Foram encontrados 1407 registros para a palavra: Rio

Aumenta risco para embarcações com baixa vazão do Rio São Francisco

Segundo dados 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por "negligência, imperícia ou imprudência". Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Conforme reportagem do blog postada em agosto, estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos. 

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que é ncessário aumentar o alerta agora com a vazão da barragem de Sobradinho mais baixa, em torno de 550 metros cúbicos por segundo. ..

Zó promove Audiência pública sobre a revitalização do Rio São Francisco na Assembleia Legislativa da Bahia

Em prol do Rio São Francisco os deputados estaduais da Bahia Zó (PCdoB) e Fábio Souto (DEM) promoveram uma audiência pública trazendo ações importantes para obter a revitalização imediata do Velho Chico. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (2), através da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Zó considera que é preciso mais do que nunca se preocupar com as feridas que fizeram ao Velho Chico ao longo dos anos. A cicatrização depende de muito investimento, planejamento, boa vontade, dedicação e respeito ao rio que já fez muito pelo Brasil...

Seca: Vazão da barragem de sobradinho será de 550 metros de água por segundo

O período cconsiderado de chuva na bacia do rio São Francisco começa a ser monitorado a partir desse mês. De acordo com a avaliação hidrológica, a precipitação prevista para esta primeira semana de outubro ainda é de poucas chuvas na região do Alto São Francisco, considerada como sendo a região “produtora” de água para a bacia.

Diante deste cenário de seca, a vazão de Sobradinho a partir desta semana será de 550 metros cúbicos por segundo a mesma praticada em Xingó, entre Alagoas e Sergipe. ..

Lápis na Mão: estudantes participam de concurso cultural sobre o Rio São Francisco em Juazeiro

O projeto ‘Lápis na Mão’, que desperta o prazer pelo desenho, escrita e leitura entre jovens, crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Juazeiro, vai apresentar os melhores trabalhos na próxima quarta-feira (4). O tema deste ano é ‘Velho Chico, meu rio amigo’ e, segundo os organizadores, mais de 16 mil estudantes e 650 professores de 85 escolas estão participando.

De iniciativa da TV São Francisco, o concurso tem o apoio da Agrovale e Secretaria de Educação do município. A ação cultural está na sua 4ª edição e visa contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania dos alunos. De acordo com o supervisor de Marketing da emissora, Renan Braga, o tema do Velho Chico propõe uma reflexão sobre a importância da água e a preservação do Rio São Francisco. “Esta é uma oportunidade de integração entre os participantes e que deve fomentar a educação e a transformação da comunidade”, disse...

Em Petrolina e Juazeiro, evento em defesa do Rio São Francisco une organizações, movimentos e sociedade civil nesta sexta (06)

Chamar a atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Este é o objetivo do Ato Cultural "Todos pelo Velho Chico", que será realizado nesta sexta, 06, em Petrolina e Juazeiro. Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.

O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG's, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco,  entre outros...

Coordenador da CCR do Submédio do Rio São Francisco apresenta relatórios de ações e projetos à Prefeitura de Juazeiro

Foi apresentado ao secretário de governo da Prefeitura de Juazeiro, Clériston Andrade e ao Assessor Especial Plínio Amorim na manhã desta sexta-feira, 29, pelo coordenador da Câmara Construtiva Regional (CCR) do Submédio do Rio São Francisco, Julianeli Tolentino, também Reitor da Univasf, relatórios com ações e projetos executados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

O Coordenador da CCR explicou a importância dessa explanação para a construção de políticas públicas em defesa do Rio. “Esses relatórios tratam de medidas já executadas e de modelos que atendem as diretrizes do Comitê para as ações de proteção e defesa do Rio na região, como por exemplo, o Plano de Saneamento Ambiental que Juazeiro já tem”, justificou Julianeli Tolentino...

Jornalista britânico conta história da batalha entre polícia e traficantes no Rio de Janeiro

O jornalista britânico especializado em crime organizado Misha Glenny conta a história de Nem no livro O Dono do Morro: um homem e a batalha pelo Rio (Companhia das Letras), lançado no ano passado.

