Foram encontrados 2103 registros para a palavra: artigo

Artigo - Petrolina só avança! Juazeiro faz postagens

Petrolina está em progresso ainda maior na Política e ganha de Juazeiro em articulação no eixo Federal.

Enquanto aqui há uma preocupação viciosa de se manter o Poder pelo Poder, abandonando com isso a Cidade à própria sorte, o Município pernambucano vizinho a Juazeiro não para de receber visitas de autoridades e, com isso, cada vez mais aportes de verbas vultuosas para o bem de seus munícipes...

ARTIGO - Jovens assassinados transformam o Brasil em Benjamin Button

Marco Antônio Barbosa**

Mais uma vez o Brasil bate um desagradável e triste recorde histórico. Segundo o Atlas da Violência 2019, realizado e divulgado este mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 65.602 pessoas foram assassinadas em 2017. Este dado fica ainda mais impactante quando vemos que 54,5% deste número são jovens entre 15 e 29 anos e que isso representa 69,9 homicídios para cada 100 mil jovens no país, taxa recorde nos últimos dez anos. Para se ter uma ideia da tragédia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidêmicas as taxas de homicídio superiores a 10 homicídios a cada 100 mil habitantes.  ..

ARTIGO - PREFEITO DE JUAZEIRO, PAULO BONFIM TENTA ENGANAR A POPULAÇÃO CONFUNDINDO INVESTIMENTO EM “BENS DE CAPITAIS” COM “OBRAS REALIZADAS”

O gestor público municipal de Juazeiro, o Senhor Paulo Bonfim, na sexta-feira (14) publicou através da sua secretaria de comunicação, Ascom/PMJ, matéria no blog de GJ onde ele aparece fazendo a entrega de quatro novos carros destinados à Secretaria da Saúde e três motos que auxiliarão no trabalho de fiscalização e segurança do Mercado do Produtor de Juazeiro, dentro do programa de governo “Toda Sexta Tem Obra”.

Penso que o senhor prefeito precisa urgentemente fazer um curso de Gestão pública, que aliás, a Univasf oferece muito bem, pois confundir obras públicas com investimentos em bens de capitais, dá uma verdadeira noção de como o nobre prefeito não entende nada de gestão administrativa, muito menos de Gestão Pública...

Artigo – “FAÇA O QUE EU DIGO, MAS...”

A vida reserva as mais diferentes e, às vezes, inimagináveis surpresas para as pessoas. Diante dessas possibilidades, muitas coisas seriam evitadas e palavras não seriam ditas, uma vez que poderiam negar a legitimidade de certas convicções, e exibir a fragilidade de certos conceitos ideológicos. Notadamente no campo político, via de regra, essas alternâncias são frequentes e obedecem ao ciclo da maré das conveniências e interesses. Por exemplo, esse enfoque nos remete à reflexão de que existe algo contraditório no discurso atual do PT, se comparado ao discurso original do seu inspirador e fundador. Hoje insistem com grande ênfase de que o atual governo, pela origem militar do Presidente e a participação na equipe de inúmeros militares, põe o país em risco de volta à ditadura. E a todo momento se reportam ao período militar.

Ocorre que, já faz algum tempo, tem circulado um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nunca contestado, no qual existem diversas entrevistas a televisões, onde rasga declarações elogiosas ao desenvolvimento econômico durante os governos militares, dando realce ao General Médici que na visão do líder petista seria eleito pelo povo se se submetesse a uma eleição, tal a aprovação que desfrutava! Vejamos algumas frases ditas pelo líder, fundador do PT:..

Artigo - Qual é a responsabilidade dos estacionamentos em casos de furto?

Desde a publicação da Súmula nº 130, em 1995, o STJ tem mantido o entendimento de que “a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”. Mencionada Súmula foi editada com base nas relações consumeristas estabelecidas entre shoppings centers, supermercados e bancos (por exemplo), pois entendeu que o espaço ofertado para os clientes estacionarem seus veículos corresponderia a um instrumento para a captação de clientela, por criar uma expectativa de ambiente seguro.

