Foram encontrados 1823 registros para a palavra: Univasf

Equipe F-Carranca da Univasf participa da 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign

Começou ontem (3) a 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign e a equipe de aeromodelismo F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa pela quinta vez do evento. Este ano, o SAE – Brasil AeroDesign acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). Até domingo (6), 68 equipes formadas por estudantes de Engenharia de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países disputam a competição. 

O SAE – Brasil AeroDesign visa possibilitar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas. Os participantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes até o evento, quando apresentam suas aeronaves no evento e participam de uma série de provas durante a competição. 

Composta por estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf sob a coordenação do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, a equipe F-Carranca constrói aeronaves controladas por rádio. De acordo com o coordenador do projeto, a expectativa para esta edição é de melhorar a marca da equipe F-Carranca em relação aos anos anteriores. “O nosso avião está bem construído, dentro dos padrões exigidos, que este ano foi mais dificultado. E nós queremos ficar entre os melhores”, afirma Pereira. 

A criação do F-Carranca surgiu em 2009 a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark. Ele desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves, mas a primeira equipe só foi formada em 2012. Na primeira participação no SAE – Brasil AeroDesign a equipe esteve entre as melhores. “O F-Carraca levou para o âmbito nacional o nome da Univasf e representa muito bem o Nordeste”, conta Antônio Almeida, estudante do 10º período de Engenharia Mecânica e líder da equipe atual. 

Na competição do ano passado, a equipe atingiu a 12ª posição. Este percurso é fruto de um longo período de trabalho que tem início com o lançamento do regulamento da competição SAE – Brasil. “A partir do edital iniciamos as fases de projetos que consiste em planejamento da aeronave, projeto e confecção”, diz Caio Guimarães, estudante do 6º período de Engenharia Mecânica. 

Para o avião finalmente alçar voo e participar de competições é construído um protótipo que passa por inúmeros testes. “Se percebermos que o protótipo não era o esperado, refazemos o projeto e construímos um novo protótipo até que estejamos satisfeitos com a qualidade da aeronave”, aponta Antônio. O professor Luiz Mariano revela não interferir diretamente no andamento da construção das aeronaves, mas acompanha o trabalho de perto, ajudando na tomada de decisões e na logística. 

Os estudantes que integram o projeto ressaltam a importância da iniciativa para sua formação. “A participação no projeto ajuda na tomada de decisões, faz com que esse senso crítico de resolução de problemas, de criar soluções se torne mais intuitivo, para que a gente possa se familiarizar com o ambiente no qual o engenheiro estará imerso depois de formado”, analisa Antônio Almeida. Ver o avião voando como o planejado é a melhor sensação, segundo Sivanildo Macário, aluno do 6º período de Engenharia Mecânica. “Quando vejo que o avião voou e a gente alcançou nosso objetivo, me sinto feliz. Todo nosso esforço é recompensado e isso é muito gratificante”. 

Para Caio Guimarães, o projeto proporciona maturidade aos participantes. “Faz com que de fato a gente aplique os conhecimentos teóricos vistos nas aulas. Temos a oportunidade de projetar e ver o avião funcionando”, diz. Foi por meio do projeto que ele percebeu que estava no curso certo. “Quando vi o avião voando pela primeira vez, eu nasci como engenheiro. O sentimento é inexplicável, você se sente realizado”, revela. 

SAE – Brasil AeroDesign – Promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), vinculada à SAE International, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos, a competição acontece nos Estados Unidos desde 1986. No Brasil, o evento passou a ser realizado a partir de 1999.  ..

Projeto do HU-Univasf leva atendimento de saúde para escolas públicas da região

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem oferecendo atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes da rede pública, através do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI). Criado no ano de 2013, o projeto nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 containers com consultórios para universidades federais de todo o país.

O PCI oferece atendimento aos estudantes que participam dos programas de educação: Brasil Alfabetizado e Mais Educação. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente...

Univasf divulga convocação de classificados remanejados para matrícula do Profiap

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou novo edital de convocação de matrícula para os candidatos classificados para ingresso no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) – Turma 2016. Nesta convocação, disponível no link abaixo, foi chamado um classificado no processo seletivo para o curso. A matrícula será realizada nos dias 1 a 3 de novembro, na Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Univasf, em Juazeiro (BA). 

