Foram encontrados 260 registros para a palavra: velho Chico

Camarão de água doce é sustento de comunidades da Foz do Velho Chico

O camarão é o sustento da comunidade ribeirinha Retiro, situada às margens do rio Piauí, afluente do rio São Francisco, no município de Piaçabuçu (AL). Os pescadores e extrativistas utilizam o meio mais comum na região para obter o camarão, que é o covo – uma armadilha onde se colocam as iscas e que tem um acesso para retirar os peixes ou demais capturas, neste caso o camarão.

O crustáceo é nativo das lagoas da várzea da Marituba e segundo o tecnólogo químico, especialista em Desenvolvimento Sustentável do semiárido e agroecologia e morador da região, Jorge Izidro o local “é um berçário ecológico de espécies para o Velho Chico.

Muitas delas também acabam vindo do oceano. Digo que a região da Foz do rio São Francisco é muito importante para o ambiente natural, bem como a Área de Proteção Ambiental (APA) da base da Marituba. A conservação da fauna e flora são imprescindíveis e colaboram com a manutenção do sustento das comunidades ribeirinhas”, disse...

Prefeitura de Juazeiro e Instituto Velho Chico buscam implantar intervenções ambientais na Orla da cidade

Durante uma reunião que aconteceu nesta terça-feira (29), entre a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio e Ordenamento Urbano (Semaurb) e representantes do Instituto Velho Chico (IVC) foi debatido um plano de cooperação que visa trazer melhorias para a Orla de Juazeiro.

“A Prefeitura de Juazeiro sabe que alguns trechos da Orla merecem mais atenção. Fomos procurados pelo presidente do Instituto Velho Chico, que é uma entidade com vinte anos de atuação nas questões ambientais na região para desenvolvermos um projeto conjunto. Nós temos toda boa vontade e interesse em viabilizar essa parceria para tornar a Orla da nossa cidade um local mais aprazível para moradores e turistas”, pontuou o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres...

Artigo – Às margens do Velho Chico

Em meio de tantas notícias desagradáveis dos últimos tempos, que entristecem e deprimem, seja pela perda de alguns entes queridos ou pelas dores e sequelas causadas por um certo vírus maldito, nada mais sugestivo e acolhedor do que me dirigir ao recolhimento ao longo de alguns dias, respirando a pureza do ar que enriquece a vida rural, e me deliciando com a beleza do canto dos pássaros.

E, em complemento de tudo isso, nada mais encantador do que a contemplação diária de um idoso de 520 anos de idade que passa à minha frente, e desfila pujante e altaneiro, exibindo beleza e riqueza, força e energia, para o deleite de quantos queiram bater palmas ao seu eterno poder. Então, palmas para: O VELHO CHICO!..

Projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias relembra Ensaios Musicais da Univasf nesta sexta-feira (18)

Para relembrar um projeto que lotava os auditórios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Ensaios Musicais, a Diretoria de Artes, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) realizará, nesta sexta-feira (18), a segunda edição do projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias. O evento, que irá mesclar bate-papo, poesia e música, acontecerá a partir das 19h30, pelo Instagram da DACC.

A live desta semana terá como convidados os músicos Weslley Heimmard, Monzitti Baumann e Dalmo Funchal, que participaram da organização do projeto Ensaios Musicais, realizado no período de 2013 a 2015. Os três convidados desta edição são egressos da Univasf, formados em Psicologia...

Univasf lança projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias nesta quarta-feira (2)

Relembrar ações artísticas e culturais que marcaram a trajetória da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estabelecer novos diálogos com artistas de diferentes linguagens da região.

Estes são os objetivos do projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias, que promoverá encontros quinzenais com os artistas para debater o fazer artístico em tempos de pandemia. ..

Eu viro Carranca: Dia Nacional em Defesa do Velho Chico é comemorado em 03 de junho

O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha "Eu viro carranca para defender o Velho Chico".

O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos. ..

Comunidades Quilombolas de Juazeiro recebem o livro "Às Margens do Velho Chico Nascem as Histórias"

As comunidades quilombolas de Barrinha da Conceição e Alagadiço, no município de Juazeiro, a 502 quilômetros de Salvador, se emocionaram no último domingo (11), ao receberem, pela primeira vez, exemplares do livro que conta e registra a história de luta e tradições vivida pela população local.

