Foram encontrados 1448 registros para a palavra: Cultura

Artistas se reúnem para defender a permanência do coordenador do centro de cultura João Gilberto

 
Após a informação da possível substituição da coordenação do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, artistas da região das áreas de teatro, música, áudio visual, artes visuais, manifestação popular e produtores culturais, se reuniram ontem (25), para reivindicar a permanência de João Leopoldo Viana Vargas, que está na coordenação da Casa há mais de 5 anos.

Segundo o ator, Nilton Miranda, mais conhecido como o palhaço Morróia, o centro de cultura nunca foi tão democrático. “Hoje nós temos o Centro de Cultura extremamente dinamizado e democrático, com a participação dos artistas, sendo o segundo em arrecadação, entre os 17 espaços culturais do estado da Bahia. O nosso medo é que ele volte a ser um elefante branco, como aconteceu em outras épocas. A cultura do território do Sertão do São Francisco teve um avanço muito grande após essa gestão. Isso sem falar na mudança no espaço, com intervenções culturais nos muros e paredes do prédio. Em termos de estrutura nós evoluímos muito, novos equipamentos adquiridos desde linóleo a equipamentos de sonorização, iluminação e salas climatizadas. Periodicamente são realizados mutirões para conservar o espaço limpo. Então, não aceitamos a substituição sem uma justificativa plausível, apenas por interesse politico. Só aceitaremos uma substituição se essa acontecer por eleições diretas. Estamos cansados de engolir as demandas sempre de cima pra baixo”.  
 
Já para o ator e diretor de teatro, Mauricio Fabio, o centro de cultura nunca recebeu tantos cursos e formações nas áreas artísticas e de elaboração de projetos. “Há muito tempo não acontecia no espaço tantos cursos de qualificação em artes e criação de projetos para concorrer aos editais, essa gestão se preocupa, divulga e incentiva a participação nas oficinas e nos editais, não só no meio artístico mas o publico em geral”.

Na reunião, algumas ações foram programadas, entre elas, um abaixo assinado, que será entregue ao secretário de cultura da Bahia, Jorge Portugal, e ao diretor de espaços culturais, Romualdo Lisboa. No documento, os artistas afirmam que o atual coordenador mantém relações de parceria, cordialidade e respeito com a classe.  Uma campanha também será lançada hoje na internet com vídeos de até 15 segundos com a #ficajoãonojoão.
..

Parcerias entre setores culturais e o IRDEB serão discutidas no Conselho de Cultura

O Conselho Estadual de Cultura se reúne nesta terça-feira, 26, em uma Sessão Plenária na sede do órgão, no Campo Grande, prédio anexo ao Palácio da Aclamação. Uma das pautas do encontro é a atual situação da TV Educativa da Bahia, mais conhecida como TVE, e da Rádio Educadora. Na ocasião, serão apresentadas as possibilidades de parcerias entre os diversos segmentos da área cultural e os veículos de comunicação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).

A Sessão Plenária terá início às 9 horas, com a presença do diretor-geral do IRDEB, Flávio Silva Gonçalves. Serão cerca de duas horas de debate. "O Conselho é um espaço privilegiado de discussão, avaliação e proposição de políticas públicas entre o governo e a sociedade civil. É fundamental a interação entre as políticas públicas de Cultura, Comunicação e Educação. Esperamos estabelecer um diálogo franco e propositivo com o objetivo, inclusive, de conjuntamente encontrarmos soluções para os nossos limites", afirmou o diretor...

Inscrições para "Terça Cultural" em Juazeiro se encerram nesta sexta-feira

Mais um projeto de iniciativa da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) promete agitar o cenário artístico-cultural da cidade nos próximos meses. É a "Terça Cultural", que vai revelar e premiar artistas para apresentação na Virada Cultural 2016, em homenagem ao aniversário da cidade, no mês de julho. O Arco da Ponte será palco para as apresentações do projeto, que vai contar também com exposições de arte e cinema de autores da cidade.

