Foram encontrados 5915 registros para a palavra: saud

Leitora denuncia falta de aplicador(a) de vacina no Posto de Saúde do bairro São Geraldo. Secretaria de Saúde responde

Leitora denuncia falta de aplicadora de vacina no Posto de Saúde São Geraldo. Secretaria de Saúde responde. Confira.

Bom dia, gostaria de denúnciar o posto do São Geraldo em Juazeiro, faz mais de 20 dias a pessoa que aplica vacina está de atestado, onde até hoje não colocaram uma pessoa para substituir a mesma, nós que precisamos nos vacinar, ficamos a merecer do descaso, vai no Posto do Angari, onde o mesmo que tem a parte dos frios das vacinas não tem vacinas, temos que nos deslocar para posto mais distante, dependendo de deslocamento. Uma vergonha, até quando o caos vai continuar imperando em Juazeiro? A gente se desloca do São Geraldo para o Santo Antônio, o postinho de lá. Precisamos de ajudar, a saúde tá um caos, onde precisamos nos vacinar contra covid ou qualquer outra, temos que sair de bairro em bairro, por que não tem uma pessoa para está na sala de vacina para substituir uma que está de atestado? Cadê o gerente? Cadê a secretaria de saúde? Nos ajude. Eu ando a pé. Mais de 20 dias marchando e nada. ..

Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a Meningite C; ação vai até o dia 31 de Janeiro

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a meningite C para jovens e adultos a partir de 16 anos. A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.

A vacinação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 16 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde, até o dia 31 de janeiro...

Associação Bahiana de Medicina chama a atenção para o "Janeiro Roxo"

No primeiro mês do ano é realizada a campanha "Janeiro Roxo", que visa conscientizar a população contra o estigma e o preconceito vinculados à hanseníase, uma doença crônica e infectocontagiosa. 
 
Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é caracterizada por manchas com alterações na sensibilidade, afetando, principalmente, membros superiores, inferiores, podendo afetar a visão. Se não tratada no tempo oportuno, a doença pode levar à incapacidade permanente.
 
Na Bahia, segundo dados preliminares de 6 de janeiro de 2023, publicados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apenas em 2022, foram registrados 1.537 casos novos da doença. Deste total, 51 casos foram entre crianças menores de 15 anos. Já em 2021 foram notificados 1.520 casos novos, sendo que 43 foram em crianças e adolescentes. No período de 2013 a 2022 foram notificados 20.432 casos, destes 1.243 em crianças e adolescentes até 14 anos. 
 
Diante deste cenário, o ortopedista, Diretor da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Dr. Jorge Jambeiro, ressalta a importância da campanha Janeiro Roxo, principalmente para chamar a atenção dos poderes públicos para a necessidade de mais investimentos para o controle da hanseníase e para reacender a discussão técnica e política sobre a problemática que envolve a doença. Outro ponto ressaltado pelo médico é o fato de a doença ainda ser vista com muito preconceito. 
 
"Esse é um período pontual para discutir e refletir sobre a Hanseníase como problema de saúde pública e potencializar as ações para sua eliminação. Momento de ampliar a discussão sobre as formas de contágio e reforçar que a Hanseníase tem cura e depende do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Com informação qualificada, conseguiremos desconstruir o estigma e preservar os direitos do doente", destaca. 
 
Dr. Jambeiro também chama a atenção para o fato de que a doença, se tratada, não é transmitida e explica o sintoma.
 
"A única coisa que caracteriza a hanseníase é o distúrbio de sensibilidade. Logo, se uma determinada mancha for insensível ou tiver menos sensibilidade nesse local que outra região sem mancha, será hanseníase. Caso a sensibilidade seja normal, não é hanseníase. Ao perceber, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde. Isso deve ser feito também por pessoas da família que moram com o paciente ou que tiveram contato prolongado e próximo com ele, porque elas têm maior risco de adoecimento", explica. 
 
Ao contrário do que se imagina, a hanseníase não está presente apenas em locais mais carentes e sem saneamento básico, podendo ocorrer em todas as camadas da sociedade. É importante ressaltar que qualquer indivíduo pode ser acometido. 
 
Cirurgia - Dr. Jambeiro foi o responsável por realizar a primeira cirurgia de Hanseníase no Instituto Couto Maia (Icom), em 28 de agosto de 2018.
 
Antes de realizar a cirurgia, o diretor da ABM relembrou que o Instituto foi construído onde antigamente havia o Hospital Dom Rodrigo de Menezes (antiga Colônia para Leprosos), local em que ele trabalhou por quase 25 anos, onde deu início às cirurgias para tratar as sequelas e prevenir as incapacidades provenientes da hanseníase, e onde treinou inúmeros ortopedistas nas cirurgias que envolviam a patologia. ..