Trata-se da obra "Às Margens do Velho Chico Nascem as Histórias", escrita pela jornalista Ana Carla Nunes. Mais do que um registro, a publicação resgata a memória e preserva a riqueza dos povoados do Vale do São Francisco...

"Infelizmente cidades da beira do Rio São Francisco jogam esgoto diretamente in natura no Velho Chico", alerta pesquisador

Ano passado uma expedição começou a percorrer o Rio São Francisco para avaliar a situação das águas e procurar sinais de poluição. O grupo de 60 pessoas, entre pesquisadores e equipes de apoio, percorreu cerca de 180 quilômetros na região conhecida como Baixo São Francisco, saindo da cidade de Penedo e chegando a Peneiras, ambas no estado de Alagoas.

Durante 11 dias, entre novembro e dezembro, pesquisadores navegaram pelo Rio São Francisco para avaliar a saúde de um dos rios mais importantes do país. Do alto, na água, por terra: é a bacia do baixo São Francisco, da represa de Xingó à foz, sendo examinada por 47 pesquisadores de universidades federais do Norte e do Nordeste. Eles coletam amostras de água, de plantas, do fundo e nas margens do rio...

As mulheres que lutam para proteger o Velho Chico

Mais que uma data de comemoração, o Dia Internacional da Mulher (08 de março), é marcado pela luta, reivindicações de direitos e, principalmente, por uma forma de pensar socialmente justa para todos. Ainda que a realidade esteja longe do almejado, as mulheres vêm protagonizando um cenário de empoderamento em diversas áreas.

A participação nas principais lideranças está se tornando cada vez mais comum e essa luta por espaço na sociedade perpassa, também, outras importantes discussões como a defesa do meio ambiente...

Moradores ribeirinhos do Baixo São Francisco acusam que redução da vazão do Velho Chico tem prejudicado vida da população

A redução do volume do Rio São Francisco que decorre da decisão do governo federal de diminuir a água que é liberada pelos reservatórios das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó tem afetado a atividade econômica e a população que vive nas margens do rio São Francisco.

A redação da redeGN, fez contato com moradores da região do Baixo São Francisco e a reclamação é geral. Setores como a agricultura, prejudicada pela menor disponibilidade de água para irrigação, a navegação e a pesca têm sofrido prejuízos devido à queda do nível do rio São Francisco...

Mantenha o Velho Chico Limpo será tema da campanha no sábado, 13

 No próximo sábado, dia 13 de fevereiro, às 8h, na Orla 1 de Petrolina (PE), a Capitania Fluvial de Juazeiro, Sociedade Amigos da Marinha de Juazeiro, Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina, empresa privada e sociedade local realizarão coleta de lixo no Rio São Francisco.

O objetivo é manter o Velho Chico limpo e vivo. Esse evento faz parte das atividades da "Operação Verão 2020-2021 - Todos por uma navegação segura!", promovida pela Marinha do Brasil...

Aldeia do Velho Chico se reinventa e anuncia programação

Tradicionalmente realizada no mês de agosto, este ano a Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, ganhará nova data e formato. O evento, realizado pelo Sesc Petrolina, acontecerá de 16 a 22 de novembro de forma online, por meio de plataformas virtuais, e presencial, com espetáculos no Teatro Dona Amélia e na Ilha do Massangano.

Com o tema “Territórios imaginados, mundos possíveis”, a 16ª edição da Aldeia propõe pensarmos que a arte e a cultura são territórios privilegiados para repensar o mundo, que através do diálogo de saberes, do intercâmbio entre pessoas e da reflexão sobre temas urgentes de nossa sociedade, a arte e a cultura apontam para a construção de outras maneiras de ver/perceber o mundo sendo, assim, possível transformar através do exercício da imaginação e da poesia pensamentos e lugares...

Sesc Petrolina apresenta programação da Aldeia do Velho Chico em live

“Territórios imaginados, mundos possíveis”. Este é o tema da 16ª edição da Aldeia do Velho Chico - Festival de Artes do Vale do São Francisco, que será lançada em live nesta quarta-feira (4/11), às 19h, com transmissão pelo perfil do Sesc Pernambuco no instragram (@sescpe).

