Foram encontrados 145 registros para a palavra: RACISMO

Governo repudia racismo contra Vini Jr


A ministra das Relações Exteriores substituta, a embaixadora Maria Laura da Rocha, considerou abjetos os atos de racismo contra o jogador de futebol brasileiro Vini Jr, atacante do clube espanhol Real Madrid, ocorridos nesse domingo (21).

A embaixadora destacou a recorrência dos atos de racismo. "Espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes, e sim, contra toda a humanidade a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador"...

Mulher é expulsa de voo após se recusar a despachar mochila; testemunha acusa companhia aérea de racismo

Uma mulher foi expulsa, na madrugada deste sábado ( 29), de um avião da Gol que faria a rota entre Salvador e São Paulo. Testemunha fala em racismo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a jovem, identificada como Samantha Vitena, questionando, dentro do avião, a abordagem de três homens.

A jornalista Elaine Hazin estava no voo e relatou ao g1 que foram momentos de tensão na aeronave. Ela conta que o voo estava com mais de uma hora de atraso quando os passageiros foram convocados ao embarque. As pessoas começaram a colocar suas bagagens nos compartimentos dentro do avião, até que Samantha tentou encontrar um local para sua mochila...

Atacadão interrompe circulação de fiscais em lojas após acusação de racismo

A rede Atacadão, marca do Grupo Carrefour, decidiu interromper a circulação de fiscais nos corredores de suas lojas após ser acusada de racismo.

Segundo a empresa, os fiscais passarão a se posicionar em pontos fixos e pré-determinados, na frente do caixa ou na sala com circuito fechado de televisão...

Filmes ligados à negritude, racismo e meio ambiente estão em cartaz em Salvador

Uma das principais atrações deste fim de semana em Salvador é a Mostra Ecofalante de Cinema -  que acontece até 23 de abril no Cine Metha – Glauber Rocha, Sala Walter da Silveira e mais 17 espaços culturais e educacionais na cidade. Tudo com entrada Gratuita.

Questões ligadas à negritude e ao racismo estão presentes em diversos títulos que serão exibidos na mostra. Entre eles está o filme "Diálogos com Ruth de Souza", da diretora Juliana Vicente (de "Racionais: Das Ruas de SP pro Mundo") - que será exibido sábado às 19h15 no Cine Metha – Glauber Rocha, e refaz a trajetória pioneira dessa atriz que enfrentou o racismo e abriu portas para outras atrizes negras no teatro, televisão e cinema no Brasil, a partir de materiais de arquivo e de conversas com a diretora.  Após a sessão terá um bate-papo com a produtora do filme Diana Costa...

Valmir Assunção quer incluir o povo negro no orçamento da União

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) coleta assinaturas para a PEC da Igualdade Racial. A proposta de emenda constitucional altera a Constituição Federal para incluir a redução das disparidades de condições de vida da população negra frente à média da população nacional no que tange o orçamento público.

"A PEC é a expressão do que o presidente Lula afirma: é preciso incluir o pobre no orçamento. No Brasil, o povo preto é o mais empobrecido, então a proposta visa justamente à promoção da igualdade racial e a reparação de desvantagens históricas sofridas pela população negra entre as exceções à regra que veda a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa", explica Valmir...

100 dias: Sepromi reforça combate ao racismo e transversalidade das ações

Os primeiros 100 dias da nova gestão da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) foram marcados pelo fortalecimento da política de combate ao racismo, diálogo com os grupos atendidos e o desenvolvimento de ações intersetoriais. 

De acordo com a titular da pasta, Ângela Guimarães, a modificação da estrutura organizacional da secretaria, que passou a abarcar também as políticas públicas para os povos indígenas, resultou em uma agenda intensa de visitas técnicas e encontros com os diversos segmentos. ..

Final do Baianão 2023 teve campanha contra o racismo no futebol 

O encerramento do Campeonato Baiano 2023, realizado no domingo (2), na Arena Fonte Nova, em Salvador, garantiu o título de campeão ao Bahia, que venceu a partida contra o Jacuipense, por 3 a 0. O jogo decisivo teve espaço também para o lançamento da campanha de combate ao racismo no futebol, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). 

A mobilização contou com distribuição de ventarolas e exibição de faixas com a mensagem "Dê cartão vermelho para o racismo", além dos canais para denunciar esse tipo de crime. A expectativa é que a ação seja realizada também em outras competições, visando conscientizar jogadores, árbitros e torcedores sobre o tema. ..

Governo da Bahia lança campanha de combate ao racismo no futebol

A final do Campeonato Baiano de Futebol 2023, realizada neste domingo (2), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, será marcada pelo lançamento da campanha do Governo do Estado de combate ao racismo no futebol. A iniciativa contará com a distribuição e exibição de materiais educativos durante a partida entre Bahia e Jacuipense.  

De acordo com a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, o objetivo da ação é alertar torcedores, jogadores e árbitros que atos de preconceito e discriminação racial são crimes com punições previstas em lei. ..

Justiça condena Nelson Piquet a pagar R$ 5 milhões por falas racistas contra Hamilton

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta sexta-feira (24) o ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet a pagar R$ 5 milhões em danos morais após comentários considerados racistas e homofóbicos direcionados a Lewis Hamilton, da equipe Mercedes.

Em uma entrevista realizada em novembro de 2021, Piquet utilizou palavras de cunho racista para se referir a Hamilton, único piloto negro que atualmente representa uma equipe na Fórmula 1...