Contudo, embora sumulado, o entendimento sobre o assunto não é pacífico - REsp 1.606.360/SC, julgado em 19/10/17...

Artigo - No Dia dos Namorados quem ganha presente é a sogra

O brasileiro costuma se vangloriar por o país não fazer parte de zonas de riscos de catástrofes naturais como furacões, erupções vulcânicas, terremotos e grandes nevadas. A população que chega a comemorara inexistências destes eventos tem vivido momentos de pânico tão quanto os moradores de locais atingidos pelos fenômenos. Na contramão de tudo que foi pregado, o Brasil atravessa um dos seus piores momentos desde o fim da ditadura militar (1964/1985).

Diversos episódios negativos têm balançado literalmente a nação canarinho, deixando seu povo atônito. Enquanto a economia não dá sinais de melhoras, o desemprego atingindo taxas estratosféricas, direitos constitucionais sendo menosprezados e até mesmo extinguidos, noticiários informam a todo o momento alguma trapalhada envolvendo os três poderes...

Artigo – BRASIL: UMA BALEIA FERIDA!

Na metáfora proferida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a Audiência sobre a Reforma da Previdência, na Comissão de Finanças e Tributação-CFT, da Câmara dos Deputados, mais precisamente ele disse que: “com crescimento de apenas 0,6% ao ano nos últimos oito anos, o Brasil é uma baleia ferida arpoada várias vezes, que foi sangrando e parou de se mover. Precisamos retirar os arpões, consertar o que está equivocado”. Até poderia parecer uma frase de efeito como tantas que são utilizadas no linguajar impactante do dia a dia, se não encerrasse uma triste verdade que afeta o nosso Brasil dos dias atuais. É impossível dissociar tantas imoralidades praticadas na vida pública deste país, das máculas provocadas à nossa economia, com consequências danosas à própria imagem do Brasil no conceito mundial, e que vieram à tona nos últimos tempos. E, sem medo de errar, podemos dizer que tinha – e ainda tem -, muita sujeira embaixo do tapete!

Quem assistiu ao debate pela TV Câmara, pôde ver que de um lado havia um técnico com Doutorado em economia público-privada em todos os sentidos, às vezes ríspido e arrogante, e que deu muito trabalho a dois Assessores que, ao seu lado, tentavam controlar os seus ímpetos de respostas mais agressivas, face a certas perguntas insidiosas. Do outro lado, alguns Deputados mais preocupados em atingir duramente o governo e exibir uma postura pessoal político-ideológica e partidária, onde um presidiário é quem domina as suas convicções, deveriam contestar com argumentos pertinentes os pontos da Reforma que consideram nocivos aos brasileiros e que tanto falam em rejeitar. ..

Artigo - O MUNDO SEM BRITTO!... Extraordinário Ser Humano e Jornalista!

Antônio Batista de Britto, faleceu. Baiano, nascido em junho de 1930, morreu em 28 de maio de 2019. Viajado a ponto de conhecer o Oiapoque e o Chuí. De Mata de São João/BA, conviveu no Estado em Pojuca, Feira de Santana, Serrinha, Salvador, Senhor do Bonfim, Sento-Sé e Camaçari, onde faleceu. Foi carismático ao extremo, por ter fantástica capacidade de atrair  e conquistar o amor das pessoas. A sua sabedoria era clara de elevadíssima padronização. 

Britto era uma pessoa do mais elevado padrão de qualificação humana, socialista/comunista assumido e viveu 79 anos, com militância política social, onde foi acumulando conhecimento, chegando a ser do tipo, “uma biblioteca ambulante”. Sempre esteve na defesa teórica e proativa dos movimentos sociais e partidos de esquerda!... Firme na sua posição ideológica, combatendo as mazelas da outra ideologia, a capitalista/imperialista!..

ARTIGO - É PRECISO DAR VOZ E VEZ AO NOSSO POVO

Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado..

