Foram encontrados 846 registros para a palavra: número

Número de mortes violentas na Bahia cai 16,28% nos 4 primeiros meses de 2019, aponta Monitor da Violência

A Bahia registrou uma queda de 16,28% no número de mortes violentas nos primeiros quatro meses de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018, conforme aponta dados divulgados na quarta-feira (12) pelo Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De janeiro a abril deste ano, a Bahia contabilizou 1.697 mortes violentas, que incluem homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de mortes) e lesões corporais seguidas de morte. No mesmo período do ano passado, foram 2.027 mortes violentas, 330 a mais que este ano. Se levar em conta somente o mês de abril de 2019, na comparação com o mesmo mês em 2018, a redução foi de 29 mortes violentas. Em todo o Brasil, o Monitor da Violência apontou que houve queda de 23% nas mortes violentas nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018...

Criança de seis anos morre de dengue em Jacobina; número de notificações da doença teve um aumento de mais de 25 mil casos

Uma criança de seis anos morreu vítima de dengue na última segunda-feira (3), em Salvador. Melissa Freire, morava em Jacobina, cidade do norte da Bahia. A garota foi atendida, inicialmente, no Hospital Municipal de Jacobina, no domingo (2), com sintomas de dengue, como vômito, febre e desidratação. No dia seguinte, ela menina foi encaminhada para o Hospital Martagão Gesteira, capital, onde o quadro de saúde se agravou. Melissa teve disfunção de múltiplos órgãos.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), investiga, agora, se o tipo de dengue que vitimou Melissa foi hemorrágica, a forma mais grave da doença. De acordo com a Sesab, até maio, a Bahia teve 10 mortes provocadas pela dengue. Segundo a Sesab, a Bahia teve um aumento de mais de 25 mil notificações de dengue em menos de um mês. De acordo com os dados da secretaria, até março, foram registradas 5 mil notificações em todo o estado. Já em 14 de maio, o número passou para 22 mil, e, no dia 31 do mesmo mês, foram quase 32 mil casos. São quase 211 ocorrências por dia...

Sobe para 29 o número de mortes por doenças respiratórias na Bahia; um caso registrado em Juazeiro

A Bahia já notificou 640 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até esta sexta-feira (31). Segundo boletim divulgado pela Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), foram 29 mortes em todo o estado. Esse número representa uma redução de 52,5% se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Dentre os 417 municípios baianos, 76 registraram casos de SRAG. A capital baiana foi a que mais teve registros: 396, o que corresponde a 61,8% do total do estado. Já as mortes ocorreram em 10 cidades: Salvador (18 vítimas), Camaçari (2), Castro Alves (1), Chorroxó (1), Itabuna (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Mirante (1), Retirolândia (1) e Santo Antônio de Jesus (1). ..

Prefeitura apresenta números da saúde em audiência na Câmara de Vereadores de Petrolina

Prezando pela transparência na gestão pública, a Prefeitura de Petrolina apresentou nesta quarta-feira (29) o balanço de ações e a prestação de contas da saúde referente aos últimos meses. Durante uma audiência na Câmara de Vereadores, que durou cerca de cinco horas, a secretária da pasta, Magnilde Albuquerque mostrou aos presentes o trabalho que vem sendo realizado no município, além dos principais desafios na oferta dos serviços. 

Dentre as informações apresentadas, a gestora destacou os números de procedimentos ofertados, a exemplo dos mutirões de cirurgias; exames e consultas, que continuam acontecendo na cidade, dentro da plataforma 'Petrolina Cuida'. Além de reforçar a importância da abertura dos novos postos de saúde para a descentralização dos serviços, levando as equipes de Saúde da Família para dentro das comunidades, como é orientado pelo Ministério da Saúde...

Bahia supera Rio Grande do Norte em número de parques eólicos

A Bahia ultrapassou o Rio Grande do Norte em número de parques eólicos em operação neste mês de abril. São 156 (3.927MW) contra 152 (4.053 MW) do vizinho nordestino. Foram investidos R$ 15,4 bilhões no Estado e mais de 19 municípios foram beneficiados. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), nesta segunda-feira (29), em seu Informe Executivo de Energias Renováveis.

