Foram encontrados 1394 registros para a palavra: seguranca

Servidores da Prefeitura e SAAE participam de Workshop sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Servidores da área de Segurança do Trabalho da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) participaram esta semana de um Workshop oferecido pela empresa 3M. A capacitação, que teve como objetivo a atualização em proteção respiratória, auditiva e em altura, foi realizado em Petrolina-PE.

Para o engenheiro de trabalho da SEGESP Bruno da Hora, a capacitação foi “muito importante por permitir o conhecimento das novidades nestas áreas, que são bastante dinâmicas, além de permitir um contato com profissionais de outras empresas, para compartilhar desafios e técnicas de resolução de problemas”, destacou Bruno...

Comando da Polícia Militar discute planejamento para segurança dos festejos de Natal e fim de ano

O Comandante do 6º BPM, Tenente-Coronel José Carlos Soares Mariano, oficiais e praças realizaram uma reunião administrativa com o intuito de discutir e avaliar processos gerenciais da Unidade, alinhando ao calendário de eventos previstos para o mês de dezembro em Senhor do Bonfim e região. O encontro foi realizado ontem, dia 29.

Na oportunidade também foram debatidos aspectos relevantes à gestão operacional, como o emprego de reforço policial, e necessidades logísticas para o policiamento na área da Unidade nos festejos de final de ano, onde há maior circulação de populares e consequente aquecimento comercial...

Votação da cessão onerosa é adiada; Pinheiro defende saída legislativa para dar maior segurança jurídica

O senador Walter Pinheiro (sem partido - BA) defendeu a construção de um instrumento legislativo capaz de dar segurança jurídica ao imbróglio em torno da deliberação do projeto que revisa a cessão onerosa da Petrobras (PLC 78/2018). O Senado suspendeu a votação da proposta nesta quarta-feira (28), diante da falta de entendimento entre atual e futuro governo sobre a partilha dos recursos entre Estados e municípios. 

"Nós temos duas equipes econômicas atuando no País. Nós vivenciamos isso todas as vezes que temos troca de governo, é extremamente natural. Agora, mesmo com essa engenharia, a resolução, a saída, a solução, dar-se-á exatamente pelo caminho de uma peça legislativa que possa criar esse novo ordenamento e dar segurança, porque, senão, vamos prometer algo que não teremos como entregar", argumentou Pinheiro.

A cessão onerosa foi um acordo fechado em 2010 entre o governo e a petroleira, que permitiu à estatal explorar, sem licitação, 5 bilhões de barris de petróleo em campos do pré-sal na Bacia de Santos. O projeto a ser apreciado pelo Senado estabelece regras para o leilão do petróleo excedente do pré-sal. Pelo texto, no entanto, não há repartição desses recursos com estados e municípios.

Pinheiro criticou a falta de clareza do texto ainda quanto ao repasse para o Fundo Social: "Cita, de forma 'en passant': 'será remetido para fundo social'. Remetido como? De que jeito? Em que proporção? Para ter qual destinação? Estará submetido isso a um paralelo ou isso será absorvido pelo orçamento? Portanto, o texto indica, mas o texto não qualifica", disse Pinheiro.

Na semana passada, o senador chegou a alertar que a Bahia pode deixar de receber R$ 6 bilhões com a revisão de cessão onerosa do pré-sal. "Uma conta muito rápida que me vem à cabeça é que a Bahia deixará de receber seis bilhões [de reais]. Isso, estou compondo em duas parcelas, ou seja, uma parte expressiva dos seis bilhões, quase a metade, coisa de 40%, 60%, vai para os Fundos de Participação dos Municípios, e outra para o Fundo de Participação dos Estados. Então, imagine em uma operação dessa?", questionou. ..

Técnico em Segurança Eletrônica que afogou-se no domingo, foi sepultado nesta quarta, em Sento-Sé

Com ausência de resgate especializado, pescadores e voluntários se revezam perigosamente na busca de corpos,
em Sento-Sé

Foi sepultado nesta quarta-feira (28), em Sento-Sé, o corpo do Técnico de Segurança Eletrônica e ex-membro do Conselho Tutelar no município, Rogério Batista, de 43 anos, vítima de afogamento no local conhecido como Porto das Barcas, onde a população, aos fins de semana, se desloca também para banhos e diversão. De acordo com o colaborador do Blog, Toni Lopes, “No mesmo local já aconteceram outros afogamentos e não existem boias, nem qualquer outro tipo de sinalização alertando para os perigos que a população se expõe quando mergulha naquele local”, explicou.