Para efetuar o procedimento é necessário se dirigir à SEaD, localizada na Av. Antônio Carlos Magalhães, S/N, vizinho ao Colégio Estadual Ruy Barbosa e ao Campus Juazeiro da Univasf. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30. A documentação necessária consta no Edital Profiap N° 2/2016, no link abaixo. 

O Profiap é realizado na Univasf por meio da SEaD, com apoio da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (74) 2102-7664 / 7665, pelo e-mail [email protected] e pelo site do Profiap-Univasf.  ..

Univasf está com inscrições abertas para estagiário de Jornalismo

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio na área de Jornalismo. Os candidatos à vaga devem estar cursando entre o 4º e o 6º períodos do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para seleção vão até o dia 10 de novembro. 

Os interessados devem realizar a inscrição enviando para o e-mail [email protected] os seguintes documentos anexados em formato PDF: ficha de inscrição preenchida (Anexo I do Edital Nº 1/2016), disponível abaixo; comprovante de matrícula do semestre 2016.1; currículo e histórico escolar de graduação atualizado. Entre os pré-requisitos para participar da seleção, é necessário que o aluno tenha cursado e sido aprovado na disciplina de Redação Jornalística 1 e estar cursando (no caso de alunos do 4º período) ou ter cursado e sido aprovado na disciplina de Fotografia (no caso de alunos do 6º período). 

Será cumprida uma jornada de estágio de 20 horas semanais, no horário compatível ao curso de graduação do candidato, com duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. O estagiário receberá uma bolsa de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. 

O processo seletivo será realizado em três etapas: análise de currículo, entrevista individual e avaliação de uma notícia produzida pelos candidatos. O tema da notícia será enviado aos candidatos no dia 11 de novembro e deverá ser entregue impresso no dia 29 de novembro, quando serão realizadas as entrevistas individuais. O local e o horário serão informados posteriormente por e-mail. O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da Ascom: (87) 2101-6848/6849. 

Cronograma
Inscrições – até 10 de novembro
Envio do tema da notícia – 11 de novembro
Realização das entrevistas e entrega da notícia – 29 de novembro
Resultado final – 2 de dezembro
Início das atividades – 5 de janeiro ..

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar

Seguem abertas ao público as inscrições on line para o II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, até o dia 30/10, sem submissão de trabalho.

Após esta data o público interessado poderá se inscrever apenas presencialmente no primeiro dia do evento (09/11)...

Pacientes passam por cirurgia de reconstituição de mama no HU-Univasf

“Quem não passou pelo problema, não tem noção de como é difícil, como isso mexe psicologicamente. É uma parte, é um pedaço nosso que perdemos.”.  Este é o relato da professora, Rubilene Gonçalves Costa, sobre a sua experiência e sentimentos adquiridos após passar por uma mastectomia, no ano de 2013, para tratar de um câncer de mama. A professora é uma das 05 pacientes da região que estão participando do Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O mutirão é realizado pela primeira vez em Petrolina-PE, graças ao empenho e trabalho dos cirurgiões plásticos do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Os profissionais pensaram em facilitar o acesso das pacientes às cirurgias, já que estes procedimentos não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aqui na região.  As cirurgias começaram a ser realizadas na terça-feira (25) e vão até a tarde de hoje...

Campus Ciências Agrárias da Univasf, em Petrolina, foi ocupado por estudantes

O campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Petrolina, foi ocupado no dia de hoje (26), com obstrução da entrada do campus e ocupação do bloco principal de aulas, onde foram montadas barracas de camping.

A interdição, segundo os coordenadores do movimento, tem como pauta principal a PEC 241, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e encaminhada para votação no Senado Federal. A PEC prevê um limite anual para gastos do governo federal.  ..

HU-Univasf comemora o Dia do Cirurgião Dentista

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem promovendo uma série de atividades para comemorar o Dia do Cirurgião Dentista (25 de outubro). As ações são direcionadas aos colaboradores do hospital e a comunidade.

A equipe de profissionais do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI) do HU-Univasf é a responsável pela organização do evento, em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas do hospital...

