Foram encontrados 846 registros para a palavra: escolas

Uso de celulares por estudantes nas escolas: o que muda com aprovação da restrição?

Os alunos de escolas públicas e particulares serão proibidos de utilizar aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, durante as aulas. A decisão vale ainda para os períodos de recreio e de intervalos entre as aulas. O projeto (PL 4.932/2024) que determina essas regras foi aprovado pelo Plenário do Senado e aguarda sanção presidencial.

A matéria prevê exceções e permite o uso de aparelhos eletrônicos para fins pedagógicos ou em situações de perigo. Os dispositivos também poderão ser utilizados para garantir a acessibilidade, inclusão e atender às condições de saúde dos estudantes...

Câmara de Salvador aprova proibição do uso de dispositivos eletrônicos em escolas

Foi aprovado o projeto de lei (PL) 302/2023, que proíbe o uso de celulares em escolas de Salvador. O PL tramitou na Câmara de Vereadores do município, foi votado com aprovação nesta terça-feira (17) e agora aguarda a sanção da gestão municipal.

De autoria do vereador André Fraga (PV), o projeta veta o uso de qualquer aparelho eletrônico que possua acesso à internet nas salas de aula e demais dependências das escolas. Se a medida for sancionada pelo prefeito, será válida para as instituições públicas e privadas de ensino da pré-escola ao ensino médio...

SEC-Bahia avalia ano letivo 2024 e premia escolas que foram destaque na gestão de aprendizagem

Nesta quarta-feira (11), teve início o 2º Seminário de Gestão do Conhecimento, promovido pela Secretaria da Educação (SEC), para discutir estratégias e boas práticas desenvolvidas e implementadas nas escolas estaduais que se destacaram em 2024 e planejar os rumos da educação pública baiana para o ano letivo de 2025.

O evento acontece até sexta-feira (13), em Costa do Sauípe, no município de Mata de São João, no Litoral Norte baiano. Participam professores e gestores de 288 escolas estaduais, distribuídas pelos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia. ..

CCJ aprova proibição do uso de celular em escolas; deputada bolsonarista chama de "bunda mole" quem votou a favor

Com 45 votos a favor e apenas 14 contra, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, na sessão desta quarta-feira (11), o PL 104/2015, que proíbe o uso de aparelhos celulares nas salas de aula dos estabelecimentos de educação básica e superior.

Como foi aprovado em caráter conclusivo, o texto poderá seguir direto para o Senado, sem passar pelo plenário, a não ser que haja recurso assinado por 52 deputados...

Banimento de celulares nas escolas do país deve ser aprovado na Câmara e seguir para o Senado

O banimento do uso de celulares por estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país deve ser aprovado nesta terça-feira (10) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados.

O texto em votação reúne 14 projetos de lei (PL) e tem amplo apoio dos deputados, da direita à esquerda -em 30 de outubro já havia sido aprovado pela Comissão de Educação...

Metade das escolas brasileiras descumpre lei antirracista

Há mais de duas décadas, uma lei tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todo país. Só que aplicar o que a legislação determina ainda é desafiador.

Uma pesquisa do Ministério da Educação mostrou que, entre 2019 e 2021, metade das escolas desenvolveu algum projeto sobre relações étnico-raciais...

Prefeitura de Juazeiro expande escolas de tempo integral e impulsiona educação pública de qualidade

A rede municipal de ensino consolidou um avanço significativo para Juazeiro com a ampliação do número de escolas de tempo integral, que passou de 7 para 23 unidades.

Essa expansão amplia as possibilidades de ensino e apoio aos estudantes, reforçando o compromisso da gestão pública com uma educação mais inclusiva e abrangente...

Artigo - Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de outubro de 2024, um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Inúmeros trabalhos científicos falam que o uso do celular está tendo um impacto importante no desenvolvimento das nossas crianças. Isso tem impacto muito relevante, pois uma criança passa 200 dias letivos numa escola e no mínimo quatro horas por dia.

Todas as pesquisas neurocientíficas são a favor dessa medida, pois a criança poderá se envolver mais com os outros e trabalhar habilidades que estão sendo deixadas de lado...

