Foram encontrados 117 registros para a palavra: suicídio

Abertas inscrições para evento 'Do broto ao fruto' sobre prevenção ao suicídio no ambiente acadêmico

Estudantes universitários podem se inscrever para o projeto “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”. O evento vai acontecer nos dias 14 e 15 de setembro, no campus da Universidade Federal do Vale do Francisco (Univasf) em Petrolina, para celebrar o Setembro Amarelo, mês internacional da prevenção ao suicídio.

As inscrições podem ser realizadas no site. O público-alvo são estudantes das Univasf e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e de outras instituições de ensino superior da região...

Juazeiro: Audiência sobre Prevenção do Suicídio vai gerar núcleo para atender pessoas vulneráveis

A Câmara de Juazeiro realizou na noite desta terça (28), logo após a Sessão Ordinária uma Audiência Pública com o tema: “Setembro Amarelo - Estímulo à Prevenção do Suicídio”. O autor da proposição, Aníbal Araújo destacou a importância da sociedade e poderes públicos nesta importante discussão. A reunião contou ainda com a participação da Banda Musical Fênix do Colégio Estadual Pedro Raimundo Rego.

“Discutimos e aprendemos mais sobre a questão do suicídio tanto da prevenção como da pósvenção, que é o cuidado com os familiares das pessoas que cometem suicídio. É um problema em que vemos o índice de mortalidade muito alto”, ressaltou Aníbal...

Suicídio, não: VI Fórum Espírta de Petrolina acontecerá entre os dias 14 e 15 de Setembro

Será realizado de 14 a 15 de setembro 2018, o VI Fórum Espírita de Petrolina, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O tema será "Suicídio, não! Viver é a melhor opção"'. A entrada é gratuita.

De acordo com a programação, a abertura do evento será na sexta-feira (14), a partir das 20h, com a palestra Suicídio: Uma Visão Existencial Espírita. O palestrante é Claudio Amorim (Salvador).  No sábado, haverá o painel 14h30 às 17h45, com a temática “Aspectos Morais e Sociais do Suicídio”  com os expositores Ricardo Ferreira (Vitória da Conquista-Ba) e Claudio Amorim. ..

Prevenção do suicídio: tema de audiência na Câmara de Juazeiro

A Câmara de Juazeiro aprovou por unanimidade, durante a Sessão Ordinária, ontem terça-feira (21), um requerimento de Audiência Pública de autoria do vereador Aníbal Araújo (PTC). O objetivo é discutir a temática de conscientização e prevenção ao suicídio em Juazeiro.

Na justificativa o parlamentar destacou a existência da Lei Nº 2.617/2016 que institui a Semana de Valorização da vida e prevenção ao suicídio. A data prevista foi estipulada para o dia 28 de agosto de 2018, logo após a Sessão Ordinária...

Casos de suicídio motivam debate sobre saúde mental nas universidades

Ansiedade, desânimo, insônia, sensação de desamparo, desespero, falta de esperança, sentimento de solidão. Oito em cada dez estudantes de graduação relataram que já tiveram algum desses problemas emocionais, segundo levantamento feito em todas as regiões do país pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Outras questões apresentadas pelos jovens foram sensação de desatenção, desorientação, confusão mental, tristeza permanente, além de timidez excessiva. Pelo menos 10% dos graduandos também já tiveram dificuldades alimentares, sentiram medo ou pânico. Mais de 6% dos alunos relataram ter ideias de morte e cerca de 4% já tiveram pensamentos suicida...

POLÍCIA MILITAR PROMOVE OFICINAS PARA CAPACITAR AGENTES MULTIPLICADORES EM PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

A Policia Militar da Bahia (PMBA) está promovendo em Juazeiro até esta quarta-feira (11) a segunda fase da Oficina de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Qualidade de Vida para a prevenção da depressão e do suicídio, também conhecida como Caravana Social. As atividades estão sendo realizadas por uma equipe de quatorze profissionais, entre policiais militares e funcionários civis, oriundos do Departamento de Promoção Social, unidade da PMBA responsável por desenvolver projetos que promovam a saúde e bem-estar do policial militar.

As Oficinas tem como objetivo preparar militares estaduais, operadores de Segurança Pública, integrantes das Forças Armadas, voluntários, proativos, observadores e predispostos a ajudar os milicianos que evidenciem ou apresentem transtorno ocupacional, ideação ou tentativa de suicídio; para tanto atuam com profissionais nas áreas de: psicologia, assistência social, nutrição, fonoaudiologia, economia, enfermagem, educação física, terapia familiar, arte e música...

LIGAÇÃO PARA A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO PASSA A SER GRATUITA EM TODO O BRASIL

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141...