Mendonça Filho libera mais R$ 2 milhões para garantir assistência para estudantes da Univasf

De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, esse suplemento será fundamental para a instituição

O ministro da Educação, Mendonça Filho, liberou o adicional de R$ 2 milhões ao orçamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O acréscimo será destinado ao pagamento de despesas com assistência estudantil. Com essa liberação, desde o dia 13 de maio, o MEC já repassou cerca de R$ 4,28 bilhões às instituições federais de ensino no país...

Cemafauna participa da SNCT 2016 com programação voltada à importância da conservação das abelhas

"Sem abelha, sem alimento", esse foi o tema da programação do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) especialmente realizada em virtude da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT), cujo tema foi "Ciência alimentando o Brasil", sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento aconteceu durante os dias 17 a 21 no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sertão pernambucano.

A Semana foi promovida em todo o Brasil e mobilizou diversas instituições estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. No Cemafauna, o público pôde conferir palestras a respeito da importância da conservação das mais de três mil espécies de abelhas existentes no país e o seu importante serviço no ecossistema, porque polinizam não apenas as culturas agrícolas como também plantas silvestres e ainda 'fabricam' produtos como mel, mel de melato, pólen, geleia real, própolis e cera...

Frente de Luta Univasf: Veja a carta de apresentação do grupo de estudantes

A "Frente de Luta Univasf" insurge da necessidade de um pólo catalizador das demandas dos estudantes, no que cerne a luta conjunta destes contra os desmandos do Capital e o sucateamento da máquina pública, em específico a precarização da Universidade. Tendo em vista a degeneração da atual gestão do DCE/Resistência/Levante Popular da Juventude, que aliena os estudantes da participação política no âmbito universitário e que usa de conchaves com a Reitoria para o aparelhamento da gestão, se faz necessário pensar não só uma organização que aja de maneira paralela ao DCE, mas acima de tudo, que trace de forma democrática e descentralizada com os demais estudantes um plano de ação combativo que associe as pautas do âmbito universitário em um plano mais geral, a luta dos tralhadores(as) que são personagens fundantes da riqueza desse modelo de sociedade, através da exploração pelo trabalho. É nesse sentido que colocar o atual gestor do Estado Burguês, o presidente golpista Michel Temer, como nosso principal inimigo, se torna fator primordial. As principais medidas de ataque aos direitos (PEC 241, o Escola sem partido e a MP 746/2016), apesar da gravidade, são apenas "ensaios" para a enxurrada de retrocessos que estão por vir, retrocessos esses que já vinham sendo postos em prática pelos governos petistas.

A "Frente de Luta Univasf" faz uma análise crítica da realidade muito mais avançada que o DCE, compreendendo a Universidade como internalizadora dos dinamismos da sociedade de classe, e não como um corpo que paira sobre esta. Sendo assim, entender a ofensiva aos direitos historicamente conquistados e colocar como ponto de pauta unicamente especificidades que só dizem respeito a Universidade como fez o DCE, é uma ação equivocada que atenta ao interesse, inclusive, dos estudantes da UNIVASF. E este é ponto central da nossa oposição a atual gestão do DCE, ela nunca se importou, de fato, com o que conclamavam os estudantes. Portanto, partimos da compreensão que é preciso, nesse momento, direcionar nossas ações a reconstituição do Movimento Grevista, reformulando-o afim de descentralizar a forma de participação política dos estudantes de todos os campi, além associar a luta dos estudantes da UNIVASF à luta dos estudantes das demais Universidades, assim como a luta dos trabalhadores, em um plano mais geral...

2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco abrirá inscrições a partir desta segunda-feira (24)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco, que acontecerá em 14 e 15 de novembro no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). As inscrições para o evento estarão abertas a partir de hoje (24) e poderão ser efetuadas até 4 de novembro, pelo site do 2º Saúde em Libras. O workshop é gratuito e direcionado a profissionais e estudantes da área de saúde. 

