Foram encontrados 2378 registros para a palavra: àgua

SAAE comunica falta de água em comunidadees de Itamotinga e Vale do Salitre

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comunica aos moradores das comunidades de Guanhães e sede do Distrito de Itamotinga, Aroeira, Junco, e Fazenda Curral Velho, no Vale do Salitre que, por conta da suspensão no fornecimento de energia elétrica para manutenção da rede, o abastecimento de água será interrompido na próxima sexta feira (25) das 8h às 15h. Tão logo o serviço na rede elétrica seja concluído o abastecimento de água voltará à normalidade. ..

Juazeirenses e petrolinenses se unem em ato a favor da revitalização do Rio São Francisco

Juazeirenses, petrolinenses e ribeirinhos estiveram unidos na Orla Nova da cidade com objetivo de clamar pela revitalização do Rio São Francisco que enfrenta a sua maior seca. O evento terminou agora a pouco, no final da tarde.

Centenas de pessoas participaram do ato em defesa do Rio São Francisco e da revitalização do mesmo. Na oportunidade houve a defesa da transposição das águas do Rio Tocantins para o Velho Chico. Já são sete anos sem chuvas e a redução na vazão já ameaça o abastecimento de algumas cidades e até a geração de energia. Inconformados com a falta de ações em a favor da revitalização do “Velho Chico” voluntários resolveram fazer um manifesto ..

Compesa informa que vários bairros de Petrolina ficarão sem água até domingo 20

A Compesa-Companhia Pernambucana de Saneamento informa, através da assessoria de imprensa, que desde às 17hs de hoje os bairros Dom Avelar, São Joaquim e Padre Cícero, estão com o abastecimento de água suspenso. A falta de água nas torneiras é para que a companhia tenha condições de realizar uma obra de substituição de um Poço de Visita (equipamento por onde os técnicos realizam os serviços de manutenção do sistema de esgotamento sanitário) no cruzamento das Rua da Caridade com a Avenida dos Sentimentos, no Bairro Dom Avelar. A previsão é que o abastecimento desses bairros volte ao normal na tarde do domingo, 20. ..

Estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul discutem Lei que proíbe uso de amianto em telhas e caixa de água

Alguns tipos de telhas, caixas d’água e até peças automotivas podem ser consideradas um risco à população, em razão de um componente: o amianto. O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (17) o julgamento da validade de quatro leis estaduais de Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul que proíbem a substância. A Bahia também possui um projeto de lei específico, de autoria do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), apresentada em 2014. A tramitação está parada desde então.

Segundo o deputado já há um histórico de uma mina de amianto na minha região, em Poções. Essa mina deixou muitas sequelas na região na década de 60/70 e por conta disso existe um grupo organizado na Bahia para regularizar a lei.  De acordo com Belmiro dos Santos, presidente da Associação Baiana dos Expostos ao Amianto (Abea) em Simões Filho, apesar do risco submetido à população, não há ainda uma legislação federal que determine a extinção do amianto. O representante da Associação considera que existem interesses políticos e empresariais por trás da luta da entidade. ..

Técnico da Comissão da Bacia do Rio São Francisco mostra nas redes sociais a agonia do Velho Chico

O secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva, que é pós-graduando em Perícia e auditoria ambiental, mostrou em sua rede social uma realidade que traduz a agonia do Rio São Francisco. De acordo com o técnico quem passa pela Ponte Dom Pedro I em Paulo Afonso-Bahia na divisa com Delmiro Gouveia-Alagoas e contempla o Rio São Francisco em seu leito natural, acha que a mesma quantidade de água sai de Xingó para abastecer o Baixo São Francisco que compreende os estados de Alagoas e Sergipe. Não sai a mesma quantidade.

"Engano, olhem a pequena quantidade de água que sai de Xingó e a retirada de todos os usos até a Foz em Piaçabuçu e reflitam o que o Baixo São Francisco vem passando", diz Almacks, ressaltando que entre Paulo Afonso e Xingó está o Lago de Itaparica que devia mandar água para o Eixo Leste da Transposição e com a percolação da água em Leito de Aluvião no rio Paraíba...

Oficina preparatória discutirá ações para o 8º Fórum Mundial da Àgua

Nesta terça-feira (15 de agosto), em Recife (PE), será realizada uma oficina preparatória do Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água, evento que acontece no próximo ano, em Brasília (DF). A oficina tem como objetivo colher contribuições para o evento maior. A oficina acontece no período da tarde e noite.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema, tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra...

