Foram encontrados 61407 registros para a palavra: ia

Campanha da Fraternidade 2017 será debatida em Juazeiro no dia mundial da água durante coletiva

Na natureza tudo é interligado. Uma vida só pode existir porque outra lhe dá as condições. Por isso quando essa rede não é respeitada os desastres afetam a todos. Infelizmente no Brasil, tão rico em fauna e flora, os riscos de exploração e destruição em cada um de seus biomas é algo preocupante.

Com o objetivo de despertar a atenção da sociedade para o problema, a Igreja católica lançou em todo o país a Campanha da Fraternidade 2017, com o tema “Biomas brasileiros e defesa da vida”. Em território nacional a campanha segue até a Páscoa, mas conta com iniciativas que visam perdurar no tempo (confira no final do texto)...

Hospital Materno Infantil de Juazeiro é avaliado pelo Ministério da Saúde

Avaliadores da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde, estiveram em Juazeiro para realizar uma avaliação do Hospital Materno Infantil. O levantamento dos dados foi realizado entre os dias 13 e 15 de março. Representantes da Secretaria de Saúde de Juazeiro e do Núcleo Regional de Saúde Norte acompanharam a visita.

O roteiro de avaliação é composto por cinco elementos: observação, entrevista com usuário, com o trabalhador e contagem de leitos, entrevista com a gestão da unidade. A coleta de dados tem o objetivo de melhorar a assistência da saúde a mulher no Brasil. O resultado da avaliação deve sair em dois meses. ..

Reunião discute convênio entre prefeitura e INSS

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama se reuniu na tarde desta quinta-feira com representantes do INSS para discutirem convênio entre o órgão e o município. O acordo de cooperação técnica tem o objetivo, inicialmente, de fazer com que o usuário possa solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) sem que para isso precise comparecer a uma agência do órgão, aperfeiçoando assim, o atendimento.

O projeto-piloto chamado “INSS Digital” já está sendo testado em Mossoró/RN e a ideia é implantar também em Juazeiro. “É uma parceria importante e quem ganha é o segurado, pois dá a possibilidade de aprimorarmos o atendimento. É um projeto que já está sendo testado e gostaríamos de tê-lo também no nosso município”, afirmou o gerente-executivo do INSS em Juazeiro, Augusto César Gomes...

Famílias assentadas em Monte Santo recebem novas habitações rurais

Quinze casas foram entregues aos moradores do assentamento Esperança Maravilha, quarta-feira (15). As novas moradias foram construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), através do Banco do Brasil. No estado, o Incra/BA já autorizou a construção de 1.827 habitações rurais e 819 reformas por esse programa. A meta nacional do Incra é de possibilitar que 25 mil novas moradias em 2017 sejam iniciadas pela PNHR que faz parte do Minha Casa Minha Vida.

Situada no município de Monte Santo, na região Sisaleira da Bahia, a área de reforma agrária Esperança Maravilha possui 22 famílias de agricultores assentados. As sete famílias restantes serão contempladas com projetos elaborados para habitação, por meio da entidade organizadora da primeira etapa, a Associação dos Moradores do Povoado de Baixa Grande. São casas compostas por sala, banheiro, cozinha, dois quartos e uma varanda. O recurso foi de R$28,5 mil por moradia e as famílias irão pagar quatro prestações anuais de R$ 285,00. A primeira parcela já foi quitada em 2016.

Extensão Rural..

Encerradas inscrições para II Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás

Com vagas limitadas, a coordenação do II Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás encerrou dia 15, as inscrições para o evento, após preencher o número ofertado de vagas. A previsão para finalizar as inscrições era para esta sexta-feira (17) ou até o preenchimento das vagas. 

Este ano, segunda edição do Congresso, foram ofertadas quase 90% a mais de vagas em relação ao ano passado. O evento que acontecerá nos dias 28 a 30 de abril vai abordar o cenário oncológico na região apresentando experiências desenvolvidas no país e no mundo. ..

Sandro quer mais policiais militares, civis e Polícia Técnica nos presídios baianos

Dotar os municípios baianos que são sedes de presídios com uma melhor estrutura no que diz respeito ao aumento de policiais militares e civis, além de uma Polícia Técnica com laboratórios bem equipados, para facilitar o combate à violência acentuada. Esse é o objetivo da Indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pelo deputado estadual Sandro Régis (DEM). 

