Foram encontrados 24345 registros para a palavra: BR

AMA realiza ação educativa em mercados e feiras de Juazeiro sobre a inspeção da carne e importância do selo de qualidade

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA em parceria com a (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) realizou ação educativa sobre a inspeção de carnes no Mercado do Produtor de Juazeiro, Mercado Joca de Souza Oliveira, Mercado Arnaldo Vieira, Feira do João Paulo II e Alto do Alencar. As equipes abordaram a importância de consumir carne com selo de qualidade, orientaram os permissionários sobre adequação da temperatura da carne, importância da higiene do local, as doenças que passam do animal para o homem, além de distribuírem panfletos educativos.

Francisco Silva comercializa carne no Ceasa de Juazeiro e falou da importância desse assunto para os comerciantes do setor. “A abordagem da ADAB explicou os riscos de contaminação da carne e os tipos de certificação e a palestra foi muito esclarecedora para sabermos de fato como estamos comercializando nossa carne”, disse o comerciante...

Meio Ambiente: Nível de água da barragem sobradinho vai atingir 40% da capacidade

O nível de água do Rio São Francisco tem aumentado consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. O acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).

O resultado positivo desta chuva é o aumento da água que vai chegar nas barragens do Rio São Francisco, entre elas a Usina Hidrelétrica de Sobradinho Bahia e nas usinas de Três Marias e Xingó. A reportagem da redeGN/Blog Geraldo José, obteve o relatório que informando que o volume útil do reservatório de Sobradinho, Bahia entrou o mês de fevereiro superando 33% de sua capacidade. ..

Sobradinho: Cras realiza encontro com gestantes e os novos membros do Conselho Tutelar

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho, através do Cras, realizou mais um encontro com as gestantes atendidas pela gestão, para repassar orientações sobre o período gestacional. As futuras mamães assistiram a uma palestra sobre a importância do papel do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente, com participação dos novos membros do Conselho.

De acordo com conselheira Vanderleia Maria Rodrigues, o encontro teve como objetivo informar e aproximar a comunidade dos órgãos de proteção à criança e adolescente. "Essa roda de conversa é muito importante para que possamos divulgar o trabalho do Conselho Tutelar e ao mesmo tempo procurar explanar sobre as atribuições e a sua relevância na comunidade, " esclareceu a conselheira...

Nota: Prefeito Miguel Coelho diz que vai cobrar uma firme apuração das autoridades sobre o assassinato do irmão do deputado Gonzaga Patriota

Recebi com grande pesar e indignação a notícia do trágico falecimento de Ercílio Freire, irmão do deputado federal Gonzaga Patriota. Na condição de prefeito, cobrarei uma firme apuração por parte das autoridades policiais em torno de um crime tão chocante. Nesse momento de dor, faço questão de reforçar meus sinceros sentimentos de solidariedade e apoio a todos os amigos e familiares de Ercílio Freire.

Miguel Coelho – prefeito de Petrolina
 ..

Sobradinho: Secretaria de Educação convida profissionais da rede municipal para apreciação do Currículo do Sistema Municipal de Ensino

Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho-Bahia convida professores, gestores e profissionais da educação do município para apreciação e contribuições para a finalização do Currículo do Sistema Municipal de Ensino.

Em 2019, durante a Jornada Pedagógica, o currículo, constando diretrizes e ações do município que serão implantadas pelo município, foi elaborado, levando em consideração a permanência nos 200 (duzentos) dias letivos e a garantia da Formação Continuada para consolidar a educação como direito de todos...

Governo espera regularizar INSS entre outubro e novembro, diz secretário

O secretário de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse na sexta (31) que as medidas anunciadas pelo governo devem regularizar a fila do INSS entre o final de outubro e o início de novembro. Segundo Marinho, a expectativa é que os funcionários temporários contratados para o INSS sejam treinados até o final de março ou abril. A partir daí, o governo calcula em seis a sete meses o tempo necessário para eliminar o estoque antigo de pedidos de aposentadoria.

