Foram encontrados 63 registros para a palavra: escolas públicas

Pesquisadores e alunos de escolas públicas se unem para desvendar o conhecimento científico

De um lado pesquisadores, mestrandos e alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus III, do outro crianças e adolescentes das escolas Municipal Mandacaru e Professora Laurita Coelho descobriram que o mundo em que eles habitam podem ser compartilhados no dia-a-dia. Através dessa união, a mostra de Ciências em Cena: Saberes, tecnologias e sua popularização" demonstrou que o conhecimento científico é o principal motivador para reunir universidade e escola pública. 

Coordenada por docentes do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) e apoio do Departamento de Ciências Humanas (DCH), o evento, realizado nos dias 05 e 06 de novembro, contou com uma programação repleta de atividades e divulgação científica para os alunos e 180 crianças e jovens da rede básica de ensino em um espaço que também pertence a eles. O resultado não poderia ser diferente. O contato com a universidade proporcionou às crianças uma aula de conhecimentos, oportunidades e despertou o prazer de entender a ciência produzida na Universidade do Estado da Bahia e no vale do São Francisco. A aluna Isabela, da escola Laurita Coelho, de 10 anos, mostrou-se encantada com a visita e com a possibilidade de " descobrir coisas novas e saber como é uma faculdade"...

Bolsonaro veta atendimento de psicólogo e assistente social nas escolas públicas

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou integralmente o projeto de lei que garantia atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica. Depois de ouvir os ministérios da Educação e da Saúde, a Presidência decidiu vetar o projeto, argumentando que há inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público.

“A propositura legislativa, ao estabelecer a obrigatoriedade de que as redes públicas de educação básica disponham de serviços de psicologia e de serviço social, por meio de equipes multiprofissionais, cria despesas obrigatórias ao Poder Executivo, sem que se tenha indicado a respectiva fonte de custeio, ausentes ainda os demonstrativos dos respectivos impactos orçamentários e financeiros, violando assim as regras do artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, bem como dos artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda do artigo 114 da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019”, diz a justificativa do veto...

Sobradinho: Cerimônia marca a abertura dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas e Privadas 

A cerimônia de abertura dos JEEPPS, Jogos Estudantis das Escolas Públicas e Privadas de Sobradinho, realizada na quarta-feira (07), em sua sétima edição, deu um colorido especial ao Ginásio Poliesportivo Francisco Wellington Moura Santos. Todas as delegações escolares levaram seus atletas, suas cores e suas bandeiras ao ginásio e fizeram uma bela festa. A solenidade contou com a presença da Secretária de Educação Ducilene Kestering, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda Cássia, demais autoridades locais, gestores, coordenadores e professores.

A cerimônia foi marcada pelo desfile das delegações, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional. Após a solenidade ocorreu o jogo de futsal entre as equipes do Colégio Municipal 24 de Fevereiro e do Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães- CELEM, uma partida animada e em clima de confraternização. O professor de Educação Física Vanedson Rodrigues Ribeiro, falou sobre a alegria de estar presente em um momento tão especial para o esporte e a educação do município. ..

SEDUC realiza Caravana do ID Jovem nas escolas públicas de Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC, através da Superintendência de Juventude, realizou nesta segunda-feira (20), mais uma edição da Caravana do ID Jovem. A ação busca orientar a juventude como adquirir a Identidade Jovem, que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Nessa edição a caravana atendeu estudantes do Colégio Estadual Guiomar Barreto, no bairro João Paulo II, que receberam orientações sobre os benefícios e a emissão da identidade jovem. Para o gerente de juventude, Davi Stallone Lima, “o ID Jovem é um importante programa de emancipação da juventude, que garante o acesso a vários espaços de formação, principalmente o direito ao território, possibilitando ao jovem viajar de graça para todo o Brasil em viagens interestaduais”. ..

CemaFauna da Univasf leva projeto sobre a Caatinga para escolas públicas de Petrolina (PE)

Com o tema “Terras de Caatingas: Desenvolvimento Regional e Proteção da Diversidade Biológica”, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CemaFauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Museu de Fauna da Caatinga, está desenvolvendo uma serie de atividades nas escolas da Rede Estadual de Petrolina (PE). O evento é em alusão ao Dia do Planeta Terra, comemorado no dia 22 de abril, e o Dia Nacional da Caatinga, que será celebrado em 28 de abril. As visitas nas escolas começaram no dia 22 e vão até terça-feira (30).