Segundo a professora da Univasf e membro da comissão organizadora do evento, Karla Daniele Maciel, o workshop é um evento prioritariamente de formação, que objetiva atuar na formação de estudantes e profissionais de saúde da região no que diz respeito ao atendimento ao público surdo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Durante dois dias, os participantes aprenderão com os próprios surdos como se deve atender uma pessoa surda. Para Daniele, o evento deve plantar a semente para que os estudantes saiam da Universidade sabendo que existe uma população que tem outra língua e que é importante esse profissional se comunicar com essas pessoas por Libras. “Nossa maior expectativa é que no futuro, aqui na região do Vale do São Francisco, a gente tenha profissionais de saúde que atendam a pessoa surda em Língua Brasileira de Sinais”, afirma. 

A programação começará no dia 14 de novembro, às 18h, com a conferência de abertura “Saúde em Libras: o que podemos dizer? O que podemos fazer?“, que será ministrada pela psicóloga surda Luciana Ruiz. Haverá também uma roda de conversa no dia 15 de novembro, a partir das 8h, sobre as perspectivas de atendimento em saúde à pessoa surda e rodas de diálogo com pessoas surdas. No encerramento, terá vivências e aprendizados sobre saúde em Libras, com teatro e oficina. 

O 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco é organizado pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina (ASP). A programação completa está disponível no site do evento e no link abaixo.  ..

Aula Inaugural e recepção aos alunos marcarão início do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) na Univasf

Para marcar o início das atividades do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada a Aula Inaugural amanhã (20) e a recepção aos alunos nesta sexta-feira (21). A Aula Inaugural acontecerá a partir das 19h, no NT 32 do prédio de Colegiados, Campus Juazeiro (BA). O Profiap é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O mestrado é ofertado nacionalmente, em formato semipresencial. 

A aula inaugural contará com a presença do vice-reitor, Telio Nobre Leite, e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Roberto Guedes. A palestra de abertura será sobre Administração Pública, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ariadne Scalfoni Rigo. 

Ainda serão realizadas outras atividades para recepcionar os estudantes. Na sexta-feira (21), às 9h, será ministrada a palestra “Controle externo sobre a Administração Pública: dos pareceres prévios ao combate aos desvios em obras públicas", pelos membros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Já no turno da tarde, às 14h30, será realizada uma apresentação do curso e da sua estrutura aos alunos e um encontro com os professores. 

De acordo com o coordenador do Profiap na Univasf e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Fernando Souto, a expectativa para o mestrado é formar profissionais que reúnam as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública. “A função desse mestrado é, principalmente, capacitar os servidores da Univasf, já que das 25 vagas, 18 são destinadas à Universidade”, disse. 
  ..

Univasf está com inscrições abertas para estágio na área de Administração

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio na Seção de Arquivo Geral do Protocolo Central (SAG/PROT) para estudantes de curso de nível superior do curso de Administração ou áreas afins. Os candidatos devem estar matriculados entre o 3º e o 6º período em uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem até as 18h do dia 21 de outubro.

Os interessados devem realizar as inscrições presencialmente na sala do Protocolo Central, localizada no Prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE), no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para se inscrever é necessário entregar os seguintes documentos: ficha de inscrição (Anexo I do Edital Nº 2/2016, disponível abaixo) devidamente preenchida; currículo vitae e histórico escolar atualizado. 


Será cumprida uma jornada de 20 horas semanais, com duração de seis meses, podendo ser prorrogado até o limite de dois anos. O estagiário receberá uma bolsa de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. 

A seleção será composta pelas etapas de análise de currículo, de caráter eliminatório, e de entrevista individual e redação, de caráter classificatório. A entrevista com os candidatos não eliminados será realizada no dia 27 de outubro, a partir das 8h, no Protocolo Central. O resultado final será divulgado a partir do dia 28 de outubro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (87) 2101-6832 ou por meio do e-mail: [email protected].

Cronograma: 
Inscrições – até as 18h do dia 21 de outubro
Análise curricular – 24 e 25 de outubro
Resultado parcial e convocação para entrevistas – 26 de outubro
Entrevistas –27 de outubro
Resultado final – 28 de outubro..

Estudantes da Univasf encerram greve em Petrolina

Os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), encerraram a greve que já durava oito dias. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (17), após uma assembleia. Os estudantes estavam paralisados deste o dia 10 de outubro. Eles protestavam contra a PEC 241 e contra a redução dos investimentos para a universidade.

