Foram encontrados 1407 registros para a palavra: maio

Evento de vôlei de praia movimentará Juazeiro no mês de maio

A segunda edição do torneio Fest Volley Juá marcará o mês de maio em Juazeiro. O evento esportivo acontecerá entre os dias 25 e 26 daquele mês na Orla II da cidade. A competição terá R$ 1800,00 em premiações e a inscrição da dupla (feminina) para participação é de R$ 120,00. Serão disponibilizadas apenas 16 vagas para duplas.

Veja o cartaz abaixo e saiba como participar:

..

Nova resolução fixa índice maior de vazão do São Francisco a partir de maio

As condições hidrológicas e meteorológicas na bacia do Rio São Francisco melhoraram consideravelmente, em comparação com os últimos seis anos. O resultado será a entrada em vigor da nova resolução que estabelece uma vazão mínima defluente de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir de 1º de maio até 30 de novembro, o que compreende o período seco na bacia. A notícia tem um impacto positivo, tanto para o ecossistema, quanto para o setor de abastecimento público, visto que a qualidade da água deverá melhorar consideravelmente, mantendo os reservatórios em níveis confortáveis.

As informações quanto a entrada em vigor da nova resolução foram transmitidas na manhã desta segunda-feira (8 de abril), durante videoconferência promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), transmitida para os estados da bacia. O superintendente de Operações e Eventos Críticos da agência federal, Joaquim Gondim, informou que o anúncio sobre a medida será feito oficialmente no dia 30 de abril, também por videoconferência. As informações foram avaliadas como muito positivas pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda...

A partir de maio, Petrolina terá sua malha aérea de voos com saída do Recife reforçada, avisa Prefeito

A partir de maio, Petrolina terá sua malha aérea de voos com saída do Recife reforçada. A novidade é da Azul, que vai contar com voo da rota Recife-Petrolina. Hoje, a companhia oferece apenas um voo diário na direção contrária. A nova operação foi anunciada pelo prefeito do município, Miguel Coelho (PSB). 

No momento, existe apenas um voo, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 8h15, e no sábado, das 7h às 8h20. O voo não é operado aos domingos. Com a novidade, o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, voltará a contar com três voos oriundos do Recife, sendo dois da Azul e um da Gol. O destino havia perdido uma frequência semanal desde o cancelamento do voo da companhia aérea Avianca. ..

Petrolina contará com mais uma frequência da Azul a partir de maio

Malha aérea da região estava desfalcada após cancelamento do voo da Avianca e voltará a ter três operações

A partir de maio Petrolina será contemplada com mais uma frequência da Azul com origem do Recife. O destino havia perdido uma frequência semanal com o cancelamento do voo da companhia aérea Avianca. Com a novidade, o município voltará a contar com três voos oriundos da capital pernambucana, sendo dois da Azul e um da Gol, desembarcando no Aeroporto Senador Nilo Coelho. A entrada de mais uma frequência serve para oferecer mais alternativas de viagem para o município, localizado no Sertão do São Francisco, e que funciona como porta de entrada para a Rota da Uva e do Vinho, que inclui ainda a vizinha cidade de Lagoa Grande. ..

PREFEITO MIGUEL COELHO ANUNCIA QUE PETROLINA CONTARÁ COM MAIS UMA FREQUÊNCIA DA AZUL A PARTIR DE MAIO

O Prefeito de Petrolina Miguel Coelho está em Recife (PE) e acaba de publicar nas redes sociais que a cidade que hoje cedo foi contemplada com anúncio da Passaredo, a partir de maio será contemplada com mais uma frequência da Azul com origem de Recife. O destino havia perdido uma frequência semanal com o cancelamento do voo da companhia aérea Avianca. Com a novidade, o município voltará a contar com três voos oriundos da capital pernambucana, sendo dois da Azul e um da Gol, desembarcando no Aeroporto Senador Nilo Coelho. 

Veja o vídeo de Miguel Coelho:..

Isenção do Imposto de Renda para maiores de 75 anos é aprovada em Comissão do Senado

O Imposto de Renda não deverá ser descontado de pessoas com mais de 75 anos, desde que seu faturamento mensal não ultrapasse quatro vezes o limite máximo do Regime Geral de Previdência Social, hoje de RS 5,8 mil. É o que determina um projeto de lei (PL 582/2019) aprovado ontem, quarta-feira (3), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O texto seguiu para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo o autor da proposta, senador Alvaro Dias (Pode/PR), o objetivo é estimular a formação de poupança e investimento, para a garantia de melhores condições de vida na terceira idade.

