Foram encontrados 1036 registros para a palavra: Univasf

Cadastro no Sistema de Gestão de Serviços será necessário para acessar a internet na Univasf

Desde esta segunda-feira (12), para ter acesso à internet da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos campi Petrolina Centro, Ciências Agrárias, Juazeiro e no Espaço Plural será necessário possuir usuário e senha. É obrigatório que todos os usuários da rede institucional realizem seu cadastro no Sistema de Gestão de Serviços (SGS) da Univasf. Devem se cadastrar servidores técnicos e docentes, discentes, estagiários e prestadores de serviços. 

Para efetuar o cadastramento, é preciso selecionar o perfil do usuário e informar CPF e data de nascimento. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) disponibiliza um tutorial com o passo a passo para realização do procedimento. Os estudantes e estagiários terão seus dados importados da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex), respectivamente, sendo necessário que apenas confirmem as informações no SGS. Caso os estagiários não consigam se cadastrar, é necessário atualizar os seus dados na Proex. Cada setor terá um responsável por incluir os dados dos prestadores de serviços e visitantes no sistema. 

A medida visa à adequação à Lei 12.965/14, Marco Civil da Internet, que prevê a guarda e a disponibilização dos registros de conexão e de acesso a aplicações de internet. A partir de agora, ao entrar em qualquer navegador nos computadores da Universidade, será aberta uma página para que o usuário faça login. Não haverá restrição de acesso, desde que os sites não estejam na blacklist de endereços web definidos como suspeitos, o que já acontecia antes da adoção do novo sistema. Os registros da conexão ficarão guardados sob sigilo, durante um ano, período definido na lei. 

O SGS é um sistema criado pela STI que unifica outros sistemas como Levantamento das Demandas Setoriais (Leds), Patrimônio Web (PatWeb), Programa de Avaliação de Desempenho (Proad), Sistema de Estágio Probatório (SEP), Sistema de Formulários (Formular), Sistema de Gestão de Serviços (SGS), Sistema de Tramitação de Documentos (STD), Suporte da Prefeitura Universitária (Suporte PU) e Suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação (Suporte STI). 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (87) 2101-6809 ou na pessoalmente na STI, que está localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, no Campus Petrolina Centro. ..

Parceria entre a Facape e a Univasf propõe mestrado em Administração Pública para a autarquia

Mais uma pareceria está sendo firmada entre a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf) e a Secretária de Educação à Distância (Sead/Univasf).

Dessa vez a indicação é de um mestrado na área de Administração Pública que pode beneficiar servidores e estudantes egressos da Autarquia. O Grupo gestor do curso na região será a PROFIAP que oferece cursos de mestrado profissional em Administração Pública. O formato será semipresencial e prevê 480h de atividades didáticas, correspondentes a 32 créditos, englobando disciplinas obrigatórias, incluindo o Trabalho de Conclusão Final (TCF), e disciplinas eletivas.   

O foco do mestrado será na área Administração Pública, com quatro linhas de pesquisa: Atuação do estado e sua relação com mercado e sociedade, Transformação e inovação organizacional, Práticas de gestão sustentáveis, Políticas publicas: formulações e gestão...

Univasf promove exposição "Aerografia do Vale” com obras de Edinaldo Almeida

Está em cartaz no hall do prédio da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, a exposição do artista plástico Edinaldo Almeida intitulada "Aerografia do Vale”. A exposição é organizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Univasf (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), através do projeto Artes Visuais Integradas. A visitação está aberta a toda comunidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 3 de fevereiro de 2017.

Serão expostas 20 obras, produzidas a partir da técnica de aerografia sobre tecido, pintadas exclusivamente para a exposição. Essa arte se popularizou nos dias atuais e alcançou expressão em diversas áreas como automotivas, moda, modelismo, ilustrações, propagandas, cenários e restaurações. 

Edinaldo é natural da cidade de Jacobina (BA) e, ao longo dos seus 16 anos de carreira, aperfeiçoou sua pintura em óleo sobre tela. Em 2008, evoluiu sua técnica para a pintura em aerografia. “Hoje depois de nove anos, tenho esta arte como motor da minha vida profissional’’, afirma. Segundo o artista, a proposta da exposição é divulgar e popularizar esta arte através de suas pinturas e seus efeitos especiais, com painéis de variados temas que vão do realismo da figura humana, de animais e flores até as ilustrações infantis e paisagens. ..

