Foram encontrados 11696 registros para a palavra: ru

Odacy e superintendente da Codevasf em PE acompanham início da desobstrução do Riacho Vitória em Petrolina

Com investimentos avaliado em cerca de R$ 12 milhões, a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), iniciou nesta quinta-feira, 28, a desobstrução do Riacho Vitória, em Petrolina, no sertão pernambucano. O trabalho foi solicitado pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, de forma emergencial. O assoreamento do Riacho que está tomado pelo mato, provocou uma ruptura num trecho da captação da água da Compesa, empresa estadual de saneamento e abastecimento d'agua, deixando a água fornecida à população salgada e com qualidade ruim. Feliz pelo início de obra, Odacy disse estar grato a Deus primeiro e em segundo ao superintendente regional da Codevasf, Luciano Albuquerque, pela sensibilidades em atender com rapidez sua solicitação.

"As pontes e o aterro feitos em 2007 estão conservados. O que houve foi o assoreamento do riacho ocorrido devido ao excesso de mato. O rompimento foi depois do aterro", destacou Odacy que governou a cidade entre 20017 e 2008. A Codevasf vai desobstruir a área e depois que abrir caminho para o riacho,irá fazer o fechamento onde houve a ruptura. "Será feito um canal mais estreito para ir até o local de percurso normal do riacho. A Codevasf já vai iniciar estudos para implantação de canal de alvenaria no riacho, um projeto que vai demandar mais recursos. Mas a ação mais emergencial já está em andamento. A gente espera que em breve possamos retomar a vida normal com a água voltando ao normal", complementou o parlamentar...

"Mais de 60% do investimento no Carnaval é para segurança", diz Rui

Ao som de samba com os cantores Riachão, Nelson Rufino, Cacau do Pandeiro, Ju Moraes e outros nomes do cenário artístico baiano, o Governo do Estado anuncia as ações e estruturas para a festa, durante evento na manhã desta quinta-feira (28), no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, em Salvador. A coletiva de imprensa, que apresentou as iniciativas em turismo, saúde, transporte, cultura, comunicação e diversas outras áreas de atuação, mostrou que a folia deste ano terá um grande homenageado: o folião pipoca. Serão mais de 60 atrações sem cordas somente em Salvador, além de investimentos do governo estadual no Pelourinho e em 16 cidades do interior, com ações voltadas para a democratização da folia.

Ao lado de artistas que participarão da festa com apresentações gratuitas, como Bell Marques, Gilmelândia, Magary Lord, além de secretários de Estado, o governador Rui Costa falou sobre a marca do povo da Bahia que é o Carnaval. "Conclamo a todos para que possamos cuidar do patrimônio da Bahia, a marca do povo baiano, que é a nossa diversidade cultural, de raça, de manifestações artísticas. É a arte e a cultura que representam um povo em todo o mundo e por isso acreditamos e investimos no Carnaval. A folia é uma marca do nosso estado, é um pouco do que temos aqui, reforçamos aquilo em que somos singulares, e por isso que vale muito o investimento". 

Ainda de acordo com Rui, foram investidos R$ 69 milhões para o Carnaval 2016 “e mais de 60% foram destinados para garantir a segurança de todos". Em resposta a questionamentos da imprensa, o governador afirmou que empresas privadas pagaram os cachês dos artistas que farão a festa do folião pipoca. ..

Artigo: SAAE, COELBA E OI

Há muitos tempos atrás, ainda naquela época que Juazeiro transpirava cultura por todos os poros, justamente na época em que a AUJ (Associação dos Universitários de Juazeiro), da qual este escriba, mui orgulhosamente fez parte, onde na Rádio Juazeiro existia um programa no qual desfilavam os grandes cronistas da nossa terra, ao meio dia e meia, cada qual demonstrando sua capacidade e sua habilidade com a escrita, onde a Prof. Marta Luz, minha professora de português no curso Científico do Colégio Dom Bosco,  a Profa. Ozelina Pergentino Nunes, Laize de Luna Brito, o Prof. Edilson Monteiro, Henrique, do Banco do Brasil, Joseph Bandeira e Luiz Souto Freire. Algumas vezes sobrava algum espaço para algum “enxerido” e, lá ía eu com algum escrito.  Lembro-me, porém,  perfeitamente  ter escrito uma crônica intitulada: ‘Coelba, SAAE e Telebahia’, falando do mal atendimento desses serviços aos seus usuários. Isso , lá se vão mais de trinta anos.

