Foram encontrados 1703 registros para a palavra: Upa

UPAE/IMIP de Petrolina atualiza cartão de vacina de funcionários e colaborador

O setor de epidemiologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) - em parceria com a educação permanente, engenharia de segurança e medicina do trabalho - realizou a atualização do cartão de vacina dos funcionários e colaboradores do serviço.

A ação começou no dia 27 e encerrou nesta segunda-feira (01.10), atingindo 189 profissionais da saúde. Foram oferecidas as vacinas de Hepatite B, dT (antitetânica) e a Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola)...

UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental do idoso

Neste Dia Nacional do Idoso (27.09), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) chama a atenção para um assunto pouco discutido: a saúde mental deste público. 

De acordo com dados repassados pelo Grupo Suicidologia no Vale (GSV), em recente palestra realizada no serviço, a taxa de suicídio entre idosos tem crescido bastante, principalmente acima dos 70 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a média nacional de suicídios nessa faixa etária é de 5,5 por 100 mil...

AUMENTO DO NÚMERO DE MORTES NAS BRS QUE CRUZAM PETROLINA E JUAZEIRO PREOCUPA AUTORIDADES

Em menos de uma semana, 7 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito nas duas principais Brs que cruzam Petrolina e Juazeiro. Na Br 428, quatro pessoas morreram em um acidente ocorrido ontem (26). As vítimas, uma criança de três anos e três mulheres, que viajavam em uma van de transporte de lotação e vinha da cidade de Orocó, bateu contra um caminhão caçamba e um carro passeio. As três pessoas morreram na hora e 13 pessoas ficaram feridas. A colisão ocorreu nas proximidades da Serra da Santa.

O enterro das vítimas ocorreu na tarde desta quarta feira (26), em Orocó, Pernambuco. Na BR-407, no último domingo (23), um grave acidente envolveu um veículo, sentido Jaguarari a Juazeiro, resultou na morte de três dos seus ocupantes e um sobrevivente.  Em contato com a Policia Rodoviária Federal, a redação do Blog apurou que o motorista perdeu o controle da direção e capotou várias vezes. Houve morte imediata no local de Moisés Pereira Lima, 47 anos; Diego Conceição Gonçalves, 32 anos e Jonas Gabriel Gonçalves Lima, 19 anos.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, ntre os principais tipos de acidente no primeiro semestre de 2018, destacam-se as colisões traseiras (275), saídas de pista (183) e colisões laterais (173).

Já entre as principais causas de acidente, estão a falta de atenção do condutor, com 522 acidentes e 35 mortes, a desobediência às normas de  trânsito, com 140 acidentes e 22 mortes, a ingestão de álcool pelo motorista, com 110 acidentes e 11 mortes, e a velocidade incompatível, com 86 acidentes e 15 mortes...

Dia Nacional do Surdo: a UPAE/IMIP de Petrolina na luta pela inclusão

O dia 26.09 é considerado o Dia Nacional do Surdo e o próprio mês de setembro como um todo é chamado de "Setembro Azul" pela comunidade surda. A iniciativa tem como objetivo fazer as pessoas pensarem sobre a necessidade de uma maior inclusão dos deficientes na sociedade e marca a luta por direitos.

A principal pauta das manifestações que acontecem no Brasil, nessa época, gira em torno da educação dos surdos e da criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras. "A inclusão acontece quando cada um de nós se interessa, procura entender e ser mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes. E isso nós já fazemos na UPAE", garante a coordenadora geral, Grazziela Franklin...

UPAE/IMIP de Petrolina alerta: "Cuide bem do seu coração"

O Dia Mundial do Coração (29.09) foi criado em 2010 pela World Heart Federation (WHF). A data simbólica tem por objetivo promover a conscientização sobre problemas cardiovasculares, fatores de risco para a doença, e incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável, bem como cuidados gerais para manter a boa saúde do coração.

A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas ceifadas por ano. No Brasil, no mesmo período, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), sendo 30% fatal. Falta de ar, dores como aperto, queimação ou pontadas no tórax e formigamento, são alertas para procurar imediatamente um cardiologista ou serviço de saúde. Hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, histórico familiar e problemas na tireoide são os principais fatores de risco...

Palestras movimentam o Setembro Amarelo na UPAE/IMIP de Petrolina

Além da palestra com o Grupo Suicidologia no Vale, voltado para funcionários e colaboradores, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) conseguiu promover para os usuários um momento de reflexão e informação com a equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV), assistentes sociais e setor de psicologia do serviço.