O esforço inclui a contratação de cerca de sete mil pessoas, entre eles aposentados do próprio INSS, que não precisarão de treinamento para receber a população. Uma MP será editada até a próxima semana para criar condições da contratação temporária. Os contratados vão ganhar 30% do salário que recebiam quanto se aposentaram. A contratação é temporária, mas o prazo pode durar por até quatro anos, afirmou Marinho, que participou de debate com executivos no Rio...

Apesar de decisão, batalha judicial sobre o Sisu continua

A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O número de ações tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a Advocacia-Geral da União (AGU) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.

Responsável pela prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida.

O desempenho no Enem é usado pelo Sisu para selecionar estudantes para universidades de todo o país.

Desde terça-feira (28), quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu ao governo e derrubou ação que suspendia a divulgação das listas de aprovados, são mais nove processos sobre os resultados.

Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. Não entra na conta a ação já derrubada no STJ, movida pela Defensoria Pública da União. A AGU afirmou que recorreu de todas as decisões até agora.

Apesar de alguns participantes terem conseguido liminar para a reavaliação dos resultados, o Inep ainda não atendeu essas determinações. A reportagem questionou o instituto sobre isso, mas não obteve resposta.

A primeira decisão foi concedida no Pará, na quinta-feira passada (23). A Justiça Federal determinou a revisão da correção da prova objetiva de uma estudante, autora da ação, nas áreas de linguagens e ciências humanas.

O prazo para o atendimento da ordem era de 48 horas. O Inep recorreu, com o argumento de que não houve prejuízo aos participantes, mas até agora não cumpriu a decisão. Na quarta-feira (29), uma nova decisão no Pará reforçou a obrigação de o Inep revisar as notas da candidata.

No despacho, o juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior afirma que deferiu o pedido para que "se afaste eventual dúvida quanto à limitação geográfica da divergência entre o caderno de prova e o gabarito oficial".

Mais de 95% dos quase 6.000 participantes do Enem afetados pelo erro reconhecido pelo Inep estão concentrados em quatro cidades: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. Entretanto, há casos específicos espalhados por todo o Brasil, com exceção dos estados de Roraima e Amapá. O Inep não explicou por que há essa dispersão.

A decisão do juiz do Pará determina ainda a expedição de mandado, a ser cumprido por oficial de Justiça, para que o Inep comprove o cumprimento da decisão no prazo de 72 horas. O não atendimento está sujeito a pena de multa diária de R$ 500.

"O que estão fazendo com todos é um absurdo, ainda mais quando o ministro beneficia um aliado pelo Twitter", diz o advogado Toya Alexsandro Santos, que defende a filha nessa ação.

A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que Weintraub determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber por rede social uma reclamação do pai dela, que nas sua publicações se mostra alinhado ao governo Bolsonaro.

Weintraub divulgou imagens de conversas com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em que ambos tratam do caso. O órgão disse na ocasião que "não realizou nenhuma revisão individual a pedido do ministro, somente comunicou a ele o resultado das análises previamente feitas".

Na mensagem recebida por Weintraub, entretanto, o presidente do Inep relata informações específicas da participante, como o seu local de prova. "Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora", diz a mensagem.

O MPF (Ministério Público Federal) em Minas Gerais havia entrado com uma ação civil pública pedindo revisão das notas e interrupção do Sisu. Essa ação foi indeferida pela Justiça, e a Procuradoria ainda avalia se vai recorrer.

O erro nas notas foi causado porque, segundo o governo, houve troca de gabaritos devido a uma falha na gráfica que imprime o Enem desde o ano passado. Dessa forma, provas de uma cor foram corrigidas de acordo com o gabarito de avaliações de outra cor.

De acordo com informações da gráfica Valid, duas fases dos protocolos de controle falharam e não identificaram erros nos códigos dos gabaritos.

A Folha de S.Paulo revelou na quarta-feira (29) que o Inep abriu mão de fazer um recálculo nos parâmetros das questões da prova.