Passado todo esse tempo, parece que nada melhorou. Tudo está na mesma!..

MORADOR RECLAMA DA FEDENTINA NA RUA DO COLISEU EM JUAZEIRO

Costumeiramente os moradores da rua Coliseu, no centro da cidade, convivem com a obstrução da rede de esgotos. Quando chove a situação piora como relata Crislei Santos em mensagem ao Blog. “Geraldo bom dia... Venho mais uma vez denunciar aqui no seu blog o descaso do SAAE e da Secretaria de Infraestrutura que novamente deixam a desejar na prestação de seus serviços. As fotos mostram a situação da rua do Coliseu, (próximo a Avenida Adolfo Viana), no centro de Juazeiro. Já procurei o SAAE e  a Infra estrutura e os mesmos ficam sempre fazendo jogo de empurra-empura de um para o outro, sem resolver o problema. O fedor aqui esta insuportável, minha mãe tem problemas de saúde. O carnaval inteiro se passou e esta vergonha ainda a céu aberto. Receber a visita de parentes e amigos torna-se constrangedor, pois o fedor e o aspecto de sujeira no meio da rua dão nojo. E simplesmente eles não resolvem... Pagamos nossas contas e taxas absurdas, para não ter serviço algum e passar por estes vexames. Estacionar uma moto na porta da casa de minha mãe, nem pensar. E toda vez que algum automóvel estaciona ali e movimenta o esgoto não há quem agüente o mal cheiro....

Agradeço...

GRUPO ANJO AMIGO AJUDA FAMÍLIAS DESABRIGADAS NO BAIRRO ITABERABA

A frase do escritor, filósofo, professor graduado em Letras e produtor cultural Juarhez Alves “Quando há fraternidade, o amor é sereno; quando há solidariedade, o amor é ativo, e quando há caridade, o amor é vivo” traduz muito bem o grupo Anjo Amigo que foi constituído com membros de Juazeiro e Petrolina, ganhou as redes sociais e as suas ações solidárias tem contemplado cada vez mais famílias necessitadas da região.

Após as chuvas e o grande número de desabrigados nos diversos bairros da cidade levou o grupo a comparecer nesta quarta-feira (27), ao bairro Itaberaba, um dos mais afetados em Juazeiro, para ajudar famílias das ruas 01 e Zero doando alimentos, roupas, calçados, produtos de limpeza, higiene pessoal, água, colchões e agasalhos...

Caso da Região de Irecê pode gerar jurisprudência para todo Brasil

Restam (aproximadamente) oito meses para o 1º turno das eleições no Brasil. Enquanto, nos grandes centros urbanos, a discussão política ainda não "contaminou" completamente a vida das pessoas; nas cidades do interior da Bahia, o assunto é pauta recorrente nas casas, esquinas, feiras, botecos, igrejas e instituições públicas. Entre as lideranças políticas, é recorrente o tema sobre quem está apto ou não para disputar as eleições 2016: a inelegibilidade tem tirado o sono de muitos, especialmente ex-prefeitos que ainda militam na vida pública e tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA).

Entre os milhares de casos, o do ex-prefeito de Lapão Hermenilson Carvalho pode ser considerado "excepcional". Em 2006 e 2007, quando chefiava o Poder Executivo, as contas relativas aos exercícios foram rejeitadas pelo TCM. Em 2014, quando tentava vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o registro de candidatura foi "indeferido com recurso". O caso foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que - no último dia 17 de novembro, por unanimidade - manteve o voto da relatora, a ministra Maria Thereza de Assis Moura.
  ..

Em Petrolina, mais mulheres iniciam processo para realização da cirurgia de laqueadura

Mais 34 usuárias iniciaram, nesta terça-feira (26), o processo para realizar a cirurgia de laqueadura. As mulheres participaram de palestra sobre Planejamento Familiar e já saíram com agendamento dos exames pré-operatórios. Ao todo, 196 estão sendo preparadas e 21 cirurgias foram realizadas.

