Foram encontrados 435 registros para a palavra: semiárido

Profetas da chuva e Laboratório da UFAL preveem inverno bom no Semiárido entre os meses de fevereiro e maio

Os nove estados do Nordeste e a região Norte de Minas Gerais, que compõem o Semiárido brasileiro, terão um bom volume de chuvas entre os meses de fevereiro e maio de 2022.

O mês de fevereiro deve concentrar os veranicos, com períodos de maior estiagem; enquanto o mês de abril deve ser o mais chuvoso da estação. As previsões são resultado das observações do Laboratório de Análises e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), coordenado pelo professor e pesquisador Humberto Barbosa. ..

Acesso à água no Semiárido: uma questão de Direito Humano, uma prioridade para 2022

O ano de 2022 começou de forma bem distinta para a adolescente Estefany Lima, de 13 anos, que mora na comunidade Caruá, município de Vertentes, no Semiárido de Pernambuco, e para Suzana Pereira, de 37 anos, que mora na comunidade Serra do Urubu, município de Mata Grande, região semiárida de Alagoas. 

A adolescente, que “não conhece o que é seca”, como ela mesma diz, pois nasceu com a cisterna de 16 mil litros perto de casa, e está de férias da escola, vive, agora, o momento de plantio de hortaliças e a produção de mudas. Para isso, ela e a família contam com a água de produção, disponível na cisterna de 52 mil litros, outra tecnologia que a família possui. ..

Em carta aberta, ASA denuncia que governo Federal tem condenado a população do Semiárido à fome e morte

Ao final de mais um ano da atual gestão do governo federal, a Articulação Semiárido brasileiro (ASA) não implementou as 4.047 tecnologias que guardam água das chuvas para consumo humano e para produção de alimentos que beneficiaria número igual de famílias.

A construção destas 4.047 tecnologias sociais, a maioria cisternas, estavam previstas no contrato que a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), instituição que faz a gestão física e financeira dos programas da ASA, assinou em dezembro de 2019 com o Ministério da Cidadania...

Embrapa Semiárido lamenta o falecimento de Haroldo Schistek

A Embrapa Semiárido lamenta o falecimento de Haroldo Schistek, um dos fundadores e ex-presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), ocorrido no dia 9 de dezembro de 2021. 

Austríaco de nascimento e vivendo no Brasil há mais de 40 anos, Haroldo foi um importante parceiro da Empresa, contribuindo em diversos projetos, eventos e ações voltados para a convivência com o Semiárido, a exemplo do Projeto Bem Diverso e de várias edições da feira Semiárido Show. Foi, também, membro do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Semiárido...

Abertas inscrições para o curso on-line de Viticultura Tropical no Semiárido

A Embrapa lança o primeiro curso on-line sobre Viticultura Tropical no Semiárido, uma capacitação completa, gratuita e que tem oferta contínua, ou seja, pode ser iniciada a qualquer tempo.  

A iniciativa aborda os diferentes aspectos da produção de uva no Semiárido, buscando contribuir com o avanço tecnológico e sustentabilidade da viticultura brasileira...

UNEB em Juazeiro realizará a 10ª edição do Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro

O X Workshop Nacional e I Internacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (WECSAB), realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), inicia sua programação nesta terça-feira (16). 

O X WECSAB apresenta como tema "Educação Contextualizada, diálogos e conflitos interculturais: entre o local e o global" e será realizado a partir de uma articulação entre o Departamento de Ciências Humanas, Campus III, em Juazeiro, e a Universidade de Pádua /Itália, cujo convênio e parceria datam de décadas, em especial através do intercâmbio de estudantes da graduação e da pós-graduação...

Curta-metragem gravado no semiárido estreia em Petrolina-PE

Chico e Flor - A lenda do Rio Opará. Foto Thierri Oliveira

O Rio São Francisco é cenário da história protagonizada pelos personagens Chico (Rafael Moraes) e Flor (Camila Rodrigues). Gravado e produzido em Petrolina, no sertão de Pernambuco, com incentivo do Governo do Estado, através do 13º edital do Funcultura Audiovisual, Chico e Flor - A Lenda do Rio Opará será exibido gratuitamente nos dias 19, 28 e 29 de novembro em Petrolina-PE, respectivamente nas comunidades da Ilha do Massangano, Rio Corrente e José e Maria e soma-se à produção audiovisual  da região tendo a infância como público-alvo principal. ..

