Foram encontrados 1478 registros para a palavra: Segurança

Bahia: Região Nordeste recebe Companhia de Policiamento Especializado

Cerca de 50 municípios baianos foram beneficiados com a instalação no último dia 27 da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Nordeste. Com sede provisória na cidade de Esplanada, a Cipe/Nordeste é a terceira implantada no ano passado, completando  a lista de 11 unidades baianas especializadas, com ênfase no policiamento rural.

“A ampliação das unidades especializadas foi uma das promessas do governador Rui Costa à segurança pública e à população baiana e cumprida antes mesmo de completar dois anos de gestão”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele lembrou ainda que, no ano passado, as regiões Central e Chapada também ganharam novas especializadas, com sede nos municípios de Jequié e Ruy Barbosa respectivamente, “beneficiando milhares de pessoas”.

De acordo com o comandante de Policiamento Especializado, coronel Raimundo Lázaro, a Cipe/Nordeste é a última unidade especializada a ser implantada com base na Lei 13. 2014, de 9 de dezembro de 2014. “As Cipes formam um cinturão de proteção com policiamento rural em todo o interior, responsável por ações preventivas e de repressão qualificada, como o combate a crimes contra instituições financeiras”, explicou.

Dentre as demandas da nova unidade, estão o controle de divisas, a prevenção e repressão a roubos de cargas, patrulhamento rural, erradicação de plantio de drogas, combate ao crime organizado, controle de tumulto e distúrbios civis e intervenção em estabelecimento prisional em situação de crise. Comandada pelo major Wellington Morais dos Santos, a Cipe/Nordeste dispõe de 86 policiais.

A unidade atenderá às demandas dos municípios de Adustina, Antas, Araci, Banzaê, Barrocas, Biritinga, Candeal, Capela do Alto Alegre, Cícero Dantas Cipó, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Gavião, Heliópolis, Ichu, Itapicuru, Jeremoabo, Lamarão, Nova Fátima, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Pintadas, Quijingue, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santaluz, Santanópolis, São Domingos, Sátiro Dias, Serrinha, Serra Preta, Sítio do Quinto, Tanquinho, Teofilândia, Tucano e Valente. ..

CNH ganha novo visual e mais itens de segurança a partir de hoje

A partir de hoje (2), uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será entregue aos condutores com visual diferente e mais requisitos de segurança. As mudanças serão válidas para os novos documentos, por isso os condutores não precisam fazer a troca. As carteiras atuais serão reconhecidas até a validade ou até que o condutor solicite alguma alteração de dado.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de maio de 2016, deu prazo até 31 de dezembro para que os departamentos nacionais de Trânsito dos estados e do Distrito Federal se adequassem aos novos procedimentos. Mas a mudança causa impacto apenas no visual da CNH, os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos...

Vai pegar a estrada? Veja as dicas de segurança

Durante o verão, as estradas, sobretudo as que ligam às cidades litorâneas, ficam mais movimentadas. O fluxo de veículos também aumenta em razão das férias escolares e festejos de Natal e Réveillon. Um bom planejamento pode diminuir consideravelmente o risco de acidentes. Além dos tradicionais itens mecânicos que devem ser checados no carro, como nível do óleo, calibragem de pneus, funcionamento dos faróis, entre outros, o motorista deve de se preparar psicologicamente para a jornada, sabendo que poderá enfrentar congestionamento e mesmo condições adversas do tempo, típicas do verão, como temporais.

ANTES DE PEGAR ESTRADA..

Governo do Estado garante segurança no réveillon na Bahia

Quem escolheu a Bahia para aguardar a chegada do ano novo contará com o apoio das polícias Militar e Civil que juntas, garantirão a tranquilidade no réveillon. Cerca de cinco mil profissionais estarão de plantão, que tem início no dia 28 e seguirá até primeiro de janeiro. Entre os locais com policiamento reforçado está a Praça Cairu, que também terá cinco postos de abordagem, impedindo a entrada de armas ou qualquer tipo de material que coloque em risco a segurança dos baianos e turistas.