Homem mata irmã, a esposa de um sobrinho, atira contra o genro e comete suicidio em Serra Talhada

Um homem, identificado por Genário Germano da Silva, 69, assasinou a irmã e a esposa do sobrinho com tiros de arma de fogo - um revólver .38 -, na noite desta segunda-feira (11), em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. Após o duplo homicídio, ele tirou a própria vida. Ainda não se sabe a motivação do crime.

O caso aconteceu na rua São João, no bairro Tancredo Neves, por volta das 18h. Todas as vítimas foram identificadas. A irmã de Genário é Maria Anita das Virgens Lima, de 73 anos, já a outra vítima, esposa do sobrinho, foi identificada por Maria Ivaneide Alves Magalhães, 52 anos. ..

75ª CIPM ATENDE OCORRÊNCIA DE SUICÍDIO NA UPA

Por volta das 05h de hoje (25/03), Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – foram averiguar uma denúncia de suicídio na UPA de Juazeiro-BA.

Durante rondas ostensivas nas proximidades do Mercado do Produtor, policiais militares do PETO 75 receberam informação através do CICOM (Centro Integrado de Comunicações), que havia ocorrido um possível suicídio na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). De imediato os referidos policiais militares deslocaram até o local e ao conversarem com os médicos plantonistas que prestaram os primeiros socorros a vítima, constataram se tratar da enfermeira chefe daquela unidade que teria atentado contra a própria vida. ..

Filho mais velho de Fidel Castro comete suicídio em Cuba

O filho mais velho de Fidel Castro, Fidel Ángel Castro Díaz-Balart, de 68 anos, cometeu suicídio em Havana (Cuba). Há meses recebia tratamento para uma forte depressão, segundo a imprensa oficial cubana. Esteve hospitalizado durante algum tempo por causa da doença e atualmente recebia tratamento ambulatorial. “O doutor em Ciências Fidel Castro Díaz-Balart, que vinha sendo atendido por um grupo de médicos há vários meses devido a um estado depressivo profundo, atentou contra sua vida na manhã de hoje, primeiro de fevereiro”, informou o jornal Granma.

Castro Díaz-Balart (nascido em 1º de setembro de 1949, em Havana) era o único filho de Fidel Castro com sua primeira esposa, Mirta Díaz-Balart, uma jovem de uma destacada família havaneira, de quem se divorciou em 1955. Ele tinha cinco meios-irmãos reconhecidos, filhos de Castro com sua segunda esposa, a professora Dalia Soto del Valle, e outra meia-irmã, Alina Fernández Revuelta, filha de Fidel Castro com sua amante Naty Revuelta. Por via materna, era primo de dois destacados políticos anticastristas da Flórida, Mario e Lincoln Díaz-Balart...

Bahia registra um suicídio por dia em 2017

O suicídio ainda é tabu, embora represente a causa de morte de aproximadamente um milhão de pessoas no mundo por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na Bahia, a dor que não se fala mata uma pessoa por dia. Até 9 de novembro de 2017, o estado registrou oficialmente 373 suicídios - 23% dos casos foram cometidos por jovens entre 15 e 29 e 9% por idosos acima de 70 anos. 

No Brasil, suicídio é a terceira causa de morte na juventude, atrás apenas de homicídios e acidentes de trânsito, de acordo com o Mapa da Violência (2014). Os idosos representam as maiores taxas no país, com 8 suicídios para cada 100 mil habitantes. Entre 2002 e 2012, o Brasil passou de 4,4 para 5,3 suicidas por 100 mil habitantes, o que representa um crescimento de 20,3%. Em 2012, a Bahia tinha uma taxa de 3,4 suicídios por 100 mil habitantes, com um aumento de 92% no mesmo período. ..

Ciclo de palestras encerra o Setembro Amarelo da UPAE/IMIP de Petrolina

Esta semana aconteceu a culminância da campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP). Com um ciclo de palestras, as equipes do Serviço Social, Psicologia e Núcleo de Educação Permanente conseguiram alcançar tanto os seus usuários quanto funcionários e colaboradores. 

Foram trabalhadas questões como o combate ao preconceito, a importância da quebra de tabu sobre o assunto, dicas para a identificação do perfil suicida e o próprio manejo desse paciente dentro de uma unidade de urgência e emergência. ..

Na Bahia dados apontam que são mais de 3 mil suicídio nos últimos 7 anos

Estudos apontam que vítimas procuram atendimento médico de dois a sete dias antes de cometer suicídio. Evento pretende discutir como as religiões podem ajudar na prevenção. A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) realiza nesta sexta-feira (29), às 19h, no auditório da unidade em Petrolina, o debate "Filosofia e Espiritualidade: o Homem na busca de si", e tem como principal objetivo o diálogo entre a filosofia e a religião no que tange a prevenção ao suicídio.