O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade para as questões de preservação do meio ambiente, em especial o Bioma Caatinga. Sete escolas, que estão localizadas em torno do Campus de Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, receberão palestras interativas sobre as pesquisas desenvolvidas pelo CemaFauna e uma mostra de animais empalhados, que fazem parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga...

Desempenho em matemática é 74% acima da média em escolas públicas com jogos educacionais

Os alunos da rede pública de ensino tiveram um bom desempenho em matemática durante o ano letivo de 2018. Segundo levantamento exclusivo na plataforma Matific, sistema de jogos matemáticos utilizado por cerca de 100 mil estudantes e 450 colégios brasileiros, o índice ficou 74% acima da média no País.  
 
O estudo foi feito com base no desempenho dos alunos dentro da plataforma e considerou o volume de erros e acertos apresentados pelos estudantes de 5 a 12 anos (do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental) nas atividades digitais aplicadas em salas de aula. A ferramenta conta com 1,6 mil jogos educacionais de matemática e possui uma média de uso de 50 mil exercícios por dia nos colégios brasileiros.

Os jogos pedagógicos estão alinhados ao novo currículo nacional, chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aos principais livros didáticos de matemática. Com cerca de 600 planos de aula, além de relatórios de desempenho de forma automática, individual e em tempo real, a plataforma permite ainda que os colégios e os professores aprendam a usar a BNCC em sala de aula, uma medida prevista pelo Ministério da Educação (MEC), para que as escolas sigam um currículo único e estabeleçam os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as instituições de ensino no Brasil - públicas e privadas, assim como as competências e as habilidades que deverão ser adquiridas pelos alunos.
 
O sistema de gamificação é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de exercícios e outras funcionalidades. No mundo, atende cerca de 2,5 milhões de crianças, de 40 países.
 
De acordo com o levantamento da Matific, das cerca de 1,3 milhão de atividades desenvolvidas em 2018 na rede pública, a nota máxima foi obtida em 44% dos casos. O desempenho abaixo da média foi de 26%. No total, participaram do estudo aproximadamente 2,9 mil turmas e 2 mil professores.   
Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, gerente pedagógica da Matific Brasil, o estudo mostra um cenário de transformação do ensino da matemática no Brasil. “As novas tecnologias e os jogos digitais promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajar os alunos em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, o raciocínio lógico e o gosto pela descoberta, tudo em um ambiente lúdico e interativo”, comenta Ana Paula.
 
“Se o ensino da matemática ficar baseado apenas em decorar e memorizar, os alunos certamente terão desempenhos sempre abaixo da média”, acrescenta. Ana Paula lembra ainda que os jogos educacionais fornecem aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real. “Isso permite que o professor personalize as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, conclui.
 
Jogos educacionais elevam interesse dos alunos pela matemática
 
Outra pesquisa recente realizada com quase 60 mil alunos brasileiros mostra que os jogos digitais elevam o nível de aprendizado e de interesse pela matemática nas escolas brasileiras. É o que afirmaram 91% dos estudantes entrevistados pela Matific, empresa israelense especializada em gamificação para o ensino matemático.
 
Segundo os próprios alunos, o sistema de jogos virtuais retira da matemática o rótulo de “vilã” e a transformam na “queridinha” nas atividades escolares. De acordo com a pesquisa, que ouviu alunos da rede pública e do sistema privado de ensino, de 5 a 12 anos, além de 2 mil professores, do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, 83% dos estudantes afirmaram que passaram a “amar” a disciplina com a plataforma de gamificação. Fato também comprovado pelas respostas de 99,5% dos docentes, que disseram que os alunos agora têm mais interesse graças à ferramenta.  ..