De acordo com João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, ultrapassar o Rio Grande do Norte em potência instalada é uma questão de tempo, já que o estado tem apenas dois parques em construção, enquanto a Bahia tem 38 e muitos deles entrarão em operação ainda este ano...

Bahia tem redução de 39% no número de roubos a estabelecimentos comerciais, diz SSP

O índice de roubos contra estabelecimentos comerciais apresentou redução de 39,2% no primeiro trimestre de 2019 na Bahia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A pasta indicou que entre janeiro e março deste ano foram contabilizados 198 casos a menos que no mesmo período do ano passado.

"Nos três primeiros meses foram registrados 307 casos em todo o estado. Nos 403 municípios do interior do Estado a redução chegou a 41,9%, sendo registrados 181, uma média de 0,44 delito por cidade. Na capital e Região Metropolitana de Salvador, a redução de casos nessa modalidade criminosa foi de 34,7%, 67 casos a menos que no mesmo período de 2018", informou a SSP...

Sobe para cinco o número de mortos no desabamento na Muzema (RJ)

O número de mortos no desabamento de dois prédios hoje (12) pela manhã no Condomínio Figueiras do Itanhangá, na comunidade da Muzema, zona oeste do Rio, subiu para cinco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro corpos foram resgatados sem vida no local dos escombros, sendo que dois foram resgatadas por moradores, logo após o desabamento, antes da chegada dos bombeiros. Eles também resgataram cinco moradores com vida, que foram levados para hospitais públicos.

O Corpo de Bombeiros resgatou mais dois mortos dos escombros: um deles no início da noite e o outro, depois das 21 h. A quinta vítima é o pastor Cláudio José de Oliveira Rodrigues, 41 anos, levado para o Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca, na parte da manhã, mas que não resistiu aos múltiplos ferimentos e morreu no início da tarde. Ele sofreu traumatismo craniano e deu entrada no hospital em estado gravíssimo, com politraumatismo e múltiplas lesões torácicas...

SAMU divulga número de telefone emergencial

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que devido a um problema na operadora de telefonia, o número 192 do SAMU está temporariamente indisponível. A população pode acionar o serviço por meio do número (74) 99198-0828, enquanto a linha não é restabelecida. ..

AÇÃO POLICIAL DO 6º BPM TIRA DE CIRCULAÇÃO GRANDE NÚMERO DE ARMAS E DROGAS

Por volta das 23h20, após acionamento do CICOM, sobre averiguação de 03 elementos correndo, todos com posse de armas de fogo, nas imediações do Café Torres. A Guarnição Ceto, realizou diligência, sendo apreendido 02 metralhadoras de fabricação artesanal, 01 carregador de 9 mm fabricação artesanal, 18 munições cal 9mm, 02 cartuchos cal 12,  291 pinos de cocaína, 116 pinos de cocaína, 124 pinos para cocaína (vazios),  91 dolões de maconha, 01porção de maconha, 01 brucutu ninja, 01brucutu mascara de macaco e uma mochila contendo vestimentas.  Os indivíduos não foram encontrados. ..

Cresce o número de brasileiros que conversam sobre o orçamento familiar em casa, aponta pesquisa

Falar sobre dinheiro tem sido uma rotina cada vez mais frequente entre as famílias brasileiras. É o que revela uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB). Os dados mostram que 85% dos entrevistados conversam em casa sobre o orçamento, sendo que metade (51%) discute com frequência – número que cresceu 7 p.p. em relação ao ano passado – e 21% apenas quando a situação financeira não está boa. Além disso, 15% assumem não tocar no assunto.

Considerando a forma como os rendimentos da família são organizados, 51% mantêm os ganhos em contas separadas, com cada um administrando suas   finanças individualmente. Outros 25% possuem conta conjunta envolvendo todo o rendimento da família e, em 19% dos casos, cada familiar separa parte dos rendimentos para guardar na conta única da família e faz o que quiser com o restante do seu dinheiro.


Quando se observa como os casais pensam no que se refere à reserva financeira da família,23% dos entrevistados afirmaram nunca ter sobras no orçamento familiar, fazendo com que o dinheiro seja sempre direcionado para o pagamento de contas básicas. Em 17% dos casos, quando há sobras, esse recurso é destinado para uso pessoal — percentual que sobre para 23% entre os mais jovens. Para outros 17%, o dinheiro fica guardado para gastos do mês seguinte, enquanto 15% direcionam para poupança ou algum tipo de investimento pessoal e outros 15% guardam o valor que sobra em um investimento da família.

