Foram encontrados 7806 registros para a palavra: AL

AMMA enfatiza a importância do alvará sonoro

Som alto em estabelecimentos comerciais e residenciais, além de automotivos (os conhecidos paredões) ainda tiram o sono e a paciência de muita gente. Por isso mesmo, órgãos como a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) têm sido cada vez mais atuantes no combate a esse tipo de crime ambiental, tipificado nas legislações Federal, Estadual e Municipal. Para ter uma idéia da situação, das denúncias que chegaram ano passado no setor de Monitoramento e Fiscalização da AMMA – seja através da Ouvidoria Municipal, Ministérios Públicos e dos próprios cidadãos - a poluição sonora representou, de longe, a maior demanda: 43%.

Uma das maiores ações da Agência Ambiental tem sido junto aos proprietários de estabelecimentos que utilizam som. "Realizamos vistorias em empreendimentos que requerem o alvará sonoro como forma de averiguar a viabilidade do funcionamento na realização de atividades de emissão sonora, assim como suas possiveis adequações. Em 2015, 28 empreendimentos solicitaram regularização, vinte conseguiram o alvará sonoro e o restante passa por um processo de adequação", destaca Lopes...

"Sinto vergonha do despreparo do Ministro da Saúde", declara Alan Sanches

Em mais uma das suas declarações polêmicas, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que o Brasil está "perdendo feio" no combate ao mosquito Aedes aegypti. "Nós estamos há três décadas com o mosquito aqui no Brasil, e estamos perdendo feio a batalha para o mosquito", admitiu Castro.  Para o deputado estadual Alan Sanches,  que é médico por formação e presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, o ministério nunca foi tão mal representado e este é o resultado de se indicar quadros sem o devido preparo técnico e político.

"Privilegiando apenas a indicação política. Porém, para qualquer leigo no setor é claro que existe uma necessidade imperiosa de darmos uma guinada no MS ou, ao menos, melhorarmos a assessoria técnica, pois mosquito algum vai vencer uma batalha contra 200 milhões de brasileiros", destacou Alan Sanches Sanches, complementando que: "como se não bastasse uma presidente que fala tanta bobagem, agora temos que conviver com um ministro completamente despreparado e sem noção. Sinto vergonha do despreparo de Castro"...

Carro em que o sanfoneiro Chambinho do Acordeon estava é alvejado por vários tiros no Piauí

Chambinho do Acordeon passou por um grande susto nesta manhã. O sanfoneiro que ficou conhecido por interpretar Luiz Gonzaga no filme "Gonzaga, de Pai para Filho" teve o carro em que estava alvejado por vários tiros, ao sair de uma apresentação em Terezina. Segundo ele, escapou por pouco. Veja o que ele postou nas redes sociais:

..

PARABÉNS ALINNE TORRES E MUITAS FELICIDADES!

A equipe do Blog Geraldo José encerra os trabalhos nesta sexta-feira (29), compartilhando com familiares e amigos as alegrias pela dupla comemoração da nossa colega jornalista Alinne Suanne Torres que ontem (28), comemorou idade nova e amanhã, dia 30, na Igreja Matriz da cidade de Curaçá irá contrair núpcias com o futuro marido Jhon Cruz.

Profissional competente, dedicada e atenciosa com passagens por alguns veículos de comunicação da região, entre eles, a TV São Francisco, Alinne Torres assim que chegou há cerca de um ano de imediato ganhou a simpatia de todos que compõem o Blog Geraldo José e hoje se constituí numa peça importante no trabalho que é reconhecido pela comunidade san-franciscana...

Comunitário reclama da falta de saneamento no bairro Alto da Aliança

O programa Geraldo José entrevistou nesta quarta-feira (27) o comunitário Agnaldo José. Na oportunidade, o morador fez duras críticas a não continuidade das obras de saneamento básico no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro. De acordo com Agnaldo José, as obras iniciaram em  2008 e até o momento não foram concluídas.

“Como é de conhecimento o saneamento foi iniciado em 2008 e até o momento não foi finalizado e as famílias estão sofrendo com isso. Um dos prejuízos da chuva foi a mistura desses dejetos que saem das redes de esgoto nas ruas. As crianças brincando na rua e tendo contato com o esgoto. É uma questão de saúde e que pode ocasionar doenças para os moradores”, declarou...

