Foram encontrados 109217 registros para a palavra: l

PRF DE SENHOR DO BONFIM APREENDE 115 QUILOS DE MACONHA

Em mais uma operação de combate à criminalidade, agentes da PRF Delegacia 10/04 - Sr. do Bonfim, abordaram na madrugada de hoje, BR 407 no KM 115 (povoado da Estiva), o veículo Ford/ Focus, placa de Lauro de Freitas com dois ocupantes, e alguns segundos depois, o veículo saveiro, placa de Natal, com apenas o condutor. Ao ser feita averiguação minuciosa nos veículos, no focus perceberam um forte odor de maconha no seu interior, encontrando apenas resquícios do produto; já na saveiro, depois de retirada a parte plástica da carroceria, além das laterais do veículo e atrás do banco, foram encontrados 115 quilos de cannabis sativa (maconha). Feita consulta aos sistemas, constatou-se que os condutores do focus e da saveiro tem mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Ao ser questionado sobre se conhecia os ocupantes do focus, o condutor da saveiro disse que sim, mas o condutor e passageiro do focus negaram. Presos em flagrantes por tráfico de drogas e associação ao tráfico, os três foram encaminhados para a DEPOL de Sr. do Bonfim, juntamente com os veículos e a maconha apreendida. As operações de combate à criminalidade da Delegacia PRF 10/04, que abrangem os Postos 01 - Sr. do Bonfim e 02 - Capim Grosso, acontecem em dias, horários e locais alternados. (Com informações do Inspetor Lopes Júnior - BDCOM - Del. PRF 10/04)..

Bahia ganha mais de quatro mil quilômetros em linhas de transmissão de energia

A Bahia vai ganhar 4.316 quilômetros de linhas de transmissão de energia, por conta da segunda etapa do Leilão de Transmissão realizado na última sexta-feira (28), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na sede da BM&F/Bovespa, em São Paulo. O estado está presente em 11 lotes dos 21 que foram arrematados.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jorge Hereda, a comercialização dos projetos desse leilão de transmissão reforça a confiança do investidor nesse setor e possibilitará o suprimento energético ao sistema interligado nacional (SIN). “Na Bahia, todos os lotes foram vendidos e permitirá aliviar, juntamente com alternativas já enviadas, pelo Governo ao Operador Nacional do Sistema Elétrico, os entraves de conexões, permitindo lastro de escoamento para viabilizar novos empreendimentos de energias renováveis no estado”, afirma Hereda.

A licitação propiciou a contratação total de 6.126 quilômetros de linhas de transmissão e seis mil mega-volt-amperes (MVA) de potência de subestações. Com o resultado positivo do certame, haverá investimentos em torno de R$ 11,6 bilhões em transmissão. Além da Bahia, o certame negociou lotes com empreendimentos localizados nos estados do Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. O prazo das obras varia de 42 a 60 meses e as concessões de 30 anos valem a partir da assinatura dos contratos.

A grande vencedora do leilão foi a Equatorial Energia S/A, que arrematou sete lotes no certame. A Bahia está inclusa em cinco deles. Municípios como Sapeaçu, Poções, Barreiras, Buritirama, Igaporã e Bom Jesus da Lapa serão beneficiados pelas linhas de transmissão. ..

CEMITÉRIO CENTRAL DE JUAZEIRO RECEBE NUMEROSO PÚBLICO NESTE DIA DE FINADOS

Segundo avaliação da administração municipal algo em torno de seis mil pessoas devem visitar o cemitério central de Juazeiro nesta quarta-feira (02), Dia de Finados. Ao longo da semana, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), preparou os dois cemitérios da cidade para oferecer mais conforto aos visitantes. O cemitério central e do João Paulo II receberam serviços de varrição, capina, poda de árvores, retirada de lixo e entulhos, além de pintura. Logo cedo, por volta das 07 horas, o Padre José Severino, conhecido como Padre Zezé, vigário da Paróquia Santo Antônio, mais uma vez celebrou a missa de finados no cemitério central de Juazeiro que recebeu numeroso público.

HISTÓRICO..