A Polícia Militar terá a atuação reforçada com aproximadamente quatro mil policiais em todo o estado. O efetivo extra se dedicará aos municípios com maior tradição de réveillon e de fluxo de pessoas. As demais ações, como a Operação Verão, continuam em funcionamento, independente das comemorações do ano novo. Só em Salvador, serão quase 2.500 PMs a mais de plantão...

Gestão Isaac Carvalho realizou inúmeras ações na segurança e no trânsito de Juazeiro

Até 2008 o setor de trânsito do município trabalhava sem uma estrutura adequada para atender a toda a demanda da segurança e do trânsito de Juazeiro. Mas durante os oito anos da gestão Isaac Carvalho foram realizadas ações de reestruturação da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte/CSTT.

A autarquia realizou a aquisição de quatro motos de fiscalização, ampliou o setor de engenharia de trânsito com profissionais capacitados possibilitando inúmeros estudos visando melhorar o tráfego na cidade. Outra conquista positiva para a cidade foi o setor de educação para o trânsito, possibilitando com isso levar mais informação para as pessoas através de campanhas educativas, tanto na rua como em espaços públicos e privados...

Laboratório do HU-Univasf adquire novos equipamentos que proporcionarão mais agilidade e segurança nos atendimentos

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem executando uma série de ações que vem promovendo melhorias significativas na unidade. Recentemente, o Laboratório de Análises Clínicas fez a aquisição de uma série de materiais e equipamentos para a coleta de sangue.

Entre os materiais adquiridos estão os escalpes para coleta a vácuo que fazem com que o sangue flua para o tubo na quantidade correta para a análise laboratorial. Anteriormente, o material coletado era armazenado no tubo através da manipulação da seringa o que aumentava o risco de contaminação...

artigo: Quando as Forças Armadas forem embora, o que restará da segurança pública de Pernambuco? 

Uma cidade sitiada. Milhares de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica espalhados pela capital pernambucana com o suposto objetivo de evitar a deterioração da segurança da cidade. O envio das forças de segurança foi solicitado pelo governador de Pernambuco, em resposta a luta dos policiais e bombeiros militares por valorização profissional e melhores condições de trabalho. Não existe greve.

A operação padrão" (só saem as ruas com todos os equipamentos de segurança em bom estado), o que na prática diminui o número de policiais nas ruas das cidades. É crime trabalhar na legalidade? Na verdade, o pedido de socorro ao Governo Federal é um atestado de que o governo estadual não consegue mais cumprir suas funções na área de segurança pública. Basta ouvir a população para saber que o Pacto pela Vida está falido, não funciona...

I ENCONTRO COM PREFEITOS ELEITOS DA MICRORREGIÃO DE SENHOR DO BONFIM SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Segunda-feira, às 14h30, no Novo Leste Hotel, aconteceu o I Encontro com Prefeitos Eleitos da Microrregião de Senhor do Bonfim sobre Segurança Pública, com a anuência do comandante do Comando de Policiamento Regional Norte, Cel PM Alfredo José Souza Nascimento. O evento foi realizado pelo 6º Batalhão de Policia Militar e 54ª Companhia Independente de Policia Militar.

Estavam presentes os prefeitos eleitos Carlos Alberto Lopes Brasileiro (Senhor do Bonfim); Everton Carvalho Rocha (Jaguarari); Cecília Petrina de Carvalho (Itiúba); Renato Brandão de Oliveira (Andorinha); André Luiz Andrade (Queimadas); Erivaldo Carvalho Soares (Nordestina); Rosângela Maria Monteiro Menezes (Campo Formoso), foi representada pelo Sr. Ismael Pereira da Silva; Roberto Carlos Dantas Lima (Antonio Gonçalves), foi representado pelo Sr. Amarildo Souza Cardoso; Tiago Miranda Venâncio Maia (Ponto Novo), foi representado pelo Sr. José Venâncio Maia; a Dr.ª Daniele Cochrane Santiago Dantas Cordeiro, Promotora de Justiça; os comandantes do 6º BPM e da 54ª CIPM, Ten Cel PM José Carlos Soares Mariano e Maj PM Edson Ramos Mascarenhas Junior, respectivamente; bem como, os oficiais comandantes das companhias do 6º BPM...