Os discentes se reuniram na noite desta segunda-feira (17), na Univasf e decidiram encerrar a greve. Vários universitários participaram da reunião. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) não explicou o motivo do fim da paralisação...

DCE Univasf envia nota sobre greve dos estudantes, confira:

O DCE/ Univasf vem comunicar o fim da ocupação da reitoria da nossa Universidade, encerrada no dia 14 de outubro, após realização de Assembleia Estudantil e já aproveita este espaço para parabenizar a todas e todos que construíram, com muita garra e luta, os cinco (5) dias de ocupação.

A união das e dos estudantes em torno da pauta da Assistência Estudantil, intensificada após um calendário de mobilizações movido pelo DCE, culminou com um dos momentos mais bonitos e de maior mobilização estudantil da história da Univasf. Essa luta é justíssima e não se iniciou agora, mas há anos quando o Movimento Estudantil passou a exigir da nossa Universidade um Plano de Assistência Estudantil que possibilitasse a milhares de estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o ingresso e a permanência na Univasf.

No entanto, demandas, arduamente conquistadas, estiveram ameaçadas nos últimos meses. No dia 08 de outubro, na reunião da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), fomos informados que não havia orçamento previsto para o pagamento de bolsas e auxílios no ano de 2017, o que implicaria no aumento da evasão e na destruição do sonho de permanecer na Universidade daquelas(es) que não conseguem continuar a trilhar seus caminhos na Univasf sem a Assistência Estudantil...

HU comemora o Dia do Fisioterapia e do Terapeuta Ocupacional

Com o objetivo de homenagear e evidenciar o trabalho de seus fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) desenvolveu uma série de atividades durante a última quinta-feira (13). A programação variada foi organizada pela equipe do Setor de Reabilitação e contou com a participação de profissionais de vários setores do hospital.

Foram realizadas palestras com os temas: “Gestão de Carreira e Sucesso Profissional”, com o Professional e Self Coach IBC, Waldemir Borba e “Terapia Ocupacional: Diagnostico Situacional HU-Univasf”, com a terapeuta ocupacional, Iara Goes e apresentações de exposição de fotos e de um vídeo documentário sobre o trabalho dos profissionais do HU-Univasf...

Com perspectiva de verba suplementar do MEC, Reitoria da Univasf acolhe pauta dos estudantes em greve

Os dirigentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), reitor Julianeli Tolentino de Lima e o vice-reitor Telio Nobre Leite, reuniram-se com estudantes da instituição para apresentação da proposta de atendimento à pauta de reivindicações discutida com membros do movimento paredista discente. As reuniões ocorreram anteontem (13), às 8h30 e às 18h30, no prédio administrativo da Reitoria, em Petrolina (PE), ocupado desde a última segunda-feira (10) pelas lideranças do movimento. O acesso dos servidores aos ambientes de trabalho que estavam fechados pelos manifestantes já foram liberados, mas as atividades acadêmicas em salas de aula permanecem paralisadas. A Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf) manifestou, em assembleia da categoria, no inicio desta semana, apoio ao movimento dos estudantes.

De acordo com os dirigentes da Univasf, o Ministério da Educação (MEC) sinalizou aporte extra de recursos que, se concretizado, viabilizará o acolhimento integral da pauta da categoria discente para manutenção dos subsídios às ações da assistência estudantil que abrange cerca de 70% do alunado da instituição. O reitor Julianeli Tolentino, que retornou de Brasília na última quarta-feira (12), onde participou de reunião com o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, ratificou o pronunciamento do vice-reitor Telio Leite que na terça-feira (11) também esteve reunido com os estudantes para discutir o orçamento do Programa de Assistência Estudantil (PAE-Univasf), fomentado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que também conta com a contrapartida financeira da universidade.