Pela primeira vez, o procedimento é ofertado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Programa Municipal de Laqueadura. "A gestão Julio Lossio sempre teve o objetivo de atender as mulheres que desejam realizar a laqueadura, mas antes era preciso reestruturar a Atenção Básica com a melhoria das estruturas da Unidades de Saúde e ampliação de profissionais", explicou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Contaminação do zika vírus pelo sexo é investigada pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga a possibilidade de que o zika vírus esteja sendo transmitido em relações sexuais. Em uma declaração emitida ontem em Genebra, a entidade ressaltou que novas pesquisas estão sendo feitas para determinar a dimensão do risco. "Zika foi isolado no sêmen humano e há um caso de possível transmissão sexual pessoa a pessoa descrito", indicou a OMS. "Entretanto, mais evidências são necessárias para confirmar se o contato sexual é um meio de transmissão do vírus", afirmou a entidade. Outra opção que é estudada pela OMS é a transmissão por sangue. "Zika pode ser transmitido por sangue, mas esse é um mecanismo pouco frequente." 

O principal temor da OMS ainda reside na possível ligação entre a infecção e a microcefalia, disse a diretora-geral, Margaret Chan. "Os indícios são preocupantes", apontou, alertando ainda que sintomas neurológicos também têm sido registrados. "Pesquisas estão sendo feitas neste momento para tirar mais evidências sobre essa transmissão e entender melhor como o vírus afeta os bebês." Apesar disso, a OMS insiste que não há indícios de transmissão pelo leite materno e apela para que as mães continuem amamentando. No que se refere às grávidas, a entidade em Genebra pede que as mulheres sejam "cuidadosas" e visitem os médicos antes de viajar para regiões afetadas. Mas não faz nenhum tipo de recomendação sobre adiar gravidez. A recomendação oficial é combater o mosquito e usar repelente e roupas longas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo...

Cirurgião oncológico do Ceonco/Apami emite alerta para prevenção do câncer do colo de útero

O câncer do colo do útero, o segundo mais recorrente em mulheres, está associado principalmente aos hábitos da vida sexual da mulher. Ele tem sua formação ligada a uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o ano de 2016, a expectativa é que 16.340 mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Em alguns casos, a infecção genital pelo HPV que é adquirida através da relação sexual, pode ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Segundo o Cirurgião Oncológico do Centro de Oncologia/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, Murilo Martins, o câncer na sua fase inicial não apresenta sintomas, por isso é de fundamental importância a realização dos exames preventivos anuais. "Quando a mulher apresenta sintomas a doença normalmente esta avançada, é onde ocorre sangramentos vaginais,  dores pélvicas e corrimentos purulentos na vagina com odor ruim. Daí a importância vital dos exames preventivos para o diagnóstico precoce, os quais devem ser feitos por todas as mulheres"...

Em visita a Riachão do Jacuípe, Rui anuncia ações na região

 
Na cidade de Riachão do Jacuípe, na região sisaleira, o governador Rui Costa anunciou ações que serão realizadas na cidade para minimizar os efeitos das chuvas, como inscrição das famílias afetadas no aluguel social, construção de casas e de bueiros para escoar água na BR-324.

“Nós já estamos, junto com a Prefeitura, retirando as famílias que estão em risco e colocando em abrigos. Agora que a água baixou, começa a segunda etapa, que é identificar aquelas casas que ainda têm risco de uma parede ou telhado desabar. Essas casas serão destruídas e as famílias irão para o aluguel social até que nós possamos construir as novas casas”, disse Rui Costa. 

De acordo com o governador, um conjunto habitacional será construído “para alocar não apenas as famílias que perderam suas casas agora, mas também precisamos fazer um reassentamento de famílias que estão em casas próximas ao rio”. Rui seguiu para o município após entregar, na manhã desta terça-feira (26), obras nas áreas de infraestrutura, esporte e saúde à população de Heliópolis. 

Riachão do Jacuípe é uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem a Bahia nas últimas semanas. O rio que dá nome ao município e o Rio Verde, conhecido como Boqueirão, transbordaram na última sexta (22), invadindo casas e alagando ruas, além de ter provocado o desabamento de parte da ponte sobre a BR-324 e o rompimento de uma adutora de água. A ponte está sendo reconstruída por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e deve ser liberada até sexta-feira (29). 

Cerca de mil famílias foram afetadas e 600 tiveram que abandonar as casas devido ao aumento do nível dos rios. Ainda em Riachão do Jacuípe, o governador visitou áreas atingidas nos bairros Jabotá e Barra e também a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, onde estão famílias desalojadas.
 
A construção do conjunto habitacional vai beneficiar pessoas como a dona de casa Maria José Rios, 40 anos, que morava com os três filhos e uma neta às marques do Rio Boqueirão, no bairro Jatobá. “Quando acordei, já estava tudo dentro d’água. Não sobrou nada. Fiquei com a roupa do corpo. A água invadiu rapidamente. E até na casa é arriscado entrar porque está em tempo de desabar”. 
 
