Foram encontrados 2637 registros para a palavra: ESCOLA

Escola municipal celebra Dia do Nordestino com atividades educativas e culturais em Petrolina

Com o objetivo de conhecer e propagar a cultura nordestina, os estudantes do 1º e 2º anos da Escola Municipal Julia Elisa Coelho, no bairro Alto do Cocar, vivenciaram um projeto denominado: 'Trilhando as Belezas do Nordeste'. A atividade foi alusiva ao Dia do Nordestino, celebrado na última segunda-feira (8).

 Na atividade, os alunos puderam apreciar objetos de uso do sertanejo e fazer uma viagem às tradições nordestinas. Foram confeccionados e expostos pelos alunos, cordéis, xilogravuras e também comidas típicas do Nordeste...

Projeto do Samu leva orientações a escolas e órgão registra queda de trotes em Petrolina

O projeto "Amigos do SAMU", iniciado em agosto pela Prefeitura de Petrolina, vem rendendo bons resultados: após sensibilizar crianças e adolescentes das escolas municipais sobre o perigo dos trotes ao órgão, o SAMU já registrou uma redução de cerca de 400 chamadas falsas no mês.

"Conseguimos reduzir cerca de 400 ligações falsas no mês. Temos certeza que com a continuidade do "Amigos do SAMU" vamos diminuir ainda mais os números. A gente espera que essas informações passadas para eles sejam multiplicadas em suas ruas, casas, outros colegas", pontua a coordenadora do SAMU, Laís Cabral...

Escola Municipal de Juazeiro desenvolve atividades pedagógicas abordando as eleições

Dentro da semana do 1º turno das eleições no país, a Escola Municipal Professora Iracema Pereira da Paixão em Juazeiro realizou uma simulação do processo eleitoral, com alunos candidatos, propagandas eleitorais e votação.

Com o tema ‘O Brasil de hoje não é como o de antigamente’, a professora Marinei Brandão iniciou um trabalho do processo eleitoral, produzindo com os alunos os nomes dos partidos políticos, pesquisas sobre as funções dos candidatos a deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente, com o objetivo de estimular os alunos do 5º ano a aprender como funciona a eleição, abrindo espaço para que eles possam se manifestar enquanto cidadãos na sociedade.  ..

Escolas municipais de Petrolina recebem orientação sobre alimentação saudável

Estudantes e profissionais das escolas municipais de Petrolina estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre educação nutricional. Os conhecimentos estão sendo repassados  pelos alunos do curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE) que estão desenvolvendo uma série de atividades nas unidades, através do estágio supervisionado. 

Neste semestre, eles levarão orientações nutricionais aos estudantes, equipe gestora e profissionais da merenda. "Além de auxiliar na formação dos futuros profissionais, esse trabalho tem como objetivo envolver a comunidade escolar, tratando de diversas questões da alimentação, inclusive das boas práticas", ressaltou Geórgia Freitas, nutricionista da Rede e orientadora do estágio. ..

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio é tema em escolas do sertão baiano

Em alusão ao Setembro Amarelo - campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) -, a Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tratou sobre o tema em palestras para mais de 1000 alunos e pais, capacitação para identificação e acolhimento de alunos em sofrimento com 123 professores e diretores de 10 escolas que ficam às margens dos Lotes 1, 2 e 5 da rodovia, que cortam os municípios de Pedro Alexandre, Jeremoabo e Juazeiro, no sertão do norte da Bahia.

A iniciativa foi realizada por meio dos Programas de Comunicação Social (PCS) e Educação Ambiental (PEA). Entre os dias 12 e 27 de setembro, as atividades foram realizadas nas escolas municipais dos povoados Lagoa do Mato, Malhada nova, Brancos, Água Branca, além do distrito de Pinhões e dos colégios José Lourenço, Antônio Carlos Magalhães – ACM, Menino Jesus e Ideal, todos na cidade Jeremoabo...

Alunos e escolas municipais se destacam na 5ª edição do concurso Lápis na Mão em Juazeiro

Com o auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) completamente lotado e com as torcidas organizadas, alunos e escolas das redes Municipal e Privada de Ensino de Juazeiro participaram nesta quinta-feira (04), da Cerimônia de Premiação da 5ª edição do concurso ‘Lápis na Mão’, realizado pela TV São Francisco.

Com o tema ‘Plástico. Novo olhar, novos hábitos’, 18 alunos das escolas da Rede Municipal conseguiram chegar à final do concurso Lápis na Mão e receberam prêmios pelo desempenho nas categorias de Redação, Poema e Desenho, além da categoria Escola Cidadã, que deu o primeiro lugar à Escola Santa Inês do Distrito de Maniçoba...

