Foram encontrados 714 registros para a palavra: codevasf

Saae responde denúncias de esgotos estourados nos bairros Piranga e São Vicente

Com relação às solicitações dos moradores dos bairros Piranga e São Vicente, especificamente das Travessas Conceição e Verde, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) informa que foi enviado na tarde desta segunda-feira (6) um carro e as devidas equipes para a realização dos serviços.

O SAAE reforça que os pedidos para desobstrução de PV (Poço de Visita) bem como a manutenção da rede coletora de esgoto é feita de segunda a sábado dentro de uma programação estabelecida pela autarquia. O prazo para a realização dos serviços depende das  equipes e dos caminhões hidrojateadores...

ESGOTO CORRE A CÉU ABERTO NO BAIRRO DA CODEVASF

Moradores da Travessa do Verde no bairro São Vicente, conhecido popularmente como Codevasf, enviaram mensagem ao Blog Geraldo José solicitando providências quanto a um esgoto que se encontra obstruído e com isso os dejetos fecais estão escorrendo a céu aberto provocando enorme fedentina. Confira: “Geraldo gostaria que você chamasse à atenção do pessoal do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro) porque há vários dias tenho ido até lá para fazer reclamação sobre um esgoto que agora se encontra a céu aberto do lado da minha casa. Até o momento não tive nenhuma posição deles. O PV (Poço de Visita) se encontra há mais de dois anos e sempre vou lá fazer reclamação e nada. É um mau cheiro insuportável, não aguentamos mais essa situação. Pedimos uma ajuda para que possa ir adiante essas informações. Esse problema ocorre na Codevasf, Travessa do verde” explica a leitora Ednalva de Paula. ..

Codevasf fortalece produção familiar no semiárido de Pernambuco

Cerca de 5 mil famílias que vivem da produção agrícola familiar no semiárido de Pernambuco estão sendo melhor estruturadas para manter suas lavouras em meio à estiagem prolongada. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está aplicando cerca de R$ 5 milhões em 62 tratores e implementos agrícolas que serão disponibilizados às famílias por meio de associações de comunidades rurais e prefeituras. 

Destes, seis já foram entregues e os demais serão repassados ao longo deste ano. "Essa máquina vai nos ajudar não só na aração de terra, mas também para carregar o esterco de gado, que hoje pagamos para receber por falta de trator com reboque para buscarmos nós mesmos. Agora poderemos economizar bastante", garante Edval João Vieira, presidente da Associação Comunitária Esperança, Ação e União, da comunidade de Cariri Mirim, em Moreilândia.

O superintende regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, destaca que a agricultura familiar deve ter sempre o maior apoio possível do governo federal, e o maquinário é uma ótima maneira de fortalecer as associações de produtores familiares do semiárido. "A agricultura familiar é muito importante para a segurança alimentar do país. O IBGE mostra que a agricultura familiar está em 84% dos estabelecimentos agropecuários e responde por aproximadamente 33% do valor total da produção do meio rural. Para que esse setor continue crescendo, é preciso que ele seja mecanizado o mais rapidamente possível. Em 2010, havia no semiárido um trator para cada 2,1 mil hectares. Essa proporção precisa melhorar drasticamente", observa Cordeiro. ..

Codevasf inicia negociação para dívida do K1

Os agricultores dos projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estão sendo beneficiados pela Lei 13.340 sancionada pelo presidente Michel Temer, que autoriza a renegociação de dívidas de crédito rural de agricultores principalmente do Nordeste e do Norte. Em Pernambuco, os produtores do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho e Bebedouro já estão comparecendo a sede da Companhia, em Petrolina, para fazer a repactuação de suas dívidas.  

O atendimento está sendo realizado das 8 às 11 horas e das 13:30, às 17 horas no setor financeiro. O presidente da Comissão de Negociação, Erasmo José da Silva conta que, até aqui, os atendimentos têm sido muito proveitosos. "Até este momento, todos os produtores que estiveram aqui fecharam a renegociação. Os descontos têm sido satisfatórios e temos visto os produtores saírem da Codevasf contentes com os resultados", informou Erasmo. Ainda de acordo com ele, têm sido atendidos, em média, 20 produtores por dia...