Cirurgião oncológico do Ceonco/Apami emite alerta para prevenção do câncer do colo de útero

O câncer do colo do útero, o segundo mais recorrente em mulheres, está associado principalmente aos hábitos da vida sexual da mulher. Ele tem sua formação ligada a uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o ano de 2016, a expectativa é que 16.340 mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Em alguns casos, a infecção genital pelo HPV que é adquirida através da relação sexual, pode ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Segundo o Cirurgião Oncológico do Centro de Oncologia/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, Murilo Martins, o câncer na sua fase inicial não apresenta sintomas, por isso é de fundamental importância a realização dos exames preventivos anuais. "Quando a mulher apresenta sintomas a doença normalmente esta avançada, é onde ocorre sangramentos vaginais,  dores pélvicas e corrimentos purulentos na vagina com odor ruim. Daí a importância vital dos exames preventivos para o diagnóstico precoce, os quais devem ser feitos por todas as mulheres"...

PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES CONTINUA ATRASANDO PAGAMENTOS

O Núcleo APLB- Sindicato de Campo Alegre de Lourdes reuniu diversos documentos e entregou ao advogado da APLB, Dr. Marcos Landim, para que o mesmo entre com a representação contra a Prefeitura, junto ao Ministério Público Estadual e Federal ainda esta semana.

Há meses que os professores e demais funcionários vêm sofrendo com atrasos nos pagamentos. Como exemplo, cita-se o caso dos funcionários da Educação (Merendeiras, zeladoras, vigilantes…), que deveriam receber todo dia 10 de cada mês, mas, ainda estão sem receber o pagamento referente a dezembro...

Com ponte rompida, motoristas fazem percurso alternativo por Riachão

Motoristas que costumavam passar pelo trecho da BR-324 em Riachão do Jacuípe, no centro norte, precisam fazer outros percursos. Tudo por conta do rompimento da ponte que cedeu depois das chuvas da última sexta-feira (22). Até que os trabalhos de reconstrução do trecho sejam finalizados, os motoristas têm de fazer outras rotas. Dessa forma, os condutores que saem de Salvador com destino a Juazeiro – ou cidades como Senhor do Bonfim, Capim Grosso e Jacobina – devem pegar o entroncamento de Valente até a localidade de Cabaças, no sentido São Domingos, quando entronca com a BR 324.

Para quem sai de Juazeiro, a opção é trafegar normalmente pela BR 324 via Capim Grosso, Itatiaia, Gavião, e a cerca de 5 km antes de Nova Fátima entrar à esquerda e pegar a BA 416 na localidade de Cabaças. Dali até São Domingos são 20 Km, mais 13 KM até Valente. Segundo o site Calila Notícias, o fluxo é movimentado, mas não existe interdição pelas chuvas em Retirolândia, Coité e Serrinha. No trecho, os motoristas devem ficar atentos por conta da ponte estreita no povoado de Santo Antônio, em São Domingos...

ENGENHEIRO E PRÉ-CANDIDATO FLÁVIO LUIZ QUESTIONA LOCALIZAÇÃO DE ALGUNS PARQUÍMETROS DO ZONA AZUL EM JUAZEIRO

O engenheiro e empresário Flávio Luiz, pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo PP – Partido Progressista, não ficou nada satisfeito com a instalação de alguns parquímetros em locais que considera, extremamente inadequados. “Só mesmo em Juazeiro. Peço aos engenheiros da prefeitura que orientem os colegas para evitar dissabores futuros aos condutores de veículos e transeuntes” alertou...

Artigo: Sanfona e trio elétrico: Juazeiro uma cidade chamada Alegria, Estado Bahia

Este ano, entre os dias 21 a 24, a organização do Carnaval de Juazeiro valorizou mais uma vez os sanfoneiros. Silas França, acompanhou Bell Marques (sempre Chiclete com Banana) e Luiz Caldas contou a história da música brasileira, trio elétrico e carnaval.

O sanfoneiro, compositor e cantor, Targino Gondim puxou a sanfona, discípulo de Luiz Gonzaga cantou o mestre naquele que foi na minha opinião, a melhor apresentação do evento.

Em tempos de tanta música ruim, onde a porcaria musical impera, foi uma riqueza ouvir Targino Gondim e sua sanfona. Cabe aqui citar que a identidade cultural no mundo globalizado é fator de atração turística. O forró, baião, xaxado sempre será um fator de desenvolvimento econômico e social.

Louvável a atitude da Prefeitura de Juazeiro-Bahia  ter na programação sanfoneiros. Meu incentivo para que todos os eventos isto seja repetido na busca de repensar as relações entre cultura e discurso oficial. A atitude foi um exercício da cidadania cultural.