Ainda de acordo com o estudo, 79% dos brasileiros que moram com familiares tomam decisões sobre os gastos em conjunto com todos da casa. Já 21% afirmam que a última palavra cabe a um único morador. No que diz respeito ao uso do próprio dinheiro no dia a dia, 91% disseram tomar as próprias decisões.

"Independentemente de quem paga as contas, se não há diálogo, a tendência é que surjam divergências e gastos que vão extrapolar o orçamento. É muito importante manter conversas frequentes para estabelecer alguns pontos, como valor disponível para as despesas da casa, se haverá sobras para gastos extras e, acima de tudo, definir uma quantia que possa servir de reserva para imprevistos e realização de planos da família", ressalta o Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Mansur.


46% dos casais costumam brigar por questões ligadas a dinheiro; gastos além das condições financeiras estão entre os principais motivos  para as desavenças

Quando o assunto é dinheiro, no entanto, manter um diálogo em casa nem sempre é tarefa fácil, já que cada pessoa possui uma forma própria de lidar com as contas no dia a dia. O levantamento revela que 46% dos casais admitem brigar por questões financeiras, sendo que o principal motivo das desavenças está ligado aos gastos realizados pelo parceiro além de suas condições financeiras (38%). Já 54% não costumam entrar em conflito por causa de dinheiro.

As discussões também são motivadas pelo fato de o cônjuge gastar tudo o que ganha e não formar uma reserva financeira (27%), existir discordâncias em relação aos gastos da casa (25%) e os atrasos no pagamento das contas (25%). Além disso, o hábito de consumir além da capacidade financeira também é considerado prejudicial à saúde do orçamento familiar, de acordo com o levantamento. Metade dos entrevistados (51%) acredita que algum dos familiares compromete com frequência o equilíbrio das contas, sendo o cônjuge apontado como um dos maiores responsáveis (20%). O estudo mostra ainda que 40% costumam gastar mais do que podem para satisfazer as vontades do marido ou da mulher.

Questionados sobre quem costuma ser mais cuidadoso em administrar as finanças da casa, entre os casados ou que vivem em união estável, 52% consideram ter um controle melhor do que seus cônjuges. Já 27% declararam que ambos são igualmente controlados e 18% que é o outro. Apenas 2% reconhecem que ambos são descontrolados.

"Dividir a vida com outra pessoa requer compartilhar não apenas sonhos e planos, mas sobretudo a realidade dos gastos pessoais e da família, com maior abertura possível. Não é saudável deixar para conversar com o parceiro apenas na hora em que acontece um problema. A confiança acaba sendo comprometida, com desgaste no relacionamento", avalia a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

 
Três em cada dez entrevistados contam ao parceiro apenas parte das compras que fazem; principais itens omitidos são roupas e calçados

A pesquisa também constatou que 89% dos entrevistados compartilham com o cônjuge ou companheiro quanto ganham por mês, sendo que 60% sabem o valor exato e 29% apenas a quantia aproximada. A grande maioria (95%) costuma abrir seus gastos pessoais ao parceiro, sendo que 66% contam todas as compras que fazem e 29% apenas algumas.

Entre os itens omitidos em relação aos gastos, estão roupas, calçados e acessórios (32%), maquiagem, perfumes e cosméticos (27%), além de comida ou guloseimas (25%). A principal razão apontada para não contar para o cônjuge as compras feitas é evitar brigas ou conflitos (45%). Outros 25% reservam parte do dinheiro para gastar como quiser no dia a dia e 15% evitam comentar quanto consomem por não gostar de ter seu dinheiro controlado pelas pessoas.

Ao avaliar se os casados pensam no futuro, 42% responderam que têm um planejamento de vida em conjunto para os próximos cinco anos e respeitam a estratégia traçada para atingir a meta — especialmente os mais jovens, com 80% das menções. Em contrapartida, 31% dos casais não possuem qualquer tipo de plano, e 27% dos entrevistados afirmam ter planos financeiros para o futuro, mas não fazem nada de concreto para atingi-lo.