PM da Bahia quer nomes e CPF dos líderes estudantis contra PEC 241

Durante a audiência pública realizada nesta terça-feira (01.11),  proposta pelo vereador Agnaldo Meira PC do B),  na Câmara de Vereadores de Juazeiro, norte da Bahia,  para discutir os efeitos da PEC 241, agora numerada 55 no Senado, o Diretor Pró-tempore da IF Sertão, Emmanuel Victor Hugo Moraes,  afirmou que, após a assembleia realizada na última quinta-feira (26/10), onde se  decidiu por greve institucional e adesão à greve geral,  a inteligência da Policia Militar da Bahia compareceu à instituição e solicitou nome e CPF dos alunos que lideram a mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição.

O diretor afirmou que respondeu ao questionamento com seu nome completo e matrícula dizendo: “o meu CPF vocês sabem, dos meus alunos vocês não precisam saber! Eles são estudantes e cabe a nós defende-los! ” O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Tiano Felix (PT), ao final da audiência pública comprometeu-se a solicitar do Comando da PM e do Governo do Estado explicação “porque é que nossos movimentos sociais estão sendo monitorados. Porque a PM da Bahia está sendo instrumentalizada por um governo golpista”...

ROUBO DE VEÍCULO NO BAIRRO JARDIM PRIMAVERA

Geraldo,

Peço por favor que poste em seu blog o roubo de um carro ECOSPORT, de cor prata PLACA – LVU 8211- BA da cidade de Feira de Santana ANO 2005/2006, em nome de Maria Tereza da Silva Santos. O roubo ocorreu no bairro JARDIM PRIMAVERA próximo a escola, no dia 26/10/2016 às 20:30h...

Estudantes de universidades, institutos tecnológicos e secundaristas da região participam de audiência pública em protesto à PEC 241

Com palavras de ordem e cartazes mais de cem estudantes do ensino de graduação, tecnológico e secundaristas, representantes de sindicatos e associações rurais da região ocupam o auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro protestando contra a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 241 que nesta terça-feira (01.11) recebeu no Senado o número 55. A audiência pública foi proposta pelo vereador reeleito Agnaldo Meira (PCdoB) para discutir os efeitos da proposta de autoria do Executivo Federal que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior.

Presidindo a sessão o vereador Tiano Félix (PT), e para compor a mesa o secretário Anastácio José de Assis (PCdoB) secretário, Agnaldo Meira (PCdoB) proponente da audiência, o Secretário Municipal de Educação, Clériston Andrade; Tainá Souza – da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES; Josefa Rita – da Federação dos Agricultores no Estado da Bahia – FETAG/Bahia; Domingos da Silva – presidente do STR Sobradinho, José Aparecido – diretor do STR Casa Nova, Isabel Cunha – representante dos estudantes do IF Baiano, Emerson José – o Bitú, presidente do STR Juazeiro; Ramon Roniere da União dos Estudantes do São Francisco; Tainá Peixoto, da UPE e os representando os irrigantes da região Vavá da Maniçoba...

Sucesso a primeira audição internacional de ballet - AAB SUMMER SCHOOL OF EXCELLENCE 2017 AUDITION PETROLINA-PE

Sucesso! Foi assim que os organizadores descreveram a primeira grande audição internacional que aconteceu no final de semana em Petrolina na Escola de Ballet Valdete Cezar. Mais de 40 bailarinos de Juazeiro, Petrolina, Campo Formoso e Senhor do Bonfim fizeram a audição dispostos a garantir uma vaga no próximo SUMMER SCHOOL OF EXCELLENCE 2017 em Nova York e quem sabe ganhar uma bolsa para facilitar a realização do grande sonho.

Mantendo a tradição  logo após  a audição  a bailarina e representante  do American Academy of Ballet  de NY no Brasil Vitória Almeida, entregou  04 bolsas com descontos que variam de 20% a 35% para quatro alunas que tiveram bons resultados,  Joanny Gabrelly de 13 anos aluna da professora Nazareth (Petrolina), Jana Camila Bezerra dos Santos, 22 anos, aluna da Escola de Ballet Valdete Cezar (Petrolina); e as alunas Soara Isabel  Alcântara,  17 anos, e Aguyany Lopes, 12 anos, da Escola de Ballet Sapatilha  35 (Campo Formoso-BA). Até sexta-feira serão anunciadas outras bolsas e os nomes de todos os selecionados.  A avaliação da audição será feita por Vitória Almeida e pelo diretor executivo do American Academy of Ballet, Laurence Kaplan...