Delegada escuta os suspeitos de simular uma convocação de ataque em escolas públicas de Juazeiro e Petrolina

A Polícia Civil continuará durante à tarde desta segunda-feira (18) ouvindo os suspeitos de simular uma convocação de ataque a duas escolas, sendo uma em Juazeiro e outra em Petrolina. As mensagens divulgadas através das redes sociais apontavam que os alvos dos supostos ataques seriam em Juazeiro o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, localizado no bairro João XXIII, e a Escola Humberto Soares, na Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina.

Durante entrevista na Rádio Jornal, a delegada Lígia Nunes, declarou que todas as providencias já foram tomadas e os suspeitos ouvidos. "As providências de polícia judiciária já estão sendo adotadas. Vou participar de reunião com os pais dos alunos, para esclarecer algumas situações e tranquiliza-los”, revelou a delegada...

Mais de três mil jovens de escolas públicas foram ao teatro assistir o espetáculo Chão da Cia. Balançarte

As vivências dos povos originários, nossos índios, foram compartilhadas com estudantes através da dança contemporânea no Teatro Dona Amélia, em Petrolina-PE. Durante os últimos dez dias, a bailarina Fernanda Luz e o músico Antonio Pablo estiveram no palco para apresentar o espetáculo Chão da Cia. Balançarte. Na plateia, alunos da rede pública de ensino eram os convidados especiais para ao lado do público geral conhecer mais sobre a história do nosso povo.

Ao todo foram 16 sessões do trabalho e mais de três mil pessoas assistiram, sendo que a maioria esteve no teatro pela primeira vez, através do projeto 'Chão: A escola em uma volta às raízes'. Emily Thawane Nascimento Dias, de 12 anos, foi uma das estudantes que nunca tinham visto um espetáculo de dança contemporânea...

MPF investiga aplicação de metodologia militar em escolas públicas municipais na Bahia

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Bahia instaurou inquérito civil público em 10 de setembro para acompanhar a aplicação da “metodologia e filosofia” de colégios militares em escolas públicas, anunciada por representantes do Governo do Estado.

Segundo informações divulgadas no site na internet da União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 10 de maio deste ano, estão sendo celebrados convênios entre municípios e a Polícia Militar, com a finalidade de “aplicar metodologia de ensino dos Colégios Militares nas escolas dos municípios em combate ao avanço da violência”, com a previsão de contratação de policiais militares da reserva para atuar no projeto...

CIDADES DO CEARÁ DÃO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO E RÁDIOS DENUNCIAM ALUNOS FALTOSOS

Em Brejo Santo, Ceará, a média salarial dos professores ultrapassa R$ 4.060,00. Sabe por que o Ceará tem 77 entre as 100 melhores escolas do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação? E, ainda, sete entre os 10 municípios mais bem avaliados pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2017?

"Aqui, temos 14º salário", conta o ex- secretário de Educação do estado, Antonio Idilvan Alencar. Não se trata, porém, de nenhum jogo de perguntas e respostas. O sistema educacional cearense tem se destacado em nível nacional, conforme os principais índices setoriais, graças a uma estratégia pedagógica que inclui incentivos, premiação, autonomia e reciclagem de professores, além de um rígido controle de frequência às aulas. ..

Defasagem entre idade e série é quatro vezes maior em escolas públicas

O número de alunos com idade acima do recomendado para a série de ensino na rede pública é quatro vezes maior em relação às escolas privadas no Brasil. As turmas das escolas públicas têm um maior número de alunos e passam menos tempo na escola em relação aos alunos da rede privada. Os dados são do Censo Escolar 2017, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Enquanto a rede privada apresenta uma taxa de 5,1% alunos com idade acima do recomendado no ensino fundamental e 7,4% no ensino médio, a rede pública tem 20,7% de seus alunos com idade acima da série no ensino fundamental e 31,1% no ensino médio. Apesar de ainda apresentar disparidade em relação à taxa da rede privada, os índices do ensino público apresentaram queda nos últimos 10 anos. Em 2007, a taxa de distorção idade/série era de 30,1% no ensino fundamental e 46,5% no ensino médio da rede pública...

