Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Sobre arte, ressignificação e Juazeiranidade

Já depois de véia (ahahaha) vim entender porque  sempre gostei tanto de impressos, camisa, silk, feiras, arte, design... Lá atrás, painho já fazia tudo isso dentro de casa e eu, até quando dentro da barriga de Luluzinha, já participava de feiras pelas praças de Juazeiro, vendendo poesia e arte, nessa cidade que pulsa cultura - vide foto anexo.

Como disse Sibelle essa semana em seu programa "Em cada família de Juazeiro tem um artista". E é a melhor definição dessa cidade. Melhor exemplo é ter tantos incríveis nomes da produção nacional tais como João Gilberto (o maior <3), Ivete Sangalo (que além de ser a maior artista brasileira, tem toda irreverência e jeitão Juazeiro de ser. Tem toda Juazeiranidade, como diria Fatel - nova geração de artistas da cidade), Galvão (grande poeta do Novos e Eternos Baianos), Daniel Alves e Petros (futebol-arte? ;)) e Manuca Almeida (!)...

JUAZEIRO, MEU AMOR

Juazeiro, Meu Amor

Meu encanto, meu dengo, meu chão,..

JUAZEIRO: Por isso eu te Amo!

“Eu agradeço”...
Eu agradeço a você.

Muito obrigado por toda a beleza que você nos deu
Sua presença, eu reconheço.
Foi a melhor recompensa;
Que a vida nos ofereceu”...

Foto: Geraldo José

Leitor insiste em denúncia sobre a privatização da festa de aniversário de Juazeiro

Olá Geraldo, já que a Prefeitura mandou uma resposta dizendo que a iniciativa privada está investindo no evento, estou mandando os prints do diário oficial onde mostra que a prefeitura vai pagar as bandas e a estrutura do aniversário da cidade. Gostaria que a prefeitura fosse mais clara e mostrasse onde a iniciativa privada está investindo. 

Seguem os diários oficiais. Contra fatos não há argumentos...

A SCOOBIDOOLIZAÇÃO DAS NOVELAS BRASILEIRAS

Eu não sou nada afeito em assistir novelas, até pelo fato de  atualmente não ter muito tempo para tal lazer. Digo isso porque em minha OPINIÃO as mesmas conseguem com facilidade destruir a capacidade do brasileiro de ter uma liberdade racional de forma inteligente e num outro aspecto, nutrir as "células promotoras da imbecilidade" no cérebro de certas pessoas na política brasileira e nas redes sociais!

Eu até confesso que no passado, durante minha juventude as novelas tinham mais conteúdo e boas mensagens. Só para citar algumas: Explode Coração, Roque Santeiro, e as recentes: Avenida Brasil e Belíssima. Mas atualmente o que se vê no horário nobre da "vênus prateada" é uma apelação total! É o caso da novela SEGUNDO SOL! Tem até suas qualidades, pois oelenco é bom e alguns atores se destacam em personagens ricos, em perfil e texto – como Laureta (Adriana Esteves) e Rosa (Letícia Colin), por exemplo...

Espaço Leitor

Da série: Nossa gente verdadeira!

Antônio Leite,  o marceneiro "Tonheira". Ali embaixo da arquibancada do Adauto Morais, sua eterna oficina. Desde 1941,Juazeirense da gema, deve ter tomado muita "gengibirra" do seu Ezequiel nas tardes de domingo Veneza x Olaria.

"Tonheira" é do tempo de seu "Santinho", funcionário público municipal aposentado, muitas portas  & janelas ele abriu pelos cantos da cidade. Com suas "lupas" 360 graus e o seu "camelo " de duas rodas ele cruza o tempo da cidade. ..