Abertas as inscrições gratuitas para a edição virtual do Semiárido Show

Estão abertas as inscrições gratuitas para a nona edição da feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro, o Semiárido Show. Pela primeira vez o evento será realizado de forma virtual, no período de 23 a 25 de novembro, possibilitando a participação do público a partir de qualquer localidade do Brasil e do mundo.

A feira é gratuita e aberta a todos os públicos, como produtores, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes, comunidade científica, gestores, formuladores de políticas públicas e demais interessados. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site https://semiaridoshow.online/...

Processo de Desertificação do Semiárido Aumenta Desafio das Mulheres Vivendo na Região

Às vésperas da 26ª edição da Conferência das Partes (COP), que integra a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, as organizações de jornalismo Gênero e Número e Instituto Modefica destacam como as mudanças climáticas têm impactado a vida das mulheres no semiárido do nordeste brasileiro. 

A série de quatro reportagens, assinadas por Vitória Régia da Silva e com análise de dados de Flávia Bozza Martins, busca promover o jornalismo climático com uma perspectiva interseccional que, portanto, considere questões de gênero e raça na cobertura do tema. Nesse sentido, o esforço dos veículos ao lançar a reportagem no marco da COP26 é destacar a importância de uma agenda de justiça climática nos órgãos de cooperação internacional e capaz de endereçar os problemas de ordem humanitária engendrados pelas alterações do clima...

Campanha 'Tenho Sede' feita pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) avança com objetivo de construir 1 milhão de cisternas

Democratização da água através da construção de cisternas no semiárido brasileiro. Esse é o objetivo da campanha 'Tenho Sede' feita pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Diferente de criar  grandes açudes em terras particulares, o projeto prevê a implementação de um milhão de cisternas na região. As cisternas serão estruturadas ao lado das casas para que as famílias da zona rural dos municípios consigam acumular a água da chuva e utilizar para benefício do próprio...

 Obras clássicas e contemporâneas que reescreveram a história do Semiárido

O Semiárido sempre esteve presente nas obras literárias. Por essa razão, o Dia Nacional do Livro, celebrado ontem sexta, 29 de outubro, tem um sentido diferenciado para a região, que já tem a sua nova história contada em obras contemporâneas. Lançado em 2006, o livro Entre o Combate à Seca e à Convivência com o Semiárido, do filósofo Roberto Marinho, é a primeira publicação a contar a história da região a partir das experiências de convivência com o Semiárido desenvolvidas por organizações não governamentais. 

A obra de Marinho investiga experiências e reflete sobre um novo modelo de desenvolvimento sustentável adequado às características do Semiárido...

Produtores do Semiárido baiano aprendem como melhorar produtividade do rebanho de caprinos e ovinos

Iniciativas simples de manejo sanitário e nutricional são algumas das ações que estão sendo adotadas pelos criadores(as) de caprinos e ovinos do Semiárido da Bahia, para melhorar a produtividade do rebanho. Isso porque, após receberem assessoramento técnico especializado, eles e elas estão tendo a oportunidade de ver na prática como a adoção de técnicas baratas podem fazer a diferença na hora de comercializar os animais.  

Um bom exemplo disso é a iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do edital Aliança Produtiva, que está sendo executado na região, em parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), e envolve diretamente famílias agricultoras beneficiadas pelos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva. ..

Prorrogadas as inscrições para submissão de trabalhos no X Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido

Interessados (as) em participar do X Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro, Wecsab, têm até esta segunda-feira, dia 25/10, para submeter trabalhos nas modalidades: artigos científicos, ensaios ou relatos de experiências.

Nesta edição, o evento traz como temática: "Educação contextualizada, diálogos e conflitos interculturais: entre o local e o global". O evento é realizado anualmente pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) ligado ao Departamento de Ciências Humanas – campus de Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (DCH III/UNEB).  ..

Pesquisadores adaptam manejo de nova cultivar de uva rosada brasileira para o Semiárido.Meta é expandir mercado para Asia

O Semiárido nordestino, principal região produtora e exportadora de uvas de mesa do Brasil, conta agora com mais uma cultivar para se diferenciar no mercado: a uva BRS Melodia. Desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, coordenado pela Embrapa, ela recebeu o protocolo de manejo especial para a região do Vale do Rio São Francisco.