Luto: alunos e professores da Escola Moyses Barbosa prestam homenagens ao jovem morto atropelado na BR 428

Os amigos e colegas do Escola Moyses Barbosa, localizado no Bairro Areia Branca, prestaram uma homenagem ao adolescente de 14 anos que morreu atropelado no início da tarde de ontem quarta-feira (3), na BR-428, próximo ao bairro Loteamento Recife, em Petrolina. José Lucas Santos da Silva era aluno da escola e havia saído da aula horas antes do acidente. Ele estava andando de bicicleta quando foi atropelado por um caminhão.

D acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o garoto estava na bicicleta e teria segurado no caminhão. José Lucas se desequilibrou, caiu e as rodas traseiras do veículo passaram por cima dele...

Sebrae apoia e incentiva empreendedorismo no ambiente escolar

Além de estar associado ao mundo dos negócios, empreendedorismo é também a forma como se encara a vida, se comporta na tomada de decisões e a visão que se tem do mundo. O Sebrae, em parceria com escolas particulares e públicas de Juazeiro, entende que desde cedo o empreendedorismo deve ser inserido  na vida das crianças. Por isso, há anos implantou o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, no currículo escolar de séries iniciais.

A Escola Recanto do Pequeno Príncipe é uma das instituições que vivem a experiência do empreendedorismo com as crianças. Há mais de 20 anos, adotou noções de empreendedorismo em sala de aula e desde 2014, mais de 500 estudantes do ensino fundamental da escola foram atendidos também pelo JEPP, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae em Juazeiro, que possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores...

Curso forma 89 professores indígenas para atuar em 28 escolas da Bahia

"Diga ao povo que avance e nós avançaremos". A frase foi proferida por um dos 89 professores indígenas que se formaram ontem, sexta-feira (28), durante cerimônia no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os educadores foram selecionados no primeiro concurso público da área a ser realizado no Brasil com vagas exclusivas para índios.
 
Vestidos e pintados como manda o costume indígena, os formandos,  representantes de 16 diferentes etnias, receberam o certificado após passarem pelos três anos de formação da 3ª Turma do Curso de Magistério Indígena. Com dois módulos a cada ano, a iniciativa preparou e aprimorou os educadores que irão ministrar aulas para 28 escolas indígenas distribuídas em todo o território estadual. 
 
De acordo com o subsecretário estadual da Educação, Nildon Pitombo, "esse é um momento de reconhecimento de direitos e, sobretudo, da expectativa de formação de professores indígenas para que as escolas indígenas se acentuem e deem a marca do respeito às culturas, das etnias e das comunidades".

Amanayara Tupinambá,  de Olivença, na região de Ilhéus, é membro da comissão de organização da formatura e destaca que "o sentimento que prevalece é o de satisfação e o que mais importa para todos é a luta pela educação escolar indígena, que permite exercer autonomia nas escolas, de forma a trabalhar o bilingüismo comunitário, intercultural e o interdisciplinar"...

Sobradinho: Secretaria de Educação adquire novos equipamentos para as escolas da rede municipal

A Secretaria de Educação de Sobradinho, através do PAR - Plano de Ações Articuladas e FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, adquiriu novos equipamentos escolares para instituições da rede municipal de ensino.

A comissão da Secretaria de Educação elaborou um projeto que foi apresentado ao SIMEC, sistema responsável por  ações de construção de obras, aquisição de recursos para compra de material didático pedagógico e mobiliário, que aprovado passou por um processo licitatório, tornando possível a chegada dos novos equipamentos...

Alunos e Escolas da Rede Municipal de Ensino são finalistas no concurso Lápis na Mão em Juazeiro

Alunos e escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro são finalistas da 5ª edição do concurso ‘Lápis na Mão’, realizado pela TV São Francisco. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania, além de envolver alunos, professores e gestores de escolas públicas e privadas da educação infantil e ensino fundamental, abordando temas que evidenciam a valorização do meio ambiente, despertando a conscientização de preservação.

Com o tema ‘Plástico. Novo olhar, novos hábitos’, 18 alunos das escolas da Rede Municipal conseguiram chegar à final do concurso Lápis na Mão, que irá premiar os finalistas que obtiverem os melhores desempenhos nas categorias de Redação, Poema e Desenho. A novidade desta edição é a inclusão da categoria Escola Cidadã, que propõe às instituições de ensino criar um Plano de Sensibilização e Mobilização, contendo estratégias para debater o tema do concurso, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e as duas finalistas também são escolas da Rede Municipal, a EMEI Luzinete de Oliveira e Escola Municipal Santa Inês...