Luiz Gonzaga, diga-se, poucos sabem,  na década de 40 e 50 derrubava todas as atitudes já "cristalizadas" pelo tempo e puxava sua sanfona em pleno carnaval. Em 1947 o maior sucesso do carnaval foi "Quer ir mais eu?", frevo regravado até os dias de hoje.

Também na sanfona de Luiz Gonzaga foram gravados para o carnaval "Bia no Frevo", Ao Mestre Capiba, Arrasta Frevo.

No carnaval da Bahia, décade de 80,  o Brasil e o mundo tomou conhecimento do primeiro forró trio eletrizado:  "Instrumento Bom", autoria de Morais Moreira na voz de Luiz Gonzaga,  gravado com Trio Eletrico de Armandinho, Dôdo e Osmar. O Brasil canta até hoje...

Portanto, Targino Gondim, Luiz Gonzaga e o trio eletrico podem e devem ser considerados arte, show espetacular e é necessário criar uma expectativa de reorganização da política cultural, mesmo com a descrença no aparelhamento público(o Estado ainda é necessário quando a serviço da coletividade).

Tenho dito: Viva o Nordeste. Viva o carnaval com sanfona!Viva o forró!

*Ney Vital-Jornalista, pesquisador. Apresentador do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga. ..

Prefeitura de Petrolina realiza ações de limpeza pela cidade e alerta para lixo em local indevido

A prefeitura de Petrolina tem realizado, constantemente, os serviços de limpeza e manutenção em diferentes pontos da cidade. Como sendo uma tarefa de suma importância para o município, a secretaria de Infraestrutura esteve, durante a semana, em diversos bairros realizando ações de limpeza e melhorias em locais públicos, incluindo vias e estabelecimentos.

“As atividades de limpeza e manutenção são periódicas, atendendo diversos bairros de diferentes localidades. Nosso objetivo é manter a cidade limpa e organizada para nossos moradores. Mas para isso, precisamos muito da colaboração da população, principalmente em manter a limpeza das ruas. Nós instalamos várias lixeiras pela cidade e a Prefeitura realiza o serviço de coleta seletiva”, relata o prefeito Julio Lossio...

JUAZEIRO: ASSALTO FOI FRUSTRADO NA RUA MESTRE LULA E IMPUTADO MORRE APÓS SER ALVEJADO POR DESCONHECIDO

Nas tentativas de assalto a mão armada geralmente quem se dá mal são as vítimas que além de ter o patrimônio subtraído, em algumas situações são agredidas, ofendidas quando não são assassinadas.

Na noite desta segunda-feira (25), a história não se repetiu e a ação de uma pessoa não identificada acabou por interromper um assalto e resultou na morte de um dos assaltantes e no ferimento de outra que acabou se entregando à polícia, logo depois...

Segundo dia do carnaval de Juazeiro é marcado por homenagens e alegria do folião pipoca

Quem viu a chuva cair na cidade nesta sexta-feira, 22, não acreditava que fosse acontecer o segundo dia do Carnaval de Juazeiro. Mas a chuva passou e o folião estava na rua, com a alegria típica do povo Juazeirense. Às 20h as bandas Voa –Voa e Alan Cléber davam os primeiros acordes na avenida, avisando ao povo que a festa só estava começando. Uma das atrações mais esperadas que animou o folião, foi a cantora Daniela Mercury. Um fã inveterado da musa, Maciel do Nascimento, estava na expectativa para vê-la na avenida. Quando Daniela começou a cantar, ele era a alegria em pessoa, dançava os passos coreografados de cada música cantada.

Durante a apresentação de Daniela, o Prefeito Isaac Carvalho lhe entregou, em cima do trio, uma placa homenageando-a como Diva da Diversidade de Juazeiro. "Eu amo fazer o carnaval de Juazeiro, é um dos poucos que abro exceção e venho. Receber essa homenagem é uma honra. Eu sempre fui uma mulher dos direitos humanos, da diversidade, independente de estar casada hoje com outra mulher. Eu estou feliz do prefeito ter tomado uma atitude importante, chamar atenção para uma campanha como essa. Eu já sou a própria campanha, desde pequenininha as minhas posturas de autonomia, de liberdade de pensamento e de respeito absoluto a todas as pessoas já me deixavam uma pessoa da diversidade", ressaltou Daniela...