Desenvolvida originalmente para regiões de clima temperado e lançada em 2019, a BRS Melodia chamou a atenção do setor produtivo que, em parceria com a Embrapa, contribuiu com a validação do sistema de cultivo para a região tropical. Ela partilha o nicho de mercado explorado pela BRS Vitória, a primeira cultivar de uva da Embrapa a se tornar um ícone da viticultura da região, ao quebrar vários paradigmas e ganhar espaço no mercado internacional...

Jornada das Águas apresentará soluções para abastecimento do semiárido

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, iniciou um roteiro de dez viagens para a Região Nordeste. Chamada de Jornada das Águas, a iniciativa visa a inaugurar obras de infraestrutura sanitária e de abastecimento, além de firmar compromissos de novas entregas que ampliem a oferta de água potável e esgoto tratado em áreas de baixo desenvolvimento socioeconômico.

Segundo Marinho, a campanha Jornada das Águas tem como objetivo conscientizar populações locais sobre a importância do desenvolvimento econômico sustentável, além da manutenção, preservação e recuperação de nascentes de água...

Ciclo de diálogos aborda em 3º encontro estudos e a formação de indígenas, quilombolas e povos tradicionais no semiárido

O 'Ciclo de Diálogos Formativos: Educação, História e Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas do Semiárido Pernambucano' vai realizar na próxima quarta-feira (13) o terceiro encontro.

O tema da mesa-redonda desta edição é 'Opará e PPGECOH-UNEB/Laboratório de Etnologia: estudos e formação sobre indígenas, quilombolas, comunidades de religiões afro-brasileiras e demais comunidades tradicionais no Semiárido'...

Ciclo de Diálogos: Educação, História e Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas do Semiárido acontece na quarta (13)

Encontram-se abertas as inscrições para o terceiro encontro do 'Ciclo de Diálogos Formativos: Educação, História e Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas do Semiárido Pernambucano'.

O objetivo é promover conhecimentos nas áreas de Educação, História e Direito sobre os povos Indígenas e Quilombolas habitantes do semiárido pernambucano e contribuir com reflexões e consequente ressignificação sobre os povos originários, como também possibilitar a efetivação da Lei 11.645/08...

Festival de Arte e Cultura do Semiárido prorroga inscrições até 8 de outubro

O Festival de Arte e Cultura do Semiárido prorroga as inscrições para envio de produções artísticas e culturais até o dia 8 de outubro. O evento realizado de forma on-line está sendo organizado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e tem como objetivo dar visibilidade à produção regional, com foco na infância, educação e Convivência com o Semiárido.

As/Os interessadas/os podem se inscrever em uma das seis categorias: artes cênicas, contação de histórias, dança, fotografia, música ou poesia...

A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO É A PRÁTICA DA AGROECOLOGIA NO BIOMA CAATINGA

No dia 3 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Agroecologia, uma data que chama a atenção para a importância da Agroecologia na saúde da sociedade e do meio ambiente. A agroecologia se caracteriza pela produção de alimentos em harmonia com o ambiente natural, conservando a biodiversidade, diferentemente do modo mais comum de agricultura utilizada pelo agronegócio, que destrói o meio ambiente.

Na região Semiárida, a Agroecologia está presente através das práticas de Convivência com o Semiárido, que também traz como premissas a conservação do meio ambiente, Recaatingamento, produção apropriada, segurança alimentar e nutricional para as famílias, sistemas justos e sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, dentre outras. Assim, para abordar mais sobre as inter-relações entre Convivência com o Semiárido e Agroecologia, conversamos com colaboradores e colaboradoras do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) que vão elucidar alguns pontos importantes sobre essa discussão, explicando que a Convivência com o Semiárido é a prática da Agroecologia no bioma caatinga...

X Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro prorroga submissão de trabalhos até dia 10 de outubro

X Workshop Nacional e I Internacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (WECSAB), realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), prorrogou, até o dia 10 de outubro de 2021, o prazo para a submissão de trabalhos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do sitehttps://xwecsab.wixsite.com/unebdch3, onde estão disponíveis programação completa, normas para submissão de trabalhos e eixos temáticos. Para quem não irá submeter trabalhos, a inscrição pode ser feita até dia 10 de novembro...