Prefeitura alerta sobre cuidados com a dengue durante o período chuvoso em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina busca sempre alertar a população sobre os cuidados em manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes Aegypti, que geralmente são encontrados dentro das residências. E com o período chuvoso, a Secretaria de Saúde orienta que os moradores façam uma vistoria nos quintais para eliminar qualquer recipiente que possa se tornar um criadouro para o mosquito. Nesta terça-feira (24), as equipes estão no Loteamento Recife e Vila Marcela, recolhendo pneus e orientando a população. E durante o final de semana, cerca de 40 agentes de endemias realizaram vistorias nos bairros, Dom Avelar, Terra do Sul e José e Maria. 

As medidas para o controle do mosquito transmissor das doenças devem ser permanentes, independente do clima. Entre elas estão: manter recipientes fechados com tampas; as garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo; pneus e caixas d'água devem ser mantidos sempre cobertos; evitar o acúmulo de lixo; e trocar a água dos vasos de planta. Além disso, também é necessário ter atenção aos ralos domésticos, ambientes com água limpa e propícias para reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. ..

Bahia registra 524 casos de Covid-19 e mais 9 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 524 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 649 recuperados (+0,04%) e 9 óbitos. Dos 1.784.159 casos confirmados desde o início da pandemia 1.751.927 já são considerados recuperados, 864 encontram-se ativos e 31.368 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (24) contabiliza ainda 2.084.843 casos descartados e 374.356 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira. Na Bahia 71.812 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence...

Polícia Federal investiga grupo que desviava recursos da saúde em PE

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (24) a Operação Clã, com o objetivo de combater crimes de desvio de recursos da saúde em Pernambuco. As suspeitas de irregularidades abrangem a execução de contratos de gestão celebrados entre a secretaria de saúde estadual e uma "organização social" suspeita.

“Os supostos crimes estariam ligados com a contratação direcionada de prestadores, execução fictícia de serviços, no superfaturamento dos valores pagos e na ocultação dos valores desviados. Essas ocorrências contaram com o engajamento tanto de gestores da fundação como dos empresários de empresas terceirizadas, os quais possuem vínculos familiares/sociais com o grupo”, informou a PF...

Secretaria de Saúde de Petrolina registra oito casos de COVID-19

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa segunda-feira (24) registra que, dos 50 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 18 continuam ocupados. Com isso, a taxa permanece em 36% de ocupação. 

Além desses dados, a Secretaria de Saúde registrou oito casos de COVID-19. Foram realizados 59 testes no polo montado pela secretaria. A cidade tem 697 mortes causadas pela doença. ..

Serviços de saúde são ofertados no final de semana em Petrolina

No último sábado, (21), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Henrique Leite, Santa Luzia e Mandacaru ficaram abertas para fazer a atualização de caderneta vacinal e exames preventivo. Os serviços foram de livre demanda para os moradores das localidades. A cada final de semana as unidades da cidade são abertas, essa é uma oportunidade a mais para quem não pode buscar os serviços durante a semana.  

A moradora do bairro Mandacaru, Irene Viana, aproveitou o sábado para cuidar da saúde. "Eu achei muito importante a abertura do posto de saúde no sábado. Durante a semana eu trabalho, ficando inviável comparecer na unidade, até que minha agente de saúde falou dessa atividade e eu não medi esforços para ir cuidar da minha saúde", destacou.  ..

Bahia registra 34 casos de Covid-19 e mais 6 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 34 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,002%), 121 recuperados (+0,007%) e 6 óbitos. Dos 1.783.635 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.751.278 já são considerados recuperados, 998 encontram-se ativos e 31.359 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (23) contabiliza ainda 2.084.197 casos descartados e 374.235 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia 71.785 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence...

Covid-19: Juazeiro atualiza boletim com balanço do final de semana nesta segunda-feira

Juazeiro registrou apenas 01 novo caso da Covid-19. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta segunda-feira (23). O município não registrou novo óbito por complicações da doença nas últimas 24 horas e permanece com 507 mortes.

De acordo com o levantamento, 30.075 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 29.564 já estão recuperados. Os casos descartados somam 50.484. Juazeiro tem 04 casos ativos do novo coronavírus...