Rede estadual de Juazeiro ganha seis novas modernas estruturas de escolas, nesta terça (dia 12)

Com o objetivo de revitalizar as estruturas físicas da rede estadual de ensino, o Governo da Bahia entrega, nesta terça-feira (dia 12), em Juazeiro, seis novas obras de escolas.

A programação, que terá a presença da secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, começa, às 8h, com a inauguração da ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior. ..

Risco nas escolas: estado lança campanha de alerta para o bullying pela internet

Nesta quinta-feira (7), é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência e o Bullying na Escola. Para marcar a data,o Governo do estado lança uma campanha de alerta para esse problema que afeta principalmente estudantes.

Uma das principais preocupações é o  cyberbullying, disseminado por meio de redes sociais, plataformas de mensagens, jogos online e celulares. Esses instrumentos são utilizados para envergonhar, assustar ou enfurecer as vítimas...

81% DO ANO LETIVO É AFETADO POR TIROTEIOS NO ENTORNO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM SALVADOR

Violência armada é parte do cotidiano das escolas soteropolitanas: 1 em cada 4 tiroteios mapeados na capital ocorre em horário letivo e em até 300 metros de distância de escolas públicas.

43% dos tiroteios registrados no entorno de unidades educacionais ocorrem durante ações policiais. Em pouco mais de 2 anos, 76% das escolas públicas de Salvador registraram tiroteios no seu entorno...

Mais de 70 escolas requalificadas: Prefeitura de Juazeiro investe na infraestrutura educacional

A Prefeitura de Juazeiro, já entregou à comunidade mais de 70 escolas totalmente renovadas, climatizadas e equipadas com mobiliário novo, promovendo um ambiente mais moderno, acessível e adequado para o aprendizado, tudo isso com recursos próprios.

Além disso, mais 9 unidades estão com obras em andamento, como é o caso da requalificação da Escola Paulo VI, que vai promover uma grande transformação no ensino municipal, liderada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc)...

Uneb Juazeiro sedia o I Encontro de Agências de Notícias das Escolas do Vale do São Francisco

Nesta Quarta-feira (09), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro sediou o I Encontro de Agências de Notícias das Escolas do Vale do São Francisco, com a temática "Como a Ciência Contribui para a Educação".

O evento foi promovido pela Agência de Notícias de Ciência, Educação e Tecnologia MultiCiência, em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10), e reuniu professores e estudantes das escolas públicas da região...

Filmes produzidos em escolas estaduais baianas vencem seleção e são apresentados no Festival do Rio, nesta quinta (10)

Dois filmes produzidos por estudantes da rede estadual de ensino da Bahia serão apresentados, nesta quinta-feira (10), entre os trabalhos na Mostra Geração, dentro da 26ª edição do Festival do Rio 2024. Trata-se de um dos principais eventos do audiovisual e do cinema do país, que segue até domingo (13).

"Ikhã Nákiyã - luta ancestral" é o título do vídeo realizado pelos estudantes do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, situado em Santa Cruz Cabrália. Já o trabalho "Evasão escolar: qualidade da educação" é de autoria de alunos do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, de Vitória da Conquista...

Uneb sediará I Encontro de Agências de Notícias das Escolas do Sertão do São Francisco

Será realizado, no dia 09 de outubro, a partir das 8h30, no auditório da Uneb de Juazeiro, o I Encontro de Agências de Notícias das Escolas do Sertão do São Francisco. O evento é uma ação da Agência de Notícias de Ciência, Educação e Tecnologia Multiciência, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB de Juazeiro e o Núcleo Territorial de Educação – NTE 10, e prevê a formação de estudantes em produção de textos jornalísticos para redes sociais com o intuito de implantar agências para veiculação de notícias sobre a escola e o Território do Sertão do São Francisco.
 