Alunos das escolas municipais participam de Simulado de Língua Portuguesa e Matemática em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude, através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) iniciou nesta quarta-feira (26), o Simulado Online e Offline em Rede, com aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos dos 4° e 8º anos das escolas municipais de Juazeiro.  

As provas serão aplicadas de 26 de setembro a 4 de outubro de forma online, nas escolas que tiverem laboratórios de informática, e também a prova escrita para as unidades que não possuem laboratório. De acordo com a superintendente pedagógica da SEDUC, Rosilda Carvalho o simulado é uma ferramenta de avaliação, com questões baseadas na Prova Brasil. “Nosso objetivo é diagnosticar a proficiência dos alunos nas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, baseado nas propostas da Prova Brasil e também na Curricular da Rede, além de potencializar ações que auxiliem o professor na sua prática pedagógica, buscando desenvolver as habilidades dos alunos avaliados”, explicou Rosilda...

Para melhorar desempenho escolar, prefeitura entrega óculos a estudantes da Rede municipal de Petrolina

Enxergar melhor facilita o aprendizado dos alunos. E por esse motivo, a Prefeitura de Petrolina firmou parcerias que possibilitaram a entrega de 50 óculos a alunos da escola municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, no Residencial Vivendas.

A iniciativa foi feita através da Secretaria de Educação (Sedu) em parceria com a Univasf, no projeto ‘Consultório Itinerante’ do Hospital Universitário. Os alunos foram submetidos a triagens nas escolas e, depois, foram encaminhadas para consulta com o oftalmologista. As crianças detectadas com problemas de visão e com prescrição médica para uso das lentes receberam seus óculos  de graça...

Escolas particulares começam a anunciar mensalidades para 2019

Escolas particulares de todo o país começam a anunciar os reajustes nas mensalidades que serão cobradas em 2019. Os valores variam de acordo com a região e também com o local onde está o estabelecimento. Pais e responsáveis, no entanto, podem se proteger e questionar as escolas caso percebam aumentos abusivos.

Pela Lei 9.870/99, não existe um teto de reajuste escolar. Uma vez que não podem reajustar o valor durante o ano letivo, elas precisam calcular quanto será necessário para cobrir as despesas do próximo ano. Entram no cálculo, por exemplo, os salários dos professores, as contas de luz, água, o aluguel, entre outros gastos...

Escolas municipais e comunidades realizam 3ª Caminhada pela Paz em Juazeiro

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro realizaram no último sábado (22), a 3ª Caminhada pela Paz, com o tema ‘Escola e Comunidade Unidas Pela Paz’. Com a participação de mais de mil pessoas, entre alunos, pais, professores e comunitários, as escolas Anália Barbosa, Amélia Duarte, Santo Guilhermino, Haydde Fonseca, Mazzarelo Rocha e Nélia Costa, fizeram um percurso do bairro Antônio Guilhermino até o João Paulo II, em Juazeiro.

Com o objetivo de desenvolver uma cultura de paz através da solidariedade e respeito em combate à violência, anualmente as escolas situadas nos bairros Antônio Guilhermino e João Paulo II realizam uma parceria com as Associações dos moradores das comunidades e juntos, participam da caminhada...

Alunos da Rede municipal  de Petrolina se destacam no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

Petrolina, mais uma vez, foi destaque em uma competição nacional de xadrez. Os alunos da escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) João Pedro Soares Prysthon, de 12 anos, e Maria Clara Soares Prysthon, de 10, representaram a cidade e a Rede municipal de ensino no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado neste final de semana na cidade de Caxambu, em Minas Gerais.

Os irmãos conseguiram boas colocações e foram classificados para o mundial.  Maria Clara, por exemplo, ficou em 5º lugar no ranking geral de sua categoria.  Já João Pedro ficou em 10º concorrendo com mais de 500 atletas. A coletânea de vitórias da dupla é grande: além desses resultados, os irmãos se destacaram em competições regionais e estadual. Maria Clara é campeã sub-10 do Nordeste e de Pernambuco e João Pedro campeão sub-12 Nordeste. Com muito orgulho, os pais guardam em sua casa as dezenas de troféus e medalhas conquistadas nessa trajetória...