Combate à discriminação racial é tema de roda de conversa promovida pela Prefeitura de Juazeiro

Durante toda a semana, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Juazeiro realizaram atividades alusivas ao 'Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial', celebrado oficialmente em 21 de março. Nesta sexta-feira (24), foi a vez do Cras Malhada da Areia receber a roda de conversa, que é coordenada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

A discussão mediada pela militante da causa antirracista, Susana Almeida, teve como foco a herança do povo africano e o combate ao racismo. "Nós estamos aqui na periferia de Juazeiro, onde encontramos a maioria da população negra. Isso torna ainda mais importante discutir o legado do povo africano e a necessidade de nos reconhecermos como cidadãos que devem ter seus direitos respeitados como os de qualquer outro", frisou...

Deputado Valmir Assunção recebe indenização de empresária condenada por ato racista

Após quase três anos, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) recebeu a indenização referente ao processo impetrado pelo parlamentar contra a empresária de Itamaraju (BA) Jaqueline Soares de Oliveira.

A empresária chamou o parlamentar de "macaco" nas redes sociais em abril de 2020 e foi condenada por Injúria Racial...

Artigo - Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial: 5 formas de diminuir o racismo nas escolas

Como um reflexo da sociedade, as escolas de todo o Brasil não estão isentas do racismo. Segundo pesquisa realizada pela Nova Escola, com 1847 educadores, metade já presenciou situações de racismo onde trabalham.

No geral, 53,2% dos profissionais pretos e pardos declararam ter presenciado situações de racismo em ambiente escolar nos últimos 5 anos. Além disso, 23,71% dos professores negros alegam que já foram alvo de discriminação...

Diversidade cultural: projeto pedagógico inclui estudo sobre cultura dos povos africanos no cotidiano do ensino da rede municipal de Juazeiro

Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, reuniu na sexta-feira (17), a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino, alunos, e representantes da gestão municipal, para participar de mais uma ação do projeto pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.

Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação faz parte do projeto 'Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes', abordando o tema: 'Heranças da África'...

Parceiros institucionais avaliam ações de combate ao racismo no Carnaval

A Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia realizou uma reunião, nesta quinta-feira (2), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), para avaliar as ações realizadas no Carnaval 2023. A mobilização incluiu campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa.  

Durante a folia, as instituições que compõem o colegiado registraram nove denúncias de racismo na capital baiana. A Sepromi realizou campanha educativa de prevenção e combate ao racismo, com a distribuição de material informativo na rodoviária, aeroporto, circuitos oficias e bairros com programação festiva. ..

Vereador que ofendeu baianos chora e pede desculpas

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, chorou em um pedido de desculpas aos baianos divulgado nas redes sociais, nesta quinta-feira (2).

"Registro que tenho muito apreço ao povo Baiano, e a todos do norte/nordeste do país. Em um momento de lapso mental, proferi palavras, que não representam o que eu penso e sinto pelo povo da Bahia e do norte/nordeste", declarou, na gravação...

Câmara de Caxias do Sul abre processo de cassação contra vereador após declarações racistas

A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou, nesta quinta-feira (2), por unanimidade (21 votos favoráveis e nenhum contrário), a abertura de processo de cassação do mandato do vereador Sandro Fantinel (sem partido).

Os vereadores acolheram quatro denúncias contra Fantinel por suposta quebra de decoro parlamentar. Em discurso na Câmara Municipal, no dia 28 de fevereiro, Fantinel disse que empresários do setor de uva e vinho não deveriam contratar mais "aquela gente lá de cima", em referência aos trabalhadores da Bahia que foram resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.  ..

Salvador registra nove casos de racismo no Carnaval

O Carnaval de Salvador teve nove denúncias de racismo em 2023. O dado é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e das Comunidades Tradicionais (Sepromi), que realizou campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos na esfera racial durante os seis dias da folia.

"O Governo do Estado esteve mobilizado com equipes disponíveis para atender as intercorrências e informar que racismo é crime e precisa ser punido. Realizamos um trabalho produtivo, que teve uma excelente adesão dos foliões nos circuitos", avalia a titular da Sepromi, Ângela Guimarães...

Governo da Bahia promove combate ao racismo no Carnaval em novo podcast

Em uma das ações para alertar a população sobre a seriedade do racismo e a importância de combatê-lo em todas as suas formas, o Governo da Bahia lançou mais um podcast da série de conteúdos especiais para o Carnaval 2023.

"Racismo não é brincadeira, é crime!" está disponível no canal oficial do Governo da Bahia no YouTube (clique aqui)...

Governo realiza campanha de combate ao racismo durante o carnaval 

Para prevenir e combater situações de preconceito e discriminação racial no Carnaval de Salvador, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), lança a campanha "Racismo não é fantasia, não é cantada, não é brincadeira. Racismo é crime!".

A ação conta com material informativo – ventarolas, adesivos e panfletos – que será distribuído nos pontos de entrada da capital baiana, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico/Pelourinho), além dos bairros onde há programação festiva. ..

CBF institui punições por racismo em competições; perda de pontos está prevista

Em Conselho Técnico realizado nesta terça-feira (14) na sede da entidade, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu punições por racismo em competições de futebol no país. O texto, que não foi colocado em votação, será publicado no regulamento geral de competições de 2023. 

Segundo o que ficou decidido, o clube será punido com multa no primeiro caso de racismo. Se houver recorrência, perderá mando de campo ou jogará com portões fechados. Em caso de novo episódio, perderá pontos. ..