ESPAÇO DO LEITOR: INSEGURANÇA NO CENTRO DE PETROLINA.

Bom dia,

Sou estudante de mestrado e atualmente moro com os meus avós (portadores de Alzheimer) no centro de Petrolina. No dia 21/11 um drogado escalou o muro da casa vizinha e invadiu a minha residência surpreendendo a mim e a minha avó com extrema violência e nos levando dinheiro, carteira e celulares...

Superintendente da Secretaria de Segurança Pública conhece sistema de videomonitoramento de Juazeiro

Na última sexta-feira, 25, o Superintende da Secretaria de Segurança Pública, Tenente Coronel Magalhães esteve em Juazeiro para a apresentação da Rede Treta que trará para a cidade uma padronização das comunicações de segurança pública, além da integração com a cidade através dos órgãos municipais. 

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do CPRN, Companhias de Polícia, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Com a finalização das apresentações, o Tenente Coronel Magalhães visitou o Sistema de videomonitoramento da cidade. Atualmente, 17 câmeras estão espalhadas pela área central, três estão sendo implantadas, totalizando assim 20 câmeras. ..

Em Capim Grosso, Rui entrega obras de infraestrutura, saúde, segurança e agricultura familiar

O governador Rui Costa viaja, neste sábado (26), para Capim Grosso, onde inaugura várias obras de infraestrutura, saúde, segurança e agricultura familiar. A partir das 9h30, Rui inaugura a Central de Videomonitoramento, na sede do Disep – Distrito Integrado de Segurança, e a Unidade de Saúde da Família, no povoado Peixe. Em seguida, o governador entrega calçamentos de ruas no bairro São Luiz, onde foram investidos R$ 800 mil, e visita o Núcleo de Atendimento à Educação Especial na Perspectiva da Inclusão – NAEPI. Ao final, Rui inaugura a Praça Pau Brasil, onde ocorre a solenidade, e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar dois convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva. ..

Sobradinho garante segurança hídrica do NE

O  diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, concedeu, hoje (16/11), entrevista coletiva em Petrolina (PE), reunindo emissoras de rádios, TVs e blogs, para anunciar os testes de redução da vazão do Rio São Francisco de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700m³/s, gradativamente. 

A primeira etapa começa na segunda-feira (21), quando a vazão ficará para 750m³/s. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ibama, com o objetivo de poupar água no Reservatório de Sobradinho para garantir a segurança hídrica do Nordeste. A redução de 750m³/s para 700 m³/s somente acontecerá após o monitoramento dos usos múltiplos da água no patamar de 750m³/s. ..

Kaio Maniçoba pede ao governador mais segurança para o Sertão Pernambucano

O deputado Kaio Maniçoba (PMDB) solicitou ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que uma base de grupamento de apoio aéreo da Polícia Militar (PM) fosse instalada em Serra Talhada com intuito de combater os atos criminosos que vêm assolando várias cidades do sertão. “Infelizmente, casos como explosões a agência bancárias e a carros-fortes, e assaltos a caminhões tornaram-se uma constante”, afirmou o parlamentar.

Com esse apoio aéreo, sobrevoos para mapear possíveis rotas de fuga dos bandidos e planejar futuras ações de apoio a equipes da PM, que estão em terra, poderão ser realizados. Maniçoba também pediu que o efetivo de policiais fosse ampliando para proporcionar mais segurança à população...

Nova fase da Adutora do Algodão leva segurança hídrica para mais de 45 mil baianos

A ameaça da falta de água na torneira por conta dos períodos de estiagem está cada vez mais longe dos moradores de Caetité e outras localidades do sudoeste baiano. A segunda etapa da Adutora do Algodão, uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do Estado, foi inaugurada neste sábado (5), pelo governador Rui Costa, e amplia a oferta de água para mais de 45 mil baianos que vivem na região. Também foram entregues um armazém para agricultores familiares, máquinas agrícolas, uma praça com academia da saúde e a pavimentação em ruas da cidade. Também participaram do evento os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cassio Peixoto, de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e da Agricultura (Seagri), Vitor Bonfim.