Comunidade, Codevasf e SAAE se unem em defesa do Rio Salitre

Solo fértil e água em abundancia transformaram o Vale do Salitre, anos atrás, no principal abastecedor de frutas e verduras de Juazeiro.  A falta de cuidados, o uso indiscriminado da água e a proliferação de algarobas acabaram por deixar o rio praticamente sem água.

"É triste ver hoje nosso rio nessa situação.  Lugares que antes tomávamos banho com até três metros de profundidade, hoje não existe nem 20 centímetros de água. Tudo isso é lamentável.  Antes os próprios moradores cuidavam da limpeza do rio, mas a quantidade de óleo despejado, o uso irracional e a proliferação das algarobas estão acabando com o rio", revela o agricultor  Manoel Antonio Junior...

Ação que garante água na região do rio Salitre está dentro do cronograma, constata superintendente da Codevasf

A solicitação foi feita pelos próprios produtores das comunidades de Goiabeira I e II; ação vai beneficiar mais de 150 famílias. Os serviços de limpeza de trecho do rio Salitre, ação que vai assegurar água para mais de 150 famílias de duas comunidades na zona rural de Juazeiro, foram vistoriados nesta quinta-feira (23) pelo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Misael Aguilar Neto.

As obras ocorrem numa parceria entre a Codevasf de Juazeiro, que cedeu a retroescavadeira, e o Serviço Autônomo e Água e Esgotos (SAAE), que está fornecendo o combustível e custeando as diárias de profissional operador de máquina. No trecho que está sofrendo a intervenção há uma tomada de água que abastece a região, principalmente as comunidades de Goiabeira I e II. A ação foi demandada no início deste mês pelas próprias comunidades durante uma audiência que contou com a participação de representantes do SAAE, do presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri, do vereador Agnaldo Meira e de uma comissão de produtores...

Sento-Sé: Diretor do SAAE participa de encontro na Codevasf

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura de Sento-Sé, por meio do diretor do SAAE do município, Carlos Magno, participou de reunião na Codevasf, em Juazeiro (BA), com o Engenheiro Civil, Hélder Arrais e Técnico em Saneamento, Lindbergson Guimarães. Na ocasião foram apresentados os projetos do sistema de abastecimento e esgoto feitos pela Codevasf. 

O objetivo do encontro foi conhecer as plantas do sistema abastecimento e esgoto do município. Discutido a realidade do município após essa obra. Além de fechar o agendamento da visita da comissão técnica da Codevasf ao município todo, do dia 21/02 ao dia 24/02. ..

Ação que facilita acesso a água é realizada pela Codevasf em comunidades rurais do Norte baiano

Cerca de meio milhão de reais já estão assegurados, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para investir este ano em ações que contribuem para o acúmulo de água de chuvas na zona rural de onze municípios do Norte baiano cuja população convive com os efeitos da estiagem prolongada.

Serão R$ 579 mil aplicados na execução de obras e serviços de engenharia civil para construção, limpeza ou desassoreamento de 40 aguadas. Em alguns municípios, como Mirangaba e Ourolândia, os trabalhos já começaram. Também vão receber a ação comunidades rurais de Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Curaçá, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Glória e Chorrochó.

"Agora é só esperar a chuva", comemora o produtor familiar Adelício Gomes da Cunha, da fazenda Riacho Branco, em Mirangaba, onde uma aguada já foi concluída. Ele mantém, junto com três filhos, um pequeno rebanho de bovinos e planta mandioca, feijão, milho e capim para forragem.



Os recursos federais investidos na ação são do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares; os trabalhos ficam a cargo da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. 
A ação tem como objetivo melhorar a condição dos reservatórios já existentes e a construção de novos para acumulação de água da chuva - que pode ser utilizada por um período de até um ano, dependendo do índice pluviométrico anual da região. 

As aguadas já existentes e as previstas para construção possuem um volume de acumulação que varia entre 7 e 21 metros cúbicos de água. O líquido acumulado é usado na dessedentação animal e em pequenos cultivos, como de hortifrutigranjeiros ou de forragem para sobrevivência de pequenos rebanhos.