Escolas Municipais realizam a 4ª Edição do Piquenique Literário em Juazeiro 

As escolas municipais Nossa Senhora das Grotas, Guiomar Lustosa e o Educandário João XXIII realizaram na última sexta-feira (21), a 4ª edição do Piquenique Literário, um projeto que desperta nos alunos o gosto pela leitura, compartilha histórias infantis, além de realizar momentos de brincadeiras educativas, apresentações teatrais e musicais.

O Piquenique Literário acontece há quatro anos em 22 escolas do município, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura nas crianças. O projeto foi idealizado através do ‘Correção de Fluxo Escolar’ - um programa em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que alfabetiza e recupera a aprendizagem dos alunos atrasados em séries do ensino fundamental, fazendo com que eles saltem até dois anos escolares, ao mesmo tempo em que resgatam a autoestima e desenvolvem outros aspectos socioemocionais...

Escolas de Juazeiro recebem o projeto "Quebranto"

Premiado pelo edital Usina Cultural da prefeitura municipal de Juazeiro, o Projeto Quebranto reúne várias linguagens artísticas. Literatura, música, teatro e artes plásticas compõem o espetáculo que traz pela primeira vez a adaptação de um livro de poemas de um escritor juazeirense para os palcos da cidade. Além das apresentações nas escolas, o projeto prevê também oficinas de formação com alunos da rede estadual do município, serão três escolas contempladas, Rui Barbosa, Arthur Oliveira e Agostinho Muniz.

Quebranto é o primeiro livro do escritor juazeirense João Gilberto Guimarães Sobrinho, poeta, compositor, editor e diretor da Editora CLAE, grupo literário que atua em Juazeiro desde 2005, e que através de sua editoração independente vem publicando novos autores de todo o Brasil. O livro, composto de 100 poemas aborda temas como a solidão, a angústia e a juventude, sempre por uma perspectiva lúdica e provocativa...

Competências Socioemocionais na Escola

Por Janaína Spolidorio

A tecnologia teve um avanço estrondoso nas últimas décadas, acelerando novas formas de aprendizagem e tornando mais estreito o relacionamento entre homem/máquina. Há uma série de vantagens neste fato, mas ele também traz alguns problemas que têm se acentuado bastante conforme a tecnologia se faz mais presente em nossas vidas.

É muito fácil lidar com a máquina! Vemos crianças mal saídas das fraldas tendo um contato extremamente intuitivo e natural com smartphones e tablets. É um relacionamento fácil, pois quando se cansa ou muda de ideia, ela mesma é quem controla o aparelho, então pode mudar de vídeo ou de aplicativo, num “tocar de dedos”, sem que o aparelho insista que ela continue ali.

Fazer o que se quer é fácil quando estamos lidando com máquinas, mas não nos relacionamentos entre as pessoas. É exatamente por este motivo e neste ponto que a escola deve intervir. Quando a criança está na escola as coisas se complicam. Ela tem que conviver com relacionamentos, entre ela e o professor, ela e os colegas e ela com outras pessoas também presentes no ambiente escolar. Nem sempre ela sabe como fazê-lo, porque neste ponto é preciso saber lidar com sentimentos e emoções, como limitações ao que ela deseja fazer, perseverança nas tarefas e convivência analógica.

Muitas escolas têm adotado, com razão, em seus currículos, horários para desenvolver competências socioemocionais. Pode ser feito com um material extra curricular ou com a inserção de atividades com o tema entre as disciplinas aprendidas. Se perguntar para mim, sugiro a segunda opção, porque dá uma maior liberdade nos temas a serem trabalhados.

O socioemocional, embora tenha ganhado um lugarzinho de destaque em muitas escolas, não deve ser trabalhado apenas em uma “aula engessada”. Deve se incorporar à rotina! Já tive contato com muitas escolas que têm um programa de aprendizagem socioemocional até apostilado, mas em suas ações diárias não acompanham o que “pregam” nas aulas. Há uma separação evidente do que se diz e o que se faz. É preciso tomar cuidado para que isto não ocorra! ..

MPF investiga aplicação de metodologia militar em escolas públicas municipais na Bahia

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Bahia instaurou inquérito civil público em 10 de setembro para acompanhar a aplicação da “metodologia e filosofia” de colégios militares em escolas públicas, anunciada por representantes do Governo do Estado.

Segundo informações divulgadas no site na internet da União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 10 de maio deste ano, estão sendo celebrados convênios entre municípios e a Polícia Militar, com a finalidade de “aplicar metodologia de ensino dos Colégios Militares nas escolas dos municípios em combate ao avanço da violência”, com a previsão de contratação de policiais militares da reserva para atuar no projeto...