Prefeitura de Juazeiro monta esquema de atendimento de saúde para o Carnaval

Prezando pelo cuidado com a população, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), montou um esquema de atendimento e serviços de saúde durante o Carnaval 2023, que vai ocorrer de 3 a 5 de fevereiro. O município irá disponibilizar durante o percurso, pontos para atendimento de urgência, fiscalização para garantir a qualidade dos alimentos oferecidos e distribuição de preservativos nos circuitos Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I).

Atendimentos de Urgência-No circuito do Carnaval haverá pontos de atendimento para eventuais casos de urgência. A Policlínica Municipal, na Orla, será o ponto para um primeiro atendimento. No local haverá equipe com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Além da Policlínica Municipal, a Sesau disponibilizará ambulâncias em pontos estratégicos na Avenida Adolfo Viana e Orla. A motolância do SAMU também dará suporte de forma itinerante no percurso...

Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis do MST chega a 10 milhões de árvores plantadas em 2022

Para intensificar a recuperação ambiental, conjuntamente com a potencialização na produção de alimentos saudáveis e diversos nos territórios da Reforma Agrária pelo país, em 2020 o MST criou o Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, com a meta de plantar 100 milhões de árvores em dez anos.

Há três anos as famílias Sem Terra tem plantado mudas de árvores nativas, frutíferas, ornamentais, hortaliças, medicinais, entre outras; nas escolas do campo, cooperativas, centros de formação, praças, avenidas e cidades; construindo uma rede de viveiros da Reforma Agrária e recuperando áreas degradas, encostas rios, córregos e nascentes de água...

Secretaria de Saúde da Bahia registra nas últimas 24 horas mais 393 casos de Covid-19 e um óbito

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou nas últimas 24 horas mais 393 casos de Covid-19, o que corresponde a uma taxa de crescimento de +0,02%. Houve ainda 567 curas clínicas (+0,03%) e um óbito.

De 1.783.585 infectados desde o início da pandemia, 1.751.049 já são considerados recuperados, 1.186 encontram-se ativos e 31.350 tiveram morte confirmada. Os dados ainda podem sofrer alterações...

Aumenta o número de nordestinas vítimas de violações aos direitos humanos em estabelecimentos de saúde

Ambientes que deveriam ser seguros e éticos, os estabelecimentos de saúde tem repercutido cada vez mais como cenários de violações.

Em 2022, o número de violações aos direitos humanos contra mulheres nestes locais mais que dobrou no Nordeste, quando comparado ao ano anterior. Foram 938 violações registradas em 2021 e 2.175 em 2022...

Presidente chega a Roraima e anuncia ações contra crise na saúde e desnutrição de crianças Yanomami. "É desumano o que eu vi aqui", disse Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (21) que a situação dos povos yanomamis, em Roraima, é desumana. Lula esteve em Boa Vista e viu de perto a crise sanitária que atinge os indígenas, vítimas de desnutrição e outras doenças, como malária e pneumonia.

A situação já levou à morte 570 crianças nos últimos anos, sendo que 505 tinham menos de 1 ano. No ano de 2022, foram registrados 11.530 casos confirmados de malária na terra Yanomami...

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (19), o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos...

Lula sanciona lei que torna agentes comunitários profissionais da saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona, nesta sexta-feira (20/1), o Projeto de Lei 1802/2019, que reconhece os agentes comunitários e os agentes de combate às endemias como profissionais de saúde. A medida também regulamenta as profissões.

A sanção alterará a Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias...

Bahia registra 600 casos de Covid-19 e mais 3 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 600 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 632 recuperados (+0,04%) e 3 óbitos. Dos 1.783.192 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.750.482 já são considerados recuperados, 1.361 encontram-se ativos e 31.349 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (20) contabiliza ainda 2.083.527 casos descartados e 374.086 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia 71.770 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence...

Prefeitura de Juazeiro atualiza dados da Covid-19 desta sexta-feira

Juazeiro registrou apenas 01 novo caso da Covid-19. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta sexta-feira (20). O município não registrou novo óbito por complicações da doença nas últimas 24 horas e permanece com 507 mortes.

De acordo com o levantamento, 30.075 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 29.562 já estão recuperados. Os casos descartados somam 50.482. Juazeiro tem 06 casos ativos do novo coronavírus...

Secretaria de Saúde de Petrolina registrou um caso de COVID-19

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quinta-feira (19) registra que, dos 50 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 21 continuam ocupados. Com isso, a taxa permanece em 42% de ocupação.   

Além desses dados, a Secretaria de Saúde registrou um caso de COVID-19. Foram realizados 70 testes no polo montado pela secretaria. A cidade tem 697 mortes causadas pela doença.  ..