Quando o programa para construção de diversos presídios estaduais foi implementado, as comunidades locais foram contra as suas construções, pois temiam que a violência fosse aumentar. No entanto, o governo fez contraponto a essa argumentação, além de prometer e afirmar que esses presídios seriam para presos regionais, com a finalidade de facilitar a recuperação dos mesmos, estando eles perto de seus familiares. Mas, segundo o deputado Sandro Régis, tudo isso foi pura ilusão. "Nada do prometido ocorreu, mas sim  justamente o que temiam as populações dos municípios escolhidos. Os presos vieram dos mais longínquos locais e eram os mais perigosos. Consequentemente, o tráfico de drogas e a violência aumentaram absurdamente nas cidades sedes, estabelecendo-se o caos", frisou. ..

EM ASSEMBLEIA DO CONSTESF, PREFEITO DR. ENILSON BUSCA INÚMEROS BENEFÍCIOS E PARCERIAS PARA CAMPO ALEGRE DE LOURDES

O Prefeito Dr. Enilson de Campo Alegre de Lourdes, participou nesta quinta-feira (16) na cidade de Juazeiro-BA, da assembleia deliberativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco – CONSTESF com mais nove gestores dos municípios de Canudos, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Sento Sé, Uauá, Remanso e Pilão Arcado.

Na assembleia foram tratadas várias temáticas entre elas a definição do patrulhamento motorizado através do Departamento de Infraestrutura e Transportes – DERBA e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR e a constituição do colegiado do Território do Sertão do São Francisco – TSSF...

X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia acontecerá em Salvador

No próximo dia 23, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA), realizará o X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia.

O evento, que acontecerá a partir das 13h, no Museu Geológico da Bahia, localizado no Corredor da Vitória em Salvador, reunirá cerca de 150 artesãs e artesãos de vários municípios baianos para celebrar o Dia Mundial da Artesã e do Artesão, 19 de março. A secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana, marcará presença...

Campanha da Fraternidade 2017 é tema de Sessão Especial na Assembleia Legislativa

Proposta pelo coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), a Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira (17), 9h30, no Plenário da Casa, uma Sessão Especial da Campanha da Fraternidade 2017, Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. O objetivo do evento, segundo o parlamentar, é reforçar a necessidade de preservação dos biomas brasileiros, além de prestar uma homenagem a Igreja Católica por provocar essa reflexã o na sociedade esse ano. Participarão da solenidade Dom Murilo Krieger, o Padre Zé Carlos (ASA), o professor Dr Ricardo Dobrovoski, que abordará Biomas Caatinga e Cerrado, os professores Dr. Miguel Aciole e Renato Cunha, que abordarão o Bioma Costeiro e o Bioma Mata Atlântica, além de líderes religiosos da Igreja Católica e o público interessado no tema. ..

CANUDOS: UMA UTOPIA NO SERTÃO

Entre os anos de 1896 e 1897, mais da metade do exército da República foi enviada ao interior da Bahia, com o fim de destruir o arraial de Canudos. Enquanto a guerra se desenrolava no sertão, alguns órgãos de imprensa e alguns círculos intelectuais procuravam uma definição para aquela “curiosa comunidade”, como chegou a escrever um jornal inglês.

Por muito tempo, acreditou-se no caráter monarquista do arraial. Mas não faltou quem também o distinguisse como um reduto comunista. Alguns depoimentos, pinçados aqui e ali, apontam nessa direção...

Miguel Coelho nomeia novas secretárias da Fazenda e de Gestão Administrativa

A advogada Luiza Leão é a nova secretária de Gestão Administrativa de Petrolina. A gestora foi nomeada para o cargo, nesta quinta-feira (16), após publicação no Diário Oficial da portaria assinada pelo prefeito Miguel Coelho. Simultaneamente, Lucivane Lima foi oficializada de forma definitiva para o comando da Secretaria da Fazenda. 

Luiza Leão é formada em Direito pela Universidade Católica de Salvador com especialização em Gestão Pública Municipal (Univasf). A advogada tem experiência no setor público com atuação na coordenação e supervisão do setor de licitações das prefeituras de Petrolina e Juazeiro. Também prestou consultoria sobre procedimentos licitatórios para a Câmara de Vereadores de Petrolina e para o Senai. ..