ARTIGO - UM MOMENTO DE SENSATEZ DE UM MILITANTE DA ESQUERDA

Recentemente fui duramente criticado ao ponto de me acusarem de me posicionar não contra as "manifestações estudantis" , que aliás é um direito constitucional. Fui contra e serei sempre as pseudo -manifestações como as que ocorreram no dia 31 de maio, onde se via militantes da esquerda, PT e do PC do B vestidos com suas tradicionais camisetas e bandeiras vermelhas e cartazes pregando LULA LIVRE, e não se via um estudante vestido nos uniformes da escolas tão pouco ostentando a bandeira nacional.

E pasmem senhores, ainda fui ameaçado de ser denunciado por defender os interesses dos estudantes, que estavam sendo obrigados a deixarem as sala de aulas em um pleno dia letivo para participarem de um movimento que nem eles sabiam do que tratavam. Como se percebe a esquerda continua pregando as inversões de valores na sociedade, e isso não podemos permitir...

Artigo – DEMOCRACIA: SALVEM OS PODERES!

Tenho sempre enfatizado, através desta coluna, que a Democracia perde consistência ou não sobrevive sem o funcionamento normal das Instituições básicas e fundamentais ao Sistema, representadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Obviamente que, como são integrados por um ser humano infestado de qualidades e defeitos, os Poderes da República estão suscetíveis a uma grande diversidade de desempenhos dos mais variados níveis. Mas, é o convívio com os diferentes que a isso chamamos de Democracia.

Assim, reconhecidas as dimensões e os valores institucionais, impõe-se a crítica e o questionamento às falhas de desempenho dos agentes gestores, não sendo justos os ataques descontrolados aos Poderes, em particular. Esse enfoque tem o objetivo de divergir dos princípios que inspiraram aos organizadores da manifestação pública do último dia 26/05 em todo o país, no que concerne a fugir do foco original anunciado que era expressar apoio e solidariedade ao Governo Federal e em particular ao Presidente da República, para setorizar ataques ferozes ao Congresso Nacional e ao STF-Supremo Tribunal Federal. Ora, se o ato público representava o exercício de um direito assegurado pela Democracia, há de se respeitar e preservar as Instituições que dão legitimidade ao Sistema e não procurar anarquizá-las! A isso podemos chamar de civilidade!..

Artigo - A cama de Procusto e a reforma da previdência

Na mitologia grega, Procusto era um perigoso salteador que costumava atrair viajantes para sua residência. Chegando ali, as vítimas eram deitadas numa cama de ferro, e depois que adormeciam tinham seus corpos moldados e ajustados de acordo com o tamanho do leito. Se fossem maiores, eram cortados a machado; se fossem menores, eram estirados com cordas até atingir a medida exata da cama.

É assim que têm avançado as políticas econômicas do pós-golpe. O que elas pretendem nada mais é do que moldar ou adequar as condições do povo às exigências do Estado (e do Mercado), quando deveria ser o oposto: eles é que têm de adequar-se às necessidades e bem-estar dos cidadãos e cidadãs – razão última de toda e qualquer política...

ARTIGO: As ‘leis tecnológicas’ do Pacote Anticrime

Por Ricardo Becker (*)

A pouco mais de um ano da implantação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sancionada no ano passado pelo então presidente Michel Temer e com início de vigência previsto para agosto de 2020, a legislação brasileira deve ganhar mais dois “itens tecnológicos” a partir da votação do Pacote Anticrime elaborado no início da nova administração federal pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro...

Artigo – AVANÇOS E... RECUOS!

Têm sido fartos os motivos graciosamente oferecidos pelo governo para que mesmo os que nele votaram, e continuam confiantes, expressem as suas inquietações diante da insegurança de tantas frágeis decisões, ao ponto de alguns insinuarem, o que é verdade, que vem acontecendo “o recuo do recuo”, o que significa dizer que até após recuar de uma decisão, ainda há incertezas! Isso para não falar da escassa habilidade para manter o bom relacionamento político entre eles, e assim conquistar o apoio parlamentar indispensável à aprovação das reformas desejadas. Quem estiver pensando que vai ganhar apenas no GRITO, está muitíssimo enganado, principalmente nos dias atuais, onde o diálogo tem que ser esgotado até a última gota. 