O relator da matéria, senador Romário (Pode-RJ), considerou excessiva a isenção total dos rendimentos integrais dos maiores de 75 anos pretendida no texto original, afirmando que isso poderia provocar “efeitos concentradores de renda”. Segundo ele, seria o caso, por exemplo, de pessoa que não recebe qualquer benefício previdenciário, mas possui alto patrimônio mobiliário ou imobiliário...

Maioria dos brasileiros vive no limite do orçamento, aponta SPC Brasil

A capacidade de honrar com as obrigações financeiras, sentir-se seguro em relação ao futuro financeiro e poder fazer escolhas que permitam aproveitar a vida são comportamentos que definem como uma pessoa se relaciona com o dinheiro. Com base nesses pilares, a Confederação de Dirigentes Logistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com apoio da  Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vêm medindo o Bem-Estar Financeiro dos brasileiros desde 2017.

Um indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 64% dos consumidores vivem no limite do orçamento, ou seja, raramente ou nunca têm dinheiro sobrando. O levantamento apontou ainda que 26% conseguem, às vezes, ter uma reserva, enquanto aqueles que afirmaram que sempre ou frequentemente contam com alguma sobra foram 9%. Ainda segundo o SPC, 27% dos consumidores temem que o dinheiro não dure até o fim do mês. Os dados mostram ainda que apenas 10% estão preparados para lidar com imprevistos. Seis em cada dez (64%) não possuem capacidade de lidar com despesas inesperadas...

Fenagri 2020: Prefeitura de Petrolina se prepara para receber a maior feira de agricultura irrigada do país

A Prefeitura de Petrolina já iniciou o planejamento para a  28ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI). O assunto foi pauta da reunião com a Valexport, associação que está encarregada de organizar a Fenagri. Em 2020, a feira será sediada na capital sertaneja.

"No próximo ano, a Fenagri completa 30 anos e com o apoio da Prefeitura de Petrolina, vamos fortalecer a agricultura irrigada trazendo oportunidades de bons negócios e avanços para a região", anuncia o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito...

Eleitores de Juazeiro e Petrolina começam regularizar situação com o título; prazo vai até maio

Os eleitores de Juazeiro e Petrolina iniciaram a corrida para não perderem o prazo para quem não votou nem justificou a falta em pelo menos três votações seguidas regularizar sua situação. Em Juazeiro, a técnica Judiciária, Tatiana da Costa Cruz, Técnico Judiciária, explica que neste período as pessoas estão realizando alistamento, transferência e revisão de seus dados cadastrais. "A demanda pelas certidões de quitação aumentaram em virtude da exigência para inscrição em alguns concursos e seleções públicos", disse Tatiana. 

Detalhe: os eleitores que faltaram nos últimos 3 pleitos (02/10/2016, 07/10/2018 e 28/10/2018) precisam comparecer ao cartório eleitoral para regularizar a sua situação até o dia 06/05/2019. Quem não comparecer terá o título eleitoral cancelado. A lista contendo o nome dos eleitores de Juazeiro que faltaram a esses 3 pleitos encontra-se publicada no mural do cartório da 47ª e 48ª Zona Eleitoral deste município. São 82 eleitores da 48ªZona/BA e 71 eleitores da 47ª Zona/BA, perfazendo um total de 153 eleitores faltosos aos últimos 3 pleitos em Juazeiro...

Ligue 180 recebeu 17,8 mil denúncias nos dois meses de 2019, Bahia é um dos estados com maior número de casos

O Ligue 180, central do governo federal que recebe denúncias de violações contra os direitos das mulheres, recebeu, nos primeiros dois meses do ano, 17.836 notificações, 36,85% superior ao constatado em 2018, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). No mesmo período do ano passado, foram computadas pela central 11.263 denúncias, um pouco menor na comparação com 2017, quando 12.368 violações contra as mulheres foram comunicados ao Ligue 180.

Em nota, a pasta esclareceu que, este ano, considerou os registros feitos até último dia 26, e que os episódios envolvem cárcere privado, feminicídio, trabalho escravo, tráfico de mulheres e violências física, moral, obstétrica e sexual. O ministério informou ainda que os estados com maior incidência de casos foram Rio de Janeiro (3.543), São Paulo (3.263), Minas Gerais (2.122), Bahia (1.232) e Rio Grande do Sul (1.033). No ranking anual, fechado em 2018, aparecem no topo São Paulo (16.802), Rio de Janeiro (15.178), Minas Gerais (9.810), Bahia (6.716) e Distrito Federal (5.836)...