Serviços de poda ou eliminação de árvores precisam ter autorização de órgãos ambientais, orienta AMMA

Muita gente não sabe, mas para podar ou eliminar uma árvore, o cidadão deve ter em mãos uma autorização de órgãos ambientais competentes. Em Petrolina, esse processo está regulamentado através da Lei 1838/06, que dispõe sobre a proteção das árvores de logradouros públicos. Por isso mesmo que a Agência Municipal do Meio Ambiente conta com os trabalhos da Comissão de Avaliação Técnica Ambiental (CATA), que avalia todos os pedidos de poda e retirada e emite um parecer. 

“Diariamente nós recebemos muitas solicitações de pessoas que, por motivos os mais variados possíveis, querem eliminar uma árvore. Da mesma forma que também pedem orientações sobre a forma ideal de poda. É feito um protocolo, a equipe vai até o local indicado para fazer a avaliação de necessidade de poda ou eliminação e depois emite um parecer, que é entregue para o cidadão, autorizando ou não a iniciativa solicitada”, explica a integrante da CATA, Suzi Mota. ..

Projeto que dá à vaquejada status de patrimônio cultural imaterial vai à sanção

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (1º) o projeto de lei da Câmara (PLC 24/2016) que dá à vaquejada, ao rodeio e expressões artístico-culturais similares o status de manifestações da cultura nacional e os eleva à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil. A proposta foi aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e enviada para votação de urgência pelo Plenário à tarde. O projeto segue agora para sanção presidencial.

De autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP), o PLC 24/2016 foi relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), favorável à matéria. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a prática da vaquejada por 6 votos a 5. A decisão serve de referência para todo o país...

Homenagem: Viva Parlim!

Justíssima homenagem ao nosso saudoso e querido amigo Parlim - Paulo Marcos Vianna. Sua obra deve ser preservada. "Bico Doce" pode ser um grande educador...
 

Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)..

Aleluia participa de tratativas para cooperação entre Petrobras e estatal do Azerbaijão

A comitiva da Câmara Federal, em visita ao Azerbaijão, iniciou entendimentos para a cooperação econômica e o desenvolvimento de projetos comuns entre a Petrobras e a Socar, companhia estatal de petróleo daquele país. As tratativas resultaram do encontro da comissão brasileira liderada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o ministro de Minas e Energia da antiga República Soviética, Natig Aliyev, que também dirige a petroleira.

De acordo com o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), um dos integrantes da missão oficial, o Azerbaijão está entre os mais eficientes produtores petrolíferos do mundo e possui dois terços de seu território com depósitos de petróleo e gás. “Viemos conhecer o modelo adotado e saímos com uma impressão muito boa da fórmula que encontraram para associar grandes reservas de combustíveis fósseis com o desenvolvimento nacional. Por isso propusemos a cooperação entre a Petrobras e a Socar", explicou. ..

POLICIAIS MILITARES DO 5° BPM PRENDEM HOMENS COM CARRO ADULTERADO EM PETROLINA

Nesta segunda, dia 31/10, por volta das 22h20min, Policiais Militares do GATI/5ºBPM quando participavam da OPERAÇÃO de COMBATE ao CVLI e CVP, após levantamento do serviço de inteligência da PMBA abordaram o veículo Renault Sandero, placa OUQ-6939/BA, que estava com adulteração no nº do CHASSI, placa e números gravados nos para-brisas. Os imputados Rogério Gomes Alves, 25 anos, residente em Juazeiro-BA; Danilo da Silva Souza, 30 anos, residente em Juazeiro-BA e Wesley dos Santos Ferraz, 29 anos, residente no bairro Vila Mocó, no momento da abordagem estavam dentro do veículo, que estava estacionado. Diante do fato o veículo e os imputados foram conduzidos para a Delegacia de Plantão onde foram apresentados e entregues á Autoridade Policial para as providencias legais cabíveis. ..

Com crise superada, Parque Nacional Serra da Capivara volta a atrair turistas

O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato/PI, está retomando força após a crise de agosto de 2016. A entidade já garantiu os recursos mínimos para manutenção - R$ 250 mil/mês - junto ao Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Governo do Estado do Piauí. Com isso, a entidade segue aberta e não há nenhuma mudança nos circuitos operados. As informações são da coordenadora de projetos da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) e proprietária do receptivo Trilhas da Capivara, Rosa Trakalo.