O Projeto Terça Cultural consiste na realização de mostras competitivas de artes integradas compostas por Concursos de Poesia e Declamação; de números de Dança; concursos de Bandas (modalidade livre) e concurso de Bandas Autorais. O Projeto será realizado de abril a maio, com culminância na Virada Cultural.  ..

NESTA QUINTA-FEIRA TEM ABERTURA CULTURAL COM GRANDES ATRAÇÕES

Nesta quinta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, o Projeto Abertura Cultural realiza seu 10º programa de auditório com três grandes entrevistas, o ator e cantor Agamenon Alves, o gestor cultural Márcio Ângelo e o músico e cantor Big Rau’s cover do cantor Raul Seixas. O Projeto Abertura Cultural foi contemplado no Edital - Agitação Cultural - Dinamização em Espaços culturais da Bahia 2015 e propõe realizar programas de auditório com o objetivo de entrevistar os artistas e profissionais ligados à cultura do Território Sertão do São Francisco, e acontece ao vivo e transmitido via online (youtube - Abertura Cultural). O projeto está sendo realizado de fevereiro a junho, todas as quintas-feiras a partir das 19:30 h no Centro de Cultura João Gilberto.

Entrada gratuita...

São João de Petrolina valoriza a cultura local

O São João de Petrolina, de 04 a 26 de junho, vai oferecer aos forrozeiros o que há de melhor nos que se refere a festejos juninos. Segundo o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o diferencial da festa sempre foi a valorização dos artistas locais. “São João é sinônimo de alegria. E nossa gestão valoriza os artistas locais, basta vê a programação e conferir que todos os dias têm, pelo menos, um nome conhecido da nossa região”, ressaltou.

Artistas como Targino Gondim, Elson Castro, Raimundinho do Acordeon, Sérgio do Forró e as bandas Forró Pega Leve e Desejo de Menina são algumas das atrações. “O caminho é esse, temos que valorizar a ‘prata’ da casa. Nossa programação contempla os mais refinados gostos musicais”, expôs. 

Outro fato interessante no São João do Vale é que em Petrolina os apaixonados pela tradição junina encontram na programação oficial, além dos músicos conhecidos nacionalmente, a tradicional Vaquejada, que é aberta ao público; a Jecana, que este ano homenageia seu criador, o saudoso Carlos Augusto; o Festival de Violeiros que reúne o melhor da viola e a Noite Cultural, além dos conhecidos e conceituados Concursos de Quadrilhas e de Sanfoneiros. 

O encerramento dos festejos fica por conta da tradicional Missa do Vaqueiro, no dia 26, momento que os sertanejos montados em seus cavalos fazem suas orações pedindo proteção e agradecendo às graças alcançadas durante todo o ano. ..

Política e cultura reuniram professores, artistas e intelectuais em ato na Univasf de Petrolina para afirmar o não ao golpe

O auditório da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi palco nesta noite de quinta-feira, 14, de um grande ato político cultural pela democracia. A capacidade do auditoria de 200 cadeiras foi preenchida sem contar quem estava de pé, totalizando uma média de mais de 300 pessoas.

Intercalando a0resentações culturais com as falas de saudação dos presentes, o ato empolgou e emocionou os presentes. Palavras de ordem como ‘Não Vai ter Golpe Vai ter luta’ ecuavam a todo instante. Durante mais de duas horas, se reversaram no palco apresentações de artistas da região e falas em defesa da democracia e contra o golpe...

Projeto vai revelar e premiar artistas para apresentação na Virada Cultural 2016

Mais um projeto de iniciativa da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) promete agitar o cenário artístico-cultural da cidade nos próximos meses. É a “Terça Cultural”, projeto que vai revelar e premiar artistas para apresentação na Virada Cultural, em homenagem ao aniversário da cidade, no mês de julho.          O Projeto Terça Cultural consiste na realização de mostras competitivas de artes integradas compostas por Concursos de Poesia e Declamação; de números de Dança; Concursos de Bandas (modalidade livre) e de Bandas Autorais. O Projeto será realizado de abril a maio, com culminância na Virada Cultural 2016, dentro das festividades do aniversário de Juazeiro.