ESPAÇO DO LEITOR: O GRANDE HOTEL DE JUAZEIRO TEM UMA HISTÓRIA MAIOR E JÁ HOSPEDOU CELEBRIDADES DA NOSSA MÚSICA PLANETÁRIA

O leilão do Grande Hotel de Juazeiro cujo processo se encerrará na próxima segunda-feira, dia 11, motivou o poeta Maurício Dias a se manifestar. Confira:

O Grande Hotel de Juazeiro tem uma história maior e já hospedou celebridades da nossa música planetária. Que ele não acabe como o Country Club e sua ilha, onde crianças brincavam, famílias se encontravam e muita gente praticava esportes. A "Justiça Federal"  fez virar uma "ruína " para usuários de "crack" e a sociedade juazeirense ficou muda. Por isso entramos pelos dois canos do cais...

Maioria das crises de rinite alérgica pode ser evitada  

Muita gente viaja no feriadão do Carnaval e, quando chega na casa de praia ou mesmo na volta para casa, encontra os móveis, o chão, o tapete, as cortinas e as almofadas sujos de poeira e resíduos acumulados ao longo dos dias sem limpeza. Para quem tem rinite alérgica, este é um cenário perfeito para o início de uma crise. O ideal é que antes dessa pessoa entrar no ambiente, outra que não tenha o problema abra todas as portas e janelas; ponha no sol tecidos, almofadas e colchões e passe um pano úmido no chão. 

"Na verdade, o melhor mesmo é que na casa de pessoas alérgicas não tenha cortinas, tapetes, bichos de pelúcia ou mesmo animais de estimação com pelos como gatos, cães ou coelhos", aconselhou o otorrinolaringologista do INOOA, Pablo Marambaia. Além de manter o ambiente limpo e livre de poeira, a proliferação de mofo deve ser combatida e a exposição à fumaça do cigarro, evitada. Se a pessoa tem rinite e é tabagista deve fazer todo o esforço possível para abandonar o vício. Até mesmo perfumes, determinados cosméticos e produtos de limpeza precisam ser evitados em certos casos...

Brasil é um dos maiores consumidores de plástico, mas só recicla 2% do total

Na última semana, um brasileiro comum possivelmente gerou 1 kg de lixo plástico. Um italiano gera a mesma quantia em cinco dias e alguém que mora na Indonésia, em dez. No Brasil, menos de 2% desse plástico será reciclado. 

Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas relacionadas ao plástico e elaborou um relatório que aponta o crescimento desse tipo de resíduo e sugere possíveis caminhos para solucionar a questão.


Os números do plástico são enormes. Nos oceanos há perto de 300 milhões de toneladas (o que equivale a cerca de 11 trilhões de garrafas plásticas de 500 ml). E essa estimativa não leva em conta o lixo terrestre. Daqui a 11 anos, em 2030, o total de lixo plástico poderá ter dobrado.

Em 2016, 396 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidos -cerca de 53 kg por pessoa. Parte desses produtos se tornou lixo, especialmente nos quatro países maiores poluentes: Estados Unidos, China, Índia e Brasil. 

Somente uma pequena parcela desse lixo é devidamente manejado e reciclado. Por aqui, a reciclagem é inferior a 2%, o menor valor entre os líderes em produção de detritos. Nos EUA o valor chega a 35%; na China, 22%; na Índia, 6%.

Considerando o mundo inteiro, cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente o terá esse destino honroso. Segundo o estudo da WWF, na Europa, por exemplo, menos da metade do material é reaproveitado.

A baixa qualidade de produtos feitos com o material reciclado, seu baixo valor de mercado e a possível presença de contaminação atrapalham a expansão da atividade. 

Um tratado internacional pode ser o início da solução, segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF-Brasil. A organização defende um caminho semelhante ao protocolo de Montreal. Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio a partir da interrupção no uso de substâncias que a destroem (a deterioração da camada aumenta o índice de radiação e, consequentemente, as chances de câncer de pele, além de agredir florestas e prejudicar a atividade agropecuária).

"Além desse tratado, também precisam ser estabelecidas metas nacionais", afirma Lobo. A ideia é levar o tema para ser discutido na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que ocorrerá em Nairobi, no Quênia, na próxima semana. 

Como forma de pressão, a WWF lançou uma petição para que o despejo de plástico nos mares pare até 2030.

Já houve avanços, como as leis que proíbem canudos plásticos -objeto descartável de uso único- em cidades como Rio de Janeiro, Ilhabela, Santos, Guarujá e São Vicente. A União Europeia também já tomou medidas para banir os canudos até 2021.