OBRA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CAMPO ALEGRE DE LOURDES BAHIA ESTÁ QUASE 100% CONCLUÍDA

O Sistema irá oferecer água tratada a milhares de pessoas quando for concluído. A obra conta com adutoras e subadutoras, além das redes de distribuição para levar água até as residências.

O prefeito de Campo Alegre de Lourdes Enilson Marcelo, acompanhado de diretores e uma equipe de técnicos da Codevasf, bem como por profissionais da Embasa e da empresa responsável pela obra, esteve vistoriando a adutora principal do sistema de abastecimento, a estação de tratamento de água e as estações de bombeamento, compreendidas entre a captação e o município de Campo Alegre de Lourdes...

Deputado participa de audiência na CODEVASF e solicita ações para o fortalecimento da agricultura em Jaguarari

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, na 6ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF, em Juazeiro, acompanhado do vereador Lourival Almeida (Louri) e do presidente da Associação dos Moradores e Agricultores de Jacunã e adjacências, Antônio Silva, do município de Jaguarari, de uma audiência com o superintendente, Misael Neto.

Na oportunidade, o parlamentar solicitou a liberação de um trator para beneficiar a comunidade de Jacunã. “O objetivo é garantir o fortalecimento da produção agrícola, em Jacunã, que é afetada, diretamente, por longas estiagens e promover a inclusão produtiva de famílias. Esta ação atendeá cerca de 500 famílias da associação que dependem da agricultura do feijão e milho”, disse o deputado Roberto Carlos..

Águas do Rio Tocantins podem ser usadas para abastecer o Rio São Francisco

Com a redução de águas em praticamente toda a Bacia do São Francisco, agravada pela seca severa nas nascentes em Minas Gerais, o governo já estuda levar águas do rio Tocantins para ajudar a abastecer o megaprojeto de transposição para o semiárido. As obras de transposição do São Francisco, que deveriam ter terminado em 2012, já custam R$ 8,2 bilhões e ainda falta cerca de um terço (64,6% estão prontas). A água correu menos de 10 km em cada canal e não passou das estações de bombeamento. O Ministério da Integração Nacional confirmou ao GLOBO que analisa, no Programa Nacional de Segurança Hídrica, “alternativas para garantir ainda mais segurança hídrica aos moradores do semiárido, entre elas a de integrar a Bacia do Tocantins à Bacia do Rio São Francisco”, mas não deu detalhes.

O principal projeto prevê a retirada da água na altura do município de Palmeirante (TO). A água sairia pelo Maranhão até o reservatório de Sobradinho (BA), onde estão as principais barragens do Velho Chico. É perto dali, no reservatório de Itaparica, que começa a transposição para o semiárido. O trajeto evita a região do Jalapão, cujo projeto já foi considerado ambientalmente inviável, por atingir as nascentes do Tocantins...

Instalação de bomba garante o abastecimento de água na comunidade de Gangorra

Cerca de 60 famílias da comunidade de Gangorra, no Alto Salitre, voltaram a receber água em suas casas, depois que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro instalou uma nova bomba submersa no poço existente na localidade. 

A substituição da bomba, segundo Vandeci Carlos Azevedo (Pereira) coordenador da área foi necessária, pois a anterior não suportava a vazão da água e, constantemente era danificada. “Além de colocarmos uma bomba mais potente trocamos também a tubulação de ferro por cano PVC melhorando todo o sistema. São dois quilômetros de rede e dois reservatórios de 10 mil litros cada, água suficiente para saciar a sede dos animais e para as tarefas domésticas. É preciso, no entanto que seja usada de forma racional para suprir a necessidade de todos”, alerta Pereira...

SAAE RESOLVE PROBLEMA DE DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO PROJETO TOURÃO/MANDACARU II

Em resposta à publicação da leitora Cláudia Aquino o Departamento de Comunicação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) enviou a seguinte nota:

O setor de Divisão do Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE informa que o vazamento na caixa d'água do Projeto Tourão, no Mandacaru II, já foi resolvido. O problema foi causado pela quebra da bóia do referido equipamento e a equipe, de imediato fez a substituição...

ESPAÇO DO LEITOR: DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO PROJETO TOURÃO/MANDACARU II.