Está difícil de compreender - e parece que a culpa não é só do governo -, a quantidade de picuinhas diárias que surgem nas relações do Presidente da Câmara Rodrigo Maia e o Presidente Bolsonaro. Quase sempre após um café da manhã, almoço ou jantar de reaproximação entre eles, saem distribuindo entrevistas às televisões enaltecendo que tudo agora é “paz e amor”, mas, logo depois, tudo se desfaz. Esse clima desestabiliza e retarda o debate, prejudicando o país...

ARTIGO - 24 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA ESQUIZOFRENIA

Dr. Carlos Augusto
Médico/Advogado

Desde os tempos imemoriais que já se relatam casos assemelhados à esquizofrenia na humanidade. Grandes reis e imperadores foram dela portadores, principalmente na antiguidade greco-romana, quando a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade...

Artigo - Núcleo Pilar, um Oásis na Caatinga!

O Distrito Núcleo Pilar do Município de Jaguarari, Bahia, é um lugar onde se vive destacado exercício da cidadania, se comparado a maioria dos outros locais urbanos do Estado, uma estrutura construída pela então empresa estatal Caraíba Metais/SA (Mineração Caraíba), na atualidade, reformado pós processo de privatização em 1994, onde os trabalhadores, entre outras conquistas, passaram a ser donos das casas e apartamentos.

Tal comunidade tem um dos melhores níveis de formação política, cultural, social da Bahia, e olhe lá: boa compreensão de direitos e deveres; gosto musical qualificado, observado inclusive nos bares; consciência eleitoral histórica; povo solidário e fraterno; e clara consciência de classe!... Salve-se, a qualquer exceção, ou suposto exagero!..

ARTIGO - A SAGA DE SHAIRA

A escravidão no Brasil durou cerca de 350 anos e arregimentou milhões de negros trazidos do continente africano. Só foi extinta quando não mais atendia aos interesses da burguesia europeia, em especial a inglesa, que, com o advento da industrialização, passou a cobrar o fim do trabalho servil. 

O longo período de escravidão, seguido de uma abolição de araque (já que incompleta), mergulhou o país no obscurantismo, e deu lugar a uma herança maldita, cujos efeitos ainda se fazem sentir. A cultura escravagista, que reinou por mais de três séculos, não foi de todo abolida, e é ainda reverenciada por amplos setores da elite brasileira que insiste em dar as cartas, ciosa das benesses da casa-grande e saudosa do tempo em que moía negro no tronco.

O romance  Shaira e a Saudade, de Sarah Correia, a ser lançado ainda este mês, se insere nesse contexto da história do Brasil. Como o zoom de uma fotografia, a autora põe em destaque o drama da menina Shaira, que, arrebatada do seio materno, na grande e longínqua África, é trazida para o Brasil a fim de servir como escrava.

O enredo tem como cenário principal uma fazenda do sertão do nordeste e se desenrola, basicamente, entre a senzala e a casa-grande, espaços onde, paradoxalmente, a personagem central vive os horrores da escravidão e, ao mesmo tempo, a experiência da liberdade. 

Ricamente fundamentada, a narrativa mergulha no vastíssimo universo da cultura africana, interagindo com as diversas representações simbólicas, responsáveis por conferir significado à vida, e tudo que a envolve. Acertadamente, o texto destaca o papel da memória enquanto elemento constitutivo do processo de afirmação e consolidação das identidades individuais e coletivas, condição sine qua non – diríamos – para a efetivação das experiências de liberdade, autonomia e empoderamento. 

É a memória, presente no cheiro da mãe, e atualizada nas imagens dos rios, das florestas, das montanhas, que faz com que a pequena Shaira esteja permanentemente conectada às suas origens, étnicas e familiares, e sonhe com a possibilidade de um dia poder reencontrar os seus. 