Concerto Especial de Natal acontecerá na Univasf nesta terça-feira (6)

Para marcar as festividades de fim de ano, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IF Sertão-PE) e a Prefeitura Municipal de Petrolina promoverão o Concerto Especial de Natal, com a participação do Coro Vozes do Sertão e da Orquestra do Sertão. Com música instrumental, coral e poesia, o evento será realizado nesta terça, dia 6 de dezembro às 19h30, no prédio da Reitoria, Campus Centro da Univasf, em Petrolina (PE). O Concerto é aberto a toda a comunidade. 

A apresentação contará com a presença de cerca de 60 pessoas, entre músicos e cantores, sob a regência dos maestros Alan Barbosa, do Coro Vozes do Sertão; e Ozenir Luciano, da Orquestra do Sertão. O concerto terá aproximadamente uma hora de duração e irá intercalar música e poesia. Os recitais serão declamados por um dos diretores artísticos do projeto, o coordenador do curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE e maestro do Coro, Alan Barbosa. 

A programação será composta por um repertório diversificado voltado para o período natalino, que vai do clássico ao popular. Ave Maria Sertaneja (Luiz Gonzaga), Piejesu (Gabriel Fauré) e Noite Feliz são algumas das canções que a serem apresentadas no concerto. A música que abrirá o concerto será Fortuna Imperatrix Mundi, da peça Carmina Burana, composta por Carl Orff. 

“A expectativa é que as pessoas saiam de casa para ouvir música boa e se confraternizarem. É um convite à comunidade petrolinense e acadêmica, pois esse concerto será feito especialmente para elas”, destaca o diretor artístico do projeto e regente da Orquestra do Sertão, Ozenir Luciano. Este será o primeiro Concerto Especial de Natal dentro da parceria Univasf, IF Sertão-PE e Prefeitura Municipal de Petrolina, que reúne o Coro Vozes do Sertão e a Orquestra do Sertão.  ..

Univasf terá Mestrado em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido em 2017

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ofertará um novo programa de pós-graduação stricto sensu, a partir de 2017. O Mestrado Profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) foi proposto por professores do Colegiado de Administração da Univasf e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 11 de novembro, com nota 3. 

O PPGDiDes tem uma linha de estudo interdisciplinar, aberta a profissionais de diversas áreas, entre as quais Administração, Contabilidade e Psicologia. O corpo docente será formado por professores dos Colegiados de Administração e Psicologia da Univasf e por convidados externos. A coordenadora do novo programa é a professora de Administração Fernanda Cassundé. 

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes, o programa destina-se à formação de profissionais capazes de interpretar e agir não apenas na dimensão técnica, mas também nas dimensões econômica, social, cultural e ambiental, permitindo a consolidação de competências e habilidades para a compreensão da realidade social impactada pelas organizações públicas e privadas e movimentos sociais do semiárido. 

Guedes destaca a importância deste novo mestrado para a Univasf e a região. “Temos vários programas de pós-graduação e esse mestrado é mais uma opção para os nossos estudantes e o público externo, fortalecendo a missão da Univasf de investir nessa área”, observa. ..

Calendário Acadêmico 2016 da Univasf foi suspenso pelo Conselho Universitário

O Calendário Acadêmico 2016 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está suspenso, conforme decisão do Conselho Universitário (Conuni), que se reuniu na tarde de ontem (28) em Sessão Ordinária, realizada na Sala do Conuni, no 2º andar da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). A suspensão do calendário teve como base os impactos nas atividades acadêmicas decorrentes dos movimentos de ocupação e greve deflagrados pelos estudantes da instituição desde outubro, e pelo movimento grevista dos docentes da Univasf, que decidiram em Assembleia da categoria paralisar as atividades no último dia 8 de novembro.

O Conuni também assegurou que, após a retomada do Calendário Acadêmico 2016, deverá haver reposição das atividades acadêmicas realizadas durante o período de ocupação ou greve, atendendo à realidade de cada campus da Univasf. Nos campi Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato, a reposição terá como data de referência o dia 10 de outubro; no Campus Ciências Agrárias (CCA), o dia 25 de outubro; no Campus Juazeiro, 1º de novembro; e nos campi Petrolina Centro e Paulo Afonso, a reposição terá como data de referência 8 de novembro. Este cronograma está disponível abaixo...