Em entrevista à BBC Brasil, ele considera que ainda há lacunas a se preencher sobre o papel que o ex-chefe do morro, preso em 2011 e atualmente em um presídio de segurança máxima em Porto Velho, Rondônia, teve no episódio. Mas diz que Nem continua sendo "extremamente influente" na Rocinha e que Danúbia vinha buscando maior protagonismo na comunidade, com uma divisão de forças entre ela e Rogério 157. O sentimento é de preocupação generalizada. As pessoas estão extremamente assustadas e apreensivas. Não sabem como a situação vai se desenrolar, mas sabem que ainda não terminou...

DIOCESE DE JUAZEIRO REALIZA CONGRESSO EM HOMENAGEM A 300 ANOS DE APARECIDA. DEFESA DO RIO FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO

Em comemoração aos 300 anos do achado de N. Sra. Aparecida, padroeira do Brasil, a Diocese de Juazeiro irá realizar no próximo dia 08 de outubro um Congresso Mariano a nível diocesano. O evento – que acontecerá na Igreja N. Sra. Aparecida no bairro João Paulo II em Juazeiro, à partir das 8h, durante todo o dia – irá reunir cerca de duas mil pessoas de nove cidades do norte baiano para momentos de devoção em homenagem à Mãe de Jesus. Uma coletiva foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) para apresentar o congresso.

O evento contará com a presença do Vice-presidente da CNBB e Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que recentemente lançou um livro sobre a Virgem Maria. A programação inclui palestra, bate-papo com o conferencista, apresentações artísticas, momentos de espiritualidade e a Santa Missa no encerramento. A entrada é gratuita, mas quem se inscrever oficialmente no evento terá direito a um Kit mariano (com bolsa, livreto de cantos e anotações, caneta, uma caneca e um leque), além do almoço no local...

Estudantes de Juazeiro produzem audiovisual e chamam a atenção para a degradação do Rio São Francisco

S.O.S Velho Chico. Este é o nome do curta-metragem produzido pelos estudantes do curso técnico em Recursos Humanos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano, localizado em Juazeiro (508 km de Salvador), para chamar a atenção sobre a degradação do Rio São Francisco. Conhecido como Velho Chico, o rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul, passando por cinco estados e 521 municípios. No curta, de cinco minutos, os estudantes contam um pouco sobre a história do Velho Chico, mostram como ele faz parte da vida dos ribeirinhos e revelam como o rio está ameaçado por diversos fatores, a exemplo da derrubada das matas ciliares, do assoreamento e da poluição das águas pelo despejo de lixo, esgoto e outros sedimentos.

O audiovisual foi desenvolvido para a participação da equipe, formada por 13 estudantes, na seletiva escolar do projeto Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), realizado pela Secretaria da Educação do Estado. O curta com duração de cinco minutos foi filmado com celular e câmera digital e levou um mês para ser finalizado. Os estudantes se dividiram entre diferentes funções como produção, roteiro, direção, filmagem e edição.

Para a produção do vídeo, a equipe participou de uma oficina de produção audiovisual para aprender técnicas de linguagem fotográfica, produção de roteiro e edição. Além do aprendizado sobre as técnicas do audiovisual, o processo, segundo o professor José Carlos de Amorim, ampliou os conhecimentos dos estudantes sobre as questões ambientais, contribuindo para uma nova consciência sobre a necessidade do cuidado com os recursos hídricos. “O curta tem o objetivo de chamar a atenção da população para que se sinta responsável por aquele que dá vida a ela, o rio, pois o mesmo corre o risco de secar e ser extinto. Além disso, os estudantes criaram um novo olhar sobre o rio como cidadãos através do protagonismo juvenil”, revela o educador...

Ministro diz que privatizar a chesf não significa vender o rio São Francisco

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, recebeu o prêmio Fórum Nordeste 2017. O reconhecimento é entregue para lideranças que contribuem em favor dos setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas.O segmento de geração de biocombustíveis espera do ministro um anúncio sobre o RenovaBio, programa de incentivo à produção dos combustíveis renováveis. "O RenovaBio vai sair", garantiu o gestor.