Como o Enem usa uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), o cálculo da nota final do candidato depende do grau de dificuldade das questões e do padrão de acertos --se o candidato acertou questões difíceis e errou as fáceis, a pontuação é menor, porque o modelo considera que ele chutou.

Para que a metodologia funcione, a prova precisa ser calibrada com o resultado de uma amostra de alunos para que seja atribuído o peso das questões. Mas, após a identificação de notas com erros, o Inep não refez esse procedimento. Funcionários do MEC e do instituto afirmaram à reportagem que, dessa forma, eles não têm 100% de confiança nos resultados.

Como esse cálculo exigiria mais tempo para ser concluído, o governo Bolsonaro o deixou de lado para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu.

O Inep defende a confiança dos resultados e diz garantir que não há mais casos de erro. À Justiça o instituto ainda argumentou que tem evidências técnicas de que esse recálculo seria uma medida inócua.

Para chegar ao número de afetados, o órgão inicialmente identificou quatro casos com erros e fez cruzamentos em uma amostra de participantes que tinham divergências de notas parecidas --casos com grande diferenças entre os resultados das provas do primeiro e segundo dia.

O Inep então cruzou os gabaritos corretos e também as outras opções de cor para encontrar inconsistências. Após esse processo, chegou ao número final de 5.974 casos.

O governo recebeu 172 mil reclamações de notas. Participaram do Enem 2019 cerca de 3,9 milhões de estudantes...

Juazeiro: Tentativa de homicídio com cenas chocantes viralizou nas redes sociais. Saiba mais sobre o caso

Já circulou  por todo o país, principalmente nas redes sociais, uma tentativa de homicídio ocorrida em Juazeiro-Ba, na noite deste sábado (1) na Avenida Adolfo Viana, quando dois homens entraram em vias de fato e um deles foi brutalmente esfaqueado, com cenas gravadas por câmeras de segurança e pessoas que assistiram o confronto.

As cenas muito fortes chocam quem vê e a redeGN / Blog Geraldo José, em respeito ao leitor preferiu não exibi-las, mas circulam livremente em sites da região e nas redes sociais. Numa cena que exibimos, no início do confronto, o homem que foi esfaqueado de nome Edson de Souza Matos desce de um veículo, os dois travam luta corporal e nesse momento aparece a faca usada para aplicar diversos golpes, inclusive, com a vítima já caída...

Leitor cobra fiscalização para proibir lixo nos terrenos privados

Caro Geraldo, venho aqui mostrar minha indignação com o poder público de Juazeiro, a prefeitura nas mídias informa que terrenos que não estão murados vão receber multas, mas aqui em Juazeiro não acontece. Na rua Joab Marques, há um terreno que tudo quanto é de lixo é jogado lá, inclusive os próprios vizinhos jogam lixo. Não sou filho da terra, sou de outro Estado, moro em Juazeiro há 15 anos e posso dizer que tenho vergonha das pessoas que aqui moram, educação passa longe, até usuários de drogas frequentam o terreno para usar entorpecentes. Cadê a fiscalização da prefeitura? A dona do terreno tem que ser multada logo, para murar o terreno porque está uma vergonha. Desde já agradeço a você,

Atenciosamente,..

Aneel define que conta de luz não terá cobrança extra em fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária no mês de fevereiro será verde, ou seja, não haverá custo extra na conta de luz para os consumidores. Segundo a agência, o mês deverá ser chuvoso nas áreas onde estão localizados os principais reservatórios das hidrelétricas e o custo de geração de energia será menor. Dessa forma, não haverá necessidade de acionamento das usinas termoelétricas, que custam mais para gerar energia. 

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD)...

Franceses visitam a Embrapa Uva e Vinho

Um grupo de 42 pessoas incluindo viticultores, enólogos,  representantes de  cooperativas,  consultores na área do vinho e técnicos do Instituto Francês da Vinha e do Vinho (IFV) da região Sudoeste da França visitaram a Embrapa Uva e Vinho nesta terça-feira, dia 28 de janeiro. Na ocasião os franceses tiveram a oportunidade de conhecer a vitivinicultura brasileira e gaúcha através de palestras apresentados pelos pesquisadores.

