Foram encontrados 1571 registros para a palavra: atendimento

Estados e municípios brasileiros fortemente afetados pela fumaça terão tendas para atendimento, diz ministra

Tendas de atendimento para hidratação e nebulização serão instaladas em estados e municípios brasileiros fortemente afetados pela fumaça proveniente de queimadas, pelo calor e pela seca.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Estamos trabalhando ativamente frente a dois problemas simultâneos que vivemos hoje no país”, disse, ao se referir aos incêndios e às altas temperaturas associadas à baixa umidade do ar...

Mãe dá à luz a trigêmeas idênticas em hospital de Petrolina

Nesta quarta-feira (12), a atendente de farmácia Janideia Souza, de 35 anos, foi amamentar as filhas na Unidade de Cuidados Intensivos, do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Alana, Renata e Jade, nasceram na terça-feira (10), com 34 semanas de gestação. "Eu tenho uma menina de 3 anos e foi um susto, depois uma surpresa feliz saber que eu estava grávida de trigêmeas, " contou a mãe.

Janideia mora em Filadélfia, no norte da Bahia, e como o HDM Ismep faz parte da Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia conveniado ao SUS), no atendimento à mulheres e crianças dos 53 municípios da rede, a atendente de farmácia foi encaminhada à unidade que é referência em gravidez de alto risco. "Eu fui muito bem recebida, desde a portaria até a sala de parto. Fui muito acolhida no trabalho de parto, no centro cirúrgico. Durante o parto os profissionais me passaram muita segurança, foi muito humanizado, eu sou muito grata por tudo que eu tenho vivido aqui no hospital esses dias, " destacou Janideia...

Proae realiza atendimentos para esclarecer dúvidas sobre PSU 2024

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará atendimentos on-line com os assistentes sociais da equipe para esclarecer dúvidas dos estudantes sobre o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2024 para bolsas e auxílios do Programa de Assistência Estudantil (PAE). Os atendimentos ocorrerão nos dias 9 e 11 de setembro pela plataforma Google Meet, com acesso à sala por este link, nos horários que constam abaixo. 

Dúvidas também podem ser encaminhadas à Proae pelos e-mails [email protected] e [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (87) 99903-1297. Mais informações sobre o PSU 2024 estão disponíveis no site da Proae e no Sistema PAE. 

Datas e horários dos atendimentos:..

Petrolina: Menores infratores fugiram da Unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Governo do Estado de Pernambuco (Funase)

A REDEGN recebeu a informação que menores infratores fugiram da Unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Governo do Estado de Pernambuco (Funase), localizada no bairro Jardim Maravilha, em Petrolina, na noite desta segunda-feira (12).

Segundo informações, os jovens conseguiram fugir pela porta da frente da unidade, levando consigo os celulares das duas agentes que estavam de plantão no momento...

HU-Univasf/Ebserh oferta atendimento integrado para mulheres vítimas de violência

Cerca de 51,5% da população brasileira é formada por pessoas do sexo feminino. Em 2023, segundo dados do Instituto DataSenado, 30% das mulheres apontaram já ter sofrido algum tipo de violência familiar ou doméstica provocada por um homem.

A fim conscientizar a população sobre a importância de combater à violência contra a mulher, foi instituído o agosto lilás...

Bahia: Governo amplia atendimento da nova carteira de identidade a partir de 1º de agosto

O SAC e o Instituto de Identificação Pedro Mello iniciam o projeto de expansão do atendimento do novo RG a partir de 1º de agosto.

A ampliação da Carteira de Identificação Nacional (CIN) começa por cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS): SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, na capital; e Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS. ..

Pacientes enfrentam filas na Secretaria de Saúde Juazeiro em busca de fichas para atendimento nesta quinta-feira (25)

Mais uma vez pacientes reclamam de longas filas para marcar consultas na Secretaria de Saúde de Juazeiro, Bahia.  Indignadas várias pessoas cobram providências das autoridades. "Muitos aqui chegam de madrugada para receber uma ficha e garantir o atendimento".

Uma paciente que prefere não ser identificada pergunta para quem serve o sistema de marcação de consultas e exames especializados que passaram a ser agendados, desde o mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde...

Hospital Dom Malan em Petrolina registra queda de pouco mais de 39% no atendimento de crianças com doenças respiratórias

O Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde em Petrolina registrou queda no número de atendimentos de crianças com sintomas de síndromes respiratórias nos primeiros quinze dias deste mês de julho. Foram 38,95% a menos em relação ao mesmo período do mês de junho.