De acordo com a SECJU as inscrições já estão abertas e se estendem até 22 de abril, são gratuitas e devem ser efetuadas presencialmente, na sede da secretaria, das 08h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados deverão adquirir o regulamento e ficha de inscrição através do site do Diário Oficial e depois de preenchida, deverão entregar na sede da Secretaria de Cultura e Juventude, Avenida Carmela Dutra, Nº 683, Centro, Juazeiro Bahia, CEP – 48.903-530. Ainda segundo a SECJU, além de fomentar as artes no município, é também objetivo do projeto Terça Cultural, promover o intercâmbio entre grupos e o público, destacar e divulgar novos talentos e promover as produções locais em especial às produções autorais. Contatos com a SECJU pelo telefone (74) 3614 2652 ou pelo e-mail [email protected]...

MARXISMO CULTURAL – Parte I

A teoria marxista foi elaborada pelo sociólogo e escritor alemão Karl Marx juntamente com Friedrich Engels no Século XIX. Essa teoria versa sobre a forte influência da situação econômica e social da época. Os mesmos não concordavam com uma sociedade capitalista, supostamente injusta e desigual com os trabalhadores. E decorrente disso, vários livros foram escritos por ambos com críticas radicais sobre a sociedade, tais como: "O Manifesto do Partido Comunista", "O Capital" e “A Origem da Família e da Propriedade Privada”. Os livros criticavam o Liberalismo, diagnosticavam uma Luta de classes entre trabalhadores e Patrões, previam que a classe trabalhadora unida, de “tão oprimida”, tomaria posse do governo através da “revolução” e implantaria a ditadura do proletariado que controlaria os meios de produção. Essa ditadura seria uma ponte para a sociedade justa, sem classes, sem governo.

Karl Marx morreu em 1883. Acreditava-se que suas ideias não iriam acontecer, pois havia apenas nove pessoas em seu funeral. Mas após isso, suas teorias obtiveram um crescimento influente sobre os movimentos operários no final do século e até hoje são hegemônicas nas universidades e escolas de todo o mundo. Durante o século XX, a teoria Marxista foi de forte influência em vários países, onde a Rússia foi o primeiro país do mundo a fazer uma revolução armada, comandada por Vladimir Lenin e continuada pelo braço genocida de Joseph Stalin, tornando-se o primeiro país no mundo a ser comunista. Porém, após a I Guerra Mundial, o marxismo estava em plena crise teórica: como foi possível a união dos trabalhadores para matar outros trabalhadores, buscando defender os interesses de seus patrões? Quem os alienou? Marx já havia encontrado a “solução” em uma de suas frases mais conhecidas: "a religião é o ópio do povo". Ele havia entendido que um fator cultural alienava o povo. Porém, não conseguiu elaborar tal pensamento de forma adequada. Essa elaboração foi feita por dois filósofos marxistas, de forma independente, um húngaro, Georg Lukács e o outro italiano, Antônio Gramsci (é o modelo de revolução gramsciana adotado no Brasil a partir de 1965 e vigente até os dias de hoje).

Antônio Gramsci foi um filosofo marxista e político italiano de grande influência na esquerda atual, pois ele compreendeu que a revolução armada não era a maneira correta para se aplicar em uma sociedade. A REVOLUÇÃO TINHA QUE SER CULTURAL! O mesmo compreendeu que: A ética judaico-cristã, a filosofia grega, o direito romano, impediam que a revolução cultural chegasse ao ocidente e, que era necessário derrubar esses três pilares que fundaram toda a Cultura ocidental. Na estratégia gramsciana, nada pode ser ostensivo, tudo deve ser feito disfarçadamente, com o veneno sendo ministrado ao paciente como se fosse um remédio. Em outras palavras, é necessário destruir a cultura ocidental em nome da dignidade e da liberdade do homem. Em nome da liberdade, cria-se a ditadura. E em nome dos Direitos Humanos, cerceiam-se os Direitos Individuais...

