Foram encontrados 16616 registros para a palavra: 2%

20 de Novembro, dia da Consciência Negra: diferenças entre crime de injúria racial e racismo

Em relesae encaminhado ao Blog Geraldo José, o advogado Leonardo Pantaleão, lembrou a proximidade do Dia da Consciencia Negra, destacando  tipificações penais de condutas como a injúria racial e o racismo. "Neste próximo dia 20 de novembro, o país celebra o Dia da Consciência Negra. A data denota uma necessidade muito grande de debater e propor soluções contra a violência que mata um jovem negro a cada 23 minutos, segundo dados de órgãos nacionais.

Apesar do racismo e da injúria racial possuírem traços em comum que podem acabar fazendo com que exista confusão para que sejam identificados, as consequências são diversas. Diante de tais fatos e com esse tema em evidência, podem surgir dúvidas a respeito dos crimes relacionados a essa temática", anotou...

Com 20 caminhões-pipa, prefeitura assegura abastecimento d'água em comunidades rurais de Petrolina

 

Devido às falhas no abastecimento de água por parte da Compesa, o Programa 'Água Boa' da Prefeitura de Petrolina chega ao Assentamento Lindolfo Silva, zona rural do município, levando esperança ao homem do campo. Cerca de 20 caminhões-pipa abasteceram as cisternas dos moradores, que há anos, não recebem água por parte da concessionária. 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, está sendo possível graças à contratação emergencial de 20 caminhões-pipa através do programa Água Boa e este é o segundo ano consecutivo que a prefeitura adota a medida e amplia o abastecimento d´água em diversas comunidades rurais. ..

Colégio Integração em Juazeiro oferta condições especiais de matrícula

O Colégio Integração em Juazeiro iniciou o período de matrículas e está com condições especiais para este mês. As vagas vão da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os 30 primeiros matriculados no Ensino Médio vão pagar apenas R$199 (cento e noventa e nove) reais nos três primeiros meses de 2019. E todo o restante do ano com 40% de desconto.

No Colégio Integração, além de uma equipe de professores altamente qualificados, o aluno ainda tem aulas de xadrez, judô, ballet e música. A tecnologia está presente por meio da lousa digital e dos laboratórios de ensino...

Saída de cubanos dos Mais Médicos pode deixar 28 milhões sem assistência, diz entidade

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alertou nesta quinta-feira (15) que a saída dos 8,5 mil profissionais cubanos do programa Mais Médicos (leia aqui) pode deixar cerca de 28 milhões de pessoas pelo país sem assistência médica, caso não haja substituição deles. 

Em nota assinada pelo presidente da entidade, Glademir Aroldi, a CNM afirmou que as cidades com menos de 20 mil habitantes podem ser as mais afetadas. Ele destacou ainda que, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 1575 municípios são atendidos apenas por médicos cubanos, e que 80% dessas localidades têm esse contingente populacional. “Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas”. O presidente da entidade também alertou que a situação aflige os prefeitos e pode “levar a estado de calamidade pública” e pediu solução rápida da questão.



A nota ainda destacou que os profissionais atuam em 2.885 municípios, a maioria em áreas mais vulneráveis, como na região norte do país, no semiárido nordestino, em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), terras indígenas e periferias de grandes centros urbanos.

“Nesse sentido, a CNM aposta no diálogo entre as partes para os médicos cubanos permanecerem no país pelo menos até o final deste ano ou, se possível, por tempo maior a ser acordado entre os dois países. Durante esse período, acreditamos que o governo federal e de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do Programa”, diz a entidade.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CNM:
“O valor do Programa Mais Médicos (PMM), ecoado nos diversos cantos do Brasil, demonstrou ser uma das principais conquistas do movimento municipalista frente à dificuldade de realizar a atenção básica, com a interiorização e a fixação de profissionais médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Importante destacar que a estruturação e a organização da Atenção Básica de Saúde é pauta permanente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) junto ao Executivo Federal e ao Congresso Nacional.

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena. Esses profissionais estão distribuídos em 2.885 Municípios, sendo a maioria nas áreas mais vulneráveis, como o norte do país, o semiárido nordestino, as cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as terras indígenas e as periferias de grandes centros urbanos. Entre os 1.575 Municípios que possuem somente médico cubano do Programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas.

Nos últimos meses, a CNM, juntamente com as representações das entidades municipalistas estaduais, organizou inúmeras reuniões com o governo federal sobre a necessidade de manutenção e aprimoramento do Programa Mais Médicos, com adoção gradual de novas estratégias para interiorização e fixação dos profissionais médicos e outras categorias necessárias para o atendimento básico às populações. Em audiências recentes com o ministro da Saúde, a Confederação discutiu inclusive a ampliação do Programa para Municípios e regiões que ainda apresentam a ausência e a dificuldade de fixação do profissional médico.