Espaço do Leitor: Quadra de esportes às escuras há quase uma semana no Residencial Dr. Humberto Pereira

Em e-mail ao Blog uma leitora relata o descaso com a quadra de esportes do Residencial Dr. Humberto Pereira, recém-inaugurado, em Juazeiro (BA). Confira:

“Sou Moradora do Residencial Dr. Humberto Pereira, localizado às margens da BA-210 em Juazeiro-BA, sentido Sobradinho e prefiro não me identificar. Pois bem amigo, o conjunto habitacional construído conforme o Programa Habitacional do Governo Minha Casa Minha Vida possui duas quadras poliesportivas, porém as mesmas estão às escuras há quase uma semana por conta da Coelba ter cortado a ligação, pois segundo o órgão responsável o fornecimento era irregular. Ainda segundo um grupo de moradores que nos procurou para fazer a denúncia, a Prefeitura teria relatado que a quadra pertence aos moradores, portanto, estes deveriam assumir a responsabilidade pela iluminação. Os moradores por aqui questionam e pedem aos órgãos competentes e até mesmo ao Ministério Público que se pronuncie para averiguar a veracidade dos fatos, pois se a quadra está irregular a Coelba vem fazendo a ligação de casas invadidas sem que essas sequer apresentem documentação comprovando ser o real dono do imóvel. Eu quando fui fazer a ligação da rede elétrica de minha residência precisei apresentar tal documentação assinada pelo banco isso é inadmissível que aconteça e o ministério público não se pronuncie para socorrer a população. Onde está o poder judiciário da nossa cidade?”...

MEU BERÇO

Meu berço, meu lugar, Porto seguro.
Banhada pelas águas do velho Chico
Fonte de vida que aos poucos morre
Levada pelo descaso e maldade de homens
Que prometem, prometem e nada fazem.

Juazeiro da Fenagri, Terra da irrigação,
Que do ventre produz frutos
Exportados para outras nações,
Mas na mesa do seu povo falta sempre um pedaço de pão...

As 12 crianças tailandesas e a angustiante solidão da humanidade

O caso dos 12 meninos tailandeses presos em uma caverna com seu treinador de futebol, comoveu o mundo. Dos mais céticos, frios e indiferentes aos mais dramáticos e empáticos. O terrível drama vivido pelas crianças aprisionadas na caverna despertou o melhor de bilhões de pessoas em todo o mundo que, sem conhecê-las, torceram ou fizeram preces pelo resgate completo de todas elas.

A humanidade vem, aos poucos, se isolando e se tornando "cavernal". Pessoas optam pela frieza virtual, por não encontrarem meios de se conectarem emocionalmente, e de verdade, umas outras. Isso está produzindo uma geração de infelizes e solitários angustiados de alma os quais quando tentam se relacionar de verdade não o conseguem por completa falta de prática relacional...

60 anos da "bossa nova " hoje!

Mesmo que eu cante sozinho no deserto
Sem sequer uma alma penada por perto
Para me ouvir?
Não fui eu que fechei 
A fenda do coração concreto..
Não fui eu que fiz o país ruir 
Que deixei a "peteca cair "
Eu votei mas não elegí
O "mordomo " e os mórbidos de Brasília
Não sou de fugir   
Eu apenas entristeci
Disfarcei dor 
Minha "bossa nova " e o meu "rock n'roll"
Não fui eu que desisti
Foi um Brasil que acabou!

Maurício Dias (Mauriçola)..

LEITOR REIVINDICA A RECUPERAÇÃO DO MURO DO CEMITÉRIO DE SOBRADINHO (BA)

Em e-mail ao Blog Geraldo José Alexandro Nunes, popularmente conhecido como Sandro Neguinho, reivindica ao prefeito Luiz Vicente a recuperação da murada do cemitério da cidade de Sobradinho (BA). Confira: “Prefeito, quase todos sobradinhenses tem um ente querido repousando no cemitério Campo das Flores. Muitos túmulos foram depredados por vândalos, deixando um rastro de tristeza e prejuízos para os familiares. Veja a situação do muro hoje: Quebrado, caído em vários lugares a mais de dois anos. Essa parte de trás prefeito, o Sr. preferiu colocar uma cerca com passagem para o trator do que refazer o muro. Sugestão: Que tal o Sr. refazer o muro e aumentar em um metro? Dessa forma poderia evitar que os túmulos fossem quebrados! Eu faço a crítica e sinalizo a solução, mas acho que o Sr. deve estar preocupado com o forró do vaqueiro, em contratar bandas e apresentar seus candidatos a deputados. Já o legislativo, tem Edil que prefere fazer projeto para agradar sua família do que fazer pedido de providência para lembrá-lo do muro caído. É uma pena prefeito que desse R$ 1 milhão que vai ser gasto com o forró do vaqueiro, apenas 1% desse valor daria para o reparo do cemitério. Entendo o Sr. lá não dá voto!”. ..