O Chefe Geral da Embrapa Uva e Vinho, o pesquisador José Fernando da Silva Protas apresentou o contexto sócio econômico da vitivinicultura brasileira e gaúcha, bem como o marco organizacional brasileiro no setor. Patrícia Ritschel expôs o programa de melhoramento genético “Uvas do Brasil” com as novas variedades de uvas criadas pela Embrapa para mesa e para a agroindústria do vinho, as quais são mais  resistentes a pragas e doenças, com melhores padrões de  produtividade e qualidade destinadas aos diversos estados produtores do Sul, de clima temperado, ao Nordeste, de clima tropical.  ..

Pavimenta Sobradinho: prefeitura inicia calçamento da rua 02 e da avenida "J" das quadras S19 e S21 com recursos próprios

O Programa Pavimenta Sobradinho já alcançou dezenas de ruas e avenidas dos três bairros da cidade, beneficiando centenas de famílias. A pavimentação, em paralelo ou asfalto,valorizou os imóveis e garantiu mais dignidade e qualidade de vida aos moradores. O programa é executado com recursos de convênios, através de Emendas Parlamentares, e também com recursos próprios.

Dando continuidade ao programa, a gestão municipal, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos iniciou o calçamento da rua 02 e da travessa "J" das quadras S19 e S21, no bairro São Joaquim, com recursos próprios. Um investimento no valor de R$ 993.325,48, sendo 7.770, 28 metros quadrados de calçamento em paralelepípedo, com a construção de passeios para os pedestres...

Infectologista do Imip tira dúvidas sobre o coronavírus

O novo surto de infecções por coronavírus tem criado um alerta geral na população. Embora não tenha sido confirmado nenhum caso no Brasil, as autoridades sanitárias e o Ministério da Saúde estão atentos e monitorando os casos suspeitos. A Organização Mundial de Saúde declarou, na última quinta-feira (30.01), estado de emergência global.

Dentro de tantas notícias, as fake news aparecem aos montes e assustam a população. Por isso, é importante checar as fontes ao ler sobre a epidemia. O infectologista do IMIP, Luiz Cláudio Arraes, esclarece sobre a origem do vírus, o que é real, o que ainda não se sabe e os sintomas da doença. Até o momento, são 7.818 casos confirmados pelo mundo, sendo 7.736 na China. São mais de 200 mortes devido à infecção...

Sobradinho: Secretária de Saúde realiza momento simbólico para a Campanha Janeiro Branco

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde (SMS), em alusão ao Janeiro Branco, realizou uma ação especial nas repartições públicas do município, com o objetivo de compartilhar informações com os colaboradores sobre a importância do cuidado com a saúde mental. O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à saúde mental, com foco na conscientização da prevenção ao adoecimento emocional.

As psicólogas da Secretaria de Saúde, juntamente com outros profissionais do órgão, visitaram a sede da prefeitura, o prédio do SAAE e a Secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, ouvindo os servidores e repassando orientações sobre o tema, imprescindível para uma melhor qualidade de vida...

Fevereiro começa com prévias e celebração ao Dia do Frevo

A primeira semana de fevereiro está com uma programação repleta de folia. No total, 17 eventos abertos e gratuitos para a população na primeira semana de fevereiro incluem Concursos de Porta-Estandartes, Carnaval do Praia sem Barreiras e Final do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval, Praia sem Barreiras, a celebração ao Dia do Frevo e o Aurora dos Carnavais.

De segunda (3) até domingo (9) a cidade fervilha com eventos gratuitos e abertos ao público para todas as idades e gostos. No total, a cidade oferece 17 eventos que irão agitar o Bairro do Recife, São José, Boa Viagem, Água Fria, Torrões e Pina. Os destaques ficam por conta da apresentação da Orquestra do Maestro Edson Rodrigues, que se apresenta na quarta-feira (5), no Pátio de São Pedro durante o concurso de Porta-Estandartes, além da finalíssima do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2020, que acontece na sexta (7), também no Pátio de São Pedro. ..