Depois de visitar uma das estações elevatórias do sistema que traz a água do Rio São Francisco para a região, Rui Costa ressaltou que a segurança hídrica é o grande objetivo do empreendimento e recebe um reforço importante com essa inauguração. "O que muitos não acreditavam que acontecesse um dia nessa região, hoje nós estamos realizando. Estamos garantindo água, e água com qualidade. Algo caro, trabalhoso, mas absolutamente necessário para dar segurança hídrica para essa região. A vida humana e qualquer atividade precisam de água para acontecer".

Somente nesta etapa da adutora foram investidos R$ 32 milhões. A estrutura com sete estações elevatórias, três reservatórios e aproximadamente 90 quilômetros de tubulação adutora formam a primeira fase do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Caetité/Maniaçu, levando água do Rio São Francisco para a sede de Caetité e os distritos de Maniaçu, Lagoa de Dentro, Lagoa de Fora e Morrinhos. O sistema tem capacidade ainda para atender às inúmeras localidades situadas ao longo da área de influência da adutora. 

A continuidade da obra, com a construção da terceira fase da Adutora do Algodão foi anunciada pelo governador Rui Costa. A nova estrutura vai levar água de Caetité até Ibitira, com investimento previsto de R$ 35 milhões. O titular da SIHS destacou a importância da obra."Água é saúde e vida. Estamos cumprindo o que está na Constituição, a água é um direito de todos e buscamos garantir isso fielmente".

Há cerca de quatro anos, o município está sob regime preventivo de racionamento no abastecimento de água. Quem sentiu na pele essa realidade, como dona Aparecida Silveira, vive agora tempos de menos dificuldades com a oferta de água. "Antes dessa obra a água ficava até 20 dias sem chegar, agora a gente tem água direto. Não dava para limpar a casa, lavar roupas, mas hoje melhorou bastante, a gente precisa de água toda hora", ressaltou.

Com a nova realidade no abastecimento e a água chegando com frequência regular, é preciso cuidado com o uso racional da água, como chama atenção Newton Cotrim, um dos gerentes de obras da adutora. "Com a conclusão dessa obra conseguimos eliminar a necessidade de carros-pipa e racionamento em Caetité. Mas temos que lembrar que a água é um recurso cada vez mais difícil e estamos indo buscá-la muito longe e trazendo até a população". A Adutora do Algodão está sendo construída a partir de convênio entre o Governo da Bahia, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Governo Federal, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Urbanização e saúde

Além do reforço no abastecimento de água, os moradores de Caetité passam a contar com um novo espaço de lazer, no bairro Nossa Senhora da Paz, onde foi inaugurada uma praça equipada com uma Academia da Saúde. Melhorias também para quem mora nas ruas Tarquinho e Aroeira, que receberam pavimentação e drenagem.

Mais força no campo

Os agricultores familiares do Território do Sertão Produtivo receberam do governador oito tratores com implementos agrícolas que serão distribuídos entre associações comunitárias de Caetité, Guanambi, Ibiassucê, Palma do Monte Alto, Santa Maria da Vitória e Urandi. Também foi inaugurado um armazém territorial com capacidade de armazenamento de mais de 400 toneladas de produtos agrícolas. Equipamentos que modernizam o trabalho no campo e contribuem para agregar valor à produção de centenas de famílias...

5º BPM REALIZA PALESTRA NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO BATISTA

Na semana passada, o Grupo de Prevenção do 5º BPM realizou um diálogo preventivo na Escola João Batista no Bairro São Gonçalo, com a temática da palestra: "Polícia e Comunidade uma parceria contra crimes possíveis de serem evitados".

O Cb Paulo Rocha - Coordenador Executivo Regional do Proerd Sertão II, abordou sobre a "Teoria das Janelas quebradas" ou "broken windows theory", que é um modelo norte-americano de política de segurança pública no enfrentamento e combate ao crime. Abordando ainda a corresponsabilidade de outros órgãos públicos e a responsabilidade das pessoas com sua segurança pessoal...

Espaço do leitor: MORADORES SUPLICAM POR SEGURANÇA

Olá Geraldo José!