"São leis necessárias, mas elas estão quase virando 'a lei que não pegou', porque junto com a publicação não veio o pacote completo de trabalhar com estabelecimentos, chegar em acordos", diz Lobo.

A especialista afirma que a resolução do problema tem que envolver toda a cadeia produtiva, já pensando na gestão de resíduos. "Se uma lei que falasse que todo o lixo plástico brasileiro precisa ser reciclado, não teríamos condição de fazê-lo, porque não temos infraestrutura adequada."

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar está em elaboração. O ministro Ricardo Salles, declarou que a gestão de resíduos sólidos será um dos pontos centrais de sua gestão. 

Mas Lobo diz que ainda faltam metas. "Metas concretas não temos. Mas não deixa de ser um ponto positivo que o país esteja tratando esse como um dos temas importantes na pasta do meio ambiente."

E por que a preocupação com plásticos faz sentido?

Não são incomuns as imagens de animais presos em sacolas e garrafas ou mortos por ingestão de grandes quantidades de plástico, que pode demorar, dependendo do modo de descarte, mais de mil anos para se decompor. Outro exemplo fácil de observar é a degradação de corais.

Recentemente, uma nova preocupação surgiu: microplásticos, fibras microscópicas de plástico. Estudo recente, do qual a Folha de S.Paulo participou, mostrou presença deles em diversos locais do mundo. De dez amostras colhidas em São Paulo, por exemplo, somente uma não tinha plástico.

Estudo semelhante foi feito com águas engarrafadas e o resultado seguiu a mesma linha, com 93% das amostras contaminadas com microplásticos.

Não há, até o momento, evidências sobre os riscos associados ao consumo humano dessas fibras plásticas, mas alguns especialistas afirmam que existe a possibilidade delas transferirem produtos químicos quando consumidas.

Após a detecção de microplásticos em garrafas de água, a OMS decidiu investigar os riscos para a saúde humana.



Veja quais são os principais tipos de plástico:



Polietileno

Sacolas, embalagens, comida, cases de computador, equipamento de playground

Polipropileno

Equipamentos médicos e de laboratório, peças automativas,

Policloreto de vinila  (PVC)

Instalações elétricas, roupas

Politereftalato de etileno (PET)

Garrafas, roupas

Poliestireno

Embalagens de comida e água, capas de cd

Poliuretano

Eletrônicos, adesivos..

'Green Book' tira de 'Roma' maior prêmio de um Oscar pulverizado

"Green Book" foi o grande vencedor do Oscar e levou a estatueta de melhor filme dessa que é a premiação mais importante do cinema. A obra levou ainda nas categorias de ator coadjuvante (Mahershala Ali) e roteiro original. A vitória do longa do diretor Peter Farrelly, sobre a relação entre um músico negro e seu chofer ítalo-americano, pode ser encarada como um recado discreto da Academia em prol da integração racial sob o turbulento governo Trump.

Discreto pois, dentre os três concorrentes que tocavam no tema do racismo, o vencedor é o que tem o tom mais conciliatório, apaziguador, e o único dirigido por um cineasta branco. Durante a temporada de premiações, "Green Book" foi chamuscado por polêmicas envolvendo seu diretor, acusado de exibir sua nudez para atrizes, e um de seus roteiristas, Nick Vallelonga. Veio à tona um tuíte desse último em que ele apontava que muçulmanos comemoravam o 11 de Setembro...

II Curta no Araripe Mostra de Cinema será realizado entre 30 de abril a 04 de maio

O sertão do araripe vai virar uma imensa tela de cinema. O município de Exu, terra onde nasceu Barbara de Alencar e Luiz Gonzaga conta com um importante aliado para a divulgação da produção cinematográfica pernambucana. Entre os dias 30 de abril a 04 de maio acontecerá o II Curta no Araripe Mostra de Cinema. O Evento está programado para ser realizado em Exu (dia 30 de abril, Moreilândia (01 maio), Granito (02 maio), Bodocó (3 maio) e Ouricuri (4maio). O evento prestará homenagem aos atores Lalá Dancing e Junior Baladeira.

A exibição acontece a partir das 19hs na praça da Igreja Matriz dos municípios. A entrada é livre ao público e a pipoca grátis. Um dos idealizadores do evento, o Produtor Cultural, Escritor e ex-Secretário de Cultura, Turismo e Desportos do Município de Exu, Francisco Robério Saraiva Fontes (Bibi Saraiva) – revela que o objetivo é priorizar a exibição de trabalhos pernambucanos. ..