O anúncio referente à decisão do Ministério da Saúde de Cuba de rescindir a parceria, na última quarta-feira, 14, aflige prefeitos e prefeitas desta Confederação. Imediatamente, a entidade buscou em Brasília o atual governo e o governo de transição para que, em conjunto, fosse possível adotar medidas que garantam a manutenção dos serviços de atenção básica de saúde. Cabe destacar que, na última década, estudo apontou que o gasto com o setor de Saúde sofreu uma defasagem de 42%, o que sobrecarregou os cofres municipais. Os Municípios, que deveriam investir 15% dos recursos no setor, já ultrapassam, em alguns casos, a marca de 32% do seu orçamento, não tendo condições de assumir novas despesas.

A presente situação é de extrema preocupação, podendo levar a estado de calamidade pública, e exige superação em curto prazo. Nesse sentido, a CNM aposta no diálogo entre as partes para os médicos cubanos permanecerem no país pelo menos até o final deste ano ou, se possível, por tempo maior a ser acordado entre os dois países. Durante esse período, acreditamos que o governo federal e de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do Programa. Enquanto aguardamos a rápida resolução do ocorrido pelo órgão competente, estamos certos de que os gestores municipais manterão o máximo empenho para seguir o atendimento à saúde de suas comunidades.

Os Municípios brasileiros, na missão de prestar serviços públicos à população, representados pela Confederação Nacional de Municípios, não medirão esforços para a resolução deste impasse.

Glademir Aroldi

Presidente da Confederação Nacional de Municípios.”..

2º Seminário Demografia da Infância e da Juventude acontecerá na Univasf

Com o objetivo de levantar discussões sobre o acompanhamento da garantia dos direitos humanos e de estruturas de oportunidade social de crianças e jovens, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 2º Seminário Demografia da Infância e da Juventude. O evento, promovido pelo Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos (LEAED) da Univasf, acontecerá no dia 22 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro.

O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas por e-mail ou presencialmente no dia do evento. Quem quiser se inscrever antecipadamente pode mandar e-mail para: [email protected]. O público alvo do evento são profissionais, professores e pesquisadores que trabalhem na área da infância e juventude e toda comunidade externa...

Polícia intercepta 200 kg de maconha em Macururé que iriam da BA para SP

Cerca de 200 kg de maconha que iriam da Bahia para São Paulo foram interceptados pela polícia baiana, na manhã desta quinta-feira (15). O flagrante aconteceu em um trecho da BA-311, na região da cidade de Macururé (distante 426 km de Salvador).

Guarnições do 20° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) e da Delegacia Territorial de Macururé montaram bloqueios, na estrada, com objetivo de reprimir os tráficos de drogas e de armas. Aproximadamente às 7h, um ônibus interestadual da empresa Geratur, que saiu da cidade baiana de Ibó, com destino à capital paulista, foi abordado...

Eleições 2020: Movimentações em Juazeiro já começaram e tem candidato para todo gosto...

O novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, ainda nem tomou posse e já começa o burburinho em relação a eleição de 2020, para prefeito, nos diversos municípios brasileiros. Em Juazeiro não é diferente e manifestações, ainda que tímidas, vão dando sinais facilmente captados, seja pelas declarações públicas, na imprensa e nas redes sociais, nas agremiações partidárias ou até pela presença mais intensa nos movimentos que ocorrem na cidade.

Quem já tem uma projeção política testada nas urnas, como é o caso de Joseph Bandeira, Misael Aguilar, Jorge Khoury, Edson Duarte, Pedro Alcântara, Roberto Carlos, Zó, dentre outros, os nomes são sempre pautados no rol das possibilidades, embora muitos nem se declarem pré-candidatos. Destes, o ex-prefeito Joseph Bandeira, é dado como candidato certo, já que não abre mão dessa condição há pelo menos duas décadas. ..

Projeto de extensão Gymnações está com inscrições abertas para turmas 2019

O projeto de extensão Gymnações, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para seleção de novos participantes para ingresso em 2019. O projeto oferta aulas de ginástica para crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o final de fevereiro de 2019.

Para se inscrever, os responsáveis pelas crianças devem preencher a ficha de inscrição diretamente na secretaria do Colegiado de Educação Física, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 14h às 17h, com Larissa. Não é necessário entregar documentos no ato da inscrição. As vagas serão distribuídas por meio de sorteio, que está previsto para ocorrer na segunda semana de março de 2019, em data e local a serem divulgados posteriormente...

