Foram encontrados 1193 registros para a palavra: gestão

FPI registra flagrante em matadouro de Curaçá e identifica inúmeras irregularidades na gestão ambiental do Norte da Bahia

A 37ª operação do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), na região Norte da Bahia, registrou um flagrante de descumprimento por parte da Prefeitura Municipal de Curaçá, em relação ao Matadouro Municipal da cidade. O local já havia sido interditado pelo Instituto de Meio Ambiente (INEMA) por não se adequar à legislação ambiental e sanitária. Em visita à cidade, no dia 26 de abril, a equipe da FPI verificou indícios fortes de abate no matadouro e registrou, na polícia, o crime de desobediência.

Os responsáveis pelo poder municipal estão sujeitos a responder às sanções previstas em lei. Em nota da Assessoria de Imprensa, o município de Curaçá informou que seria preciso investimentos de cerca de R$900 mil para melhoria e adaptação das instalações do abatedouro. “O Município reconhece que investimento desse cunho está muito além do orçamento, e que deverá tentará buscar através de convênios e projetos a nível estadual e federal para investimento desse porte”, informa...

ARTIGO - GESTÃO PÚBLICA

Vivemos em pleno século XXI, mas às vezes penso que estamos vivendo o século XVIII, onde vivíamos em estado de atraso e penúria devido a falta de estratégia e visão de progresso dos nossos gestores municipais, é claro que isso depende muito de sua equipe e da sua concepção de cidade e progresso.

A principal função da Administração Pública é buscar o bem comum e a satisfação dos cidadãos. Você está satisfeito leitor cidadão? Há quantas décadas vivemos insatisfeitos com a nossa administração pública? Convenhamos meus caros que é a muitas décadas. Sabe porquê? Por que nunca tivemos gestores preparados e capacitados para gerir nossa rica e amada cidade, temos apenas prefeitos...

FIEPE promove Seminário de Gestão e Liderança de Alta Performance com Pedro Mandelli

O consultor, professor e autor do livro "Muito Além da Hierarquia", Pedro Mandelli vem a Petrolina no próximo dia 18 de maio para participar do Seminário de Gestão e Liderança de Alta Performance, promovido pela Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

O evento, que tem início às 18h no auditório do Senai de Petrolina, vai abordar temas, a exemplo do papel do líder de pessoas, crenças,  metas e autoconhecimento. Pedro Mandelli, que atua nas áreas de modelos de organização, processos de mudança, liderança e desenvolvimento de pessoas em programas nacionais e internacionais - junto ao INSEAD na França e Fundação Kellogg nos Estados Unidos, também vai tratar dos atuais desafios para o exercício da liderança...

Moradores voltam a cobrar da gestão municipal melhores condições para os bairros Piranga I e Argemiro

Moradores do bairro Piranga I e Argemiro participaram do programa Geraldo José na tarde desta quarta-feira (13). Na oportunidade, cobraram da gestão municipal a conclusão de obras e relataram a situação crítica em que vive a comunidade.

O morador do bairro Argemiro, Fábio Joaquim, pediu uma explicação do prefeito Isaac para a falta de médicos e policiais no bairro. Fábio também questionou a não conclusão das obras da Praça da Juventude...

Senado aprova projeto que cria regras de gestão para os fundos de pensão das estatais

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (06), o PLS 388/2015, que altera a legislação para estabelecer regras de governança para os fundos de pensão, patrocinados por empresas estatais, visando melhorar sua gestão. Aprovado, por unanimidade, o projeto segue para Câmara. Durante o encaminhamento favorável ao PLS, o senador Walter Pinheiro (sem partido – BA), destacou a importância da proposta, já que as atividades dos fundos de pensão são importantes tanto sob a ótica econômica quanto social.

"É um projeto de suma importância para a reorganização desses fundos. O projeto vai ajustar correções, preparando os fundos de pensão, atualmente, grandes investidores do País. O PLS ganhou a participação de todas as bancadas, o que mostra a nossa capacidade de produzir propostas importantes para o País, mesmo na diversidade", lembrou...