De acordo com as informações colhidas pelo Blog, o corpo de Rogerio ficou submerso desde o domingo (25) e só foi encontrado nas primeiras horas desta terça-feira (27), após pescadores da cidade avisterem o corpo, que submergiu próximo a uma embarcação da Agencia Fluvial da Caixa Econômica Federal. “Quando acontece um acidente dessa natureza aqui em Sento-Sé, as famílias sofrem muito com demora para o resgate, já que o Corpo de Bombeiros funciona em Juazeiro e não existe nenhum tipo de serviço de resgate na cidade. Pescadores e voluntários se obrigam a mergulhar, sem equipamentos e sem segurança, para tentar minimizar o sofrimento das famílias das vítimas. Um pescador conhecido como "seu Joca" e outros companheiros encontraram o corpo por volta das 4h15 da manhã", disse um morador.

Localizado em Juazeiro, com uma área de atendimento que inclui diversos municípios da região, o Corpo de Bombeiros fica impossibilitado de atender com rapidez as demandas que lhe são atribuídas, pela distância ou pela estrutura, sempre menor do que o que a demanda sugere...

Caso Bolsonaro queira ver prova do Enem 2019 antes da aplicação segurança deve sofrer alterações

O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse hoje (27) que procedimentos de segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão que ser revistos caso o presidente eleito Jair Bolsonaro queira ter acesso ao exame antes dele ser aplicado. “Se o presidente eleito vai ou não vai ver a prova, caberá a eles, a partir de 1º de  janeiro, entender qual o modelo de gestão [que adotarão]”.

“Nós entendemos, inclusive por questão segurança das próprias autoridades, que cabe às equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazerem a gestão da prova. Na nossa gestão, eu não olhei, e pelo que sei, outros ministros também não olharam. Falo de ministros, não falo nem de presidentes, que também não olharam a prova”, enfatizou Soares...

Sindilojas e CDL se reúnem com instituições de segurança para definirem os detalhes da Operação Papai Noel

Petrolina já se prepara para receber – entre os dias 07 e 25 de Dezembro – mais uma edição da Operação papai Noel, resultado de uma  parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e instituições que atuam na área de segurança, como as  polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). A proposta é intensificar a atuação destes órgãos de segurança no período das  festas de fim de ano, quando a movimentação no comércio é maior que o registrado no cotidiano.

"Nesta época há uma movimentação maior no comércio, seja por conta das pessoas que estão em busca das compras de fim de ano; seja pela movimentação nos bancos devido ao pagamento do décimo terceiro. Então, é preciso que sejam concentrados esforços no sentido de garantir que o cidadão possa circular no comércio com mais segurança", pontua o presidente do  Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro...

Seminário sobre segurança do trabalho e contra incêndio é realizado em Paulo Afonso

Teve início o VI Seminário Regional de Segurança Contra Incêndio e o V Seminário Regional de Segurança contra Incêndio, promovidos pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), através do 15° GBM, de Paulo Afonso. Mais de 140 pessoas participam do evento que tem como finalidade, alertar sobre os cuidados com a segurança do trabalho e contra incêndio, bem como destacar as formas adequadas de a população agir em situações diversas, relacionadas a ação dos bombeiros militares.

O evento, que vai até esta sexta-feira (9), teve sua cerimônia de abertura presidida pelo comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles, que tratou de aspectos técnicos relacionados à temática e deu boas-vindas aos participantes e palestrantes do seminário. Uma exposição com equipamentos utilizados nas atividades dos militares também acontece durante os seminários, que te a participação da comunidade local, bombeiros civis, técnicos em segurança do trabalho e estudantes...

Na Secretaria de Segurança, deputado Zó debate violência na BR-116

A pedido de várias lideranças da região de Juazeiro, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve na Secretaria de Segurança Pública (SSP) para tratar da violência que vem assustando a todos na BR- 116. O parlamentar conversou com o subsecretário Ari Pereira.

Segundo o comunista, é um problema grave e que prejudica as populações e a economia de Rodelas, Chorrochó, Abaré, Curaçá, Macururé, Uauá e outras cidades...

JUAZEIRO: DURANTE SEPULTAMENTO DE MOTOTAXISTA PROFISSIONAIS COBRAM MAIS SEGURANÇA

Mais de setecentos profissionais mototaxistas participaram na tarde desta terça-feira (06) do velório e sepultamento do corpo do músico Cícero José dos Santos Silva, conhecido por Naldinho da Guitarra, que foi assassinado na tarde desta segunda-feira (05), em Juazeiro. Ele também exercia a função de mototaxista. A delegacia de homicídios de Juazeiro ainda investiga o assassinato cujas informações dão conta de um latrocínio, ou seja, para roubar a sua moto.

O comunitário e policial militar Edmar Santos esteve no velório prestou homenagem e ouviu outros profissionais mototaxistas que reclamaram e reivindicaram maior segurança. Veja o vídeo:..