Estão abertos os JEEPS, Jogos Estudantis das escolas públicas e privadas de Sobradinho

Na última sexta feira (20) aconteceu, nas Quadras Poliesportivas, a solenidade de abertura dos JEEPS, Jogos Estudantis das escolas públicas e privadas de Sobradinho. Na oportunidade, houve apresentações da Fanbec, a Fanfarra do Cebec, coreografias e a entrada das delegações de todas as escolas municipais, estaduais e particulares que participam dos jogos.

O coordenador dos jogos estudantis Robério Vieira ressaltou as modalidades que serão disputadas. "Nas quadras teremos as disputas de Futsal, Handebol e Baleô, também teremos o Atletismo nas modalidades como, corrida, arremesso de peso, salto em distância, lançamento de dardo e disco, natação, além de competições de xadrez. Serão dias de uma disputa saudável e de muito envolvimento entre os alunos", afirmou Robério...

Projeto mostra trajetória do Cangaço para estudantes de escolas públicas

Professores e alunos das escolas públicas de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, vão poder reviver histórias do cangaço e vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando, e de Serra como um todo, através do projeto Passeando pela História. Serão visitas guiadas a vários pontos que fizeram parte da trajetória do cangaço, como a Praça Agamenon Magalhães, localizada no Marco Zero da Cidade, que originou o município e que ainda mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Os participantes também vão visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no século XVIII.

Os estudantes também vão ter a oportunidade de visitar a Casa da Cultura, onde encontra-se grande acervo da história da cidade, desde a antiga Villa Bella até os dias atuais, além de elementos religiosos e as tradicionais famílias que chegaram na região nos primórdios da colonização, biografias dos artistas, padres, prefeitos e um grande acervo em fotografias da cidade das décadas de 1940, 1950 e 1960...

MEC lança edital para apoiar projetos de tecnologias digitais para as escolas públicas

As escolas públicas de todo o país receberão aporte para apoiar o desenvolvimento de projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação básica. A chamada pública Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação, que terá investimento de até R$ 20 milhões, foi lançada nesta sexta-feira, 27, pelo Ministério da Educação, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O edital faz parte do Programa de Inovação Educação Conectada, iniciativa do governo federal que pretende ofertar internet de alta velocidade e assegurar inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica e na gestão das redes de ensino até 2024.

“O projeto Educação Conectada vai contemplar todas as etapas da educação básica, da educação infantil até o ensino médio”, explicou o ministro da Educação, Rossieli Soares. “Com esse projeto e a parceria com o BNDES, as secretarias estaduais terão a possibilidade de apresentar projetos pilotos a serem desenvolvidos dentro de suas redes, para que possamos testar a excelência da proposta e, posteriormente, dar escala a isso”...

Governo da Bahia vai implantar cursos técnicos da área cultural em escolas

Todas as escolas culturais da Bahia terão uma escola técnica para a cadeia produtiva da cultura. O anúncio foi realizado pelo governador Rui Costa durante o lançamento do Projeto Escolas Culturais no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Guanambi, no sudoeste do estado. "Serão cursos para produtores, iluminadores, cenógrafos, entre outros, para que os alunos possam no futuro trabalhar nos grandes shows e nas grandes produções", afirmou Rui. 

O governador acrescentou que o objetivo é "transformar a vida das pessoas. Educação não é apenas português, matemática, história e geografia. Arte e cultura também são educação". ..

Petrolina: Escolas públicas e particulares comemoram resultados da 47ª Olimpíadas  Estudantis

Os finalistas da 47ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina, na categoria jogos coletivos pré-mirim, deram um show à parte na última sexta-feira (10). A competição reuniu estudantes de 10 a 12 anos, de 36 escolas públicas e particulares ao longo da competição. As disputas de medalhas foram nas categorias:  vôlei, futsal, basquete, handebol e futebol society.

Para o diretor de Esportes, Rodrigo Galvão, os jogos, além de entreter, tem a função de educar a criançada. “As atividades que envolvem disputas ajudam os alunos a compreender a importância das regras no jogo, na escola e na vida. Não é apenas competir e ganhar, mas também se divertir. E nestas finais pudemos perceber que eles sabem jogar e respeitar o oponente”, afirma...