XV de Novembro é o primeiro finalista do Campeonato Juazeirense 2018

Depois de um primeiro tempo em que jogadores e treinador apresentaram um verdadeiro catálogo de descontrole emocional, o XV de Novembro se reinventou e venceu o Colonial por 3 x 1 no Adauto Moraes, se credenciando como primeiro finalista do Campeonato Juazeirense de Futebol deste ano. Juninho Carapiá de pênalti, Naitan e Neguinho foram os autores dos gols, descontando Joãozinho para o time do Projeto Maniçoba.

O adversário do Tremendão na final, programada para o dia 23 de novembro, será o vencedor de Olaria e Barro Vermelho, que se enfrentam nesta quarta-feira (14) no mesmo local e horário...

Mercado do Produtor de Juazeiro receberá 32 câmeras de monitoramento

Com objetivo de garantir mais segurança a Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA vai instalar mais 32 novas câmeras de vigilância em toda área do complexo do Mercado do Produtor. A instalação da rede de dados do material de segurança começou a ser feita na semana passada, assim como o serviço da rede elétrica. A expectativa da administração é que as medidas reduzam os furtos e roubos dentro do Ceasa, além de garantir mais segurança.

As câmeras que serão instaladas são de última geração, o que garante melhor resolução das imagens, a capacidade de ver mais detalhes ou de se ter uma cobertura mais ampla. A previsão é que até 30 de novembro todas as câmeras estejam instaladas.  O propósito dessa medida é oferecer condições mais eficazes e seguras de trabalho, além de dinamizar a ação dos guardas patrimoniais e do ordenamento. A central de videomonitoramento do Mercado do Produtor funcionará 24 horas. ..

Inadimplência cresce 4,22% em outubro, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

O volume de consumidores brasileiros com contas em atraso e registrados em lista de devedores voltou a crescer em outubro e acelerou frente o mês anterior. De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a quantidade de inadimplentes cresceu 4,22% no mês de outubro na comparação com igual mês do ano passado. Em setembro deste ano, frente 2017, a alta havia sido de 3,86%. Em números absolutos, estima-se que 62,89 milhões de brasileiros estejam com o CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a inadimplência do consumidor continua elevada mesmo com o fim da recessão, pois a recuperação econômica segue lenta e ainda não impactou de forma considerável o mercado de trabalho. "A retomada do ambiente econômico acontece de forma gradual e ainda demorará para termos um aumento expressivo do número de empregos e renda, fatores que impactam de forma positiva tanto no pagamento de pendências quanto na propensão ao consumo das famílias", analisa o presidente.

Sudeste lidera alta da inadimplência em outubro, com avanço de 13,30%

O aumento da inadimplência foi puxado, principalmente, pela região Sudeste, cuja alta observada em outubro foi de 13,30%. Nas demais regiões, as altas foram menos intensas como 5,31% no Norte; 4,11% no Sul; 3,91% no Nordeste e 1,61% no Centro-Oeste.

De acordo com a estimativa, além de ter apresentado o maior crescimento da inadimplência em outubro, o Sudeste é, em termos absolutos, a região com o maior número de negativados: 26,10 milhões de pessoas estão nessas condições por não terem quitado suas contas, o que representa 39% da população adulta residente na região.

Em seguida aparecem o Nordeste, que conta com 17,42 milhões de negativados, ou 43% da população adulta; o Sul, com 8,48 milhões de inadimplentes (37% da população adulta); o Norte, com 5,86 milhões de devedores (48% – o maior percentual entre as regiões) e o Centro-Oeste, com um total de 5,02 milhões de inadimplentes (42% da população).
 
Brasil tem quase 18 milhões de brasileiros inadimplentes na faixa dos 30 anos; idosos acima dos 65 anos formam 5,5 milhões de negativados

O indicador também revela que a maior parte dos inadimplentes está concentrada entre os brasileiros com idade de 30 a 39 anos: são 17,9 milhões de consumidores nessa situação, o que representa mais da metade (52%) dos brasileiros com essa idade. Na sequência, estão os consumidores de 40 a 49 anos, que somam uma população de 14,2 milhões de inadimplentes e os compreendidos na faixa dos 50 a 64 anos, que formam 13,1 milhões de devedores.

As pessoas de 25 a 29 anos representam juntas um universo de 7,7 milhões de inadimplentes, ao passo que a população mais idosa, com idade entre 65 e 84 anos, somam 5,5 milhões de pessoas com contas em atraso, o que significa que quase um terço (32%) dessas pessoas estão com dificuldades para quitar seus compromissos. A população mais jovem, que vai de 18 aos 24 anos, formam um contingente de 4,3 milhões de negativados, o que representa 18% dos brasileiros nessa faixa.