SINDSEMP: ASSEMBLEIA DEFLAGRA GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO DOS SERVIDORES DE PETROLINA

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina, SINDSEMP, realizada na manhã desta quinta-feira (16), foi deflagrada a Greve por tempo indeterminado, dos servidores municipais de Petrolina. As pautas da assembleia foram A Campanha Salarial 2017 e o Indicativo do Estado de Greve, definido na assembleia do dia 22 de fevereiro, mediante posição do Executivo em relação ao reajuste das categorias não contempladas na proposta apresentada ao sindicato.

O SINDSEMP solicitou que o Executivo evitasse o estado de greve, reavaliando a proposta em que apenas algumas categorias foram contempladas com o reajuste salarial, para que as demais também fossem beneficiadas. O secretariado municipal oficializou ao sindicato, que apenas no segundo semestre poderia dar uma posição diferente da proposta apresentada, o que, em outras palavras, significa que a proposta anterior estaria sendo referendada, e em votação da plenária, com apenas 3 votos contrários a greve, a grande maioria dos servidores presentes, em solidariedade aos colegas não contemplados, deflagrou GREVE GERAL, já que a luta sindical é coletiva.

Acreditando que a proposta pode ser melhorada, o Presidente do SINDSEMP, Walber Lins, ressalta que o sindicato aguarda uma contraproposta do Executivo. “A gente espera que venha uma contraproposta que viabilize todas as categorias, e uma condição melhor ao servidor, dentro da perspectiva que a própria Constituição já prorroga”, conclui. O início da GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO se dará oficialmente na próxima terça-feira (21), pela manhã, quando os servidores se farão presentes na sessão da Câmara Municipal de Petrolina. ..

Codevasf em Juazeiro realiza seminário no Dia Mundial da Água

A 6ª superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), sediada em Juazeiro, no bairro de Piranga, vai realizar um seminário aberto ao público e voltado para assuntos relacionados ao Dia Mundial da Água (22 de março). A primeira parte da programação será feita por videoconferência e à tarde haverá palestras com temas sobre questões hídricas.

Programação..

Juazeiro sedia o 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul

Mercado, melhoramento genético e produção sustentável são alguns dos temas que serão debatidos de 26 a 28 de abril durante o 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul. Os encontros, que vão acontecer no Complexo Multieventos da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro – BA, receberam o apoio da prefeitura do município na tarde desta quarta-feira (15).

Uma comitiva liderada pelo presidente da Associação dos Produtores de Cebola do Vale do São Francisco (Aprocesf), Eduardo Cavalcante, foi recebida pelo prefeito Paulo Bonfim (PCdoB) e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho. De acordo com o chefe do executivo municipal, a realização dos seminários representa a ampliação de laços comerciais importantes para Juazeiro e região...

Assista a coletiva na íntegra onde os pais de Beatriz analisam novos desdobramentos do caso

Em entrevista coletiva concedida agora a pouco na sede da OAB em Juazeiro, os pais da garota Beatriz Angélica, Sandro Romilton e Lúcia Mota, relataram os últimos acontecimentos em relação a apuração do assassinato da sua filha, nas dependencias do colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina.

De acordo com Sandro, a delegada do caso os chamou na última segunda-feira e antecipou as informações que foram divulgadas ontem, em Recife. Sandro iniciou suas declarações questionando o por que da Secretária de Segurança Pública de Pernanbuco realizar coletivas na capital, distante do local do crime. Para o pai da garota isso dificulta a presença de entidades, a exemplo do ministério Público e a própria imprensa “que tem nos ajudado muito”, disse...

"Reforma da previdência pode contribuir com aumento da violência", alerta deputado

A Reforma Previdência, proposta pelo governo Michel Temer (PMDB) e que tramita na Câmara Federal sob o título de PEC 287, se aprovada pode aumentar o índice de violência na sociedade brasileira na medida em que agravará a exclusão e desigualdade social no Brasil. A avaliação é do deputado Marcelino Galo (PT) que participou nesta quarta-feira (15) das manifestações contra a Reforma da Previdência no Campo Grande, em Salvador.

"Não tenho dúvidas de que essa reforma da previdência, como está colocada, além de penalizar a classe trabalhadora - ainda mais as mulheres, o homem do campo e os pescadores - contribuirá para o aumento da cultura da violência na sociedade, já que a desigualdade e a exclusão socioeconômica devem aumentar significativamente se ela for aprovada", avaliou Galo, que na terça-feira presidirá uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos sobre os impactos da reforma da previdência nos trabalhadores da segurança pública...