Nós, moradores da Vila Jacaré, Coréia, no canal de drenagem que corta vários bairros em Juazeiro, viemos através desta denunciar que parte do referido canal está sendo utilizado por marginais para cometerem vários crimes como assaltos, uso e tráfico de drogas, além de troca de produtos de furtos por drogas...

Deputado discute ações de segurança pública para a região norte

O deputado estadual Zó (PCdoB) acompanhado do prefeito eleito de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Rodrigues (PCdoB) participou de uma reunião nesta terça-feira (25) com o secretário de segurança pública do estado, Maurício Teles Barbosa.

Na ocasião, Zó cobrou do secretário mais investimentos em segurança para a região, em especial, Campo Alegre de Lourdes. A rotina da população da cidade vem sendo alterada por conta do número crescente de roubos. "Hoje o Banco do Brasil do município funciona com o horário reduzido e no fim de semana os caixas eletrônicos não tem dinheiro, o que afeta a vida dos moradores", argumentou Zó...

IF Sertão-PE realiza ciclo de palestras e oficinas no Mês de Segurança da Informação

Em comemoração ao Mês de Segurança da Informação no Brasil e América Latina, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realiza, entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, um ciclo de palestras educativas e oficinas de Segurança da Informação. As ações são abertas ao público e serão realizadas na Reitoria e nos campi Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada. As inscrições podem ser feitas até o dia de cada atividade. 

De acordo com um dos membros da equipe de realização do Mês da Segurança da Informação, Sérgio Bento, o objetivo da iniciativa é orientar a comunidade quanto ao uso seguro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). "É o quarto ano que acontece o evento em comemoração ao Mês de Segurança da Informação e, durante esse tempo, a comunidade externa e interna se atenta mais para problemas que possam ocorrer no mundo virtual, como a proliferação de vírus, clonagem de senha, acesso aos sites piratas, golpes na internet e combate a mensagens de spam", destacou ele. ..

Segurança do Enem terá coleta de digitais e fiscalização de lanche

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades. A segurança de um exame desse porte contará pela primeira vez com coleta de dado biométrico dos participantes, além disso, até mesmo os lanches dos candidatos serão vistoriados. Neta semana, o Ministério da Educação detalhou em entrevista à imprensa a logística do exame. Serão impressas 18 milhões de provas, que estaraão em 77 mil malotes com lacres eletrônicos que registram o momento exato em que foram abertos. No Enem de 2016, haverá a coleta de impressões digitais dos participantes. “Isso irá se traduzir em maior segurança. A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa”, explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. A coleta será feita no dia do exame e, caso haja suspeita, a conferência será depois pela Polícia Federal. O esquema de segurança conta ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como celulares, objetos eletrônicos e outros que possam comprometer a lisura das provas. O envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Candidatos que postarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova serão desclassificados. ..

Ministério da Justiça anuncia plano nacional de segurança para reduzir homicídios

O Ministério da Justiça pretende lançar, na próxima quarta-feira (19), um novo plano nacional para combater a criminalidade e o alto índice de homicídios no país.  A informação foi dada nesta segunda (17) pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, no Rio de Janeiro. O plano está em elaboração em parceria com as secretarias estaduais de Segurança Pública e quatro procuradorias-gerais de Justiça. De acordo com Moraes, o plano nacional de segurança coordenado pelo Ministério da Justiça foi submetido aos secretários nacionais de Segurança e vem sendo discutido desde maio. O programa compreenderá ações para combater homicídios e o que o ministro chamou de "criminalidade organizada", incluindo o enfrentamento ao tráfico de drogas e de armas no país.

Segundo o ministro, o plano é resultado de um vasto mapeamento de crimes no último ano. Nos próximos dias, a minuta do plano será apresentada aos próprios secretários, aos procuradores de Justiça e ao Ministério Público Federal para ajustes finais, antes da assinatura de protocolos de adesão. "Vamos apresentar o plano para que possamos dar uma resposta efetiva, coordenada", afirmou Moraes. "Não é possível que o Brasil continue a conviver com 50 mil homicídios por ano", disse...