Em seu pronunciamento aos estudantes, Julianeli ressaltou os encaminhamentos sobre os repasses do PNAES pelo Governo Federal, a articulação da universidade e também da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para captação de novos recursos junto ao MEC. “Eu deixei claro para o MEC que essa é uma pauta da nossa comunidade acadêmica, estudantil e nossa também, enquanto representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e que o MEC nos desse uma alternativa para o equilíbrio da nossa demanda e a oferta. Por isso eu levei a alternativa pensando, especialmente, no que está previsto no PLOA que é o Projeto de Lei Orçamentária Anual, no qual há previsão da universidade receber em 2017, aproximadamente, cinco milhões e meio de reais para a assistência estudantil que é insuficiente para que nós tenhamos a manutenção dos benefícios para vocês”, disse. Somado o orçamento de R$ 5,5 milhões programado pelo PLOA para o PNAES e a contrapartida da Univasf de R$ 2,5 milhões, os recursos da assistência estudantil totalizarão R$ 8 milhões, podendo atingir até R$ 10 milhões com a verba suplementar prevista pelo MEC.

Conforme Julianeli, com este suplemento de R$ 2 milhões a mais no orçamento para a assistência estudantil já em 2017, a Univasf poderá garantir a manutenção de bolsas e demais auxílios do programa, o lançamento de novos editais de seleção para veteranos e ingressantes, a partir de novembro próximo para todos os campi e, ainda, o transporte estudantil sem descontinuidade dos serviços que são oferecidos atualmente. Julianeli e Telio reafirmaram que os estudantes não serão prejudicados e que a pauta de reivindicações da categoria é também da equipe de gestão. Eles também defenderam a necessidade de consenso e da continuidade do diálogo junto à Câmara de Assistência Estudantil (CAE), composta por maioria discente, para avaliação das demandas imediatas e futuras.

Ainda sobre o transporte estudantil, o vice-reitor Telio Leite deu retorno positivo à reivindicação do movimento paredista para que as rotas, locais e horários de embarque sejam mantidos. Telio ressaltou as dificuldades para ampliação da frota destinada aos estudantes, composta atualmente por seis ônibus, e também a disponibilidade de motoristas para fazer o transporte intercampi, mas garantiu que o fluxo e itinerário dos veículos serão preservados. “A gente assume essa proposta como foi apresentada, hoje (ontem) pela manhã, de manter como está e agendar até o final do ano um calendário de reuniões para aprofundar essa discussão”, antecipou.

Outros pontos debatidos englobam o modelo de gestão dos Restaurantes Universitários (RUs) e avanço no estudo em andamento para a edificação de novas residências universitárias. A Univasf mantém em funcionamento três RUs nos campi de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA) e moradia estudantil nos campi de Ciências Agrárias, também em Petrolina (PE) e de São Raimundo Nonato (PI). As demais reivindicações do movimento paredista incluem mobilização contra a PEC 241 - Proposta de Emenda à Constituição, que estabelece teto para os gastos públicos para os próximos 20 anos e já aprovada, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados no último dia 10 de outubro.

Nesta sexta-feira (14) pela manhã, docentes, técnicos-administrativos e discentes se reuniram no prédio administrativo da Reitoria, em assembleia tripartite com pauta comum para os três segmentos com os seguintes pontos: assistência estudantil e orçamento da Univasf; PEC 241, verbas para a educação, greve geral nacional, conforme divulgado pelas representações das respectivas categorias. ..

ESTUDANTES QUESTIONAM MOVIMENTO QUE OCUPA INSTALAÇÕES DA UNIVASF

Em e-mail ao Blog alguns estudantes da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco questionam o movimento que ocupou as dependências da universidade no início da semana. Confira o conteúdo da Carta aberta à sociedade:

Carta aberta à Comunidade Acadêmica da Univasf e à sociedade..

Prefeitura de Juazeiro e Univasf entregam óculos de grau a alunos da rede municipal

Na manhã desta terça-feira (11), vinte e sete alunos da rede municipal foram beneficiados com óculos de grau, através do programa 'Saúde na Escola' que visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos realizado nas edições da Caravana da Saúde. A ação é uma parceria da Univasf e a prefeitura de Juazeiro.

Acompanhada da madrinha, Maria Laura, de 10 anos foi um das primeiras a receber sua armação. "Gostei muito dos óculos, agora não terei mais dificuldade de enxergar o que está escrito no quadro da sala de aula. Estou muito feliz", disse a estudante do 5º ano da Escola CSU...