Metodologia 

Foram entrevistados 804 consumidores acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais, sendo que continuaram a ser ouvidos 90% dos consumidores que residiam com seus familiares. A margem de erro no geral é de no máximo 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas..

Anunciada como ‘numero dois’ do MEC, Iolene Lima anuncia que não vai mais assumir

Oito dias após ter sido anunciada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez como secretária-executiva do Ministério da Educação, cargo considerado o "número dois" dentro do MEC, Iolene Lima informou, no início da madrugada desta sexta-feira (22), que não seguirá na pasta.

Diante de um quadro bastante confuso na pasta, mesmo sem convite prévio, aceitei a nova função dentro do ministério. Novamente me coloquei à disposição para trabalhar em prol de melhorias para o setor. No entanto, hoje, após uma semana de espera, recebi a informação que não faço mais parte do grupo do MEC”, postou ela em sua conta no Twitter ...

Número de focos de incêndio a vegetação triplica na Bahia nos três primeiros meses do ano

A Bahia registrou um número três vezes maior de focos de incêndio a vegetação nos três primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 10 de março deste ano, o estado teve 870 casos. No mesmo período de 2018 foram 218 registros. Esse aumento foi o quarto do país.

De acordo com o órgão, as temperaturas altas e a falta de chuva deixam a vegetação seca, propícia às queimadas. Segundo o INPE, o sul da Bahia foi a região com o maior casos de focos de incêndio. Um deles ocorreu no Parque Nacional Monte Pascoal, unidade de conservação ambiental onde o fogo consumiu uma área equivalente a 1.501 campos de futebol...

Chega a 12 o número de mortos por causa de forte chuva em São Paulo

O Corpo de Bombeiros atualizou para 12 o número de mortos em razão da forte chuva que atingiu a Grande São Paulo na madrugada e manhã de hoje (11). Foram quatro mortes em Ribeirão Pires e um em Embu das Artes por causa de deslizamentos, três em São Caetano, dois em Santo André, um em São Bernardo e um em São Paulo, por afogamento. Também foram registrados seis feridos. A 12ª morte foi um homem encontrado em um córrego na Avenida Engenheiro Olavo Alaisio de Lima, em Santo André.

O Corpo de Bombeiros atualizou também os acionamentos à corporação em razão das chuvas. Desde a 0h até as 16h20, foram 123 ocorrências de quedas de árvores, 94 desmoronamentos e desabamentos e 740 chamados por enchentes e alagamentos. A Defesa Civil informou, por meio de nota, que o número de desabrigados ainda está sendo contabilizado pelos municípios atingidos...

Ligue 180 recebeu 17,8 mil denúncias nos dois meses de 2019, Bahia é um dos estados com maior número de casos

O Ligue 180, central do governo federal que recebe denúncias de violações contra os direitos das mulheres, recebeu, nos primeiros dois meses do ano, 17.836 notificações, 36,85% superior ao constatado em 2018, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). No mesmo período do ano passado, foram computadas pela central 11.263 denúncias, um pouco menor na comparação com 2017, quando 12.368 violações contra as mulheres foram comunicados ao Ligue 180.

Em nota, a pasta esclareceu que, este ano, considerou os registros feitos até último dia 26, e que os episódios envolvem cárcere privado, feminicídio, trabalho escravo, tráfico de mulheres e violências física, moral, obstétrica e sexual. O ministério informou ainda que os estados com maior incidência de casos foram Rio de Janeiro (3.543), São Paulo (3.263), Minas Gerais (2.122), Bahia (1.232) e Rio Grande do Sul (1.033). No ranking anual, fechado em 2018, aparecem no topo São Paulo (16.802), Rio de Janeiro (15.178), Minas Gerais (9.810), Bahia (6.716) e Distrito Federal (5.836)...

Chega a mais de cem número de foliões que dizem ter sido furados por seringa no Carnaval

Passa de cem o número de foliões que disseram ter sido furados por seringa durante o Carnaval do Recife e região metropolitana da capital pernambucana. Todas essas pessoas foram atendidas, do último sábado (2) até o fim do dia da quinta (7), no Hospital Correia Picanço, referência estadual em doenças infecto-contagiosas, localizado no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), após triagem, 75 dos 108 pacientes tiveram indicação para fazer o tratamento padrão utilizado nos casos de acidentes com materiais biológicos: a profilaxia pós-exposição (PeP), que é usada com sucesso na prevenção da infecção pelo HIV.  Após a profilaxia, todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do tratamento. ..

