Foram encontrados 460 registros para a palavra: AULAS

Deputado do PSOL entra com representação junto ao MP contra retorno às aulas na Bahia

O deputado Hilton Coelho (PSOL), membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deu entrada na tarde desta segunda-feira (19) em representação junto à Promotoria de Justiça de Educação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), contra "atos ilegais e atentatórios à saúde pública praticados pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação, que tem como titular Jerônimo Rodrigues". O titular da pasta afirmou, na semana passada, que "os alunos que não estiverem frequentando as aulas semipresenciais, a partir do próximo dia 26 de julho, perderão os benefícios concedidos àqueles que fazem parte da educação estadual, como o Bolsa Presença". 

O deputado contestou o pronunciamento do secretário, e disse ter certeza que o MPBA tomará as medidas necessárias. Em material enviado pela sua assessoria, Hilton Coelho disse se tratar "de pronunciamento que suscita um conjunto de questionamentos sanitários, técnicos e jurídicos, sobre a viabilidade do retorno às aulas presenciais sem a cobertura vacinal completa do corpo discente, dos servidores técnicos administrativos e do corpo docente. Ora, uma ameaça severa representa a possibilidade de corte de benefícios pecuniários, de natureza alimentar, pagos em benefício dos estudantes regularmente matriculados na rede estadual de educação e das suas famílias, em um momento de crise epidemiológica e econômica, que sujeita as famílias a graves dificuldades financeiras. Repudiamos tal postura", disse...

Volta às aulas: responsáveis poderão escolher entre ensino presencial ou remoto em Petrolina

Considerando o retorno gradual das aulas presenciais, previstas para o dia 2 de agosto, e visando tranquilizar as famílias, a Prefeitura de Petrolina irá disponibilizar um termo de responsabilidade, que deverá ser preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis dos estudantes autorizando a modalidade de ensino que a criança participará.

O documento elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e está entre as medidas do protocolo de retomada das atividades educacionais, além de servir para orientar como os responsáveis devem proceder nas duas formas de ensino. ..

Bahia: Governador reafirma que “é chegada a hora" das aulas presenciais da rede estadual retornarem

O governador Rui Costa (PT) reafirmou na manhã desta segunda-feira (19) que "é chegada a hora" das aulas presenciais do ensino estadual retornarem. 

O chefe do Executivo Estadual avaliou que os índices referentes a Covid-19 no Estado continuam caindo, e lembrou que há um ano e cinco meses sem aulas, muitos jovens foram prejudicados - principalmente os mais pobres. ..

Aulas práticas na Faculdade UniFTC Juazeiro retornam nesta semana, de acordo com decreto do município

A partir desta segunda (19), a Faculdade UniFTC Juazeiro reabre aos estudantes para a realização das reposições das aulas práticas do semestre 2021.1. O retorno acontece após o município registrar queda nas taxas de ocupação dos leitos de UTI da Covid-19, bem como, seguindo as orientações dos órgãos públicos de saúde. 

Para a retomada das atividades práticas dos cursos, o Grupo Educacional estabeleceu um Comitê Especializado que desenvolveu e implantou o plano de contingência e segurança e o protocolo de retorno, baseados nas mais criteriosas orientações técnicas e práticas sanitárias indispensáveis para o cenário atual.  ..

Volta às aulas presenciais em todo o país é urgente, diz presidente do Conselho Nacional de Educação

A volta às aulas presenciais em todo o país é ação prioritária, urgente e imediata. Essa é a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que consta da resolução recém-aprovada para regulamentar o ensino nas escolas brasileiras no contexto da pandemia.

O documento, que seguirá para homologação do ministro da Educação, faz uma análise do que considera "a maior crise educacional já enfrentada pelo Brasil", listando prejuízos impostos à educação em decorrência do prolongado fechamento das escolas, como retrocessos de aprendizado, problemas socioemocionais dentre estudantes e professores, explosão da evasão escolar e aprofundamento da desigualdade...

"Preocupante", diz Gilmar Santos sobre volta às aulas após reunião com o secretário Plínio Amorim

A Secretaria de Educação de Petrolina anunciou em uma live realizada na última quarta-feira, 14, a volta às aulas no município, a partir do próximo dia 02 de agosto. Essa notícia causou inquietação em alguns profissionais da educação, pais e mães de alunos e também do Mandato Coletivo, representado pelo vereador professor Gilmar Santos, PT, que foi procurado por alguns deles preocupados, principalmente, com a segurança sanitária.

Em virtude dessa e de outras demandas da população, o vereador se reuniu na manhã desta quinta-feira, 15, com o Secretário Municipal de Educação Plínio Amorim e iniciou a conversa com o ponto de maior preocupação: o risco de contaminação pelo coronavírus. Gilmar Santos disse que “compreende que é preciso conviver com a pandemia, mas precisamos saber se as variáveis de segurança sanitária e, especialmente, a vacinação, estão garantidas de forma suficiente para essa testagem de retorno”. Já o secretário Plínio respondeu que “nenhum cenário tem garantia, entende que é um risco, que é sério, mas chegou o momento de dar o primeiro passo”...