Bióloga do Cemafauna tem trabalho premiado com Menção Honrosa na Scientex 2016 da UNIVASF

A bióloga Jéssica Viviane Amorim, analista ambiental do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), orientada pela professora do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenadora do Centro, Patricia Nicola, recebeu na quinta-feira, 10, comunicado de premiação por trabalho apresentado durante a IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Scientex 2016. 

A Scientex 2016 dividiu-se em outros conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além das seguintes atividades:  XI Jornada de Iniciação Científica da Univasf (JIC), V Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT) e V Mostra de Pós-Graduação da Univasf. A Semana foi organizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, por meio das Pró-Reitorias de Ensino (PROEN) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) entre os dias 20 e 22 de outubro desse ano...

Reunião da Câmara de Assistência Estudantil da Univasf será realizada neste sábado (12)

Neste sábado (12), será realizada a 33ª Reunião Ordinária da Câmara de Assistência Estudantil (CAE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encontro será realizado a partir das 8h30, na sala do Núcleo Temático 3 (NT 3), no Campus Petrolina Centro. Na pauta da reunião, consta Transporte Estudantil, Formação da Comissão do RU, Bolsas e Auxílios. 

Criada em 2012 pelo Conselho Universitário (Conuni), a CAE da Univasf funciona como uma instância colegiada e deliberativa, composta por representantes dos discentes, docentes, técnicos administrativos de todos os campi e por membros da Proae, que se reúnem mensalmente. Sua principal atribuição é exercer o controle democrático sobre a gestão da Política de Assistência Estudantil da Univasf. ..

IV Workshop de Energias Alternativas (WEA) acontecerá na Univasf e está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Workshop de Energias Alternativas: Tecnologias Sustentáveis para o Nordeste Brasileiro (IV WEA), evento nacional que acontecerá de 18 a 20 de novembro na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), numa parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e outras universidades. O evento tem como objetivo a troca de informações, integração de temas e levantamento de resultados e tendências futuras para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovações no setor. 

IV WEA será realizado nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. Esta edição será sediada na Univasf e acontecerá presencialmente no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), a partir das 8h. A participação no IV WEA na modalidade semipresencial ocorrerá por meio das sessões em pontos focais por teleconferência nas “Escolas” (Sessão UFS, Sessão UFAL, Sessão UPE, Sessão UFPB e Sessão UFMA) e à distância, via YouTube ao vivo e pós-evento. 

Para todas as modalidades, é necessária a inscrição prévia. Até o dia 15, a taxa de inscrição para estudante, professor de educação básica e técnico custa R$ 50,00; para professor do Ensino Superior, R$150,00; para profissional, R$300,00. Após essa data, os valores para cada categoria sofrerão um acréscimo. 

Profissionais das áreas de Engenharia, Ciências Exatas e áreas afins de universidades, institutos de pesquisas, órgãos governamentais e indústrias participarão da programação do evento. O IV WEA será composto por oito minicursos, duas visitas técnicas, uma sessão de exposição de tecnologias voltadas para resolver problemas do Nordeste brasileiro e seis sessões de Mesas Redondas sobre os temas Energia Eólica, Energia Solar Fotovoltaica, Energia Hipotérmica, Biogás, Biodiesel, Bioálcool, Biorrefinaria e Temas Correlatos, e outras energias renováveis. 

De acordo com o coordenador local do evento, o professor da Univasf Wagner Pereira Félix, esta é uma oportunidade de destacar o potencial da região. “A nossa região é propícia para as energias alternativas, pois geograficamente é uma fonte de energias eólica e solar. A realização do evento vai incentivar cada vez mais o uso das energias alternativas na região”, destaca Félix. 

Além da Univasf e do MCTIC, o IV WEA acontece em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de Pernambuco (UPE). 

Workshop de Energias Alternativas – Evento de abrangência nacional, a primeira edição do WEA foi realizada em 2012, na cidade de Xingó (SE), com articulação em rede entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e várias instituições do Nordeste. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi a instituição âncora no projeto. ..