O evento faz parte do calendário do Setembro Amarelo, que visa dar destaque ao tema em âmbito mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é, desde 1990, problema de saúde pública. Na Bahia, dados preliminares da Secretaria de Saúde apontam que entre 2010 e 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, sendo que apenas neste ano são 114 registros. A Secretaria de Saúde de Juazeiro confirma que em 2015 e 2016 foram 22 casos. Em 2017, já são 06...

Petrolina realiza debate sobre a relação entre filosofia, espiritualidade e suicídio

Estudos apontam que vítimas procuram atendimento médico de dois a sete dias antes de cometer suicídio. Evento pretende discutir como as religiões podem ajudar na prevenção. A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) realiza nesta sexta-feira (29), às 19h, no auditório da unidade em Petrolina, o debate "Filosofia e Espiritualidade: o Homem na busca de si", e tem como principal objetivo o diálogo entre a filosofia e a religião no que tange a prevenção ao suicídio.

O evento faz parte do calendário do Setembro Amarelo, que visa dar destaque ao tema em âmbito mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é, desde 1990, problema de saúde pública. ..

Reduzir número de suicídio é meta da organização mundial da saúde até 2020

Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicas, como perdas recentes; e condições incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e neoplasias malignas. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que tais aspectos não podem ser considerados de forma isolada e cada caso deve ser tratado de forma individual.

Mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo. Por isso, em 2013, a Organização Mundial da Saúde desenvolveu um plano de ações em saúde mental que pretende reduzir em 10% da taxa de suicídio até 2020...

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

Para a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fátima Marinho, esse número é maior pois há uma perda de diagnóstico dos casos de suicídio. Segundo ela, nas classes sociais mais altas há um tabu sobre o tema, questões relacionadas a seguros de vida e diagnósticos feitos por médicos da família. “As pessoas mais pobres, em geral, captamos a morte porque ele vai pro IML [Instituto Médico Legal]”, explicou...

Jovens espíritas realizarão no próximo sábado (23) ação setembro amarelo

O Grupo da Jena-Juventude Espírita Nina Arueira vai realizar no próximo sábado dia 23, uma ação para celebrar a valorização da Vida. A proposta é ampliar as ações do Setembro Amarelo dedicado ao combate ao suicídio.

De acordo com uma das coordenadoras, Juliane Lacerda, o evento terá início às 9hs, na Praça do Paço Municipal de Juazeiro. "O evento é para todos que acreditam na vida e podem mudar o destino para melhor das pessoas". O encontro vai proporcionar exposição de artes, karaokê, músicas, leitura de poemas e uma palestra sobre o tema: não ao suicídio e sim a vida. ..

Palestra pela valorização da vida e prevenção suicídio é tema de palestra na Facape

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) promove nesta segunda-feira dia 18 de setembro (segunda) no auditório, às 19h, a palestra Setembro Amarelo: Valorização da Vida, Acolhimento e Prevenção. A palestra será ministrada pelos membros do grupo de suicidologia no Vale do São Francisco, Silvio Guimarães e Grace Barros e a coordenadora do Centro de Valorização da Vida em Petrolina (CVV) Francisca de Andrade. Participam ainda do evento a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Município, Ana Célia de Almeida Carvalho e a coordenadora do CAPS AD III, Walquíria Brito Pinheiro.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos. No Brasil são 32 mortes por dia. A questão, que já se tornou problema de saúde pública e afeta também o Vale do São Francisco, é a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Atenta a estes índices, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape abraçou o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio...

Igreja Evangélica Congregacional Ágape realiza ação de Prevenção ao Suicídio em Juazeiro

O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado sempre em 10 de setembro. Este dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias pelos governos dos países.

Setembro Amarelo foi instituído como o mês de conscientização sobre a importância de abordar a questão do suicídio. Os números são angustiantes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. Mas o problema é bem maior, por conta do silêncio da sociedade em torno do tema. Se em alguns dos países com maior incidência de suicídio a taxa está estável, no Brasil ela tem crescido...

Setembro Amarelo continua alertando para a prevenção ao suicídio

Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo. Neste ano, como de costume, as atividades de prevenção e sensibilização incluem caminhadas, veiculação de materiais da campanha por figuras públicas que abraçam a causa e a decoração e iluminação de prédios públicos, praças e monumentos com luzes e itens amarelos.

Dentro da programação do “Setembro Amarelo”, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá palestras sobre a temática “Um Diálogo sobre Suicídio”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário online. A programação contará com palestras que irão abordar quatro tópicos: Aspectos neurobiológicos, doenças mentais e suicídio; O tabu do suicídio: A importância de se falar abertamente; Prevenção e Pósvenção: intervenções psicológicas do fenômeno suicídio e O CVV à luz da filosofia de Carl Rogers – Abordagem centrada na pessoa...