"As faixas intermediárias da população, entre 30 e 40 anos, lideram o universo de inadimplentes porque estão em uma etapa da vida com grande concentração de despesas financeiras, já que se encontram em um momento de maturidade da vida. Chama a atenção o alto contingente de idosos com contas em atraso. Com a renda menor e mais despesas com saúde, desajustes são comuns nessa altura da vida e demanda organização", explica a economista Marcela Kawauti.
 
Volume de dívidas avança 2,73% em um ano; dívidas bancárias, que englobam cartão e cheque especial, têm crescimento mais expressivo

Outro número calculado pelo SPC Brasil e pela CNDL foi o avanço do número de dívidas em nome de pessoas físicas. Nesse caso, a inadimplência avançou 2,73% em outubro na comparação com igual mês do ano passado. Na comparação mensal, isto é, entre setembro e outubro, o crescimento foi de 0,84%.

Os dados abertos por setor credor mostram que o crescimento mais expressivo foi das dívidas bancárias, que incluem cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos e seguros, cuja alta foi de 7,74%. Também houve alta nas contas atrasadas com empresas do setor de comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura (7,56%). As despesas com contas de serviços básicos, como água e luz, apresentaram alta de 4,46% nos atrasos, enquanto as compras realizadas no carnê ou boleto no comércio cresceram 0,45% no período.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior a proximidade das festas de fim de ano devem ser um incentivo para os brasileiros recuperarem crédito no mercado. "Há um contingente grande de consumidores que podem enfrentar resistência para conseguir parcelar uma compra ou obter um empréstimo. Quem se encontra nessa situação deve aproveitar a renda extra do período natalino, como 13º salário e bônus, para procurar o credor e renegociar a dívida, com condições mais vantajosas e, quem sabe, juros menores", afirma.
 
Metodologia

O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. A estimativa do número de inadimplentes apresenta erro aproximado de 4 p.p., a um intervalo de confiança de 95%. Baixe a íntegra do indicador e a série histórica em
https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos..

Bolsonaro e Onyx admitem reforma da Previdência para 2019

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse nesta segunda-feira (12) que dificilmente conseguirá aprovar algo da reforma da Previdência ainda neste ano. Na mesma linha, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a tendência é que a aprovação da reforma fique para o ano que vem.

No Rio de Janeiro, Bolsonaro disse que tema é complicado e que reforma para o setor público deve ser discutida primeiro. "Sabemos que a previdência realmente é complicada, é o que mais pesa, tem aposentadorias que são acima do teto, tem privilégios. Tem que começar com a previdência pública", disse. "É complicado, mas você tem que ter o coração nessa reforma também, não é apenas números."..

Bahia vai sediar Jogos Universitários Brasileiros em 2019

A Bahia foi escolhida como estado-sede da próxima edição dos Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs). O anúncio oficial foi feito na noite desta sexta-feira (9), durante a 66ª edição dos jogos, em Maringá, no Paraná. As competições, com realização programada para novembro do próximo ano, terão o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Federação Universitária Baiana de Esportes.

Os JUBs são considerados a maior competição esportiva universitária da América Latina e reúnem, em uma única edição, mais de cinco mil alunos-atletas de todo o país, em 15 modalidades individuais e coletivas. Entre elas, estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos Fifa, League of Legends e do JUBs acadêmico...

Reforma da Previdência aumenta atenção para aposentadoria em 2019

O governo Jair Bolsonaro (PSL) ainda não começou, mas o presidente eleito e seu futuro ministro da área econômica, Paulo Guedes, já se movimentam para uma reforma no sistema de aposentadorias dos trabalhadores brasileiros. Esse tipo de discussão causa apreensão nos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), especialmente entre os que estão em vias de completar as condições mínimas para o pedido de benefício

Enquanto essa tentativa de reforma da Previdência não avança e ganha contornos mais sólidos, o segurado que já estava de olho na aposentadoria pode se antecipar e deixar o cadastro no INSS, o chamado Cnis, em dia. Períodos de contribuição com falhas, trabalho sem carteira, laudos de tempo especial incompletos são exemplos do que pode atrasar, reduzir e até impedir a concessão da aposentadoria...

Enem tem 66 eliminados e 29,2% de ausentes no segundo dia de provas

O ministro Rossieli Soares avalia segundo dia de provas do Enem 2018

No segundo domingo de provas, 1.610.681 estudantes faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que representa 29,2% dos 5.513.726 inscritos. O índice é maior do que o do domingo passado, que foi de 24,9%, mas é menor que as taxas registradas no segundo dia de provas em 2016 e 2017. ..