ESTUDANTES DA UNIVASF CRIAM APLICATIVO QUE FORNECE INFORMAÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE

Estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolveram um aplicativo com intuito de fornecer informações sobre os itinerários dos ônibus intercampi, bem como notícias e eventos veiculados pelo site da Instituição. O Univasf Buddy foi lançado na IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex), realizada em outubro, com informações sobre as rotas especiais dos ônibus para o evento.

O aplicativo é resultado do trabalho final da disciplina de Engenharia de Software II e foi produzido pelos alunos Pedro Henrique Araújo Sobral, Raphael Mendes, Juliana Sobreira, Allison Lima e João Bastos. O Univasf Buddy atende os campi Petrolina Centro, Juazeiro e Ciências Agrárias da Univasf e nele estão disponíveis rotas, horários, mapas dos itinerários e as notícias publicadas no site da Univasf. A cada nova publicação, o aplicativo envia uma notificação para o usuário que pode compartilhá-la para outras pessoas...

Equipe F-Carranca da Univasf participa da 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign

Começou ontem (3) a 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign e a equipe de aeromodelismo F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa pela quinta vez do evento. Este ano, o SAE – Brasil AeroDesign acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). Até domingo (6), 68 equipes formadas por estudantes de Engenharia de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países disputam a competição. 

O SAE – Brasil AeroDesign visa possibilitar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas. Os participantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes até o evento, quando apresentam suas aeronaves no evento e participam de uma série de provas durante a competição. 

Composta por estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf sob a coordenação do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, a equipe F-Carranca constrói aeronaves controladas por rádio. De acordo com o coordenador do projeto, a expectativa para esta edição é de melhorar a marca da equipe F-Carranca em relação aos anos anteriores. “O nosso avião está bem construído, dentro dos padrões exigidos, que este ano foi mais dificultado. E nós queremos ficar entre os melhores”, afirma Pereira. 

A criação do F-Carranca surgiu em 2009 a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark. Ele desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves, mas a primeira equipe só foi formada em 2012. Na primeira participação no SAE – Brasil AeroDesign a equipe esteve entre as melhores. “O F-Carraca levou para o âmbito nacional o nome da Univasf e representa muito bem o Nordeste”, conta Antônio Almeida, estudante do 10º período de Engenharia Mecânica e líder da equipe atual. 

Na competição do ano passado, a equipe atingiu a 12ª posição. Este percurso é fruto de um longo período de trabalho que tem início com o lançamento do regulamento da competição SAE – Brasil. “A partir do edital iniciamos as fases de projetos que consiste em planejamento da aeronave, projeto e confecção”, diz Caio Guimarães, estudante do 6º período de Engenharia Mecânica. 

Para o avião finalmente alçar voo e participar de competições é construído um protótipo que passa por inúmeros testes. “Se percebermos que o protótipo não era o esperado, refazemos o projeto e construímos um novo protótipo até que estejamos satisfeitos com a qualidade da aeronave”, aponta Antônio. O professor Luiz Mariano revela não interferir diretamente no andamento da construção das aeronaves, mas acompanha o trabalho de perto, ajudando na tomada de decisões e na logística. 

Os estudantes que integram o projeto ressaltam a importância da iniciativa para sua formação. “A participação no projeto ajuda na tomada de decisões, faz com que esse senso crítico de resolução de problemas, de criar soluções se torne mais intuitivo, para que a gente possa se familiarizar com o ambiente no qual o engenheiro estará imerso depois de formado”, analisa Antônio Almeida. Ver o avião voando como o planejado é a melhor sensação, segundo Sivanildo Macário, aluno do 6º período de Engenharia Mecânica. “Quando vejo que o avião voou e a gente alcançou nosso objetivo, me sinto feliz. Todo nosso esforço é recompensado e isso é muito gratificante”. 

Para Caio Guimarães, o projeto proporciona maturidade aos participantes. “Faz com que de fato a gente aplique os conhecimentos teóricos vistos nas aulas. Temos a oportunidade de projetar e ver o avião funcionando”, diz. Foi por meio do projeto que ele percebeu que estava no curso certo. “Quando vi o avião voando pela primeira vez, eu nasci como engenheiro. O sentimento é inexplicável, você se sente realizado”, revela. 