Prefeitura de Petrolina detalha protocolo de biossegurança para retorno das aulas presenciais

Preparando-se para o retorno gradual das aulas presenciais no dia 2 de agosto, a Prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Educação e Saúde, promoveu essa semana, uma live voltada a toda comunidade escolar, para apresentar o protocolo que irá nortear a retomada das atividades educacionais no município.

Por meio de uma transmissão ao vivo, no canal do Youtube da prefeitura, o evento contou com o acesso de mais de 5 mil pessoas que puderam esclarecer suas dúvidas sobre as medidas que serão adotadas nas unidades de ensino para garantir a segurança dos estudantes...

APLB-Sindicato mantém decisão de não retornar aulas presenciais sem a imunização dos profissionais em Educação. Reunião é marcada para sexta (16)

 A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia mantém a decisão de não retornar as aulas presenciais na Bahia. O coordenador-geral do Sindicato, Rui Oliveira, afirmou que a categoria “não pretende retornar”, mesmo após a decisão do governo do estado para que a rede pública retome as aulas em formato híbrido, a partir de 26 de julho.

Rui Oliveira criticou o governo do estado e a secretaria de Educação que ameaçam cortar direitos e benefícios de professores e estudantes, caso desrespeitem a decisão. ..

Autorizado retorno semipresencial das aulas em escolas particulares de Juazeiro a partir da próxima segunda-feira

A prefeita Suzana Ramos publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (13), o decreto Nº 1.531/2021, que autoriza o retorno das atividades letivas, em formato híbrido (semipresencial), nas unidades particulares de ensino de Juazeiro.

De acordo com o decreto, as escolas particulares da cidade poderão retornar às atividades a partir da próxima segunda-feira (19), condicionadas a ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula...

Secretário da Educação esclarece sobre aulas semipresenciais em coletiva nesta quarta (14)

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, tem um encontro virtual com a imprensa baiana, nesta quarta-feira (14), às 10h, para detalhar a fase 2 do ano letivo continuum 2020/21 na rede estadual de ensino, que consiste no início das aulas híbridas, com rodízio de alunos, a partir do dia 26 de julho.

Os jornalistas interessados devem se credenciar até 9h e receberão, por Whatsapp, o link para participar da coletiva, por meio do aplicativo Zoom. O nome e o telefone do repórter, bem como o veículo de comunicação, devem ser enviados para 71 99972-5303...

Rui anuncia volta das aulas semipresenciais na Bahia a partir de 26 de julho

O retorno das aulas na rede estadual de ensino, de forma semipresencial, foi confirmado pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (13), durante o Papo Correria. No dia 26 de julho, as escolas da rede estadual de ensino irão iniciar a segunda fase do planejamento do ano letivo 2020/21, passando do ensino 100% remoto, que começou em 15 de março, para o ensino híbrido.

O governador destacou que serão adotadas medidas de segurança no retorno das aulas. As salas serão ocupadas com metade da capacidade, e a semana letiva passará a ter seis dias, dividida em dois grupos de estudantes. Um grupo terá aula nas segundas, quartas e sextas, enquanto o outro terá nas terças, quintas e sábados. “A ideia é dividir a turma por ordem alfabética, mas vamos dar liberdade para que cada escola possa fazer esse ajuste quantidade de alunos em sala”, afirmou...

Governador anuncia volta às aulas semipresenciais na Bahia e diz que a previsão de retomada é este mês de julho

O governador Rui Costa anunciou na manhã desta terça-feira (13) que as aulas da rede pública de ensino da Bahia serão retomadas, de modo semipresencial, ainda este mês de julho. O anúncio foi feito durante a entrega de uma obra de encostas em Salvador.

Rui não informou a data de retorno dos alunos às escolas, mas disse que elas vão ocorrer de forma híbrida - parte presencial e parte remota - e em dias alternados.Os detalhes da operação devem ser divulgados no início da noite desta terça-feira, durante a live semanal que o chefe do Executivo faz pelas redes sociais...

Prefeitura de Petrolina irá apresentar os protocolos necessários para o retorno das aulas presenciais

Dentro das ações de organização e planejamento da Prefeitura de Petrolina para o retorno gradual das aulas presenciais na Rede Municipal, no dia 2 de agosto, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, irá promover nesta quarta-feira (14), às 9h, uma live. O objetivo é apresentar a toda comunidade, os cuidados sanitários e procedimentos que serão adotados na retomada das atividades escolares. A apresentação dos protocolos necessários para esse retorno, será feita pela secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

O evento será coordenado pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, e vai contar com as participações da procuradora do Ministério Público da comarca de Petrolina, Rosane Cavalcanti, da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Magda Oliveira e do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), Walber Pinheiro...