Doações 
 
Um posto de coleta de doações para as famílias atingidas foi montado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Elas precisam de alimentos não perecíveis, água potável, material de higiene pessoal e limpeza, fraldas, roupas e colchões. Na última segunda (25), as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) enviaram cerca de quatro toneladas de donativos.
 
De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também será solicitado. “A Defesa Civil está aqui desde sexta-feira, trazendo colchões, água potável e alimentos. Acionamos a Vigilância Sanitária para trazer hipoclorito de sódio para evitar doenças transmissíveis pela água e estamos articulando também com a Conab a entrega de 300 cestas básicas”, explicou . 
..

5° BPM PRENDE MORADOR DE RUA ENTERRANDO MACONHA EM PETROLINA

Nesta terça-feira (26/01), por volta das 10h, Policiais Militares do 5ºBPM foram acionados pela Central de Operações para verificar na praça velha do bairro José e Maria um indivíduo que foi flagrado pelo vídeo monitoramento possivelmente embalando e enterrando algo. Após uma ação rápida, o efetivo foi até o local onde se encontrava Eduardo dos Santos, 22 anos, morador de rua. Foi feita uma busca pessoal e uma varredura no local encontrando uma quantia de R$ 112,00 (cento e doze) reais e enterrados 12 (doze) gramas de maconha. Diante do fato o imputado e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Plantão. ..

Prefeitos Isaac Carvalho e Júlio Lóssio buscam construção de novo Anel Viário para o Vale do São Francisco

Os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho, e Petrolina, Júlio Lóssio, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 26, no Rio de janeiro, com o Diretor das Áreas de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Henrique Paim, onde buscaram apoio e recursos para a construção de um novo Anel Viário envolvendo os dois municípios ribeirinhos. O deputado federal Daniel Almeida articulou o encontro e também participou da audiência.

De acordo com o prefeito Isaac, Paim mostrou-se sensível ao projeto e entendeu da necessidade desta nova estrutura viária, que daria maior mobilidade urbana, não somente para Juazeiro e Petrolina, mas também a todos que transitam neste trecho do país. Em fevereiro, está agendada uma visita dos técnicos do BNDES à região para avaliação in loco. “Temos certeza que conseguiremos obter mais esta grande conquista ao nosso vale. Mas desde já agradecemos pela atenção e por entender a nossa necessidade”, declarou Isaac Carvalho...

Espaço do Leitor: Morador reclama de esgoto estourado na Rua Bolivar Santana, bairro Santo Antônio

Venho por meio do Blog, esse excelente canal de comunicação, solicitar ao Saae, conforme fotos em anexo, a desobstrução do esgoto da Rua Bolivar Santana e adjacências, pedido este feito desde dia 05 de janeiro de 2016. A rua tem uma boca de lobo entupido há mais de 03 anos, fora feito o pedido de desobstrução e ficam nesse constante jogo de transferência de obrigação, ou seja, a prefeitura joga para o Saae e o Saae joga para prefeitura, deixo a pergunta no ar... Afinal quem vai resolver a situação calamitosa em que se encontra a rua? São 72 duas horas para atendimento ou 72 dias? Com a palavra os órgãos (in) competentes.

FRANKSON IDERLANDIO DA SILVA ALVES..

Rui reúne órgãos estaduais para minimizar efeitos das chuvas

 
Para obter um panorama geral sobre os danos causados pelas chuvas na Bahia, o governador Rui Costa esteve reunido com representantes de diversos órgãos e secretarias estaduais nesta segunda-feira (25), na Governadoria. Os municípios de Coribe, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, Riachão do Jacuípe, Cipó, Jaguaquara e Jeremoabo já decretaram estado de emergência. 
 
"É absolutamente inédito o volume de chuva que caiu em janeiro no estado. Em algumas regiões, corresponde a, no mínimo, duas vezes a média histórica. Já temos números de [que superaram] até quatro vezes a média histórica, em termos de volume de chuva", afirmou o governador. 
 
Estima-se que 700 famílias estejam desalojadas ou desabrigadas em razão das chuvas na Bahia. De acordo com Rui, no decorrer desta semana, conforme a água for baixando, o Governo do Estado terá condições de elaborar um diagnóstico mais preciso e realizar os devidos encaminhamentos, como a formalização de pedido de ajuda financeira ao governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. 
 