SAE – Brasil AeroDesign – Promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), vinculada à SAE International, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos, a competição acontece nos Estados Unidos desde 1986. No Brasil, o evento passou a ser realizado a partir de 1999.  ..

Campus Ciências Agrárias da Univasf, em Petrolina, foi ocupado por estudantes

O campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Petrolina, foi ocupado no dia de hoje (26), com obstrução da entrada do campus e ocupação do bloco principal de aulas, onde foram montadas barracas de camping.

A interdição, segundo os coordenadores do movimento, tem como pauta principal a PEC 241, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e encaminhada para votação no Senado Federal. A PEC prevê um limite anual para gastos do governo federal.  ..

Mendonça Filho libera mais R$ 2 milhões para garantir assistência para estudantes da Univasf

De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, esse suplemento será fundamental para a instituição

O ministro da Educação, Mendonça Filho, liberou o adicional de R$ 2 milhões ao orçamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O acréscimo será destinado ao pagamento de despesas com assistência estudantil. Com essa liberação, desde o dia 13 de maio, o MEC já repassou cerca de R$ 4,28 bilhões às instituições federais de ensino no país...

Frente de Luta Univasf: Veja a carta de apresentação do grupo de estudantes

A "Frente de Luta Univasf" insurge da necessidade de um pólo catalizador das demandas dos estudantes, no que cerne a luta conjunta destes contra os desmandos do Capital e o sucateamento da máquina pública, em específico a precarização da Universidade. Tendo em vista a degeneração da atual gestão do DCE/Resistência/Levante Popular da Juventude, que aliena os estudantes da participação política no âmbito universitário e que usa de conchaves com a Reitoria para o aparelhamento da gestão, se faz necessário pensar não só uma organização que aja de maneira paralela ao DCE, mas acima de tudo, que trace de forma democrática e descentralizada com os demais estudantes um plano de ação combativo que associe as pautas do âmbito universitário em um plano mais geral, a luta dos tralhadores(as) que são personagens fundantes da riqueza desse modelo de sociedade, através da exploração pelo trabalho. É nesse sentido que colocar o atual gestor do Estado Burguês, o presidente golpista Michel Temer, como nosso principal inimigo, se torna fator primordial. As principais medidas de ataque aos direitos (PEC 241, o Escola sem partido e a MP 746/2016), apesar da gravidade, são apenas "ensaios" para a enxurrada de retrocessos que estão por vir, retrocessos esses que já vinham sendo postos em prática pelos governos petistas.

A "Frente de Luta Univasf" faz uma análise crítica da realidade muito mais avançada que o DCE, compreendendo a Universidade como internalizadora dos dinamismos da sociedade de classe, e não como um corpo que paira sobre esta. Sendo assim, entender a ofensiva aos direitos historicamente conquistados e colocar como ponto de pauta unicamente especificidades que só dizem respeito a Universidade como fez o DCE, é uma ação equivocada que atenta ao interesse, inclusive, dos estudantes da UNIVASF. E este é ponto central da nossa oposição a atual gestão do DCE, ela nunca se importou, de fato, com o que conclamavam os estudantes. Portanto, partimos da compreensão que é preciso, nesse momento, direcionar nossas ações a reconstituição do Movimento Grevista, reformulando-o afim de descentralizar a forma de participação política dos estudantes de todos os campi, além associar a luta dos estudantes da UNIVASF à luta dos estudantes das demais Universidades, assim como a luta dos trabalhadores, em um plano mais geral...

Aula Inaugural e recepção aos alunos marcarão início do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) na Univasf

Para marcar o início das atividades do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada a Aula Inaugural amanhã (20) e a recepção aos alunos nesta sexta-feira (21). A Aula Inaugural acontecerá a partir das 19h, no NT 32 do prédio de Colegiados, Campus Juazeiro (BA). O Profiap é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O mestrado é ofertado nacionalmente, em formato semipresencial. 

A aula inaugural contará com a presença do vice-reitor, Telio Nobre Leite, e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Roberto Guedes. A palestra de abertura será sobre Administração Pública, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ariadne Scalfoni Rigo. 