Mototaxistas pedem mais segurança e querem justiça pelo assassinato de Naldinho Guitarrista

Conforme este Blog infomou, o músico  Cicero José dos Santos Silva, conhecido por Naldinho da Guitarra, foi assinado na tarde de hoje 5, em Juazeiro. Ele também era mototaxista. A delegacia de homicídios  investiga o assassinato e até o momento não se sabe a autoria e a motivação do crime.

O crime repercute na região e adjacências devido a vítima ser músico da banda do cantor e sanfoneiro Sergio do Forró..

Segurança de Bolsonaro terá esquema inédito

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, encomendou à sua equipe um estudo para reforçar a segurança de Jair Bolsonaro e sua família a partir da posse do novo presidente, em 1.º de janeiro. O motivo do pedido, além do atentado sofrido na campanha, são as frequentes ameaças identificadas pela inteligência do governo.

Etchegoyen não fala em números ou estratégias por questões de segurança, mas já avisou que “obviamente” haverá um rigor muito maior no controle a tudo que tem a ver com o presidente eleito. “O esquema que está sendo preparado para receber um presidente que já sofreu um atentado será muito diferente e muito mais severo do que qualquer outro titular do Planalto já viu ou teve”, afirmou o general ao Estado. Bolsonaro teve sua segurança reforçada pela Polícia Federal durante a campanha, após ser vítima de uma facada no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG)...

Prefeitura remove barraco abandonado em área pública que causava insegurança na Areia Branca

A Prefeitura de Petrolina retomou mais uma área pública ocupada indevidamente na cidade. Em uma nova ação que trará mais segurança aos moradores da Areia Branca, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) removeu um barraco abandonado há anos, que segundo denúncias, vinha sendo utilizado para fins ilícitos na Avenida Paraíba.

De acordo com o diretor de Disciplinamento Urbano, Cícero Dirceu, o trabalho faz parte de uma estratégia da gestão municipal para retomar as áreas públicas ocupadas de maneira irregular na cidade. “A prefeitura tem feito um trabalho constante para atender as demandas da comunidade. Dentro das nossas ações está, justamente, a preocupação em retomar as áreas públicas ocupadas de maneira irregular e assim devolver qualidade de vida à população”, disse...

Tribunais eleitorais divulgam carta e defendem segurança das urnas eletrônicas e sistema de votação

A Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 27 Tribunais Regionais Eleitorais divulgaram carta hoje (22) em que defendem a segurança das urnas eletrônicas e do sistema de votação O documento foi divulgado após reunião hoje (22) entre a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e representante dos tribunais regionais.  

Desde o primeiro turno, apoiadores ligados ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) disseminam conteúdos colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral. O próprio presidenciável defendeu publicamente o voto impresso, declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. No dia da votação do primeiro turno, vídeos circularam apontando supostas fraudes nas urnas...

Agrotóxicos X Orgânicos: em cheque a segurança alimentar

Desde 2002 circula na Câmara dos/das Deputados/as o Projeto de Lei 6.299/02 que trata de mudanças na fiscalização e controle de agrotóxicos no Brasil. Em junho desse ano o PL foi aprovado em Comissão Especial da Câmara e desde então aguarda ser votado pelo plenário. De autoria do atual Ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP/MT), o projeto, que ficou conhecido como “Pacote do Veneno”, divide opiniões tanto na Câmara quanto na sociedade em geral.

Uma das principais mudanças que o PL prevê é a exclusão dos Ministérios da Saúde e Meio Ambiente do processo de análise dos químicos, ficando isso a cargo apenas do Ministério da Agricultura. Além disso, altera diversas medidas relacionadas à pesquisa, experimentação, rotulagem, transporte e comercialização dos agroquímicos usados no Brasil, que é um dos maiores dos consumidores de agrotóxicos no mundo...

Ministro da Segurança Pública volta a criticar os que põem em dúvida o sistema eleitoral brasileiro

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, criticou os que põem em dúvida a legitimidade do sistema eleitoral, questionando o uso de urnas eletrônicas. Sem citar nomes, Jungmann equiparou políticos e eleitores que “tentam passar a noção de fraude” aos que efetivamente agem para fraudar as eleições.

“O político que tenta fraudar ou passar a noção de fraude [no sistema] está, em última instância, vulnerando o próprio fazer da política, procurando diminuir a democracia. Portanto, é alguém que, sem a menor sombra de dúvida, tem uma vocação antidemocrática”, disse o ministro logo após passar quase toda a tarde no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, onde recebeu o presidente da República, Michel Temer...

Petrolina recebe reforço da Policia Militar para garantir segurança das eleições 2018

A Polícia Militar de Pernambuco deu início à operação especial das Eleições 2018 com o embarque, no Quartel do Derby, de 700 policiais da Região Metropolitana do Recife, que irão reforçar a segurança no Agreste e no Sertão do Estado. Mais 350 homens e mulheres com destino da Zona da Mata e do Agreste, que vão se somar aos 300 que vao garantir a segurança de Petrolina e outros 250 de Custódia. 