ESPAÇO DO LEITOR: A COPA DO MUNDO NÃO É MAIS NOSSA...!!!

Realmente, qualquer um que no passado disputasse 4 Copas do Mundo seguidas e ganhasse 3, tinha motivos “para se achar”. Assim fomos nós nos idos de 58 a 70... E assim crescemos, achando que íamos ganhar todas, que só nós sabíamos jogar uma bola para dentro do gol, só nós tínhamos o tal gingado e a malandragem, só nós tínhamos e entendíamos de tudo sobre futebol e os outros não sabiam e nunca aprenderiam porque a cintura deles era dura, como muitos assim costumavam comentar... Grande engano!

Parafraseando aquela modinha de quando eu ainda era um Acordadinho bebê, vamos tentar dar uma analisada nesse assunto que não é de nossa competência e sim do “Tio” Mouze, um apaixonado e verdadeiro expertise em futebol. A modinha feliz dizia: A taça do mundo é nossa/com brasileiro, não há quem possa/Êh eta esquadrão de ouro/É bom no samba, é bom no couro... A modinha subiu a nossas cabeças?..

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ESPAÇO DO LEITOR: O ROUBO DA FLOR NA COHAB MASSANGANO.

Amigo saindo de casa nesta sexta-feira (06), na Cohab Massangano, Rua 81, tive uma triste surpresa. Ao abrir o portão e sair de casa, senti um vazio, senti a falta de cor, de vida, de energia.

Olhei a minha volta, me deparei com um buraco no jardim de casa. Jardim esse, que fica do lado de fora da nossa casa. O que havia acontecido lá?..

ESPAÇO DO LEITOR: AS MÁSCARAS CAEM NO FUTEBOL? ACABAMOS DE VER QUE ELAS CAEM SIM!

Como todo brasileiro do bem eu também fiquei muito chateado com a derrota e a eliminação da nossa Seleção no jogo contra a Bélgica. Justiça seja feita, a nossa adversária teve mais equilíbrio e profissionalismo, coisas que nós "brazuquinhas" ainda temos muito que aprender. Mas, o que me deixou bem triste não foi à derrota em si, porém as "manifestações nada carinhosas" de alguns maus patriotas em relação aos jogadores. Eles criticaram não só a Seleção, mas em especial a um jogador que de certo na opinião de muitos não fez uma boa atuação nos jogos.  Não, não estou falando do Neymar e tão pouco do Marcelo. Quero falar de FERNANDINHO que num ato de pura má sorte, sem querer conduziu a bola para fazer o gol contra que colocou a Bélgica na frente do desastroso placar.

É lógico que eu não censuro um gesto de indignação, aborrecimento e desilusão por parte do fanático e ufanista torcedor da nossa Seleção Canarinho.  É natural! Faz parte da nossa cultura em momentos de desgaste e rechace perdermos a cabeça e exacerbarmos nossas funestas emoções. Mas... Atacar um jogador que num golpe de infelicidade ao permitir que a bola usasse seu ombro para entrar na rede do goleiro Alissom com termos OFENSIVOS e RACISTAS, é de uma deselegância tremenda. Já não bastou àqueles vídeos horrendos de torcedores expondo uma moça russa a falar um monte de besteiras referindo-se as suas partes íntimas e daquele menino que num ato de ingenuidade (por desconhecer o nosso idioma) fazendo promessas de que vai "dar" para seu "cinegrafista nada virtuoso." Tudo isso já foi depositado no saldo negativo de nossa "conta reputacionária!"..

ERRY JUSTO Radialista e Jornalista.