Ao contar a saga de Shaira, a autora montessantense, efetivamente, acaba por contar também a história do Brasil. Não a história oficial: a história dos senhores, dos opressores, dos vencedores; mas a história real: a história dos humildes, dos excluídos, dos vencidos. Aliás, dentre os muitos méritos que a trama apresenta, está o de trazer à baila, de forma quase que pioneira, o tema dos milhares de negros que retornaram à África, uma vez alforriados. Ignorada pela historiografia convencional, a questão é praticamente desconhecida do grande público, restringindo-se a um ou outro historiador.

Numa perspectiva – ousaríamos dizer – gramsciana (de Antônio Gramsci) Sarah Correia traz pra sua literatura as figuras do povo, dos pobres, do oprimido, tratando-os – e isto é o mais importante – não como meros coadjuvantes, mas como atentos protagonistas, com poderes de fala e de decisão. Isso faz com que a autora se aproxime de figuras do naipe de Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Luís Gama (os dois últimos citados no corpo da obra), e tantos outros intelectuais que fizeram dos humildes a sua temática literária.

Não bastasse tudo isso, Shaira e a Saudade encanta ainda pelo vigor do seu texto – leve e consistente – e pela beleza da sua poesia – doce e revolucionária.

José Gonçalves do Nascimento..

ARTIGO - VIVEMOS NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, NÃO VOU ME CALAR!

Recentemente tenho feito algumas publicações nesse blog expressando a minha opinião sobre vários aspectos, especificamente em assuntos envolvendo política. É natural que as pessoas discordem dos meus pontos de vistas, afinal vivemos num estado democrático onde as ideias devem ser debatidas.

Escrevo o óbvio, as verdades, não falseio, tão pouco faço ilações levianas, mas as verdades muitas doem naqueles que não querem ouvir. O que não é normal e nem aceitável são as agressões dirigidas a minha pessoa emanadas de pessoas que por estarem fora das salas de aulas há muito tempo, pois se estivesse, com certeza seria mais um dentre as centenas de alunos que tenho sob minha tutela, e o pior, que se escondem por detrás de um pseudônimo, pra destilar seu veneno nas pessoa que discordam de seus pontos de vistas ou de suas doutrinações ideológicas...

Artigo - A Verdadeira Sensação Que Estamos Sendo Enganados

Saneamento básico da nossa cidade Juazeiro conforme a Lei 11.445/2007.

Buscamos a Lei de Saneamento Básico do município de Juazeiro, que a mesma referencia os condicionantes: Água Potável em quantidade e qualidade na área urbana e rural, esgotamento sanitário, manejo de resíduo solido e manejo de águas pluviais “água de chuva”...

Artigo – EM BOCA FECHADA...

Além do vasto número de Ministérios que integram a estrutura do Governo Federal, temos Secretarias, Autarquias, Agências e Departamentos outros que zelam pelo funcionamento da gigantesca máquina administrativa do Estado. Ainda há um cargo, em particular, que zela pela imagem do Presidente, requer especial capacidade de expressão, poder de síntese e muita habilidade na comunicação, uma vez que sempre se dirige a jornalistas sedentos por notícias do governo: o PORTA VOZ. A função se reveste de particularidades especiais, visto que a esse profissional não basta reproduzir uma linha de pensamento do governo, mas ser a voz pública do próprio Presidente. E quando este tem a loquacidade de um Bolsonaro, os reparos e justificativas se sucedem a todo instante!

Obviamente que aqueles que escolheram o segmento da atividade política, assumiram a condição de entes públicos por opção própria e estão sujeitos ao crivo da avaliação crítica, seja como alvo do eleitor e cidadão, ou dos analistas em todos os níveis. Diante dessa vulnerabilidade a que estão expostos, são grandes as responsabilidades não somente decorrentes do poder dos seus atos oficiais, como, também, por tudo aquilo que pensam e falam.                                                     ..