Durente o evento o ministro falou sobre a privatização da Chesf, junto com a Eletrobras, outro assunto do momento o setor. O ministro disse que a modelagem do contrato ainda está sendo concluída. Em resposta às críticas que o Governo Federal tem sofrido em virtude do processo de venda da Chesf o ministro voltou a dizer que a privatização não significa a venda do Rio São Francisco e que a transação pode fortalecer a empresa. "É melhor o governo ser minoritário de uma empresa maior do que majoritário de uma empresa menor", argumentou...

Alex Tanuri defende união dos vereadores de Juazeiro e Petrolina pela revitalização do Rio São Francisco

O presidente da Câmara de vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, esteve na manhã desta terça-feira (26) na Casa Legislativa petrolinense e concedeu entrevista coletiva à imprensa. Na oportunidade o vereador reforçou a urgente necessidade de união dos políticos e população de Juazeiro e Petrolina para debaterem a realidade do rio São Francisco durante a audiência pública que será realizada na ilha do fogo. A data da audiência será confirmada no inicio do próximo mês.

 ..

Moradores de Pirapora, Minas Gerais realizam Mutirão de Limpeza do Rio São Francisco

Uma ação popular está mudando a cara do Rio São Francisco, em Pirapora, no Norte de Minas. Os moradores se organizaram para fazer um mutirão e retirar entulhos de dentro do rio. As ações, “Pelo Velho Chico”, são realizadas aos finais de semana.

Os trabalhos são coordenados pela ONG Movimento Ecológico São Francisco de Assis (Mesfa) e tiveram início com objetivo de resgatar as duchas da orla da cidade. O movimento tem despertado o interesse de muitos moradores e empresários da cidade, que fornecem desde maquinário à alimentação ao grupo que trabalha na retirada do lixo. Cerca de 150 caminhões de lama, mato e lixo já foram retirados do rio...

Seca do Rio São Francisco faz povoado de Bem Bom, Bahia, reaparecer

O artista plástico Iranildo Moura, enviou ao blog fotos da situação do Rio São Franscisco. Ele mostra que com a seca do rio o distrito de Bem Bom, Bahia, reaparece nas águas que haviam sido inundadas pela barragem de Sobradinho. O povoado de Bem Bom, pertencia a Casa Nova.

"As ruínas de várias cidades afundadas com a construção das hidroelétricas no rio São Francisco reapareceram. Minha Bem Bom, minha história e dos meus antepassados estão aqui neste local", conta Iranido,com lágrimas nos olhos. "É difícil compreender. Agora a natureza anda cobrando a ganância dos homens do poder", diz Iranildo...

SOS VELHO CHICO DE CURAÇÁ CONTINUA COM AÇÕES EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO

O Grupo SOS Velho Chico, unidade de Curaçá no Norte da Bahia, tem se reunido semanalmente para desenvolver ações em favor da revitalização do Rio São Francisco.

Depois de várias programações de limpeza do leito e das margens do Rio, o Grupo no último final de semana promoveu a instalação de placa com a Lei que proíbe a lavagem de veículos em suas margens...

O Cenário é de insegurança. Não estávamos preparados para tanto tempo sem chuva, diz presidente da Valexport

A barragem de Sobradinho está com apenas 5% de sua capacidade, nível considerado crítico. Um dos maiores polos de fruticultura, desde junho deste ano, a ANA (Agência Nacional de Águas) proibiu a captação no rio todas as quartas-feiras, deixando as plantações um dia da semana sem irrigação. Nos perímetros públicos irrigados, os produtores estão proibidos de ampliar a área de produção.

“O cenário é de insegurança geral. Não estávamos preparados para tanto tempo sem chuva”, afirma José Gualberto de Freitas, presidente da Valexport, entidade que reúne exportadores do vale do Rio São Francisco. Este é o sétimo ano seguido de seca no Nordeste –um dos motivos que explicam por que os indicadores econômicos da região têm piorado mais do que a média nacional...