Governador prorroga definição de gestão para distritos industriais

 
“A indústria baiana está sendo reestruturada em parceria com o empresariado para atender às necessidades da retomada do crescimento econômico, geração de mais empregos e respeito à democracia. Estamos ampliando o diálogo com todos os distritos industriais da Bahia, de acordo com as características próprias de cada um deles”, disse o governador Rui Costa. 
 
A afirmação do governador refere-se ao memorando de compromisso assinado nesta sexta-feira (4) por ele, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e pelos presidentes da Federação das Indústrias (Fieb), Ricardo Alban, e da Federação do Comércio (Fecomércio), Carlos Andrade. Com o documento, ficou definido o adiamento, de 1º de abril para 1º de agosto, do início da vigência da Lei estadual 13.462, que criou a taxa de gestão dos distritos industriais.
 
O memorando estabelece ainda a criação de grupos de trabalho para cada distrito industrial da Bahia, que irão apresentar alternativas adequadas para o seu modelo de gestão, levando em conta as peculiaridades e características de cada região, além da possibilidade de revisão dos valores da taxa de manutenção. 
 
Para o presidente da Fieb, o entendimento entre os principais atores – governo e empresários – será fundamental para ampliar as discussões. “Tenho certeza que ao final deste processo vamos chegar a um entendimento, estudando as características de cada distrito e buscando as soluções que atendam aos interesses da sociedade. O diálogo vai garantir o que todos nós afinal queremos: o desenvolvimento e o bom funcionamento dos distritos industriais”, diz Alban.
 
Carlos Andrade, presidente da Fecomércio, ressaltou que o termo de compromisso assinado hoje mostra que todos estão empenhados em resolver a questão. “Queremos destacar a sensibilidade do governador Rui Costa em prorrogar a vigência da lei e permitir o debate. O Estado precisa arrecadar e os empresários querem produzir e gerar empregos. Vamos juntos, tenho certeza, encontrar uma solução”, diz  Andrade. 
 
“Acho que é muito importante este entendimento, porque a gente vai ser obrigado a encontrar uma saída para o problema, que é a manutenção dos distritos industriais. O Estado não tem condições de arcar sozinho com todas as despesas de conservação de vias principais e secundárias, limpeza, iluminação e paisagismo”, diz o secretário Hereda. 
 
FUNDO ESTADUAL
 
A Lei 13.462 instituiu o Fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da SUDIC – o FUNEDIC, cuja receita advirá de uma taxa mensal de R$ 0,50/por m² de área ocupada nos distritos industriais. Esse recurso servirá para que o Governo do Estado faça a gestão e mantenha a infraestrutura e funcionamento dos distritos. O fundo também poderá receber recursos de outras fontes, inclusive do tesouro público. A Lei permite também que as indústrias assumam a própria gestão dos condomínios ou negociem a transferência dela para a órbita dos municípios.
..

Vereador Anderson da Iluminação convida Medeiros para conhecer as obras realizadas pela Gestão Isaac Carvalho

Desde a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Juazeiro deste ano, o vereador José Carlos Medeiros (PV) tem afirmado que o prefeito Isaac Carvalho não realizou nenhuma obra durante seus dois mandatos. O vereador Anderson da Iluminação (PP), líder do Governo na Casa Aprígio Duarte Filho, gostaria de, publicamente, convidar Medeiros para visitar todas as obras entregues pela Gestão Isaac.

“Só em um ano do projeto Toda Sexta tem Obra foram 70 inaugurações. Ao longo desses oito anos de governo foram mais de 8 mil casas populares entregues, beneficiando cerca de 50 mil pessoas de baixa renda. No setor de Educação e Esportes mais de 80 escolas reformadas e climatizadas na sede e nos distritos, 17 novas creches, a primeira Escola de Tempo Integral e 22 quadras poliesportivas cobertas. Na área da Saúde foram construídas 11 Unidades Básicas de Saúde e nove reformadas. A construção da primeira UPA do Município e a implantação da Maternidade Municipal. Na área de infraestrutura urbana, 10 importantes avenidas foram recuperadas e três novas foram criadas. Mais de 100 ruas e travessas foram pavimentadas no programa Pavimenta Juazeiro”, ressaltou Anderson...

Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão tem encontro em Brasília

Os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estarão reunidos em Brasília no dia 23 de fevereiro. O primeiro encontro será das 9h às 15h30, na sala da SAS (Bloco L, sala 103) na Agência Nacional de Águas (ANA). Às 16h, os integrantes do GACC se reúnem com representantes da agência delegatária de bacia, AGB Peixe Vivo, e com a Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão (CAV). Essa segunda reunião será na sala de Vidro (Bloco M), também na ANA.

Entre as pautas da reunião do GACG estão as discussões sobre a proposta de novo questionário de avaliação da entidade delegatária, sobre o manual de procedimentos da AGB Peixe Vivo, bem como a apreciação da minuta do Relatório do exercício 2015 e do calendário de atividades para os contratos de gestão 2016. Já a reunião do período da tarde terá como objetivo uma discussão conjunta sobre a Avaliação Preliminar feita pela CAV sobre o relatório do Contrato de Gestão 2015...

Petrolinense é responsável pela criação de sistema de gestão de laudos periciais utilizado no carnaval da Bahia

O programa tem por objetivo controlar o fluxo interno das perícias, desde o cadastramento das requisições até a liberação dos resultados.

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia utilizou no carnaval deste ano um novo sistema para gerenciamento dos laudos, o DPT SIS. O programa tem por objetivo controlar o fluxo interno das perícias, desde o cadastramento das requisições até a liberação dos resultados. “Informatizar a gestão do laudo era uma demanda antiga do DPT. Agora nós teremos um ganho de tempo enorme na busca destas informações”, pontuou Elson Jeffeson, Diretor da Polícia Técnica...

A atividade faz parte da Gestão Ambiental da BR-235/BA

O Programa de Monitoramento de Fauna Silvestre realiza durante 21 dias a ação de supervisionar o grupo dos mamíferos terrestres, aves, répteis e anfíbios que vivem próximos da rodovia da BR235/BA. A operação, que acontece a cada dois meses, é uma atividade da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O objetivo do monitoramento é avaliar de que forma a implantação da rodovia afeta a população de animais existentes. Através desse acompanhamento é possível comparar a diversidade da fauna local em diferentes formações vegetais amostradas ao longo da área de influência do empreendimento da rodovia, de maneira que aponte as espécies mais afetadas pelas obras, além de identificar a presença de espécies ameaçadas de extinção, raras, endêmicas, vulneráveis e novas para a região...

Reunião discute gestão ambiental em Recife

A gestora da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Denise Lima, participou durante todo o dia desta segunda, de uma reunião da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (ANAMMA). O evento aconteceu na capital pernambucana e teve como pauta central, a gestão ambiental responsável através do Licenciamento Ambiental. “É importantíssimo esse momento de união entre os municípios para nosso fortalecimento na gestão ambiental local com efeito a nível de Estado”, destacou Denise.

Estiveram ainda representados na reunião os municípios de Salgueiro, Recife, Igarassu, Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Agrestino, Bonito e Caruaru...

Estratégias e ações para gestão da saúde são discutidas em reunião

No intuito de planejar as ações da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina para o ano de 2016, a secretária Lucia Giesta e demais dirigentes do órgão se reuniram, na tarde de sexta-feira (8). Os gestores avaliaram os serviços, definiram estratégias e traçaram metas para o ano de 2016.

"Trabalhamos sempre para atender a nossa população cada vez mais e melhor. Para isso, precisamos planejar as nossas ações, prevendo os recursos, materiais e pessoal para a sua execução, e metas que deverão ser alcançadas", contou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta. Segundo a gestora, o planejamento estratégico leva em consideração os serviços de Atenção Básica, Vigilância em Saúde, e da Média e Alta Complexidade...

Juazeiro 145 anos: Gestão Suzana Ramos investe nos serviços de assistência social à população

Nos seus 145 anos, Juazeiro tem muito que comemorar quando o assunto é assistência social. A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Diversidade (Sedes), tem investido e muito no atendimento à população, principalmente àqueles que mais precisam.

Desde quando iniciou a gestão, a prefeita Suzana Ramos assumiu o compromisso de olhar pelos juazeirenses. E assim fez, com a reforma do Restaurante Popular do bairro João Paulo II e a gratuidade de mais de 800 almoços por dia, nos dois restaurantes, proporcionando qualidade nutricional na alimentação de quem precisa do almoço e sem ter que pagar nada por isso...