Lewis Hamilton vence o GP do Brasil pela 2ª vez em Interlagos

Lewis Hamilton venceu neste domingo (11) o Grande Prêmio do Brasil de F-1, conquistando sua décima vitória na temporada 2018. Como uma estratégia segura e uma "ajudinha" de Esteban Ocon, o britânico da Mercedes se manteve longe das disputas e cruzou a linha de chegada em primeiro.

O holandês, porém, rodou após um acidente com Ocon, da Force India, e passou todo o restante da prova caçando o adversário. No fim, terminou em segundo.m O resultado deu à Mercedes o título do Mundial de Construtores. É o quinto título consecutivo da equipe prateada, melhor da categoria também em 2014, 2015, 2016 e 2017...

MESTRADO AGRONOMIA UNEB DIVULGA O PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2019 PPGHI

Estão abertas desde o dia 05 e vão até o dia 23 de novembro de 2018 (sexta-feira), as inscrições para o Processo Seletivo de aluno regular 2019 do Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

As inscrições poderão ser feitas através do endereço eletrônico https://www.siar.uneb.br/fichaInscricao/listSelecoes. Estão sendo oferecidas 16 vagas, distribuídas entre as três linhas de pesquisa: Proteção de Plantas Hortícolas; Melhoramento e Manejo de Plantas Hortícolas; Fisiologia Vegetal e Pós-Colheita de Plantas Hortícolas, conforme critérios estabelecidos no Edital Nº 125/2018 (http://www.selecao.uneb.br/editais2018/) (https://portal.uneb.br/ppghi/). Este ano o edital prevê a realização de prova à distancia (ver edital). O público alvo são os profissionais do campo da agronomia e áreas afins, ..

Novo balanço aponta para pelo menos 25 mortos em incêndio na Califórnia

Um novo balanço das autoridades norte-americanas elevou de 11 para 25 o número de mortos na Califórnia na sequência dos incêndios que atingem o sul e o norte daquele estado dos Estados Unidos. As equipes de resgate encontraram no sábado mais 14 cadáveres em Paradise, no interior de habitações e de viaturas, informou em conferência de imprensa o xerife do condado de Butte, Korey Honea.

Dos 25 mortos na Califórnia, 23 foram descobertos em Paradise (onde arderam mais de seis mil habitações), os outros dois na cidade de Malibu. Segundo Honea, o incêndio tornou-se o terceiro mais mortal da Califórnia desde que existem registros, com o número de mortes ultrapassando o de um incêndio em 2017 que devastou a cidade de Santa Rosa...

Trabalhadores/as assalariados/as do Vale do São Francisco constroem pauta de reivindicação 2019 em Petrolina-PE

Cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras, assalariados/as rurais do Vale do São Francisco, se reuniram nesta sexta-feira (09), no auditório do SENAC, em Petrolina-PE, para construir a nova pauta de reivindicações 2019 da hortifruticultura. A Campanha Salarial Unificada Bahia e Pernambuco completou   25 anos de história, em defesa dos assalariados/as rurais da região.

Durante segundo o dia de trabalhos do seminário, assalariados/as, sindicatos, federações e confederações discutiram as reivindicações dos trabalhadores/as e a manutenção de cláusulas importantes da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), a exemplo do salário unificado, a contribuição sindical, a determinação de horários de pagamentos pelas empresas, a garantia de emprego para as trabalhadoras gestantes, entre outras. A delegada sindical de Juazeiro-BA, Teresa Maria da Cruz, participou do seminário e pontuou a respeito da importância dos trabalhadores manterem-se unidos, nesse momento de perdas históricas de direitos trabalhistas. “São os nossos direitos que estão em jogo e quando acompanhamos os seminários, estamos também lutando e resistindo para manter tudo o que foi conquistado”...

Ponto eletrônico para TAEs terá período de teste a partir desta segunda-feira (12)

A partir de 7 de janeiro de 2019, a Univasf adotará o ponto eletrônico como ferramenta de controle de frequência dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). Antes da efetivação do novo mecanismo, o sistema estará disponível aos servidores para um período de teste, com início nesta segunda-feira (12).

Para registrar o ponto, é necessário acessar o SIGRH em um computador da rede cabeada do Campus onde o TAE estiver lotado.  Os servidores irão informar o horário de entrada e saída, com no mínimo uma hora de intervalo para almoço. Haverá uma tolerância de 15 minutos por dia para o registro de entrada ou saída...