Agora o Parque aguarda nova complementação nas verbas. "É iminente a assinatura de uma nova parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que trará recursos em 2017. Também estamos esperando a liberação da primeira parcela de um novo contrato com a Petrobrás. Para funcionar perfeitamente, com ações de conservação no parque e nas estradas; quantidade ideal de colaboradores nas guaritas e sítios arqueológicos; precisamos de R$ 500 mil por mês", adicionou Rosa Trakalo...

Moradora fica 11 meses sem luz por dívida de vizinho em Juazeiro

Reprodução TV SF

Uma moradora de Juazeiro teve a energia do apartamento religada após 11 meses sem ter contraído dívida no pagamento. A energia da residência dela ficou suspensa por uma dívida de um vizinho. As contas de ambos, que ficam em um residencial do Minha Casa Minha Vida, foram colocadas de forma invertida. Segundo a TV São Francisco, a servente de pedreiro Jucineide Batista contou que fez várias reclamações para que a Coelba corrigisse o erro. Sem luz, a moradora disse que usava uma lanterna do aparelho celular para se locomover no escuro. A Coelba informou nesta segunda-feira (31) que a energia da residência, suspensa desde dezembro de 2015, foi religada no último dia 28 de outubro. Ainda segundo a emissora, Jucineide Batista contratou uma advogada e entrou com uma ação contra a prestadora de energia. ..

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE EXPLORANDO A POPULAÇÃO.

Geraldo,

Venho através deste e-mail solicitar a postagem dessa minha indignação com o SAAE de Juazeiro. Hoje, 01/11/16, me dirigi ao posto de atendimento do SAAE para solicitar uma ligação nova de água e esgoto, até aí tudo normal, o susto veio quando a atendente me informou que para ligar a água eu teria que pagar R$ 100,00 e para ligar o esgoto imaginem, R$ 320,00...

MORADORES DO JARDIM FLÓRIDA REIVINDICAM CONCLUSÃO DE ILUMINÇÃO PÚBLICA

 

Geraldo,..

AGRICULTORES DE SOBRADINHO SE REUNEM COM ÓRGÃOS DO ESTADO EM BUSCA DE MEDIDAS PARA AMENIZAR OS EFEITOS DA BAIXA DO LAGO DE SOBRADINHO

A Associação Vale do Paraíso está construindo no município de Sobradinho-BA uma agro-indústria de beneficiamento de frutas que vai de maneira acentuada alavancar a atividade da fruticultura no município.  Segundo o presidente da associação, Josivan Santos, “a baixa constante do Lago de Sobradinho é preocupante também para o setor agroindustrial, pois o os prejuízos na agricultura refletem diretamente nas unidades de processamento dos produtos da agricultura. ” Dentro desse aspecto reuniu na Câmara de Vereadores de Sobradinho, as associações do Crédito Fundiário para uma audiência com o Presidente da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Dr. Wiilson Dias, a Coordenadora de Projetos Fundiários da CDA – Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário, Dra. Izabel, além das lideranças locais, Tiziu, Paulo Balbino, Vereador Nino, Vereador Canturil,Vereador eleito Ir. Louro, dentre outros. Na ocasião foi debatida a Segurança Hídrica dos Assentamentos de Crédito Fundiário.

Dr. Wilson anunciou um convênio de horas máquinas para serem abertos canais de aproximação e um plano emergencial que atenderá estes produtores com tubos para amenizar a situação e ajudar o produtor nas consequências da baixa do Lago de Sobradinho. Dra. Izabel informou sobre a contratação de novos projetos de crédito fundiário para o município e também sobre a renegociação de dívidas com os produtores. Todos saíram com um sentimento de terem participado de proveitosa reunião diante da importância dos temas e das palavras positivas dos coordenadores...

Microempresários querem mudanças em renegociação de dívidas

Empresários brasileiros enquadrados no Simples Nacional, que é um regime tributário diferenciado, defendem mudanças na Lei Complementar 123/2006, que trata do parcelamento de dívidas tributárias. Nesta segunda-feira (31), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), recebeu em Salvador, a advogada tributarista Eugenie Tanner, que representa um grupo de empresários do setor varejista, e ela colocou a situação como dramática para os empreendedores. Em conversa com a parlamentar baiana, Tanner informou que muitos deles não conseguem honrar os compromissos dos impostos e recorrem ao parcelamento do débito. 