"Tivemos prejuízo em alguns trechos de estradas. Uma ponte [no município de Itiúba] se perdeu e alguns trechos de adutoras [responsáveis por fazer a captação de água para abastecimento humano] foram levados pela água [da chuva]. É a natureza surpreendendo. Há aproximadamente 15 dias, estávamos aqui fazendo um alerta sobre a seca. Hoje, estamos aqui fazendo alerta de enchente", ponderou o governador.
 
Donativos 
 
Por meio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), as famílias afetadas vão receber nos próximos dias filtros de água, água potável, colchões e cestas básicas. Nesta terça (26), após cumprir agenda de inaugurações no município de Heliópolis, Rui Costa, acompanhado do superintendente estadual da Defesa Civil, Rodrigo Hita, entre outras autoridades, visitam o município de Riachão do Jacuípe, onde, de acordo com a prefeitura, cerca de 400 famílias foram diretamente prejudicadas com as chuvas. 
 
"Durante a visita in loco, teremos a precisão de quantas pessoas estão desalojadas, ou seja, tiveram que sair temporariamente das suas casas, e também das desabrigadas, que perderam as suas casas. Portanto, teremos a precisão do número de casas que precisarão ser reparadas ou reconstruídas", explicou Rui. 
 
Reconstrução 
 
Sobre a ponte que dá acesso ao município de Itiúba e foi arrastada com a força das águas, o chefe do Executivo estadual explicou que foi realizado um desvio para garantir o acesso às cidades vizinhas. "Vamos imediatamente fazer o projeto para refazer as estradas e a ponte. Já há máquinas e equipamentos do estado restabelecendo rodovias provisoriamente. A Embasa e a Cerb trabalharam durante todo o final de semana restabelecendo linhas e adutoras".
 
O governador destacou ainda o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que têm atuado juntos no resgate de vítimas, inclusive, com suporte aéreo. "Lamento e presto homenagem ao bombeiro [Eduardo Santos Góes], que faleceu em Feira de Santana quando estava salvando uma família, que estava ilhada".
 
Defesa Civil
 
No encontro desta segunda (25), o titular da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, explicou que, quando um município declara estado de emergência, o órgão imediatamente encaminha técnicos à cidade para ajudar a prefeitura a montar o sistema de comando de operação, que ajuda a definir o que cada secretaria deve fazer no momento de crise. 
 
"Quando a água baixa que a gente vê os prejuízos reais. Nós, juntamente com técnicos das prefeituras, ajudamos na elaboração do plano de resposta para o governo federal, tanto para o Cenad [Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres], que é o órgão de resposta, que pode, por exemplo, pagar o aluguel social para as famílias, quanto para a diretoria de reconstrução, do Ministério da Integração, da Defesa Civil Nacional, para reconstruir os prejuízos em vias públicas e particulares que tiverem na cidade", informou Rodrigo Hita. 
..

Governador visita Riachão de Jacuípe nesta terça-feira

O governador Rui Costa estará, a partir das 13h desta terça-feira (26), no município de Riachão do Jacuípe, onde visitará as áreas atingidas pela chuva. O Governo do Estado vem monitorando os municípios e prestando atendimento às áreas mais afetadas, desde os primeiros relatos de problemas causados pelas fortes chuvas.
 
Nesta segunda (25), o governador participou de reunião com secretários e representantes de órgãos envolvidos na assistência à população, para fazer um balanço das ações adotadas para atender os municípios que mais têm sofrido com as chuvas. ..

JUAZEIRO: ASSALTO FOI FRUSTRADO NA RUA MESTRE LULA E IMPUTADO MORRE APÓS SER ALVEJADO POR DESCONHECIDO

Nas tentativas de assalto a mão armada geralmente quem se dá mal são as vítimas que além de ter o patrimônio subtraído, em algumas situações são agredidas, ofendidas quando não são assassinadas.

Na noite desta segunda-feira (25), a história não se repetiu e a ação de uma pessoa não identificada acabou por interromper um assalto e resultou na morte de um dos assaltantes e no ferimento de outra que acabou se entregando à polícia, logo depois...

ESTRUTURA AO REDOR DA PONTE DA LAGOA DO BOI É LEVADA PELAS CHUVAS

Diversos leitores estão solicitando que o Blog poste a informação de que está impossível trafegar na BR-235, trecho entre Juazeiro e Pinhões, porque a estrutura ao redor da ponte na comunidade de Lagoa do Boi foi levada pelas chuvas e com isso abriu-se uma enorme cratera e pode provocar acidentes.