"O alerta de Márcio Jandir tem mais de dez dias de atraso", afirma o vereador Anderson da Iluminação (PP)

O vereador Anderson da Iluminação (PP), líder do prefeito Isaac Carvalho na Câmara de Juazeiro, diante da nota veiculada por este blog – "Sem Iluminação, Praça do bairro Centenário gera insegurança para moradores", alerta Márcio Jandir -, assinada pela assessoria do ex-candidato a prefeito, Márcio Jandir (DEM), sente-se no dever de prestar esclarecimentos aos seus leitores:

O ex-candidato Márcio Jandir, na ânsia de aparecer, assina nota onde "alerta" para a insegurança gerada pela falta de iluminação na Praça Américo Tanury, no bairro Centenário. A iluminação que ele cobra foi integralmente reposta a mais de 10 dias. Ou a sua nota saiu com atraso ou, o mais provável, é que ele tenha ouvido falar da falta de algumas lâmpadas na praça e, com a rapidez que lhe é peculiar, elaborado o "alerta"...

ESPAÇO DO LEITOR: ALAGAMENTOS NOVO ENCONTRO/PARQUE CENTENÁRIO.

Geraldo,

Pelo que está acontecendo neste momento em Juazeiro em razão das chuvas, confirma-se o quanto Chaves está coberto de razões quando afirma que Juazeiro necessita de um sistema de MACRODRENAGEM PARA AS AGUAS PLUVIAIS o mais rapidamente possível...

CANAL QUE CORTA O BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO TRANSBORDOU E DEIXA DESABRIGADOS

Diante do volume de chuvas caídas sobre Juazeiro, em especial no bairro Alto do Cruzeiro, é que á Associação de Moradores do bairro supracitado na pessoa do Sr. José  Humberto - Presidente e diretoria vem atráves deste veículo de comunicação, solicitar da Comissão de Defesa Civil providências, haja vista, que as residências situadas às margens do canal foram inundadas, como também várias ruas próximas, quando há várias famílias desabrigadas e tem pessoas que perderam seus móveis e nosso maior medo é que volte a chover e faça vítimas. O problema é que o canal que corta o bairro Alto do Cruzeiro e adjacência funciona como uma bacia receptora de água e com as chuvas fica pior a situação dos moradores daquela área. Porquanto, necessitamos da Defesa Civil uma atenção especial, vez que até o presente momento ninguém nos procurou,  como também não apareceu ninguém pra ajudar a  nossa comunidade.

 Cordialmente,..

Chuva enche reservatórios e anima sertanejos


Barragem em Juremal transborda


Rio do Ouro em Jacobina transbordou e invadiu ruas centrais

As informações e registros dos leitores apontam para chuvas torrenciais em diversas cidades baianas e mineiras, com destaque para as cidades que margeiam o rio São Francisco ou estão às margens dos seus afluentes...

Juazeiro: Itinerário de transporte coletivo será alterado durante Carnaval 2016

Em virtude dos festejos carnavalescos a serem realizados em Juazeiro de 21 a 24 de janeiro, a Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) informa que serão feitas alterações nos itinerários das linhas de transporte coletivo da cidade nesse período.

Durante o evento, os veículos que fazem as linhas sentido bairro-centro percorrerão o contorno do Lomanto Júnior seguindo pelo contorno da São Luiz, rampa de acesso da Avenida Santos Dumont até o terminal. O sentido centro-bairro será feito através da Avenida Tancredo Neves seguindo a Rua Manoel Lopes dos Santos (Rua da Sote) saindo na Adolfo Viana até o contorno do Lomanto Júnior e respectivos itinerários das linhas...

Lucy Alves no forró do Semiárido

Roberto Malvezzi (Gogó)

Recebi um belo presente nesse começo de ano. É o CD "Lucy Alves & Clã Brasil no Forró de Seu Rosil". Satisfação maior porque foi um presente que veio diretamente das mãos dela...

ESPAÇO DO LEITOR: CHUVAS E ALAGAMENTOS.

Alô, Juazeiro e Petrolina:

Acredito que é hora de agradecermos a Deus, pelas chuvas, de contabilizarmos Lucros, e não prejuízos! Choveu, alagou? Paciência! Nenhuma cidade suporta 40 mm de chuva, em poucas horas, sem alagar, pois temos calçamento, asfalto, quintais cimentados, bueiros entupidos pelo lixo (Quem será que jogou lixo, na rua?), não tem para onde a água escorrer, especialmente, numa cidade plana, como a nossa...