Educação: prefeitura amplia número de escolas em tempo integral em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está avançando na ampliação do ensino integral no município. A partir deste ano, duas novas unidades serão entregues à comunidade com ambientes pedagógicos adequados para atender às atividades dessa modalidade. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI) que integra o pacote de ações da plataforma 'Petrolina Educa', lançada no início do mês, pelo prefeito Miguel Coelho.

Dentro do cronograma de implantação, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está promovendo uma semana de formação para os profissionais que atuarão na gestão; coordenação e em sala de aula nas escolas em tempo integral. Dentro das questões abordadas: protagonismo estudantil; dados da educação integral no país; educação interdimensional; experimentação e ludicidade...

Ouvidoria Municipal divulga novo número de whatsapp para atendimento em Petrolina

A Ouvidoria Geral do Município de Petrolina está com um novo número de whatsapp para atender às demandas dos petrolinenses. Além do número 156 e do atendimento pelo site www.petrolina.pe.gov.br, a Ouvidoria presta atendimento através do whatsapp que passou por mudanças e agora atende em novo número: (87) 99190-7475.

O horário de funcionamento é das 7h às 13h de segunda a sexta-feira e através do aplicativo, o cidadão pode também enviar foto, vídeo e a localização do problema constatado. De acordo com a ouvidora geral do município, Elania Freire, o número antigo do aplicativo precisou ser desativado, e a partir de agora, os atendimentos serão direcionados pelo novo número...

Número de assassinatos de mulheres no Brasil em 2019 preocupa CIDH

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) manifestou, por meio de nota publicada no inicío desta semana, preocupação quanto à elevada incidência de assassinatos de mulheres no Brasil no início deste ano.  Pernambuco já conta com cerca de 20 mulheres mortas em 2019. Segundo a comissão, em todo o Brasil 126 mulheres foram mortas em razão de seu gênero no país desde o início do ano, além do registro de 67 tentativas de homicídio.

"A CIDH enfatiza que os assassinatos de mulheres não se tratam de um problema isolado e são sintomas de um padrão de violência de gênero contra elas em todo o país, resultado de valores machistas profundamente arraigados na sociedade brasileira", diz a nota. A comissão também faz um alerta para o aumento dos riscos enfrentados por mulheres em situação de vulnerabilidade por conta de sua origem étnico-racial, orientação sexual, identidade de gênero, situação de mobilidade humana, aquelas que vivem em situação de pobreza, as mulheres na política, jornalistas e mulheres defensoras dos direitos humanos. ..

Chega a 150 o número de mortos na tragédia da Vale em Brumadinho

Subiu para 150 o número de mortos no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e prestes a completar duas semanas. As informações sobre as buscas foram atualizadas em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira. Dos 150 corpos resgatados, 134 foram identificados. Outras 182 pessoas continuam desaparecidas. Hoje, 13º dia de buscas, foi lançado um efetivo de 379 homens e mulheres, entre bombeiros militares e também voluntários civis.

A manhã começou com uma chuva fina no centro de operações montado em Córrego do Feijão, mas o tempo melhorou e as 30 equipes com apoio de 21 máquinas pesadas e quatro caminhões seguiram para o trabalho. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, as buscas na  região continuarão por tempo indeterminando, e diariamente estão sendo monitoradas as condições climáticas da região. ..

UPAE/IMIP de Petrolina reduz em mais de 50% o número de acidentes com perfurocortantes e materiais biológicos 

Nesse início de ano, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) comemora mais um dado. Em dois anos, o serviço reduziu em mais de 50% o número de acidentes com perfurocortantes e materiais biológicos.

"Em 2017 foram 28 acidentes e em 2018 apenas 13, uma redução real de 53,57%. Isso sem falar que este ano, até a data de hoje [05.02] nós não tivemos nenhum acidente do tipo", informa o técnico em segurança do trabalho, José Guilherme Castro...