Queria denunciar o desperdício de água, vindo da caixa de água que abastece os moradores do projeto Tourão/ Mandacaru II. Não é a primeira vez que isso acontece, vem se repetindo frequentemente e não fazem nada. Com o Rio são Francisco morrendo e o desperdício de água continuando, onde vamos parar? Não basta os moradores economizarem água, se o maior desperdício vem das caixas de água, e o SAAE não faz nada.

Falo também do desperdício de água vindo da Agrovale, com isso, entre as estradas e a roça ficam todas alagadas. ..

Jaguarari: Com 7 meses de gestão, prefeito é alvo de 7 investigações do MP-BA

Há sete meses no cargo, o prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), já coleciona algumas investigações no Ministério Público da Bahia (MP-BA). Everton é alvo de sete procedimentos investigatórios preliminares do MP por diversas razões. Um dos procedimentos investiga a regularidade da contratação de uma empresa especializada em locação de veículos para realização de transporte escolar.

Em outro, Everton é investigado por regularidade das contratações de artistas para festa junina da cidade. Neste ponto, o MP recomendou a redução dos gastos do período junino, o que foi acatado pela municipalidade, diante do contexto de baixa arrecadação nos municípios. A festa, inicialmente, duraria dez dias e teria atrações como Leonardo, Cesar Menotti e Fabiano, Nayara Azevedo, Thaene e Thiago, Pablo, Limão com Mel entre outros. A festa, no final das contas, durou cinco dias. No mesmo sentido, Everton também se tornou alvo de investigação por possíveis irregularidades na contratação de empresa para prestação de serviços de locação, instalação, manutenção e suporte operacional para festejos na cidade. Consta como interessado neste caso a Art Shows Produções Artísticas Ltda...

Intervenção na rede de distribuição de água suspende o abastecimento para nove bairros de Petrolina

Para promover melhorias operacionais no sistema de abastecimento de bairros da Zona Oeste de Petrolina, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou para a próxima sexta-feira (04) realizar uma intervenção na rede de distribuição de água que atende as localidades de Jardim Amazonas e Pedro Raimundo. O serviço será executado no período das 8h às 18h, e prevê a substituição de um registro de controle da entrada de água na rede que abastece os dois bairros. Durante a intervenção, a companhia precisará suspender o abastecimento para nove bairros da região: Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Alto do Cocar, Cohab Massangano, Jardim São Paulo, Quati, Bella Vista, João de Deus e Campus Agrário da Univasf. Após o término do serviço, o abastecimento será totalmente restabelecido de forma gradativa. ..

Ação da Codevasf no rio Salitre garante água e promove recuperação hidroambiental no norte baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu novas ações de desassoreamento e limpeza na calha do rio Salitre, um dos principais afluentes do rio São Francisco no Norte da Bahia. O trabalho foi realizado pela 6ª Superintendência Regional da empresa, sediada em Juazeiro (BA). A atuação da Codevasf voltada à preservação da estrutura hídrica do rio e ao fornecimento de água para a agricultura familiar irrigada e para a dessedentação animal beneficia atualmente cerca de trinta comunidades de pequenos agropecuaristas da região, afetada por longa estiagem.

A Companhia atendeu recentemente a demanda dos produtores familiares que integram a Associação Águas do Salitrinho por apoio em ações de desassoreamento. A associação é uma entidade criada com o apoio da Codevasf para gerir o fornecimento de água para os Salitreiros – como são chamados os moradores daquela localidade, situada no entorno do projeto de irrigação Salitre. A demanda foi apresentada em maio como uma das mais urgentes, durante seminário que reuniu entidades públicas e privadas, órgãos ambientais e instituições ligadas à agricultura para discussão de soluções para os principais problemas dos produtores...

Comunidade de Caldeirão da Canoa agradece chegada da água

Ainda como programação dos 139 anos de Juazeiro cidade o Governo Municipal, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE entregou, na comunidade de Caldeirão da Canoa, Distrito de Itamotinga, dentro do Toda Sexta Tem Obra, o 52º poço tubular com sistema de abastecimento de água, beneficiando 15 famílias e um rebanho de mais de 1.000 animais.  