Ainda serão realizadas outras atividades para recepcionar os estudantes. Na sexta-feira (21), às 9h, será ministrada a palestra “Controle externo sobre a Administração Pública: dos pareceres prévios ao combate aos desvios em obras públicas", pelos membros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Já no turno da tarde, às 14h30, será realizada uma apresentação do curso e da sua estrutura aos alunos e um encontro com os professores. 

De acordo com o coordenador do Profiap na Univasf e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Fernando Souto, a expectativa para o mestrado é formar profissionais que reúnam as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública. “A função desse mestrado é, principalmente, capacitar os servidores da Univasf, já que das 25 vagas, 18 são destinadas à Universidade”, disse. 
  ..

Estudantes da Univasf encerram greve em Petrolina

Os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), encerraram a greve que já durava oito dias. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (17), após uma assembleia. Os estudantes estavam paralisados deste o dia 10 de outubro. Eles protestavam contra a PEC 241 e contra a redução dos investimentos para a universidade.

Os discentes se reuniram na noite desta segunda-feira (17), na Univasf e decidiram encerrar a greve. Vários universitários participaram da reunião. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) não explicou o motivo do fim da paralisação...

DCE Univasf envia nota sobre greve dos estudantes, confira:

O DCE/ Univasf vem comunicar o fim da ocupação da reitoria da nossa Universidade, encerrada no dia 14 de outubro, após realização de Assembleia Estudantil e já aproveita este espaço para parabenizar a todas e todos que construíram, com muita garra e luta, os cinco (5) dias de ocupação.

A união das e dos estudantes em torno da pauta da Assistência Estudantil, intensificada após um calendário de mobilizações movido pelo DCE, culminou com um dos momentos mais bonitos e de maior mobilização estudantil da história da Univasf. Essa luta é justíssima e não se iniciou agora, mas há anos quando o Movimento Estudantil passou a exigir da nossa Universidade um Plano de Assistência Estudantil que possibilitasse a milhares de estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o ingresso e a permanência na Univasf.

No entanto, demandas, arduamente conquistadas, estiveram ameaçadas nos últimos meses. No dia 08 de outubro, na reunião da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), fomos informados que não havia orçamento previsto para o pagamento de bolsas e auxílios no ano de 2017, o que implicaria no aumento da evasão e na destruição do sonho de permanecer na Universidade daquelas(es) que não conseguem continuar a trilhar seus caminhos na Univasf sem a Assistência Estudantil...

Com perspectiva de verba suplementar do MEC, Reitoria da Univasf acolhe pauta dos estudantes em greve

Os dirigentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), reitor Julianeli Tolentino de Lima e o vice-reitor Telio Nobre Leite, reuniram-se com estudantes da instituição para apresentação da proposta de atendimento à pauta de reivindicações discutida com membros do movimento paredista discente. As reuniões ocorreram anteontem (13), às 8h30 e às 18h30, no prédio administrativo da Reitoria, em Petrolina (PE), ocupado desde a última segunda-feira (10) pelas lideranças do movimento. O acesso dos servidores aos ambientes de trabalho que estavam fechados pelos manifestantes já foram liberados, mas as atividades acadêmicas em salas de aula permanecem paralisadas. A Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf) manifestou, em assembleia da categoria, no inicio desta semana, apoio ao movimento dos estudantes.

De acordo com os dirigentes da Univasf, o Ministério da Educação (MEC) sinalizou aporte extra de recursos que, se concretizado, viabilizará o acolhimento integral da pauta da categoria discente para manutenção dos subsídios às ações da assistência estudantil que abrange cerca de 70% do alunado da instituição. O reitor Julianeli Tolentino, que retornou de Brasília na última quarta-feira (12), onde participou de reunião com o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, ratificou o pronunciamento do vice-reitor Telio Leite que na terça-feira (11) também esteve reunido com os estudantes para discutir o orçamento do Programa de Assistência Estudantil (PAE-Univasf), fomentado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que também conta com a contrapartida financeira da universidade.