Clube da Bossa traz Fabiana Santiago nesta quarta (06)

A edição desta quarta (06) do Clube da Bossa traz uma voz feminina: Fabiana Santiago. Nascida em Barueri - SP, Fabiana Santiago é uma das grandes revelações da música vocal nos últimos anos em Pernambuco. Uma apaixonada pela musicalidade local que traz a música no sangue herdada de seu avô.

O Clube da Bossa é um dos nove projetos aprovado no edital de Dinamização em Espaços Culturais - Agitação Cultural, realizado pelo Governo do Estado através da SECULT, para o primeiro semestre de 2016. Os encontros acontecem toda quarta-feira, a partir das 19h30, com apresentações semanais gratuitas de música, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova...

Politica pública cultural de Casa Nova é destaque em evento

 
A gestão da cultura de Casa Nova foi destaque mais uma vez. Na última semana, o coordenador de Cultura e Turismo da cidade, Luciano Correia, foi entrevistado no programa 'Abertura Cultural', projeto desenvolvido no Centro e Cultura João Gilberto, em Juazeiro.
 
No encontro, o gestor da cidade destacou os avanços das politicas públicas na cidade com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, pioneiro no Vale do São Francisco.  A cidade conta com leis que asseguram investimentos na cultura da cidade (Plano decenal, Conselho Municipal e um Fundo financeiro). Por conta desse trabalho, o município recebeu este ano o Selo de Gestão Cultural, em evento que contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo.
 
Além do representante de Casa Nova, o programa, apresentado pela jornalista Gisa Ramos, contou com a participação do ator e diretor Marcos Velasch e a banda Sóda Solta. 
 
O Projeto 'Abertura Cultural' foi contemplado no Edital - Agitação Cultural - Dinamização em Espaços culturais e propõe realizar programas de auditório com o objetivo de entrevistar os artistas e profissionais ligados à cultura do Território Sertão do São Francisco. O programa acontece ao vivo, transmitido via online (youtube - Abertura Cultural), todas as quintas-feiras, a partir das 19:30 h no Centro de Cultura João Gilberto com direção do artista visual Alex Moreira e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
..

Diversidade cultural e paisagística atrai turistas para região do São Francisco

Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Vista do Rio São Francisco da cidade de Casa Nova..

Agenda Cultural: Ilha do Fogo será palco de música e poesia neste sábado

Neste sábado (02), durante a programação do Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco, que acontece na Ilha do Fogo, o artista Paulo Matricó fará uma apresentação da sua musicalidade e poesia ao público. O show começa às 21h e é aberto a comunidade. “Eu me identifico muito com a população rural. A minha música e a minha poesia são estremamente rural e eu tenho muito orgulho de dizer isso. Espero todos neste momento de cantoria”, disse o artista em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (01). 

CONHEÇA PAULO MATRICÓ..

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM JUAZEIRO

Primeira cidade a receber a sexta edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, Juazeiro será palco de uma programação variada e intensa. O evento será realizado de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto. Filmes de curtas e longas metragens, oficina de formação e aperfeiçoamento para o audiovisual, debates e mesa redonda e formarão o cenário de encontros entre realizadores, pensadores, comunidade acadêmica e amantes do cinema baiano.

Sob o comando de Elson Rosário, durante as manhãs dos três dias de festival, será realizada a oficina de Produção de Elenco propõe capacitar os participantes na prática do fazer cinematográfico, instrumentando-os com habilidades e técnicas para atuação em todas as etapas necessárias para a produção de elenco em obras audiovisuais. Ainda há vagas disponíveis e as inscrições custam R$50,00 (cinquenta reais) e podem ser feitas pelo site do evento...