JUAZEIRO TEM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ÁGUA E SANEAMENTO NESTA SEGUNDA (09)

Suely Nelson Argôlo suplente da Coordenação Executiva do SINDAE- Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto, Meio Ambiente do Estado da Bahia, ambientalista, feminista emancipacionista e assistente social da CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia escreveu artigo ao Blog tratando do tema oportunidade em que convida a sociedade a participar da audiência pública que acontece nesta segunda-feira, das 08 às 13 horas, no Centro de Cultura João Gilberto. Confira:

Água e Saneamento Básico: Direito Humano Fundamental! E não Mercadoria...

ARTIGO 300 – ESQUERDA - DIREITA - VOLVER!

Até compreendo o quão é difícil para aqueles que têm posições um pouco ou muito radicais, em admitir posicionamentos contrários aos seus pensamentos políticos. Mas, para a convivência harmoniosa num regime democrático é preciso aprender a conviver com as divergências, e sem os confrontos irracionais. É incompreensível, e até mesmo incoerente, que tanto se reivindique o direito à liberdade e, contrariamente, alguém seja partidário de governos ditatoriais e absolutistas, sejam eles de esquerda ou de direita. Considerando que pelo menos na teoria a esquerda tem uma certa vocação para reclamar o exercício desse salutar direito democrático de poder se manifestar livremente, na prática, todavia, não é o que se tem testemunhado ao longo da história nos países onde o comunismo ou o socialismo imperaram, invariavelmente sob a tutela da violência, da repressão e da supressão dos direitos individuais. E quem não concorda, não diverge de mim e sim da história.

Igualmente é difícil de se conceber onde está a razoabilidade de um projeto político cujas ações se inspiram na violência exacerbada, onde uma militância de esquerda tem as suas ações marcadas pelo radicalismo que transcende os limites da ordem. Lutar pela conquista de direitos sociais pressupõe o respeito aos direitos de terceiros e aos limites da ordem e preceitos estabelecidos para essa mesma sociedade. O mérito dessa luta está na conquista legal das condições favoráveis ao desenvolvimento social do cidadão e no fortalecimento das instituições, e não no desrespeito desenfreado e na destruição descontrolada do patrimônio privado e público, como sempre acontece. Diga-se de passagem, sob o olhar beneplácito de uma maioria que deveria se levantar e reagir...

ARTIGO - PRECISA-SE DE MACHOS “DAQUILO ROXO”!

País de sangue, cinzas e lágrimas! Onde estão os varonis da minha Pátria? Autoridades? Queremos o brado da paz com fervor e esperança! A família brasileira não é lixo nem limbo da sarjeta da humilhação; merece respeito e tranquilidade social, não devendo ser prisioneira da desídia governamental que aduba o distúrbio e a insegurança. Insensatez que estimula a desordem, sinalizando as veredas da impunidade e da anarquia exacerbada sem raia.

Não aceitamos mais essas vergonhosas desditas que atropelam o caminho da felicidade brasileira humilhando o nosso povo, pisoteando-o descaradamente, sem piedade. Necessitamos de uma ação enérgica e destruidora em definitivo, cujas autoridades parecem se deleitar com o sadismo, sorrindo da dor que passam os desprovidos da sorte em mãos dos incendiários e sanguinários, zombeteiros da frouxidão e da inércia do Estado...

Artigo - Abstenção não é solução

*Luiz Carlos Borges da Silveira 

A situação política brasileira continua complicada e mesmo sendo ano de eleições majoritárias e proporcionais não há expectativa de melhora a curto prazo, porque não se visualiza efetivo aceno de mudança pela urna, que é o caminho na democracia.   ..