Curso de Geografia da Univasf é reconhecido com a maior nota pelo MEC

O curso de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi reconhecido com conceito 5, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ofertado no Campus Senhor do Bonfim da Univasf, o curso recebeu a visita in loco dos avaliadores do Inep, que estiveram na instituição no período de 4 a 6 de fevereiro para formalizar o reconhecimento desta licenciatura, criada em 2015.

O processo de avaliação de um curso de graduação envolve a visita dos avaliadores, a realização de reuniões com representantes da universidade, docentes e discentes, análise de documentos e da infraestrutura da instituição. O coordenador do Colegiado de Geografia, professor Pedro Nóbrega, diz que diversos pontos contribuíram para que o curso fosse reconhecido com o conceito mais alto, entre eles, a construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de forma democrática, o corpo docente capacitado e motivado para o magistério, a existência de laboratórios voltados para ensino, pesquisa e extensão e a infraestrutura nova e bem conservada da Univasf. Nóbrega também ressalta o empenho dos discentes como decisivo para a boa avaliação do curso...

Tudo pronto para a maior feijoada do Brasil em Juazeiro (BA)

Neste domingo (17) a Bougainville será palco de um verdadeiro carnaval. Sob o comando de Saulo, que retorna ao evento depois do sucesso do ano passado, Parangolé, atração mais pedida em todo o Vale do São Francisco, e Thales Lessa, revelação do forró, a Feijoada do Dadau vai fazer você experimentar sensações. “Este ano queremos fazer nosso folião se sinta ainda mais em casa, tudo está sendo preparado com muito carinho. A ideia é que os sentidos sejam aguçados, desde o paladar, saboreando a nossa tradicional feijoada, até o visual, por conta de cada detalhe da lindíssima estrutura”, conta Dadau Barbosa, idealizador da festa.

A Feijoada do Dadau está dentro da programação do carnaval de Juazeiro e acontece neste domingo, 17, a partir das 14 horas. Os ingressos estão disponíveis para área VIP (open bar de cerveja, refrigerante e água e open food de feijoda), camarote (open bar de cerveja, refrigerante, água, espumante caipirinha e open food de feijoada, pizza, churrasco, acarajé, buffet de doces e salgados), e Lounge Old Parr, nova área que estreia este ano para os amantes de uísque, limitada para 400 pessoas...

Maior tragédia da história do clube, diz Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo

O ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello afirmou que o incêndio em um alojamento no Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio, que matou jovens atletas da categoria de base do clube, é a maior tragédia da história do clube.

“É a maior tragédia da história do clube. Não se tem a menor dúvida disso. Qualquer ser humano fica consternado numa hora dessas. Provavelmente conhecia a maioria”, disse ao blog...

Eduardo Salles é escolhido líder da bancada do PP, a maior da Assembleia Legislativa da Bahia

Reeleito para o segundo mandato de deputado estadual com quase 90 mil votos, o quinto mais votado entre os 63 parlamentares, o deputado estadual Eduardo Salles foi escolhido para ser o líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa da Bahia, que, ao lado da do PT, é a maior da Casa, ambas com 10 deputados. 

"No meu primeiro mandato pude presidir as comissões de Educação e posteriormente Agricultura, além da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, além de aprovar diversos projetos de leis. Foi um aprendizado muito grande que me preparou para assumir a responsabilidade de ser o líder da bancada", diz Eduardo Salles...

Deputado defende maior abertura do Legislativo para participação da juventude e da população rural

"É preciso ampliar ações para envolver a juventude e a população do campo. Não cabe apenas ter representantes na Casa Legislativa, é preciso que políticas sejam descentralizadas para que o jovem possa adentrar e conhecer o parlamento como um todo. Assim como os agricultores e produtores familiares, que precisam de atenção direta e de apresentar demandas importantes em comissões parlamentares". A fala é do deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), que participou da primeira sessão solene da 19ª Legislatura da Assembleia da Bahia (Alba), nesta segunda-feira (4), com a presença do governador Rui Costa (PT), e defendeu a abertura da Casa para jovens e diferentes seguimentos da sociedade, como a população rural. 

Atento ao discurso do chefe do Executivo, Veiga salientou trechos importantes como a promessa de construção de quadras cobertas para a prática desportista, melhorias em colégios estaduais, acesso a saneamento básico, luz e água, além de contratação de professores, construção de policlínicas e de novos hospitais. "É um projeto de sociedade que continua a se desenvolver com a sequência do governo de Rui Costa. Essas ações, assim como outras em setores de infraestrutura e mobilidade urbana, precisam ser finalizadas para modificar ainda mais a vida da população das cidades baianas", afirma. ..