SECULT REALIZA PALESTRAS PARA AUXILIAR PRODUTORES CULTURAIS NO INTERIOR

 
A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) vai iniciar o ciclo de palestras sobre Execução e Prestação de Contas de Projetos do Fazcultura e do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), programas que fazem parte do Sistema Estadual de Fomento à Cultura. A iniciativa é destinada a produtores culturais interessados em ter acesso às informações e acontece em parceria com o escritório do Bahia Criativa. O primeiro encontro será no próximo dia 31, das 14 às 17h, no Forte de Serviços Criativos (Forte do Barbalho), em Salvador.
 
Uma das palestras será direcionada para os proponentes do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais, do FCBA, na capital e no interior, com realização por meio de videoconferência, aberta ao público, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), Avenida Paralela, em Salvador - e retransmitida para 32 cidades, no dia 14 de abril. 
 
Segundo o diretor de Controles da Superintendência de Promoção Cultural, Manoel Pinto, responsável pelas palestras, o objetivo é esclarecer aos proponentes de projetos culturais sobre os mecanismos de prestação de contas, a forma de preenchimento dos formulários e a relação com a Secult, obedecendo as normas vigentes. “Queremos proporcionar a um número cada vez maior de proponentes a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre os vários aspectos da execução dos projetos apoiados via Fundo de Cultura e Fazcultura”. 
 
Desde que foi iniciado o ciclo de palestras, em 2009, ocorreram mudanças positivas no trabalho dos proponentes quanto à apresentação das prestações de contas, que passaram a observar melhor os critérios das normas dos programas. O calendário de palestras e outras informações estão disponíveis no site da Secult.  A palestra do dia 31 será veiculada por videoconferências para as cidades de Guanambi, Vitória da Conquista, Ibotirama, Paulo Afonso, Alagoinhas, Ilhéus, Pintadas, Amargosa, Irecê, Piritiba, Barreiras, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Santo Amaro, Brumado, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Jacobina, Seabra, Cruz das Almas, Jequié, Senhor do Bomfim, Eunápolis, Juazeiro, Serrinha, Feira de Santana, Macaúbas, Teixeira de Freitas e Valença. 
..

ARTISTAS PROMOVEM HOJE A CULTURA CONTRA O GOLPE EM JUAZEIRO

Artistas de diversas linguagens organizaram e vão protestar na tarde/noite desta quinta-feira (31), na orla I de Juazeiro, contra a tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no que chamam de golpe político contra a democracia.  O grupo vai se concentrar a partir das 16 horas no espaço onde ficava o antigo Vaporzinho, na Avenida Carmela Dutra, centro da cidade, para uma série de apresentações reunindo música, teatro, debates e pronunciamentos.

Acompanhada do gestor cultural João Leopoldo, do músico João Sereno, e dos militantes petistas Alan Alves e Josenaldo Cícero, a jornalista/radialista e cantora Sibelle Fonseca esteve no programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (30) convidando a sociedade a se integrar e participar da atividade “Cultura contra o golpe” em Juazeiro...

Projeto cultural promove oficinas e shows instrumentais, em Juazeiro

Será realizado, em Juazeiro (BA), entre abril e junho, o projeto “Instrumental Velho Chico 2016”. Apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital Agitação Cultural, lançado em 2015 pela Secult e Governo da Bahia, a iniciativa engloba uma série de três eventos mensais dedicados ao violão, contrabaixo e guitarra, respectivamente, com seis artistas consagrados do cenário instrumental brasileiro, que ministrarão aulas e se apresentarão como convidados do guitarrista Edésio César, no Centro de Cultura João Gilberto.

No dia 1° de abril, o evento será dedicado ao violão e receberá os violonistas Zé Paulo Becker e Adherbal Duarte. O segundo, direcionado ao contrabaixo, acontecerá no dia 29 de abril, com os instrumentistas Geisan Varne e Luciano Calazans. Em 17 de junho, as atividades do projeto serão voltadas à guitarra, com a participação dos guitarristas Luciano Magno e Mou Brasil...