A programação tem acontecido durante todo o mês, com mobilizações semanais a respeito das formas de prevenção. "Temos feito palestras com a nossa equipe, mas ontem contamos com a participação do CVV que falou um pouco sobre o serviço por eles prestado", esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha...

UPAE/IMIP de Petrolina promove palestra com o Grupo Suicidologia no Vale


 
Com o objetivo de trabalhar o "Setembro Amarelo" com os funcionários e colaboradores, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) promoveu, na noite de terça-feira (18), uma palestra com o Grupo Suicidologia no Vale (GSV). O palestrante Silvio Guimarães, que é psicanalista e suicidólogo, levou ao público da Unidade uma forte reflexão sobre o tema "Comportamento suicida: um desafio na emergência".
 
Durante uma hora ele falou sobre o suicídio como questão de saúde pública, os aspectos que o envolve, apresentou dados, mostrou fatores predisponentes [de risco] e precipitantes [desencadeantes/gatilhos], quais os principais transtornos mentais envolvidos, fatores de proteção, sinais de alerta, manejo [o que fazer e que não fazer], a importância do acolhimento e avaliação de risco, as condutas e como agir.

 

 
"Primeiro a gente precisa diminuir os tabus que envolvem o suicídio e entender que falar sobre o assunto de forma séria e comprometida é fator de proteção. Também precisamos aprender a ouvir sem julgar, acolher e fazer os encaminhamentos certos dentro da rede sociassistencial, desburocratizando o acesso aos serviços. Acho que esse já seria um bom começo", acredita o profissional.
 
Para se ter uma ideia, cerca de 1 milhão de pessoas no mundo morrem por suicídio todo ano. No Brasil, em 2012, houve 11.821 suicídios oficialmente registrados, e isso significa 1 suicídio a cada 45 minutos. Quando os números se referem às tentativas, é ainda mais alarmante: 1 tentativa a cada 2 ou 3 segundos. O suicídio é a 4º causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no Brasil e a tentativa de suicídio é a 6º maior causa de incapacitação de pessoas entre 15 e 44 anos.
 
Por outro lado, existe um dado que merece ressalva: 75% dos tentantes dão sinais de alerta, sejam eles verbais ou comportamentais, diretos ou indiretos. "Por isso, nós enquanto seres humanos precisamos estar mais atentos e disponíveis ao outro e os serviços de saúde mais preparados para lidar com essa demanda. Muitas vidas podem ser salvas com algumas mudanças de padrão", defende.
 
"Nesse aspecto, o que fizemos na UPAE é de grande importância, pois valeu como momento de reflexão e aprendizado. Os profissionais de saúde precisam se capacitar e se sensibilizar com relação ao suicídio, assim como devem ser cuidados como forma de proteção e prevenção", ressaltou em sua fala.
 
Em nome da Unidade, a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha, agradeceu: "Ficamos muito felizes com a disponibilidade do GSV, na pessoa de Silvio, que já é nosso parceiro, e desejamos que mais momentos assim aconteçam, pois, a sensibilização deve ser constante".
..

Juazeiro e Petrolina enfrentam o desafio de frear as ocupações irregulares nas margens do rio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a segunda de três reuniões públicas sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade de Petrolina, interior de Pernambuco, situada na região do Submédio São Francisco. De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, as reuniões acontecem de modo preventivo e para emitir alertas sobre as ocupações irregulares do solo em áreas inundáveis.

“Devido ao longo período de estiagem, as pessoas se acostumam a ver aquela área antes com abundância de água, virando deserto, mas ali é o curso da água e pode voltar a ter água a qualquer momento. Essa é a preocupação do Comitê que vê como urgência a discussão sobre esse tema a fim de que possamos evitar catástrofes, como acontece com muita regularidade todos os anos”, explicou Miranda. Segundo relatório feito pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), as cidades, de maneira geral, enfrentam o desafio de frear as ocupações irregulares e, mediante o cenário traçado, os municípios de Petrolina e Juazeiro – BA, cidade divisa, seguem o padrão de dificuldades...