Com mudanças no formato devido à pandemia do coronavírus, o evento contará com mais de 40 atrações em sua programação, que será anunciada pelo supervisor de cultura do Sesc Petrolina, André Brandão e o técnico de Artes Cênicas do Sesc Pernambuco, Rodrigo Cunha...

CBHSF participa de reunião sobre os impactos da Usina Hidrelétrica Formoso na bacia do Velho Chico

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, e o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, participaram de uma videoconferência, com a consultoria Consominas, contratada para elaborar uma avaliação preliminar dos impactos ambientais em decorrência da implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) Formoso, na calha do Velho Chico, na região de Pirapora (MG).

O objetivo da reunião foi alinhar os resultados apresentados pela Consominas com o Pacto das Águas, estudos que serão divulgados por meio de publicações do CBHSF em breve...

Faleceu em Juazeiro José Alencar de França, filho de um dos pioneiros da navegação no Velho Chico

Faleceu ontem a noite, quinta-feira (8), em Juazeiro, o senhor José Alencar de França, filho do Mestre Lula, um dos pioneiros da navegação no Rio São Francisco.

José Alencar Nunes da França, ex funcionário do SAAE e ex funcionario do Forum, foi vítima de câncer e deixa, além da esposa Gildete, 6 filhos ( Taciara, Débora, Jose Alencar Júnior, Lisiane Talita e Tatiane)...

Corre um boato na beira do rio. Nossa homenagem ao velho Chico chega em acordes e poesia...

“Corre um boato na beira do Rio
Que o Velho Chico pode morrer
Virar riacho e correr
Pro nada...
Viajando por temporada
Quando a chuva do meu Deus dará...”

A poesia do poeta, compositor e radialista Wilson Duarte, que virou música numa parceria com Nilton Freittas e Wilson Freitas, foi uma das vencedoras de um festival realizado a quase três décadas em Juazeiro, mas nunca foi tão atual e necessária...

Dia do Rio São Francisco é comemorado neste domingo (4) com mobilizações contra instalações de Usinas Hidrelétricas e Nucleares no Velho Chico

Populações tradicionais, ambientalistas e ativistas da região da bacia do rio São Francisco comemoram neste domingo, 4 de outubro, dia do rio São Francisco, com muitas mobilizações e ações que têm o objetivo de celebrar a data, mas também de alertar para os perigos que ameaçam a permanência de um dos rios mais queridos e mais importantes do Brasil.

As mobilizações são iniciativas de dois coletivos de ativistas que têm o rio São Francisco como pauta, o Velho Chico Vive e a Articulação Popular São Francisco Vivo, e estão sendo realizadas durante toda a semana com ações nas redes sociais, mas também com atividades presenciais em mais de dez cidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Sergipe...

Relatório da Chesf aponta Velho Chico com vazão em alta nos próximos dias, mas balneários seguirão funcionando. Confira:

Em que pese na videoconferência mensal da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgada pela redeGN, apontar para uma média de chuvas na Bacia do  São Francisco como abaixo da média, a vazão da Barragem de Sobradinho seguirá com volume alto  conforme relatório publicado pela Chesf...

Expedição Científica: Relatório aponta alto índice de poluição das águas do Velho Chico

No segundo semestre de 2019 foi realizada a II Expedição Científica no Baixo São Francisco, que teve o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A ação contou com 50 pesquisadores e técnicos de 16 instituições de ensino. 

A expedição durou dez dias e percorreu os municípios de Piranhas (AL), Pão de Açúcar (AL), Traipu (AL), Porto Real do Colégio (AL), Propriá (SE), Igreja Nova (AL), Penedo (AL), Neopólis (AL), Piaçabuçú (AL) e a foz do rio São Francisco...

Frente Negra do Velho Chico promove campanha de doações para arrecadar alimentos

A campanha organizada pela Frente Negra do Velho Chico, “NEGRITUDE VIVE”, destinada a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza, continua.

O objetivo é atender as populações negras, periféricas, como quilombolas, povos de terreiro, população carcerária e de rua, além de outros grupos em condição de grande vulnerabilidade econômica das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)...