Ensinamento de religião específica é liberado nas escolas públicas

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 6 votos a 5, que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica

O julgamento ficou empatado até o último momento, sendo decidido pelo voto da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para quem “pode-se ter conteúdo confessional em matérias não obrigatórias nas escolas [públicas]”. Ela considerou não haver na autorização conflito com a laicidade do Estado, conforme preconiza a Constituição, uma vez que a disciplina deve ser ofertada em caráter estritamente facultativo...

Supremo vai decidir em julgamento a natureza sobre ensino religioso nas escolas públicas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da ação na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) pede que a Corte reconheça que o ensino religioso nas escolas públicas deve ser de natureza não confessional, com a proibição de admissão de professores que atuem como representantes de confissões religiosas. 

Somente o relator, ministro Luís Roberto Barroso, votou para dar interpretação conforme a Constituição e declarar que o ensino religioso nas escolas públicas de todo o país deve ser de forma não confessional, com proibição de admissão de professores ligados a qualquer religião e com matrícula facultativa...

Deputado propõe inclusão de alimentos orgânicos nas escolas públicas da Bahia

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Marcelino Galo (PT), apresentou projeto de lei nº 22.325/2017, na Assembleia Legislativa, em que propõe tornar obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Se aprovado, o projeto prevê a aquisição de alimentos orgânicos por meio de chamada pública de compra. E a prioridade vai ser para alimentos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, conforme Lei Federal nº 11.326/2006. Galo defende a proposição afirmando que a utilização de agrotóxicos de forma indiscriminada tem causado graves problemas ambientais e à saúde pública.

"Pesquisas científicas comprovam os impactos dessas substâncias na vida de trabalhadores rurais, consumidores e demais seres vivos, revelando sua relação com doenças como câncer, disfunções neurológicas e má formação fetal. A Bahia deve atuar em conformidade com a opinião da comunidade científica nacional no sentido de estimular a transição agroecológica e o consumo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos", argumenta Galo, ressaltando o objetivo de proteger a saúde dos estudantes baianos com a oferta de alimentos livres de veneno nas escolas.  "Temos que assegurar alimentos saudáveis nas escolas públicas e garantir a preservação da saúde dos nossos estudantes", enfatiza o deputado, também autor do projeto de Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica...

Projeto “A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática” está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas

O Núcleo de Pesquisa e Ensino da Matemática (Nupemat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção de estudantes de escolas públicas para o projeto “A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática”. As inscrições devem ser feitas por e-mail ou de forma presencial até o dia 18 de março. O projeto tem como público-alvo estudantes regularmente matriculados em escolas da rede pública, entre 6º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. 

O candidato pode se inscrever enviando a Ficha de Inscrição (disponível no link abaixo) para o e-mail [email protected], com o assunto “Inscrição Descobrindo Talentos em Matemática”. A Ficha também pode ser entregue no Nupemat, localizado no Campus Juazeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. A inscrição, ainda, pode ser efetuada através da entrega da Ficha no dia 18 de março, na sala 28 do Bloco de Salas de Aula do Campus Petrolina Sede, no período de 8h30 as 11h30. 

A seleção será composta por prova escrita com questões de Geometria, Aritmética e Contagem, a ser realizada no dia 25 de março, no campus Petrolina Sede. A lista dos classificados será divulgada até o dia 29 no site do Nupemat. O início das aulas está previsto para o dia 1º de abril. De acordo com o coordenador do projeto, o professor da Univasf, Severino Cirino de Lima, o objetivo das atividades que serão desenvolvidas é encontrar os talentos em matemática na região e ajuda-los, por meio de treinamentos, a obterem destaque em olimpíadas municipais, regionais e nacionais, bem como alcançarem olimpíadas internacionais. 

“A Univasf descobrindo Talentos em Matemática” é um dos projetos desenvolvidos pela Coordenação da Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de Petrolina (PE02) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. 

Cronograma: 
Recebimento presencial das inscrições em Petrolina - dia 18 de março
Inscrições presenciais no Nupemat ou via e-mail - até 18 de março
Prova de seleção – 25 de março 
Divulgação dos classificados – até 29 de março
Início das aulas – 1º de Abril 

 Ficha de Inscrição - Descobrindo Talentos em Matemática..