Em Eunápolis, Zé Ronaldo denuncia abandono da UPA

“Dói no meu coração ver a população sem assistência médica e um prédio, construído com R$ 1 milhão, fechado. O povo baiano não merece isso”. Essa foi a reação do candidato ao governo pela coligação Coragem para Mudar a Bahia, Zé Ronaldo, ao ouvir relatos de diversos moradores de Eunápolis sobre a situação da saúde no município, que teve uma UPA recuperada e logo depois abandonada pelo governo do PT. Ele se comprometeu a colocar a unidade em funcionamento assim que assumir o governo do estado, em janeiro, e disse que fará uma apuração profunda sobre a irresponsabilidade do atual governador.

Zé Ronaldo, acompanhado pelo prefeito de Salvador ACM Neto e o vice-prefeito, Bruno Reis, da candidata a vice, Mônica Bahia, além dos candidatos ao senado Jutahy Junior e Irmão Lázaro, participou de carreata na cidade, localizada no extremo-sul baiano e foi abordado por dezenas de moradores sobre as dificuldades para a população conseguir assistência médica. A situação do Hospital Regional, é drástica, faltam leitos, remédios e médicos qualificados. Mais de 1 milhão investido na UPA 24h que nunca foi aberta e está abandonada. “A unidade encontra-se com muito mato e paredes rachadas; os equipamentos estão se estragando pelo tempo, a exemplo de um gerador de alta potência, móveis e equipamentos médicos; agora, precisa de mais 400 mil para reforma. Não podemos aceitar esse abandono”...

Petrolina tem a 8ª melhor saúde do Brasil e ocupa o primeiro lugar em Pernambuco

Petrolina sai mais uma vez na frente e tem motivos para comemorar: A Atenção Básica do município alcançou o 1º lugar em Pernambuco e a 8ª no Brasil. Isso é o que mostra a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), feita pelo Ministério da Saúde entre setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com ações efetivas direcionadas à saúde pública.

As equipes de saúde da família, estruturas e equipamentos das unidades de saúde são analisadas de forma individual em visitas feitas pelo Ministério da Saúde, classificando-as como ‘Ótimo’, ‘Muito Bom’, ‘Bom’ ou ‘Regular’. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados...

UPAE/IMIP de Petrolina adere ao Setembro Amarelo

A campanha do Setembro Amarelo, que tem o Centro de Valorização da Vida (CVV) à frente no Brasil, tem como objetivo falar sobre o suicídio sem tabu, como forma de preveni-lo. A iniciativa surgiu entre 2014 e 2015 buscando promover o diálogo sobre o assunto e envolver diversos segmentos da sociedade.

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apoia a campanha desde o primeiro ano e busca trabalhar a temática com o seu público interno, funcionários e colaboradores...

Prefeitura aumenta em 120% a captação de recursos para saúde e Petrolina ocupa 1° lugar em Pernambuco

Petrolina sai mais uma vez na frente e tem motivos para comemorar: o município alcançou o 1º lugar em captação de recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), na avaliação feita pelo Ministério da Saúde entre setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O município possui 79 equipes de atenção básica que aderiram ao PMAQ, além de 34 equipes de Saúde Bucal, 8 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e  um  Centro de Especialidades Odontológicas. O Ministério da Saúde avalia as equipes de saúde da família através dos indicadores e das estruturas físicas de forma individual, classificando-as como 'Ótimo', 'Muito Bom', 'Bom' ou 'Regular'. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados...

Discussão sobre os riscos de ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco será tema reunião pública em Petrolina

Dando continuidade às discussões sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar a próxima reunião pública para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades, no dia 17 de setembro, em Petrolina (PE), às 10h, na Câmara Municipal, Praça Santos Dumont, s/n.

De acordo com dados da Defesa Civil, nas duas últimas décadas, 96 mil pessoas foram atingidas de alguma forma por algum tipo de desastre natural. O resultado é um prejuízo anual para o país de aproximadamente R$ 40 milhões apenas em casos de inundações e deslizamentos. Anualmente, são registrados no Brasil, cerca de 2.500 mortes causadas por esse tipo de desastre. Por isso a preocupação do CBHSF. Para o presidente Anivaldo Miranda, “é preciso mudar essa cultura e agir antes do problema acontecer”...

UPAE/IMIP de Petrolina parabeniza a todos os nutricionistas pelo seu dia

A data de ontem 31 de agosto é lembrada no calendário da saúde por ser o Dia do Nutricionista. A profissão foi criada com o objetivo de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. O reconhecimento à categoria aconteceu em 1967.