LEITORA RECLAMA DA ESCURIDÃO NA AVENIDA NOVA JUAZEIRO

A leitora Elisângela Araújo em e-mail ao Blog reclama da escuridão na avenida Nova Juazeiro, que liga o Mercado do Produtor ao bairro Tabuleiro. Confira: “Geraldo venho por meio do blog pela terceira vez em busca de solução para a problemática da escuridão na avenida Nova Juazeiro, BA 210, que liga o Mercado do Produtor ao bairro Tabuleiro, onde várias torres continuam apagadas trazendo transtorno e exposição a assaltos, atropelamentos, colisões etc. Esperamos uma resposta mais efetiva por parte dos prepostos da Sesp, o Sr Antônio Tibúrcio Café, gerente de iluminação e Celso Leal Secretário, em caráter de urgência”. ..

Da Redação

Era uma vez o forrobodó

O período das festas juninas encerrou oficialmente no dia 30 de junho, após as comemorações do dia do último santo do mês, o São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica, (não confunda com São Pedro de Alcântara, santo padroeiro do Brasil, cuja comemoração acontece no dia 19 de outubro). Mas por ter uma população 'festeira de nascimento', muitas cidades do nordeste, mas especificamente na Bahia, as festas se prorrogam por praticamente todo o mês de julho.

Os 'arraiás' ainda arrastam pé e arrastam muita gente. O forró de raiz, mesmo que a cada ano esteja sendo ameaçado de extinção, sobrevive nostalgicamente. O 'dois pra lá, dois pra cá' da dança vem sendo trocado por coreografias que mais parecem passos de balizas de fanfarras (uma mistura de ginástica artística, rítmica, teatro e arte circense). Já o gênero musical oriundo basicamente do conjunto de instrumentos como o triângulo, a sanfona e a zabumba está cada vez mais desconfigurado, sendo substituído por estilos denominados de 'urbanos e modernos'. A guitarra, o teclado e a bateria são os responsáveis em produzir os sons do novo 'forró universitário' e de uma espécie de pop chamado de 'forró eletrônico'. Triste realidade...

ESPAÇO DO LEITOR: SENTO-SÉ, 184 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NÃO TEM MUITO O QUE COMEMORAR!

Porque a ausência de motivos para festejar o aniversário de Sento-Sé? O município sempre teve inúmeros potenciais, mas falta competência à administração para tocar projetos de desenvolvimento que beneficiem a população.

Sento-Sé, completa hoje (06/07), 184 anos de emancipação política com muitos potenciais, enorme volume de riquezas naturais, terras abundantes (12.840Km²), quase 500 quilômetros de borda do Lago de Sobradinho, sol o ano inteiro, no entanto, o nosso povo continua sofrido, sacrificado, mais da metade da população desempregada, povo cada vez mais empobrecido, em péssimas condições socioeconômicas sem renda, outras milhares dependendo de ajuda de programas sociais, milhares buscando de um jeito ou de outro, saídas  em benefícios oferecidos por programas do Governo Federal e um enorme contingente que foi obrigado a sair da cidade e do município para outras regiões do país em busca de sobrevivência...

MORADOR DO TABULEIRO AGRADECE AO BLOG E AO SAAE RESTABELECIMENTO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA EM SUA RESIDÊNCIA

Noite passada (04) o Blog postou mensagem do leitor Pedro Antônio, morador do Bairro Tabuleiro, ex-presidente da Associação de Moradores, estudante do curso de Direito na Uneb, que enviou vídeo reclamando do atendimento ou da falta deste por parte do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Ele explicou que no último dia 27, garotos por brincadeira ou vandalismo, quebraram o registro de água da sua residência, à Rua 10, número 636. “Dia 28/06, minha esposa registrou queixa junto ao SAAE, a minha nora também ligou por duas vezes, e eu estive terça-feira por volta das 15:30hs, e a posição do SAAE é sempre: aguarde que já solicitamos".

Nesta quinta-feira (05) Pedro Antônio voltou a manter contato com este noticioso, desta feita para agradecer a realização do serviço: “Geraldo José volto para te agradecer por você ter me tirado de uma grande dor de cabeça, pois estava preparado para acionar a justiça, mas, graças a Deus, o seu blog deu resultado. Pois já vieram concertar a minha água, e me perguntaram quem havia feito a denúncia no seu blog, respondi que teria sido eu, então esse é o sinal que valeu a pena. Muito obrigado”...