Artigo: E os dejetos de Brumadinho que foram contidos e que não sabemos como ficou o controle?

Vislumbrar o Velho Chico na sua grandiosa exuberância, não tem preço. Criar expectativas de uma manutenção neste grandioso rio, acreditando que os órgãos responsáveis irão fazer, na íntegra, o dever de casa. Tratando do assoreamento, dejetos provenientes de esgotos canalizados para o rio das cidades ribeirinhas, controle da pesca predatória, dentre outros problemas fáceis de enumerar, sem muitas dificuldades.

Além de moradores que invadem o leito do rio e quando vem as cheias, provocam preocupações, não só às prefeituras, bem como a comunidade em geral que irão virar notícias e alegar a falta de apoio, minando a imagem de qualquer cidade. São problemas que convivemos e já estamos cansados e/ou acostumados, que cansam e são deixados de lado devido a credibilidade e, em acreditar que, por ser um problema já batido, não vale a pena brigar mais. Pois bem. Vendo a situação da cabeceira do rio...

Casos suspeitos de coronavírus sobem para 12 no Brasil; um é no Ceará

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (31) que o número de casos considerados suspeitos de coronavírus subiu para 12 no Brasil. Nas últimas 24 horas, houve um aumento de seis novos casos em investigação, enquanto outras três suspeitas foram completamente descartadas.

Os casos suspeitos estão em cinco estados: Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1) e São Paulo (7). Os casos suspeitos no Rio de Janeiro e Minas Gerais, que constavam no último relatório, foram descartados pelas autoridades de saúde. O balanço apresentado em coletiva de imprensa foi fechado às 12h desta sexta-feira (31)...

Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia os primeiros atendimentos oftalmológicos de 2020

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, iniciou nessa quinta-feira (30), os primeiros atendimentos oftalmológicos de 2020.

Nesse inicio de ano a gestão supera a marca de 600 consultas realizadas, gratuitamente, nos oito meses em que a especialidade médica agregou o quadro de serviços ofertados pela rede pública de saúde, em Sobradinho...

 SAAE realiza obra de esgotamento sanitário no Bairro Dom Thomaz

As equipes de engenharia e de saneamento do SAAE  estão trabalhando a todo vapor na construção de redes coletoras de esgoto e ligações condominiais na Rua Novo Mundo, Bairro Dom Thomaz, para a devida pavimentação. Além desse serviço o SAAE trabalhou também na melhoria do esgotamento sanitário da Avenida das Nações e Rua São Paulo que já receberam o asfalto.

De acordo com a engenheira Louise Chiochetta, o trabalho do SAAE é fundamental para que o serviço de pavimentação seja realizado com sucesso. “Primeiro as equipes do SAAE fazem todo o levantamento relacionado ao esgotamento  e a execução do serviço para que não ocorram problemas futuros. Já concluímos a rede coletora e agora estamos na  parte das ligações condominiais deixando a rua livre dos esgotos expostos. Estamos trabalhando também na construção das Estações Elevatórias dos Bairros Pedra do Lorde, Jardim Vitória e Antônio Guilhermino bem como no esgotamento do Bairro Angary”, disse Louise, reforçando que Juazeiro está próximo de ficar com mais de 95% de área saneada...

PM recupera caminhão e descobre desmanche de veículos

Um imóvel utilizado para desmanche de veículos roubados e furtados foi descoberto, na quinta-feira (30), na cidade de Barreiras, por integrantes da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar. Depois de receberem uma informação do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), sobre um caminhão roubado, as equipes, com a ajuda de equipamentos com rastreador, conseguiram chegar ao local e recuperar o veículo.

Com a aproximação da viatura, um homem que estava nas imediações do imóvel, em um carro modelo Prisma, conseguiu escapar. No galpão, os policiais, além do veículo que o Cicom havia sinalizado, também localizaram diversos carros em estado de desmanche...