Em seu pronunciamento aos estudantes, Julianeli ressaltou os encaminhamentos sobre os repasses do PNAES pelo Governo Federal, a articulação da universidade e também da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para captação de novos recursos junto ao MEC. “Eu deixei claro para o MEC que essa é uma pauta da nossa comunidade acadêmica, estudantil e nossa também, enquanto representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e que o MEC nos desse uma alternativa para o equilíbrio da nossa demanda e a oferta. Por isso eu levei a alternativa pensando, especialmente, no que está previsto no PLOA que é o Projeto de Lei Orçamentária Anual, no qual há previsão da universidade receber em 2017, aproximadamente, cinco milhões e meio de reais para a assistência estudantil que é insuficiente para que nós tenhamos a manutenção dos benefícios para vocês”, disse. Somado o orçamento de R$ 5,5 milhões programado pelo PLOA para o PNAES e a contrapartida da Univasf de R$ 2,5 milhões, os recursos da assistência estudantil totalizarão R$ 8 milhões, podendo atingir até R$ 10 milhões com a verba suplementar prevista pelo MEC.

Conforme Julianeli, com este suplemento de R$ 2 milhões a mais no orçamento para a assistência estudantil já em 2017, a Univasf poderá garantir a manutenção de bolsas e demais auxílios do programa, o lançamento de novos editais de seleção para veteranos e ingressantes, a partir de novembro próximo para todos os campi e, ainda, o transporte estudantil sem descontinuidade dos serviços que são oferecidos atualmente. Julianeli e Telio reafirmaram que os estudantes não serão prejudicados e que a pauta de reivindicações da categoria é também da equipe de gestão. Eles também defenderam a necessidade de consenso e da continuidade do diálogo junto à Câmara de Assistência Estudantil (CAE), composta por maioria discente, para avaliação das demandas imediatas e futuras.

Ainda sobre o transporte estudantil, o vice-reitor Telio Leite deu retorno positivo à reivindicação do movimento paredista para que as rotas, locais e horários de embarque sejam mantidos. Telio ressaltou as dificuldades para ampliação da frota destinada aos estudantes, composta atualmente por seis ônibus, e também a disponibilidade de motoristas para fazer o transporte intercampi, mas garantiu que o fluxo e itinerário dos veículos serão preservados. “A gente assume essa proposta como foi apresentada, hoje (ontem) pela manhã, de manter como está e agendar até o final do ano um calendário de reuniões para aprofundar essa discussão”, antecipou.

Outros pontos debatidos englobam o modelo de gestão dos Restaurantes Universitários (RUs) e avanço no estudo em andamento para a edificação de novas residências universitárias. A Univasf mantém em funcionamento três RUs nos campi de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA) e moradia estudantil nos campi de Ciências Agrárias, também em Petrolina (PE) e de São Raimundo Nonato (PI). As demais reivindicações do movimento paredista incluem mobilização contra a PEC 241 - Proposta de Emenda à Constituição, que estabelece teto para os gastos públicos para os próximos 20 anos e já aprovada, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados no último dia 10 de outubro.

Nesta sexta-feira (14) pela manhã, docentes, técnicos-administrativos e discentes se reuniram no prédio administrativo da Reitoria, em assembleia tripartite com pauta comum para os três segmentos com os seguintes pontos: assistência estudantil e orçamento da Univasf; PEC 241, verbas para a educação, greve geral nacional, conforme divulgado pelas representações das respectivas categorias. ..

ESTUDANTES QUESTIONAM MOVIMENTO QUE OCUPA INSTALAÇÕES DA UNIVASF

Em e-mail ao Blog alguns estudantes da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco questionam o movimento que ocupou as dependências da universidade no início da semana. Confira o conteúdo da Carta aberta à sociedade:

Carta aberta à Comunidade Acadêmica da Univasf e à sociedade..

Prefeitura de Juazeiro e Univasf entregam óculos de grau a alunos da rede municipal

Na manhã desta terça-feira (11), vinte e sete alunos da rede municipal foram beneficiados com óculos de grau, através do programa 'Saúde na Escola' que visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos realizado nas edições da Caravana da Saúde. A ação é uma parceria da Univasf e a prefeitura de Juazeiro.

Acompanhada da madrinha, Maria Laura, de 10 anos foi um das primeiras a receber sua armação. "Gostei muito dos óculos, agora não terei mais dificuldade de enxergar o que está escrito no quadro da sala de aula. Estou muito feliz", disse a estudante do 5º ano da Escola CSU...