De acordo com o relatório do Pronto Socorro Infantil (PSI), foram realizados 1.192 acolhimentos na classificação de risco. Desse número, 298 foram crianças que apresentaram sintomas de doenças respiratórias. No mesmo período de junho foram registrados 1.442 acolhimentos no PSI, sendo que 765 foram crianças com sintomas de doenças respiratórias.  ..

Servidores do INSS continuam em greve. Paralisação já afeta atendimento em Juazeiro e Petrolina

Conforme publicado na REDEG, a falta de acordo com o governo sobre reajuste salarial, apesar das inúmeras rodadas de negociações, levou os servidores do INSS, a iniciarem uma greve nacional, desde quarta-feira, 11. 

O movimento atinge tanto os trabalhadores que estão nos postos como aqueles em home office. Em Juazeiro e Petrolina a greve pode afetar o atendimento a população. Em contato com assessoria de imprensa do Inss Bahia, A REDEGN foi informada que "sobre a greve apenas a Central pode falar". O fone fixo da agencia Juazeiro Bahia "não completa a chamada"...

APS Itinerante: Prefeitura de Juazeiro realiza 238 atendimentos no bairro Maringá

A comunidade do bairro Maringá recebeu mais uma edição do APS Itinerante na manhã desta quarta-feira (03). Foram realizados 238 atendimentos entre consultas, exames, vacinação, e procedimentos odontológicos. O programa, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem por objetivo dar celeridade às demandas por atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

"Esta foi mais uma edição exitosa do programa. Estamos conseguindo diminuir o tempo de espera por consultas e exames nas UBS, o que é fundamental para a efetividade do tratamento de nossos pacientes. Tenho recebido respostas muito boas dos profissionais e da comunidade", comemorou a prefeita Suzana Ramos...

Prefeitura de Juazeiro intensifica atendimentos nas UBSs em alusão ao mês de mobilização para prevenção da Diabetes

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza durante todo o ano um cronograma para atender pacientes para revenir e tratar o diabetes.

No mês de junho em que se faz um alerta para os cuidados e prevenção à diabetes, a Sesau intensificou os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Hiperdia promove a saúde preventiva e otimiza o serviço de Atenção Básica do município...

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza atendimento pioneiro para a população LGBTQIAPN+

A Prefeitura de Juazeiro vem realizando um trabalho pioneiro no atendimento às pessoas LGBTQIAPN+, com a criação do Ambulatório Trans e o atendimento psicossocial e jurídico para esse público. Implantados na gestão da prefeita Suzana Ramos, os serviços se complementam e contribuem para a promoção da saúde física e mental deste público.

Parceria da Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e de Saúde (Sesau), com o Hospital São Lucas e a Faculdade Estácio Idomed, o Ambulatório Trans funciona desde 2021, oferecendo a hormonização assistida para pacientes transexuais, transgênero e travestis em processo de transição de gênero. De janeiro a junho de 2024, o serviço realizou 76 atendimentos...

Prefeitura de Juazeiro dará início a novo cronograma de atividades e atendimento na Academia da Saúde pelas equipes eMulti

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai iniciar novo cronograma de atividades na Academia da Saúde, na Orla II em Juazeiro. Este cronograma, implementado pelas Equipes Multiprofissionais (eMulti), vai contemplar a partir de julho, fisioterapia, avaliação nutricional e atividade funcional. As Equipes Multiprofissionais (eMulti), antigo Núcleo de Apoio à Saúde (NASF), são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, profissionais de educação física, fonoaudiólogos e pediatras.

"No início do ano demos as boas-vindas a mais de 20 profissionais que chegaram para somar e trazer mais qualidade de vida para a população prevenindo as doenças crônicas. Entregamos a Academia da Saúde requalificada e comemoramos o credenciamento de três equipes de multiprofissionais. A população terá mais acesso aos atendimentos especializados na Atenção Básica, aumentando o cuidado com a saúde", declarou a prefeita Suzana Ramos.

A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, enfatizou os esforços da gestão em conseguir mais investimentos dos governos estadual e federal para melhorar a saúde da população. "Na gestão da prefeita Suzana Ramos, tivemos uma redução nos recursos federais e, com recursos próprios, mantivemos as equipes do antigo NASF, hoje eMulti, nas suas atividades. Temos duas equipes no formato ampliada e uma estratégica. As equipes funcionam da seguinte maneira: onde houver uma ou mais equipes de saúde da família, teremos uma equipe multiprofissional vinculada, ou seja, que está disponível e vai atuar conforme indicação do médico da unidade de saúde", destacou.