As principais funções do nutricionista são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública. No âmbito dos serviços de saúde, a nutrição vem ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, a atuação da nutrição é fundamental para uma recuperação mais rápida dos pacientes, e o grande desafio neste aspecto é tornar as dietas impostas ao tratamento mais agradáveis e saborosas...

Equipe multiprofissional da UPAE participa do Humaniza SUS promovido pelo IMIP

Uma equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) participou, esta semana, de um treinamento de humanização em saúde (HumanizaSUS) promovido pelo IMIP.

O evento foi realizado no Instituto, no Recife, e retransmitido para as unidades gerenciadas pelo IMIP Gestão por meio de videoconferência. Foram abordados os temas: Conceito e Diretrizes de Humanização e Formas de Comunicação Positiva...

Profissionais da UPAE/IMIP participam de treinamento com o Centro de Testagem e Aconselhamento

Profissionais do Núcleo de Educação Permanente, Vigilância Epidemiológica, Segurança do Trabalho e Farmácia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram, nesta quinta-feira (30), de um treinamento promovido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) sobre o Fluxo de Acidente Ocupacional com Material Biológico.

O curso foi ministrado por Anderson Luís de Andrade, da Secretaria de Saúde de Petrolina, e teve como objetivo atualizar a conduta pré e pós-exposição dos profissionais de saúde aos vírus HIV, hepatites B e C no ambiente de trabalho. “Essa foi a abordagem escolhida já que esses são os agentes infecciosos mais importantes encontrados nos serviços de saúde”, justifica a enfermeira Andreska Souza...

HDM e UPAE fazem alerta sobre os prejuízos causados pelo fumo

Na semana em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, fazem um alerta sobre os prejuízos à saúde causados pelo tabaco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma das principais causas de morte evitável no planeta e o problema é, portanto, considerado de saúde pública.

A nicotina e as mais de 4.700 substâncias tóxicas presentes no cigarro são responsáveis por causar mais de 50 tipos de doenças, com destaque para o infarto agudo do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, hipertensão e diabetes...

Estudantes da Univasf protestam por melhorias no transporte e ocupam prefeitura de Petrolina

Conforme este Blog divulgou hoje (28), pela manhã, os estudantes da Univasf, dos Campus de Juazeiro e Petrolina, realizam protestos. A pauta  é referente ao tranporte entre os campus. Além dos protesto no Campus da Univasf, os estudantes também realizaram um buzinaço na frente da Prefeitura, reivindicando melhorias no atendimento do transporte para o Campus de Ciencias Agrárias. Os estudantes bloquearam a entrada nos portões de acesso a Universidade em Petrolina.

No último dia 24, este Blog publicou que estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizaram uma reivindicação junto a Reitoria da discutindo o Transporte Estudantil Intercampi. Participaram do encontro o reitor Julianeli Tolentino de Lima e o pró-reitor de Assistência Estudantil Clébio Pereira Ferreira estão dialogando com os estudantes...

Aumento da área plantada de manga nos últimos anos tem preocupado produtores do Vale do São Francisco

O expressivo aumento da área plantada de manga nos últimos anos tem preocupado mangicultores em todo o País. Isso porque, apesar dos bons resultados financeiros da cultura desde 2014, é necessário que o sistema de produção e o mercado consumidor também evoluam para que a atividade se mantenha viável.

De 2014 a 2017, a área nacional alocada à fruta cresceu 9%, e a projeção é de que aumente mais 7% até o fim de 2018. A expansão dos pomares de manga no Brasil concentrou-se principalmente no Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia) e no Norte de Minas Gerais. Porém, mangicultores dessas praças afirmam estar cautelosos quanto a expandir suas plantações...

UPAE/IMIP de Petrolina ressalta o papel do psicólogo na assistência integral à saúde

Quando se fala em saúde, pensa-se logo no bem-estar físico. A saúde mental, mesmo nos tempos atuais, ainda é bastante negligenciada na sociedade brasileira. Temas como o suicídio, por exemplo, chegam a ser tabu e o assunto é, muitas vezes, evitado pela mídia. Mas, o fato é que o conceito de saúde integral foi ampliado, tendo incorporado novas formas de atenção à saúde.

Por isso, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) destaca a importância da multidisciplinaridade na assistência, com destaque para o papel do psicólogo, visto que neste dia 27 de agosto, comemora-se o marco da regulamentação da profissão, oficializado tardiamente em 2016...