No interior dos municípios de Campo Formoso, Curaçá, Glória, Juazeiro, Pilão Arcado e Remanso, a iniciativa vai beneficiar cerca de 20 agricultores familiares em cada um, totalizando algo em torno de 120 famílias. 
Em Sento Sé, serão 40 famílias com acesso à água facilitado. Já em Ourolândia, a previsão é de que as aguadas atendam 50 famílias. Nas localidades rurais dos municípios de Chorrochó e Mirangaba, cerca de 60 famílias, em cada um, deverão ser beneficiadas. O maior número de beneficiários está concentrado no município de Campo Alegre de Lourdes: 70 famílias. O prazo para conclusão dos trabalhos em todas as localidades previstas é de dez meses. ..

Superintendente Regional da Codevasf-PE tem reunião com produtores e lideranças políticas da região

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro esteve, na ultima segunda-feira, dia 14, Valexport para participar de outro importante momento para Petrolina. Reunião de trabalho promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco que teve como objetivo discutir assuntos da fruticultura irrigada e as principais demandas dos produtores locais.

Vice-governador de Pernambuco e recém-empossado como secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Raul Henry garantiu que irá tratar de todas as demandas apresentadas, com ênfase para a aceleração do processo de registro dos defensivos agrícolas, além de lutar para uma tarifa de energia elétrica diferenciada e intermediação com operadores e armadores do Porto de Suape...

Agricultores de projetos da Codevasf podem renegociar débitos a partir desta quinta-feira, estabelece portaria

As novas regras operacionais para que agricultores de projetos públicos irrigados sob gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) renegociem suas dívidas foram fixadas nesta segunda-feira (13), pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante uma agenda de trabalho em Petrolina (PE) da qual também participou a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

Os débitos contemplados na portaria assinada em Petrolina pelo ministro são aqueles relativos a vendas de lotes para titulação e uso de infraestrutura de irrigação, conhecidas como K1. A medida beneficia cerca de 12 mil agricultores atingidos pela seca prolongada em regiões do semiárido, sendo mais de 10 mil produtores em projetos irrigados da Codevasf. O documento regulamenta o artigo 13 da Lei 13.340, de 28 de setembro de 2016...

Com apoio da Codevasf, apicultores do Norte baiano aprimoram técnicas da atividade

Técnicas de captura de enxames situados em áreas urbanas e o correto procedimento para sua transferência para apiários familiares foi o tema principal do curso apoiado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, no Norte da Bahia. Promovida pela ONG Abelha Viva, a capacitação visou aprimorar as técnicas de apicultores familiares que desenvolvem suas atividades na zona rural de Juazeiro e municípios do entorno.
A iniciativa contou também com a parceria da Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia (Bahiater) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Mais de 20 pessoas, entre instrutores, apicultores familiares e representantes do corpo de bombeiros discutiram, durante dois dias, tópicos importantes da atividade apícola, como a preservação do ecossistema de maneira sustentável, a geração de renda e as ocupações produtivas no meio rural.

Para o Diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, a iniciativa de promoção de cursos que contam com a participação de vários setores da sociedade potencializa os trabalhos e resulta em ações mais efetivas. “É muito importante a interação entre entidades governamentais e não governamentais, e quem ganha com isso é a população, que usufruirá dos benefícios de esforços conjuntos”, afirmou o diretor, sob cuja sob cuja responsabilidade está a ação, que é coordenada pela Gerência de Desenvolvimento Territorial em Brasília.

Conforme explicou a representante da ONG Abelha Viva, Lícia Regina Lopes, a seca prolongada naquela região e a escassez de alimentos no campo está levando ao deslocamento de enxames para áreas urbanas. “Quando as abelhas migram para áreas urbanas, elas estão em busca de alimento. Então, nesta capacitação ensinamos ações tecnicamente corretas para captura e remoção dessas abelhas, pensando na segurança das pessoas e na geração de renda por meio da apicultura”, aponta. ..

SECULTE responde a reclamação de morador do bairro Codevasf sobre quadra poliesportiva

A SECULTE informa à comunidade do bairro Ciodevasf que será realizada uma inspeção na quadra poliesportiva para verificar os danos causados pela ação de vândalos àquele equipamento público. Na última gestão a prefeitura de Juazeiro inaugurou 23 quadras poliesportivas levando às comunidades oportunidade de exercer atividades esportivas, qualidade de vida e opções de lazer para os jovens. ..