De janeiro a abril de 2024, as e-Multi realizaram 2.448 atendimentos com 999 procedimentos como auriculoterapia, ventosa e liberação miofascial. Mais de 1.700 pessoas participaram das atividades da Academia da Saúde neste período.

Satisfação dos pacientes-Aimê Carvalho do Nascimento é moradora do Loteamento Park Centenário e já se beneficiou com as terapias integrativas ventosaterapia, auriculotetapia e massagem terapêutica. "Foi indicação do médico devido ao estresse do dia a dia e sabemos da importante para a saúde de cuidar não só do corpo, mas da mente através dessas terapias que relaxam", enfatizou.

Academia da Saúde-O espaço conta com aulas de pilates, zumba, ginástica localizada, aeróbica, avaliação física, educação em saúde e, desde janeiro, com as práticas integrativas como ventosaterapia, liberação miofascial e massagem corporal. Atualmente, cerca de 50 alunos participam das aulas que são realizadas três vezes por semana, em dois turnos.
O público-alvo é composto por todas as faixas etárias, assim como pessoas em buscam reabilitação, após lesões, gestantes com adaptações específicas, atletas que desejam complementar seu treinamento e indivíduos que buscam melhorar a postura e a flexibilidade.

Como participar-Quem tiver interesse em participar das aulas, deve procurar os profissionais de educação física na Academia da Saúde, levando um documento de identificação e o Cartão SUS. Primeiro será feita uma avaliação para verificar as condições físicas.
A Academia da Saúde funciona na Orla II de Juazeiro. As aulas são oferecidas: segunda-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h, quarta-feira, das 6h às 8h, quinta-feira, das 17h às 19h.
  ..

Homem denuncia morosidade no atendimento para tio idoso e com deficiência mental no HRJ; demora prejudica


Através de e-mail enviado ao Blog, um homem resolveu denunciar a demora no atendimento para o seu tio, no Hospital Regional de Juazeiro. Ele estava acompanhando o idoso, de 64 anos, na última sexta-feira (21).

Segundo ele, além da demora no atendimento devido a superlotação na unidade, o idoso teria pernoitado no corredor, ao lado da irmã que está em tratamento contra o câncer de mama, e, na busca por um especialista para o caso do tio, foi informado que só teria vaga disponível para o final de setembro...

 Balanço da Sesab aponta redução no número de atendimentos a queimados no São João 2024

O balanço da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta uma redução no número de atendimentos a vítimas de queimaduras no São João de 2024 nas unidades estaduais de referência, comparado aos dados do ano passado. Ao todo, neste ano, houve 66 ocorrências, contra 71 em 2023, um decréscimo de 7%. Os números são referentes aos atendimentos realizados entre 20 de junho até às 7h desta terça-feira (25).

No Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o número de atendimentos foi exatamente o mesmo nos dois anos: 47. Destes, 32 foram por explosões de bombas e 15 por queimaduras diversas. Aproximadamente metade dos pacientes foi oriunda do interior do estado. O número preocupante é que, dos 47 pacientes, 21 eram menores de 13 anos, ou seja, 44,6%. No entanto, não houve registros de pacientes graves. ..

Pioneira da Prefeitura de Juazeiro, Espaço Humanizar dispõe de equipe multiprofissional para atendimentos de apoio a estudantes e servidores da educação 

Criado pela atual gestão municipal, o Espaço Humanizar é um equipamento integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc), que atua no fortalecimento da educação inclusiva e de qualidade em Juazeiro. Com equipe multiprofissional, o Espaço oferece atendimento nas áreas de serviço social, psicologia, psicopedagogia, neuropsicopedagia, pedagogia, educação física, terapia holística, terapia integrativa, atividades aquáticas e massoterapia.

"O Espaço Humanizar atende à proposta do nosso governo, que investe e reforça o compromisso com iniciativas que garantem o desenvolvimento educacional, através da oferta de políticas públicas que oferecem suporte integral para os cuidados com a saúde mental e o bem-estar dos nossos estudantes e servidores da educação. Além disso, o equipamento que é pioneiro da nossa gestão, também amplia a assistência às crianças com deficiência ou necessidades específicas, contribuindo para a permanência do estudante em sala de aula", compartilhou a prefeita Suzana Ramos...