Segundo informações a pista foi sinalizada, mas até o momento pouca gente sabe dos problemas mais recentes que ocorrem naquela via. Há relatos de que algumas pessoas quase são colhidas pela enorme cratera em razão desse desconhecimento do problema...

Seagri e SIHS articulam ações para estruturar perímetros irrigados

 
Na busca por recursos para estruturar e fortalecer a produção agrícola dos perímetros irrigados baianos, os secretários da Agricultura, Vitor Bonfim, e de Recursos Hídricos e Saneamento, Cássio Peixoto, se reuniram para discutir a situação do abastecimento de água em projetos de irrigação, a exemplo de Ponto Novo e Ceraíma. 
 
As chuvas registradas nos últimos dias têm renovado as expectativas dos irrigantes baianos, acometidos pelo contingenciamento dos recursos hídricos em alguns perímetros. O Ceraíma, que tem como fonte hídrica o Rio Carnaíba de Dentro e deságua no afluente do Velho Chico, é um dos perímetros que recebe a influência positiva da intensa chuva em todo território baiano. O perímetro está situado no município de Guanambi, no Médio São Francisco, e possui 408 hectares de área irrigável.
 
“A água é vital para manutenção dos perímetros e, por meio de ações conjuntas com a SIHS, vamos investir para viabilizar a irrigação. A produção agrícola dos projetos tem significativo incremento na economia da região e na geração de emprego e renda”, destacou Vitor Bonfim.
 
Para o projeto de Ponto Novo está prevista a implantação de fusegates (Vertedouros fusíveis), dispositivos construídos para elevar a altura do sangradouro das barragens. No caso da barragem de Ponto Novo, o aumento da capacidade de armazenamento de água será de 30% a 40%, o que resolveria alguns dos principais problemas do perímetro irrigado, a exemplo da redução da vazão de água outorgada. Atualmente, o projeto possui 204 irrigantes e extensão de 3.669 hectares, sendo 2.553 ha de área irrigável.
 
Assentamentos e comunidades tradicionais
 
Os secretários também discutiram os convênios assinados pelo Governo do Estado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em dezembro de 2015, que contemplam a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, recuperação de estradas vicinais e agroindustrialização. 
 
Esse projeto é direcionado aos assentamentos e comunidades tradicionais existentes nos municípios baianos, a exemplo de Riacho de Santana e Muquém do São Francisco, que tiveram representantes participando da reunião, na quinta-feira (21). “A implementação deste programa ocorre de forma transversal, envolvendo as secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Recursos Hídricos (SIHS), para dinamizar e acelerar a execução das melhorias nos assentamentos”, acrescentou Cássio Peixoto. 
..

Espaço do Leitor: Antigo transtorno da rua Paula Souza.

Geraldo,

Mais uma vez venho através do seu blog relatar o descaso com os moradores da Rua Paula Souza, localizada no Bairro Santo Antônio. Postei anteriormente já prevendo as chuvas, uma reclamação sobre um terreno baldio com acúmulos de lixo, entulho e o entupimento da rede geral de escoto, mas nada foi feito, veja nas seguintes imagens as consequências da última chuva ocorrida no dia 22/01/2015. Precisamos urgentemente que o responsável do terreno venha tomar as cabíveis e devidas providencias e que o SAAE faça a limpeza para que a água possa evacuar...

CANAL QUE CORTA O BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO TRANSBORDOU E DEIXA DESABRIGADOS

Diante do volume de chuvas caídas sobre Juazeiro, em especial no bairro Alto do Cruzeiro, é que á Associação de Moradores do bairro supracitado na pessoa do Sr. José  Humberto - Presidente e diretoria vem atráves deste veículo de comunicação, solicitar da Comissão de Defesa Civil providências, haja vista, que as residências situadas às margens do canal foram inundadas, como também várias ruas próximas, quando há várias famílias desabrigadas e tem pessoas que perderam seus móveis e nosso maior medo é que volte a chover e faça vítimas. O problema é que o canal que corta o bairro Alto do Cruzeiro e adjacência funciona como uma bacia receptora de água e com as chuvas fica pior a situação dos moradores daquela área. Porquanto, necessitamos da Defesa Civil uma atenção especial, vez que até o presente momento ninguém nos procurou,  como também não apareceu ninguém pra ajudar a  nossa comunidade.

 Cordialmente,..