Todo esse efetivo trabalha em regime de diárias, não comprometendo o serviço ordinário de patrulhamento das ruas, como acontece em grandes eventos como Carnaval e São João. O comandante geral da Corporação, coronel Vanildo Maranhão, falou à tropa antes da viagem desejando que todos realizem um grande trabalho, que com certeza será coroado “com uma grande festa da democracia”. ..

Artigo - Excelentíssimo próximo presidente: Os desafios de segurança para 2019

Uma de suas principais missões neste cargo é reduzir os crescentes números da violência no país, que hoje apresenta uma taxa de homicídios 30 vezes maior do que a Europa. De acordo com o estudo "Custos econômicos da criminalidade no Brasil", lançado pelo Governo Federal, a violência consome cerca de 4% do PIB.

Diante deste desafio, porém, o senhor tem um aliado muito forte: a segurança eletrônica. O mercado mundial deste segmento irá atingir a marca de 59 bilhões de dólares no final do ano de 2022. Os dados são de uma uma pesquisa recente, a Global Electronic Security System Market Research Report - Forecast 2022...

É inviável fraudar urnas e a razão é que existem muitas barreiras de segurança, afirma secretário de tecnologia da Informação do TRE

As críticas ao sistema eleitoral brasileiro, que há 22 anos utiliza urnas eletrônicas para a contagem dos votos, voltam a ganhar espaço nas discussões políticas, sobretudo, após afirmações do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e de membros de sua equipe questionando o futuro resultado do pleito. Isso porque o militar da reserva voltou a questionar a confiabilidade dos equipamentos e afirmou, após ter alta hospitalar no último sábado, que não dá para aceitar "passivamente" uma "fraude" - caso não seja eleito.

Após a polêmica e críticas dos adversários à declaração, ele voltou atrás e disse que “não tem nada para fazer” em caso de derrota nas eleições. Não satisfeito o presidenciável José Maria Eymael (DC) também declarou, que os seus maus resultados se devem à possibilidade de fraude, mesmo sem explicar como ela ocorre. Contudo, o clima de desconfiança instaurado pelas declarações, impulsionado por notícias falsas nas redes, colocam em xeque o reconhecimento da legitimidade do processo democrático, abrindo margem para um jogo arriscado.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, já se manifestou sobre as suspeitas e pontuou que as urnas eletrônicas são "totalmente confiáveis" e que Bolsonaro "sempre foi eleito" por meio das urnas. Vale lembrar que, nesse sistema, ele foi o deputado mais votado do Rio de Janeiro em 2014, com mais de 464 mil votos e que, de seus sete mandatos na Câmara, foi eleito cinco vezes já sob a utilização da urna eletrônica. ..

Minha luta é em nome de tantas Beatrizes, mortas injustamente e esquecidas pelo Estado, Diz Lucinha Mota

Completados 1026 dias sem respostas, o crime da garota Beatriz, assassinada covardemente no interior de uma escola em Petrolina, poderia estar se encaminhando para a gaveta dos crimes sem solução, em Pernambuco, não fosse a coragem e obstinação da mãe de Beatriz, Lucinha Mota, que reuniu forças para sair do confinamento para a luta nas ruas de Petrolina e de cidades da região.

Candidata a deputada estadual pelo PSOL, Lucinha Mota, afirma que sua caminhada tem um objetivo: "Denunciar o descaso e a falta de compromisso do Estado para com as famílias pernambucanas que vivem o mesmo drama que eu vivo. Vou onde for possível nessa luta! Onde tiver uma tribuna eu falo, onde conseguir reunir pessoas eu denuncio, eu cobro, em meu nome e no nome de tantas Beatrizes, mortas injustamente e esquecidas pelo Estado, que tem o dever de resolver essas questões, mais silencia, cala, esperando que o silêncio se estabeleça e outras vítimas entrem nas estatísticas dos crimes insolúveis”, denunciou...

Secretaria de Segurança da Bahia divulga número para ampliar o número de denúncias e combater criminalidade

O Baralho do Crime – instrumento criado em 2011 pela Secretaria da Segurança Pública com a finalidade de facilitar a identificação e ampliar o número de denúncias – recebeu cinco novas cartas com rostos dos criminosos mais procurados do estado. Três naipes sofreram modificações: 'Ouros', 'Espadas' e 'Paus'.

Allan de Araújo Ferreira, o 'Allan Cabeludo', procurado por homicídio e evasão do sistema prisional passa a integrar a ferramenta como o ' Rei de Ouros'. O criminoso atua na região de Pernambués e entra no ligar do traficante Leidjon Fialho de Araújo...