Balanço parcial aponta 35 atendimentos em unidades especializadas em queimados

As unidades hospitalares da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que contam com leitos de referências para vítimas de acidentes que causam queimaduras registraram, no período de 20 a 23 de junho, 35 atendimentos relacionados ao São João. Deste total, 26 foram no Hospital Geral do Estado (HGE), oito no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e um no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Dos casos que deram entrada no HGE, 19 foram por explosões de bombas e sete por queimaduras diversas, como acidentes com fogos de artifícios e fogueiras. Do total, 14 foram pacientes do interior e 12 da capital. Os atendimentos registrados no HRSAJ foram por queimaduras por pólvora. Os casos foram de três pacientes de Santo Antônio de Jesus e os outros cinco de Muritiba (1), Governador Mangabeira (2) e Cruz das Almas (2). O paciente encaminhado para o HRJ foi levado de Senhor do Bonfim...

Prefeitura de Juazeiro contabiliza cerca de 1 mil atendimentos oftalmológicos nas UBS no primeiro semestre de 2024

De fevereiro a junho deste ano, a Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) já realizou cerca de 1 mil atendimentos oftalmológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O médico oftalmologista visita as unidades de saúde em sistema de revezamento para contemplar todas as áreas atendidas pela Atenção Primária. Os atendimentos oftalmológicos também são disponibilizados nos programas itinerantes como o 'Saúde em Movimento'.

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, reafirmou seu compromisso na implantação de mais serviços e especialidades em prol da melhoria da vida do povo. "Mais uma especialidade que nós conseguimos implementar na saúde de Juazeiro. O atendimento oftalmológico é uma realidade nas UBSs. Esta é uma especialidade com alta demanda e muito esperada pela população e que consideramos mais um avanço muito importante na saúde pública municipal. Já implementamos outras ações especialidades como as ultrassonografias também realizadas nesse sistema de rodízio nas UBS, Laboratório Itinerante, APS Itinerante, tudo elaborado para trazer mais cuidados com a saúde de nosso povo", disse a prefeita...

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 7.900 atendimentos especializados na Policlínica Municipal em quatro meses

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue investindo na atenção em saúde especializada para os juazeirenses. A Policlínica Municipal é referência na assistência à população e realizou, somente nos primeiros meses de 2024, 7.905 atendimentos, como consultas, exames e procedimentos especializados.

"A Policlínica Municipal é, sem dúvida, uma das grandes conquistas da nossa gestão. Aplicamos em torno de R$ 1 milhão, em 2022, na reforma do prédio e entregamos uma unidade completamente reestruturada e, desde então, estamos ampliando os serviços. Temos nos empenhado, sobretudo, para poder suprir deficiências na assistência oferecida pelo estado, que é, de fato, o responsável pela assistência especializada", destacou a prefeita, Suzana Ramos...

PM e SJDH formam mais de 200 policiais para atendimento à população LGBTQIAPN+, crianças, adolescentes e idosos durante o São João

Os policiais militares que atuarão nos festejos de São João e de São Pedro na Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (17), uma capacitação para combate e prevenção às violações de direitos humanos nas festas populares.  No auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, 130 policiais participaram de forma presencial da formação e mais 130 online de outros municípios baianos.
 
Um dos objetivos do curso, segundo o tenente-coronel Luide Souza, coordenador de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar (PM-BA), é qualificar o atendimento às vítimas e, em algumas situações, evitar que a violência aconteça.
 
"Nosso objetivo é capacitar as forças de segurança no trato às ocorrências específicas envolvendo grupos vulneráveis, como a população LGBT, idosos, crianças e adolescentes, que podem ter os seus direitos violados. Todos os policiais que são colocados em escalas de serviço recebem essa capacitação", explicou o coordenador do setor especializado.
 
Fazem parte do público prioritário crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIAPN+, idosos, pessoas com deficiência e ambulantes que estarão trabalhando nos dias dos festejos. Durante a formação, os policiais aprendem a usar os pronomes corretos com mulheres trans e travestis, revisam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e abordagens para garantir o melhor acolhimento às vítimas.
 
O soldado Edvaldo Campos atua na Tropa de Choque e expõe a necessidade da formação para aprimorar seu trabalho na rua. "Não existe policiamento sem a preocupação com os direitos humanos. Nós, como [polícia] especializada, somos vistos com certo preconceito, no pleno sentido da palavra, por termos uma atuação um pouco mais dura, mais rígida, mas a preocupação com os direitos humanos existe sempre. Estamos cuidando de um cidadão que precisa ser tratado com dignidade e respeito e, aqui, reforçamos a prioridade de garantir isso", dividiu o soldado.
 
Ação integrada
 
A capacitação é uma ação conjunta da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e acontece desde o carnaval desse ano. Na Micareta de Feira de Santana, os agentes de segurança também foram orientados para o atendimento especializado.
  ..