Reunião entre Ceasa de Juazeiro e do Rio de Janeiro discute melhorias para o Mercado do Produtor

A direção da AMA nesta quinta-feira (21), com o gestor financeiro do Ceasa do Rio de Janeiro, Lelio Bastos e a Secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) Cida Gama, com o objetivo discutir propostas de melhorias para o Mercado do Produtor de Juazeiro. Entre os assuntos conversados estão Banco de Alimentos, melhoria no sistema de portaria da Ceasa, assim como sistemas tecnológicos modernizados que facilita o trabalho de cotação e portaria.   

O diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas ressaltou a importância da troca de experiência com a Ceasa. “O Mercado do Produtor de Juazeiro tem recebido representantes de Ceasas de todo o país. Ficamos felizes em poder trocar experiência e aprender sobre outros modelos de gestão. Nosso Ceasa tem vários pontos que merecem atenção especial e temos trabalhado na reestruturação do quinto maior Ceasa em volume do país”, pontuou...

Exército inicia operação da Rocinha, no Rio de Janeiro

Tropas do Exército iniciaram, na tarde desta sexta-feira, um cerco à Rocinha, na Zona Sul, conforme havia sido anunciado mais cedo pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, a pedido do governador Luiz Fernando Pezão. A primeira equipe a chegar à comunidade foi o destacamento avançado de reconhecimento e comunicação do Exército. Pela manhã, um forte tiroteio levou pânico a moradores da comunidade e do entorno e provocou tumultos e apreensões. ..

Projeto da interligação entre as bacias dos rios Tocantins e Velho Chico é aprovado na Comissão de Justiça e segue para o Senado

Foi aprovada por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei, que trata sobre a interligação entre os rios Tocantins e São Francisco. De autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e com parecer favorável do relator Tadeu Alencar, a proposta segue para ao Senado. "Esperamos que seja aprovado no Senado em, no máximo, 30 dias – devido à sua importância. É um projeto que demorou 27 anos para ser aprovado; ano passado foi aprovado na Comissão de Transportes e agora, na de Justiça, fechando o debate na Câmara", comentou o autor do texto.

O PL visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d'água na divisa de Tocantins com a Bahia. "O trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia", esclareceu o deputado. As obras, segundo Gonzaga Patriota, durariam no máximo um ano e meio e podem custar entre R$ 3 e 5 bilhões...

Donos de restaurantes de Petrolina são autuados para regularizar ligações de esgoto jogado no rio São Francisco

A Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) está convocando os proprietários dos bares e restaurantes localizados na Orla I da cidade a realizarem a adequação do saneamento dos estabelecimentos. A ideia é que todo o sistema de esgoto seja ligado na nova rede de captação construída pela Compesa, exatamente para atender essa demanda, eliminando assim, a possibilidade de despejo de resíduos no Rio São Francisco.

Ao longo da semana passada, equipes da AMMA notificaram sete estabelecimentos comerciais da localidade para que realizem as adequações sanitárias necessárias. As notificações também alertaram para a necessidade da obtenção do licenciamento ambiental dos empreendimentos. Como alguns proprietários não foram encontrados, o trabalho de notificação continua. O prazo dado para a regularização dos bares e restaurantes da Orla I junto à AMMA vai até a primeira quinzena de outubro. Caso contrário, os estabelecimentos vão estar sujeitos à multa e a suspensão da atividade...

Audiência pública discutirá dia 04 de outubro uso e melhorias da Ilha do Fogo

A Casa de Vereadores Plínio Amorim, em Petrolina aprovou no dia de ontem, terça-feira (19), a audiência pública para discutir a revitalização do Rio São Francisco e a busca de soluções para as melhorias e uso da Ilha do Fogo. O membro do “Coletivo de Luta Amigos da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco”, Enio Silva da Costa, participou da reunião e será um dos presentes na audiência que foi marcada para o dia 04 de outubro. 

O “Comitê de Luta em Defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco" foi constituído através do histórico Ato Público realizado em 6 de dezembro de 2012. ..