Nascido e criado na localidade, Dácio Pereira Silva, revela que passou muito tempo morando fora, mas retornou às origens por conta das benfeitorias realizadas, principalmente com a chegada da água. “Hoje é um dia histórico para nossa comunidade que sofria muito, mas desde o primeiro mandato do ex-prefeito Isaac Carvalho que essa realidade vem mudando. Nós não tínhamos água para os animais e nem para os afazeres domésticos. Agora podemos festejar essa conquista que chega em boa hora, e agradecer ao prefeito Paulo Bonfim e a Joaquim Neto, que realmente têm essa preocupação com o povo do interior. Vamos valorizar quem olha por nós e receber essa comitiva aqui é motivo de orgulho para todos”, acrescentou...

DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO JOÃO XXIII

Na tarde desta sexta-feira (28) o leitor João Dantas enviou mensagem ao Blog Geraldo José relatando o desperdício de água no bairro João XXIII. Confira: “Geraldo boa tarde, quero através do Blog, haja vista, ser a ouvidoria do povo, comunicar ao SAAE que tem um vazamento de água em frente à minha residência Rua Rio de Janeiro, ao lado da Araripina Veículos, no João XXlll. Que a providência seja imediata.

João Dantas - João XXlll..

Fortlev doa Caixas d'água e água mineral para o sertão nordestino

Comunidades carentes de cinco municípios da Bahia e um do Piauí foram beneficiadas com a doação de 64 Caixas d´água, com capacidade de 500 litros cada, e 32 mil litros de água mineral divididos em 6.400 galões de cinco litros. Os produtos foram doados pela Fortlev, via Instituto Água Viva, braço social da Companhia, responsável pelo desenvolvimento e apoio a projetos sociais no Nordeste do País. A ação é uma prestação de contas da Corrida da Água Fortlev 2017, realizada em março, quando se estabeleceu que a cada 1 km percorrido pelos corredores participantes, a empresa doaria um litro em armazenamento e em água mineral.

Ao participar da Corrida da Água Fortlev, o corredor, além de participar da prova, teve a oportunidade de contribuir com a região do país que mais sofre com a falta de água: o Nordeste. "Há alguns anos acompanhamos os problemas enfrentados por milhares de pessoas que vivem sem água no sertão e, juntamente com nossa vontade de contribuir para mudar essa realidade, somos mantenedores do Instituto Água Viva, que tem a missão de resgatar e fortalecer os valores do sertão brasileiro. Agradecemos a todos que participaram da nossa Corrida, pois contribuíram para que essa doação se tornasse real", afirma o sócio da Fortlev, Rodrigo Torres...

Avança discussão sobre a liberação da água da transposição para a barragem da Barra do Juá em Floresta

O secretário de agricultura do estado, Nilton Mota, recebeu o deputado estadual Rodrigo Novaes, acompanhado de vereadores do município e representantes do comitê gestor da barragem de Barra do Juá, para discutir o modelo produtivo a ser implantado na região. Foi solicitado ao secretário toda a agilidade para que essa água chegue logo à barragem e ao riacho do navio. É grande a expectativa para que a localidade volte a ser polo de produção, que restou inviabilizado em razão da falta de água.

O secretário externou seu entusiasmo com o novo momento que a região pode viver depois da transposição, e reafirmou seu compromisso com o debate e com ações que serão desenvolvidas. "A região tem grande capacidade. Tem tudo para que a agricultura e a pecuária seja vetor econômico de resgate do desenvolvimento", pontuou Nilton Mota...

Em Angical, Rui entrega cadastro de propriedades rurais e sistema de água

Mais 809 propriedades rurais de pequenos produtores do oeste baiano estão aptas a produzir com financiamento a partir da entrega, nesta sexta-feira (21), do Cadastro Ambiental Rural (CAR). No evento, realizado no município de Angical, no povoado de Missões do Aricobé, o governador Rui Costa ainda entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), alimentado pela estrutura do Sistema Integrado de Abastecimento que capta água no Rio Grande e beneficia também os municípios e Cotegipe e Cristópolis. 

Ainda em Missões, Rui visitou o anexo do Colégio Estadual Aparício José da Silva e entregou dois tratores para pequenos produtores da região. Segundo ele, a meta do Governo do Estado é aumentar a produção dos agricultores familiares. "Estamos investindo nesses certificados ambientais e tratores porque se essas 3 milhões de pessoas que vivem da agricultura familiar na Bahia começarem a produzir mais e ganhar mais, elas vão gastar esse dinheiro no comércio, que vai contratar mais gente, girando a roda da economia. É por isso que estamos investindo mais de R$ 300 milhões em apoio à agricultura familiar", afirmou o governador. ..