MORADOR PEDE ATENÇÃO À QUADRA DE ESPORTES DO BAIRRO DA CODEVASF

O radialista Mário Filho, ex-diretor do Sinterp (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Publicidade do Estado da Bahia) manteve contato com o Blog Geraldo José pare reclamar maior atenção do Poder Público à quadra poliesportiva João Rodrigues Alves, popular João de Deru, localizada no bairro São Vicente, conhecido como Codevasf. “Geraldo a quadra recém inaugura se encontra às escuras, tomada pelos vândalos e animais. Trata-se de patrimônio público abandonado. A comunidade que se serve do equipamento pede providências” relatou. ..

Codevasf vai realizar obra de limpeza para melhor abastecimento no Alto Salitre

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, recebeu hoje (06) em audiência o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri, o vereador Agnaldo Meira, representantes do SAAE e uma comissão de produtores familiares da região do Alto Salitre.

O objetivo da reunião foi discutir a realização de serviços de limpeza da tomada de água localizada no rio Salitre, que abastece aquela região, principalmente nas localidades de Goiabeira I e II, e a realização de uma ação para melhorar o abastecimento para os salitreiros, através de uma extensão da rede de distribuição, com a utilização de alguns canos com dimensões de 35 mm...

Prefeito de Remanso Zé Filho se reúne com a presidente da Codevasf para tratar de ações para o Município

Com o objetivo de reforçar o pedido de liberação de recursos de diversas obras para o município de Remanso, o prefeito Zé Filho está em Brasília percorrendo diversos órgãos do Governo Federal em busca de Recursos.

Quinta-feira (02), o prefeito Zé Filho junto com o Senador Otto Alencar participou de uma reunião no gabinete do senador, com a  presidente da Codevasf, Kênia Marcelino. O momento foi para solicitar 7km de tubulação para ligação do Rio São Francisco a Remanso, devido à baixa do volume de água de Sobradinho, também a conclusão do sistema de abastecimento de água da cidade que estava paralisado há alguns anos e assim irá melhorar a qualidade de água da sede e principalmente dos bairros como Vila Santana e Área Industrial...

Codevasf anuncia a Armando retomada de obras de saneamento em Tabira e Araripina

O senador Armando Monteiro (PTB) foi comunicado nesta quinta-feira (2), pela presidente da Codevasf, Kênia Regina Marcelino, em audiência na empresa, da retomada das obras de saneamento de Tabira e da possibilidade de se reativar também o projeto de saneamento de Araripina, no sertão. "Como já foram obras iniciadas, não se justifica que continuem paralisadas, mesmo diante do grave quadro de restrições orçamentárias do governo federal, por serem essenciais à saúde da população e ao desenvolvimento dos dois municípios", assinalou o senador pernambucano.

O projeto de saneamento de Tabira, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi paralisado em 2012 com 80% das obras executadas e necessita de R$ 7 milhões para ser concluído. A presidente da Codevasf informou a Armando que a licitação para o reinício do empreendimento será realizada ainda neste primeiro semestre...

Obra da Codevasf garante saneamento básico para cinco mil moradores do semiárido baiano

Cerca de cinco mil moradores do município de Mirangaba, no Norte baiano, passam, em breve, a contar com coleta e tratamento adequado de esgoto. Um investimento federal de aproximadamente R$ 7,2 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o sistema de esgotamento sanitário de Mirangaba está concluído e neste momento passa por testes e pré-operação da Embasa para em seguida ter sua operação repassada para a Prefeitura Municipal. De acordo o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, a ação em Mirangaba integra o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, cujos investimentos autorizados para o estado da Bahia para construção de sistemas de esgotamento são da ordem de R$ 497 milhões. “A conclusão dessa obra é mais uma prova da preocupação e do empenho da Codevasf e do Governo Federal com a revitalização do São Francisco e com o desenvolvimento sustentável de seu Vale”, destaca Guerra.

O sistema de Mirangaba é composto por 16,8 mil metros de rede coletora convencional e 2,3 mil metros de coletor tronco, ramais prediais, ligações intradomiciliares, uma estação elevatória de esgoto, um emissário de recalque e um emissário final. A estação de tratamento de esgoto (ETE) é composta de tratamento preliminar, duas lagoas facultativas em paralelo, seguida por duas lagoas de maturação também em paralelo. De acordo com Hélder Arraes, analista da Codevasf responsável por acompanhar a obra, já foi celebrado termo de compromisso entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Mirangaba para que a transferência da operação do sistema ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. ..

