado após passarem pelos três anos de formação da 3ª Turma do Curso de Magistério Indígena. Com dois módulos a cada ano, a iniciativa preparou e aprimorou os educadores que irão ministrar aulas para 28 escolas indígenas distribuídas em todo o território estadual. 
 
De acordo com o subsecretário estadual da Educação, Nildon Pitombo, "esse é um momento de reconhecimento de direitos e, sobretudo, da expectativa de formação de professores indígenas para que as escolas indígenas se acentuem e deem a marca do respeito às culturas, das etnias e das comunidades".

Amanayara Tupinambá,  de Olivença, na região de Ilhéus, é membro da comissão de organização da formatura e destaca que "o sentimento que prevalece é o de satisfação e o que mais importa para todos é a luta pela educação escolar indígena, que permite exercer autonomia nas escolas, de forma a trabalhar o bilingüismo comunitário, intercultural e o interdisciplinar"...

IF Sertão abre inscrição para processo seletivo em educação intercultural indígenas e quilombolas

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para pós-graduação em Educação Intercultural: Indígenas e Quilombolas do IF Sertão-PE, em Floresta. O IF Sertão-PE, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), publicou o edital nº 40/2018, referente a abertura de Processo Seletivo para o curso gratuito de Especialização Lato Sensu em Educação Intercultural: Indígenas e Quilombolas. Estão disponíveis 50 vagas para o curso, que será realizado no campus Floresta, com previsão de início das aulas para o mês de outubro.

O processo seletivo está aberto aos portadores de diplomas de graduação de qualquer área. No entanto, 40 vagas serão destinadas aos profissionais de educação pertencentes aos povos indígenas e comunidades quilombolas de Pernambuco ou outros estados, tendo em vista a especificidade do Curso e com foco em atender a demanda da região...

UNEB inscreve para Vestibular Indígena até 24 de julho (60 vagas)

Estão sendo disponibilizadas 60 vagas para indígenas pertencentes às etnias e comunidades localizadas nas regiões Norte e Oeste do Estado da Bahia. Desse total, 90% são destinadas a professores indígenas que, comprovadamente, estejam em pleno exercício de docência em uma das etnias citadas e 10% membros dessas etnias, que possuam o ensino médio completo ou formação equivalente.

O vestibular indígena está com inscrições abertas até o dia 24 de julho, exclusivamente pelo site www.selecao.uneb.br/liceei2018. A taxa é de R$ 15. A prova escrita será realizada no dia 15 de agosto nas cidades de Paulo Afonso, Euclides da Cunha e Ibotirama. A abertura dos portões será às 8h20 e o fechamento às 8h50. A prova terá início às 9h. A duração será de quatro horas...

Abertas as inscrições para bolsistas da Ação Saberes Indígenas na Escola

O  IF Sertão-PE divulgou a abertura das inscrições do processo seletivo simplificado para bolsista da Ação Saberes Indígenas na Escola, para atuação no âmbito do Instituto. Entre os pré-requisitos para se candidatar estão a comprovação de: experiência na área de formação de professores para atuarem em escolas indígenas; formação nas áreas de Letras, Matemática, Pedagogia, História, Ciências Sociais e afins; titulação de graduação, especialista, mestre ou doutor e disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais.

A Ação Saberes Indígenas na Escola destina-se a promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, subsidiando a oferta de recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária para a elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades e conhecimentos dos povos indígenas...

Funai institui criação de GT para regularização de área indígena em Rodelas

A Funai (Fundação Nacional do Índio) determinou a criação de Grupo Técnico (GT) para a regularização de áreas reivindicadas pelos povos indígenas Tuxá e Atikum, na região conhecida como Surubabel, município de Rodelas (BA). De acordo com a Portaria nº 580, publicada na terça-feira, 8 de maio, no Diário Oficial da União (DOU), o GT deverá realizar estudos etno-históricos, antropológicos, ambientais e cartográficos necessários à demarcação do território, e terá o prazo de 180 dias para a entrega do relatório, a contar do retorno do antropólogo coordenador do grupo.

Ainda segundo o documento, o GT deverá conter também um profissional da área ambiental e um de cartografia. O grupo terá trinta dias para pesquisa e apuração do território, contados a partir das suas datas de deslocamento. A criação do GT havia sido determinada em decisão liminar favorável ao pedido do MPF, que foi confirmada pela sentença assinada em 1º de junho do ano passado. Os estudos constituem a primeira fase e fundamentam todo o procedimento de demarcação das terras indígenas...

TENSÃO EM JATOBÁ-PE: POLICIA FEDERAL DÁ PRAZO DE DEZ DIAS PARA MORADORES SAIREM DE ÁREA ÍNDIGENA

Por decisão da 38ª Vara da Justiça Federal de Serra Talhada haverá saída definitiva de ocupantes não indígenas da Terra Indígena Pankararu, localizada entre os municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, no sertão de Pernambuco. As  principais comunidades atingidas são de Caldeirão, de Caxiado e de Bem Querer.  A decisão é do último dia 8 de março e a Polícia Federal está  nas localidades, notificando as famílias para que desocupem o espaço. 

Na sentença, o juiz Felipe Mota Pimentel de Oliveira afirma que "a questão se arrasta por décadas, sem que haja a efetiva desocupação". Portanto, "a desintrusão das terras pelos não índios é medida que se impõe, sem mais delongas". O Incra reservou 93 lotes para o Reassentamento Abreu e Lima, destinado a estas famílias. Conforme o órgão federal, os posseiros negaram em se transferir para o local, inclusive atrasando o cadastro das famílias que só ocorreu por determinação judicial. No total, a área possui 18.500 hectares – a TI Pankararu possui 8.100 – e fica no município de Tacaratu. ..