O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem executando uma série de ações que vem promovendo melhorias significativas na unidade. Recentemente, o Laboratório de Análises Clínicas fez a aquisição de uma série de materiais e equipamentos para a coleta de sangue.
Entre os materiais adquiridos estão os escalpes para coleta a vácuo que fazem com que o sangue flua para o tubo na quantidade correta para a análise laboratorial. Anteriormente, o material coletado era armazenado no tubo através da manipulação da seringa o que aumentava o risco de contaminação.
Um problema recorrente em postos de coleta e a dificuldade para “achar a veia” do paciente através do toque, o que muitas vezes provoca mais de uma perfuração e gera incômodo e transtorno. Em ambientes hospitalares esse problema se agrava devido ao quadro de saúde debilitado em que os pacientes se encontram. Agora, os profissionais do HU-Univasf terão à disposição um aparelho de ponta para a realização desse trabalho.
O equipamento, que custa entre 15 e 20 mil reais, emite uma luz infravermelha que permite analisar e visualizar a vascularização facilitando o procedimento de coleta de sangue. Segundo a chefe da Chefe de Unidade do Laboratório de Análises Clínicas do HU-Univasf, Cristina Lumi Fukagawa, é mais comum a utilização deste aparelho em unidades ambulatoriais. O HU é o primeiro hospital público da região a utilizá-lo no serviço direcionado aos pacientes internados.
“Estamos trazendo novos serviços de qualidade no atendimento, para dar mais conforto, rapidez e segurança ao paciente. A chegada da Ebserh vem proporcionando esta evolução. Até então, coletávamos tudo na seringa. Hoje estamos implantando materiais que costumam estar presentes apenas no serviço privado. ”, afirmou, Lumi Fukagawa.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.