A programação contará com a participação da professora Lindsai Batista, o coordenador da Agência Ser Tão Ciência, professor Damon Farias, a idealizadora do Agência Multiciência, professora Dra Andrea Cristiana Santos, além das oficinas formativas e momento musical. O Encontro é voltado para professores e estudantes das escolas públicas dos municípios atendidos pelo NTE-10 (Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá), comunidade científica e comunidade jornalística do Vale do São Francisco.
 
Para mais informações, os interessados podem procurar as organizadoras do evento através dos contatos (87) 9.9655-4884 Raiane Sousa ou (71) 9.9181-4452 Carla Paiva. ..

Bahia: curso gratuito para capoeiristas que desejam atuar em escolas abre vagas em nove cidades

Um curso gratuito voltado para capoeiristas que desejam atuar em escolas está com inscrições abertas na Bahia. O Programa Qualifica Capoeira aceita candidaturas até o dia 5 de outubro através de um formulário. Os participantes terão direito a transporte, lanche, camisa e material didático.

A formação será realizada em dez turmas, distribuídas em nove cidades do estado: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista...

Implantação de agências de notícias em escolas da rede estadual transformam estudantes baianos em produtores de conteúdo

Ao ter a ideia de criar uma revista literária, a professora de língua portuguesa Bárbara Carneiro não imaginava como aquele produto mudaria a vida dos estudantes do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares (CEPCV), do município de Santa Bárbara. "Em uma roda de conversa, algumas alunas relataram que encontraram na escrita a cura para algumas questões emocionais e psicológicas, como ansiedade e síndrome do pânico. Elas puderam colocar no papel as angústias da alma. A partir daquele momento, percebemos como escrever também se tornou um processo terapêutico", destacou a professora.

Foi o que aconteceu com a estudante Joana Anjos, de 18 anos. "Percebi que, ao transferir os meus sentimentos para o papel, as minhas crises de ansiedade foram amenizadas. Passei a me sentir mais tranquila. Ainda me descobri como uma ótima repórter. É muito gratificante ver uma iniciativa como essa, que começou tão pequena, tenha hoje toda essa visibilidade"...

Educadores elogiam possível restrição ao uso de celulares nas escolas

Professores e orientadores educacionais avaliam como positiva a possibilidade de o Ministério da Educação atuar para banir o uso de celular nas escolas públicas e privadas do país. Prevista para ser apresentada em outubro, essa e outras propostas podem ser adotadas com o objetivo de conter os prejuízos do uso excessivo de telas na infância e na adolescência.

Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu essa ideia durante uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Na oportunidade, ele citou algumas pesquisas indicando que o uso dessas tecnologias, além de comprometer aprendizado e desempenho dos alunos, impactaria também a saúde mental de professores...

Governo Federal prepara projeto para banir o celular nas escolas

O Ministério da Educação está preparando um projeto de lei visando proibir o uso de celulares em escolas públicas e particulares. A medida, que deve ser divulgada em outubro, visa conter o excesso de telas na infância e na adolescência.

“Nós estamos trabalhando na elaboração de um projeto de lei porque, na nossa avaliação, uma ‘recomendação’ seria muito frágil”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, à Folha de S. Paulo...

Bahia: Escolas da rede estadual realizam atividades em alusão ao Setembro Amarelo e Setembro Verde

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), programou um conjunto de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, nas escolas da rede estadual de ensino de Salvador e do interior baiano. A campanha visa a mobilização global sobre a prevenção do suicídio e a disseminação de informações sobre saúde mental e identificação de sinais de alerta, abordando a importância de buscar ajuda quando necessário. A iniciativa tem o intuito de estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento junto à comunidade escolar.

As oficinas sobre a temática do Setembro Amarelo já foram iniciadas em escolas da rede estadual. 
 
“O Setembro Amarelo é considerado a maior campanha de prevenção ao suicídio em todo planeta, visa conscientizar as pessoas a respeito do suicídio e evitar o seu acontecimento. Assim, reforçamos as atividades do Programa Saúde do Professor, direcionando palestras, rodas de conversa e oficinas com o tema abordado com firmeza, substituindo lamentos por atitudes, com o objetivo de alertar sobre a possibilidade da renovação transformadora da própria vida”, pontua a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Rosário Muricy...