Reconhecimento do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf é renovado pelo Ministério da Educação

O curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus São Raimundo Nonato (PI), obteve a renovação do seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a renovação, o curso passou por uma avaliação, por meio da visita de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A visita dos representantes do Inep ocorreu no período de 23 a 26 de setembro do ano passado. 

Esta avaliação é realizada a cada três anos, no caso dos cursos de Arqueologia, que não possuem diretriz curricular nacional formalizada pelo MEC. Assim, é realizada uma análise documental e uma visita in loco pelos avaliadores específicos (ad-hoc) do Inep para emissão do Conceito de Curso. Nesta visita, são avaliadas a estrutura física da instituição, a condição pedagógica do curso e a atuação do corpo docente. 

Depois de avaliado, o curso recebeu Conceito de Curso igual a 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). Segundo o procurador institucional da Univasf, João José Gouveia, é necessário que o curso possua conceito acima de 3 para que sua oferta seja mantida pela instituição de ensino. “Em todas as dimensões avaliadas, o desempenho do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf foi considerado pelos avaliadores como muito bom e excelente, resultando neste conceito”, afirma. 

O reconhecimento dos cursos avaliados foi divulgado na Portaria de Nº 57 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março. Segundo Gouveia, todo curso superior necessita passar por avaliações periódicas para poder ser ofertado. “Primeiramente, os cursos precisam ser autorizados. Em seguida, precisam ser reconhecidos e periodicamente avaliados pelo MEC a fim de garantir a qualidade da oferta de cursos de nível superior no Brasil”, explica. ..

Nilton Freitas participa do Clube da Bossa desta quarta (23)

Os amantes da boa música, do Vale do São Francisco, têm uma boa opção para esta quarta-feira (23): O Clube da Bossa, que traz como convidado o cantor e compositor Nilton Freitas. Nilton Freitas – Natural de Uauá-BA, é cantor, compositor, arranjador e produtor cultural. Ganhador de significativos prêmios tem seis CD's gravados que alcança variadas vertentes da MPB como o Xote, Baião, Cantoria, Ciranda, Balada e Pop Rock, alem, de mostrar sua principal qualidade, a versatilidade. Com a grande experiência aprendida na vivência de barzinho, Nilton encanta desde o apreciador do legítimo Pé de Serra ao fã das bossas mais refinadas. ..

Instituições de ensino confirmam participação na primeira edição dos Jogos Universitários do Vale

Várias reuniões estão sendo realizadas em Juazeiro e Petrolina visando a preparação dos Jogos Universitários do Vale, programado para acontecer em maio deste ano. O certame é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da secretaria de Cultura e Juventude, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, e pretende envolver instituições universitárias das duas cidades.

De acordo com o gerente de Juventude da SECJU, Stallone Araújo, na última reunião realizada no parque Josefa Coelho, na Secretaria Executiva de Juventude da Prefeitura de Petrolina, foi aprovado o regimento dos jogos. "Em breve vamos abrir as inscrições para as modalidades dos jogos, que são variadas e irão valorizar o potencial dos estudantes universitários", disse o gerente...

Prefeitura de Casa Nova divulga programação cultural da Semana Santa

Desde o último domingo os cristãos católicos já vivem o período da Semana Santa. Além das atividades religiosas que devem movimentar as paróquias Senhora Santana, no distrito de Santana do Sobrado, e São José Operário, na sede do município, a prefeitura de Casa Nova, através da secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e coordenação de cultura e turismo, está apoiando a realização de atividades culturais tradicionais nessa época do ano.

Com o mote 'Tradição, Cultura e Fé' os grupos artísticos já estão se preparando para as apresentações.  No dia 25, no distrito de Santana Sobrado, será realizado a apresentação da Via Sacra, na praça Principal, a partir das 19h. Nos dias 26 e 27, a tradicional competição dos grupos de Caretas vão encher de cores as ruas do distrito durante todo o dia. No dia 27, a encenação da Via Sacra será realizada na Praça Gilson Viana, centro da cidade...