Uma das mudanças propostas pelos empresários é desvincular o parcelamento das dívidas, que atualmente tem atualização mensal indexada à Taxa Básica de Juros (Selic) e vinculá-lo ao índice Nacional de Preços ao Consumidor. "A Selic funciona cumulativamente como correção montearia e juros. Nosso objetivo é levar a discussão ao Governo Federal para alterar a legislação do Simples com formas e condições que auxiliem na redução da inadimplência fiscal", acrescentou a advogada. A senadora Lídice da Mata disse que levará a discussão ao Governo para propor uma reforma na legislação. ..

Defesa Civil Nacional disponibiliza R$ 4,07 bilhões para abastecimento em regiões afetadas pela seca

Para garantir o abastecimento de água da população que vive no semiárido brasileiro, o Ministério da Integração Nacional já disponibilizou cerca de R$ 4,07 bilhões. Os recursos, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), são destinados à operação carro-pipa nas áreas urbana e rural, perfuração de poços, além da construção de adutoras de engate rápido e de sistemas de abastecimento. Estados de outras regiões que sofrem com a estiagem em alguns períodos do ano solicitaram e receberam apoio federal, como o Acre, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A zona rural das cidades atingidas é atendida desde 2012 pela Operação Carro-Pipa Federal, realizada por meio de cooperação entre a Sedec e o Exército Brasileiro. O investimento já ultrapassou os R$ 3,5 bilhões. Em média, cerca de 5,7 mil carros circulam para abastecer 3,5 mil pessoas por ano. A quantidade de municípios contemplados anualmente também varia – entre 660 e 860 - de acordo com a intensidade e a duração da seca. Os caminhões são monitorados por meio de GPS, garantindo a entrega da água nas localidades determinadas...

Escolas estaduais realizam últimos aulões de revisão para o Enem

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece sábado (5) e domingo (6), os estudantes da rede estadual de ensino estão envolvidos nas últimas atividades preparativas. Na capital e no interior, os professores realizam revisões e aulões para a consolidação dos conteúdos, que já foram trabalhados ao longo do ano letivo, e dão o suporte psicológico para amenizar a ansiedade típica do período.

Em Salvador, durante esta semana, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, as revisões do conteúdo do Enem vão acontecer no horário das aulas. “Ao longo do ano realizamos muitas atividades voltadas para o Exame. Nesta reta final, vai ser o momento de os alunos tirarem as principais dúvidas”, explicou o diretor, Hamilton Lopes.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio terão revisões para as provas do Enem na quinta-feira (3), com aulas de matemática e química, e na sexta-feira (4), de biologia e física. “As aulas de revisão vão acontecer no auditório da escola, nos dois turnos, começando às 9h e às 14h, e incluem, também, revisão de produção de texto”, explica o vice-diretor, Fabiano Rocha.

Aulão
(Foto: Ascom/Educação)

No Colégio Estadual Monsenhor Alcides Cardoso, no município de Ipirá (a 214 quilômetros de Salvador), os estudantes participam de uma Roda de Conversa sobre Atualidades. O projeto interdisciplinar visa fortalecer a formação cidadã dos alunos, com foco na abordagem contextualizada do Enem.

A professora de língua portuguesa, Regiane de Santana, explica que a iniciativa de promover a roda de conversa foi para estimular os estudantes a fazerem as provas com mais segurança e conhecimento dos temas ligados ao conteúdo do exame. Entre os temas discutidos estão: questões étnico-raciais e relações e gêneros. “A atividade é voltada para a grade de conteúdos solicitados pelo exame nacional e, ao trazer os alunos para a discussão, estamos provocando neles o interesse por assuntos que estão na ordem do dia da vida social de todos. É uma forma, também, de estimulá-los a dar continuidade aos estudos após o término do Ensino Médio”, relata a educadora.

Para a estudante Isabele Barreto, 18 anos, 3º ano, o enfrentamento ao racismo deve ser uma ação cotidiana. Mas, para quem vai fazer as provas do Enem, ela considera que uma roda de conversa sobre o tema contribui ainda mais para aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o assunto. “A Educação é um canal importante para a valorização dos afrodescendentes e para o debate sobre o racismo que ainda hoje existe na sociedade. Quanto mais conhecimento tivermos, mais combateremos práticas racistas e outros preconceitos. Então, considero muito válida a iniciativa deste projeto pedagógico que vai nos ajudar muito na hora de resolver questões da prova ligadas ao tema”, afirma Isabele...