Artigo - Aulas Presenciais: Quais as formas? Será este o momento?

Após um ano e cinco meses em que o Brasil identificou a primeira contaminação da COVID, registramos mais de 533.546 mil mortes. Uma pressão enorme de reabertura ou manutenção de vários segmentos sociais, industriais, comerciais e políticos para reabertura de outros, entre eles a educação.

Temos matriculados na educação básica 47,3 milhões de aluno(a)s, destes 7,55 no ensino médio em 2020; 1,94 na educação profissional, 3,0 na EJA e, na educação superior 8,6 milhões, 75,8% em IES privadas,(Censos da educação básica e Ed.Superior INEP, 2020)...

"Retorno às aulas é colocar alunos no corredor da morte", diz diretor presidente da APLB

Nesta segunda-feira (12), durante entrevista ao Programa Cidade em Movimento, o diretor-presidente Gilmar Nery, do Sindicato (Associação dos Professores Licenciados da Bahia-APLB), em Juazeiro, reafirmou sua luta por direitos e pela vida dos nossos profissionais, contra toda e qualquer proposta de volta às aulas presenciais sem que a categoria esteja devidamente imunizada contra o coronavírus.

"Voltar às aulas é levar os alunos para o corredor da morte. A opinião da maioria é de que a reabertura das escolas não deve acontecer até que todos os trabalhadores e trabalhadoras da Educação estejam imunizados.", argumentou Gilmar Nery...

"Está na hora de voltar", diz secretário de Educação da Bahia sobre aulas semipresenciais

Ao lado do governador Rui Costa (PT) durante inauguração de uma Policlínica de Saúde em Ribeira do Pombal, nesta sexta (9), o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a possibilidade de retorno das aulas semipresenciais em toda a Bahia. 

Questionado sobre como está o diálogo com Rui sobre a situação da educação, Rodrigues explicou: "Ele disse que até a próxima semana, que foi o prazo que ele deu, quando fecha dez ou quinze dias após São João e São Pedro, pra ver se os números mantém caindo ou se terá uma novidade, que a gente não deseja, de crescer, tanto ocupação de leito, como casos novos ativos. Caso não aconteça, a gente já tem um plano, pois quando voltamos no modelo remoto, tinham três etapas: remoto, híbrido e totalmente presencial". ..

Ministros da Saúde e Educação elaboram protocolo de retorno seguro às aulas

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, defenderam hoje (8) o retorno dos estudantes às salas de aula. Os dois anunciaram a preparação de um protocolo de retorno e fizeram, de forma conjunta, um “apelo” a gestores municipais e estaduais para que comecem de imediato a preparação para essa retomada.

Segundo o ministro da Saúde, 80% dos professores do ensino básico já receberam a primeira dose da vacina, o que possibilitaria, a partir de agosto, um retorno seguro às aulas...

Governo da Bahia vai aguardar mais uma semana para anunciar retorno às aulas

O governador da Bahia,  Rui Costa (PT), afirmou que vai aguardar mais uma semana para confirmar o retorno às aulas semipresenciais. "Vamos observar por mais uns dias, mais um final de semana. Eu estou tomando uma medida de prudência", declarou, em uma live nas redes sociais na noite de ontem terça-feira (6).

O petista tem pedido, em inaugurações no interior, que os prefeitos também se preparem para o retorno simultâneamente com a rede estadual. Ele quer superar o prazo de 15 dias de baixos índices de Covid-19 após os festejos de São João para sinalizar um retorno...

Rede Municipal de Ensino de Juazeiro volta às aulas remotas após recesso junino

Depois do recesso junino, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro voltaram às aulas remotas nesta segunda-feira (5). Além das aulas, os atendimentos presenciais ou remotos nas escolas também foram retomados, assim como as ações da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) que integram o planejamento dos trabalhos pedagógicos para a continuidade do ano letivo de 2021.

"Tudo aquilo que realizamos presencialmente, nossos profissionais têm se empenhado para oferecer remotamente. A gestão municipal vem, desde o início do ano, com a proposta de ter uma aprendizagem efetiva, que possibilite não apenas que os nossos profissionais tenham condição de fazer isso, mas também dos alunos terem acesso, para que possam desenvolver sua aprendizagem. Desejamos boas-vindas a cada um nesse retorno pós-recesso junino", destaca a secretária de Educação, Normeide Almeida...

"Se os números da Covid-19 continuarem caindo, nós vamos poder retornar as aulas presenciais ao longo do mês", afirma Governador Rui Costa

As atividades pedagógicas do Programa Educar para Trabalhar tiveram início nesta segunda-feira (5), com um evento virtual transmitido pelas redes sociais.

As aulas serão realizadas de forma 100% remota, no formato Educação à Distância (EaD), envolvendo parcerias com instituições públicas e privadas, a exemplo do Senai, Senac e Senar. A aula inaugural contou com a presença do governador Rui Costa, que deu boas-vindas aos estudantes...