ESPAÇO DO LEITOR: SEDUR responde morador do bairro Codevasf sobre entulho acumulado na Rua Progresso

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que já entrou em contato com a empresa executora da obra para que seja retirado o entulho citado pelo leitor.  A equipe da secretaria pede desculpa aos moradores por todo e qualquer transtorno causado pelas obras, mas lembra que os transtornos de agora são para melhorias futuras e em caso de novas reclamações podem entrar em contato com a secretaria através do telefone (74) 3612- 5429. ..

Espaço do Leitor: Morador do bairro Codevasf reclama de entulho acumulado na Rua Progresso

Venho através deste meio de comunicação, que por sinal de boa credibilidade, fazer um pedido emergencial que divulgue esta imagem com o intuito de pedir ao órgão responsável que tire este entulho (aterro) da pavimentação das ruas adjacentes que colocaram na Rua do Progresso no Bairro Codevasf. Está causando medo aos moradores da rua e quem passa nela durante à noite. Nada contra a administração pública, é apenas só um pedido. ..

Investimento de R$ 7 milhões da Codevasf garante água a 2,9 mil famílias no semiárido baiano

Quase três mil famílias rurais que vivem e produzem em áreas do Norte baiano castigadas pela estiagem prolongada estão tendo acesso a água graças a um investimento de R$ 7 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro. Do total de 290 poços tubulares e cristalinos que haviam sido previstos para serem instalados na região, 123 foram concluídos até o final de 2016 e 167 serão implantados este ano. Cada poço possui um reservatório individual com capacidade para 10 mil litros, e cada reservatório é dotado de três torneiras e um bebedouro para animais.

As estruturas vão atender, no total, a 24 municípios do Norte baiano, região do Submédio São Francisco. Os recursos que viabilizam a ação são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares, e também do Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. "A importância de um poço é grande porque quando você não tem água praticamente de jeito nenhum, fica dependente de carros-pipa. A água quando chega talvez seja a maior riqueza que pode acontecer na vida do homem da Caatinga, do Semiárido", afirma José Carlos Santana Silva, presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA), no município de Curaçá. "Com o poço, a gente passou a ter mais disponibilidade de água. Antes a gente tinha que comprar em carro-pipa ou então aguardar as chuvas, e se perdia muito tempo no deslocamento com animais pegando a água – até mesmo no lombo da gente. Agora a água está mais próxima, então eu digo a você que a água aqui é tudo", acrescenta Silva.

Alguns dos poços revelam alta capacidade de fornecimento de água – caso daquele instalado na região do Talhadinho, município de Glória, que revelou potencial de vazão estimada em 40 mil litros. "Esta ação é um marco, pois pela primeira vez executamos serviços de perfuração e instalação de poços em região de sedimento, cujos custos são elevados", observa o técnico da Codevasf Antônio Virgolino, que acompanhou as obras. "Os resultados, porém, são bem mais favoráveis do os da região de cristalino, onde frequentemente há poços secos, com pouca água ou com água salobra", explica. A ação em Glória contou com a parceria da prefeitura municipal, que disponibilizou máquinas motoniveladoras, retroescavedeira, trator de esteira e equipamentos que facilitaram o acesso ao local da perfuração, no qual o terreno é arenoso e de difícil mobilidade, segundo informou o técnico da Codevasf.

As comunidades rurais beneficiadas com a ação estão situadas nos municípios de Glória, Jaguarari, Morro do Chapéu, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Juazeiro, Curaçá, Uauá, Miguel Calmon, Campo Formoso, Mirangaba, Jacobina, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Abaré, Chorrochó, Jeremoabo, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Umburana, Sento-Sé e Várzea Nova. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, ressaltou a importância da ação. "Essa é uma das nossas principais missões: levar água para quem precisa, independente do lugar ou da dificuldade para alcançar esse precioso líquido", reforça.

Sedimentares e Cristalinos

Os poços perfurados e instalados pela Codevasf no semiárido são uma tecnologia de convivência com a seca que se divide em dois tipos: poços sedimentares e cristalinos. Os sedimentares são perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 100 a 200 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

O poço tubular em áreas cristalinas é perfurado e instalado em regiões de subsolo rochoso, entre 50 a 80 metros de profundidade, e a água é captada das fendas nas rochas, onde se acumula água. O volume é menor, e a captação é feita por catavento ou por bomba submersa. A perfuração e instalação de poços oferecem alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. ..