DNIT realiza mutirão para desapropriação da BR-235/BA

A Superintendência Regional do DNIT no estado do Bahia realiza, nos dias 20 e 21 de março, na Justiça Federal da cidade de Paulo Afonso, o mutirão de desapropriação relacionado às obras de implantação e pavimentação da BR-235/BA. A proposta é realizar o fechamento de acordo com os expropriados e possibilitar a continuidade das obras. Está prevista a homologação de 136 processos dos Lotes 1, 2 e 3.

"É importante que os expropriados já deixem separados os documentos necessários e que cheguem com certa antecedência no local. Com a conciliação todos saem ganhando. O expropriado tem sua indenização agilizada; a Justiça tem os processos resolvidos sem sobrecarregá-la; e o DNIT pode dar continuidade à obra", explica José Henrique Silva, responsável pelo setor da desapropriação na Superintendência Regional do DNIT no estado do Bahia...

PSOL protesta contra as Reformas da Previdência e Trabalhista 

O Partido Socialismo e Liberdade participou, na tarde desta quarta-feira( 15), das paralisações contra as p Reformas da Previdência e Trabalhista apresentadas pela gestão de Michel Temer. O Presidente do Diretório de Salvador, Fábio Nogueira, durante as manifestações destacou que  a reforma da Previdência vai prejudicar diretamente a população mais pobre do Brasil.

 Segundo o psolista, a idade mínima de 65 anos para acessar a aposentadoria  ignora que em várias regiões do Nordeste, por exemplo, a expectativa de vida da população não chega ao 65 anos e não leva em consideração que as mulheres tem dupla jornada de trabalho. ..

SINDSEMP participa da mobilização nacional contra a Reforma da Previdência em Petrolina

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – SINDSEMP, junto a outros sindicatos e representantes de movimentos sociais do vale do São Francisco mobilizaram grande número de trabalhadores, estudantes e sociedade, em manifestação pacífica nas ruas da cidade.

O evento teve início às 8h da manhã desta quarta-feira (15), com concentração na Praça do Bambuzinho. Os depoimentos seguiram o mesmo discurso de indignação em relação a Proposta de Emenda Constitucional nº 287/2016, conhecida como Reforma da Previdência, apresentada pelo Governo Michel Temer, e que vai avançando na Câmara dos Deputados, embalada pela folgada maioria governista, o que, de certa forma, preocupa, considerando a gravidade das mudanças que são propostas.

A PEC 287 é considerada abusiva em relação aos direitos trabalhistas, a exemplo da exigência de contribuição por 49 anos para obtenção da aposentadoria integral, e a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, tanto para homens como para as mulheres, desconsiderando a expectativa de vida do povo mais pobre que dificilmente obterá a aposentadoria, além de negligenciar a necessidade de um tratamento diferenciado às mulheres, que são submetidas a uma dupla jornada de trabalho. Outros fatores agravantes dessa reforma é a redução do valor geral das aposentadorias, independente dos montantes de contribuição, a fragilização da aposentadoria dos trabalhadores rurais, em gravíssimo retrocesso às conquistas da Constituição de 1988.

Como se não bastasse, a PEC 287 ainda sugere a extinção da aposentadoria especial para os professores, sem levar em consideração a sua jornada doméstica de planejamento de aulas e correção de provas, a vedação de acumulação de pensão por morte com aposentadoria, reduzindo a renda familiar dos cônjuges viúvos, e a fixação de pensão por morte e outros benefícios em patamar abaixo do salário mínimo, entre outros. São direitos adquiridos à duras lutas, que estão sendo ameaçados pela Reforma da Previdência.

A representante da União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina, Larissa Vanessa registra a importância da juventude fortalecer a luta dos trabalhadores brasileiros contra esse “ataque aos direitos” previstos na Constituição. “A gente percebe a cada dia que o golpe não foi contra a um partido, a uma pessoa, mas foi contra aos direitos do povo”, desabafa a estudante que frisa ainda que o presidente Michel Temer não foi eleito pelo povo, e mostra-se indignada com a declaração do presidente, em rede nacional, que ele não se preocupa em ser impopular, o que caracteriza a sua indiferença com os direitos do povo, nem com a opinião pública.

Sobre os vereadores de Petrolina, apenas os representantes do Partido dos Trabalhadores, Gilmar Santos e Cristina Costa se fizeram presentes na manifestação, convidando o povo à uma reflexão mais direcionada aos quatro Deputados Federais da nossa cidade, que merecem ser respondidos nas urnas, de acordo com seus votos. Com a expressão “Quem vota, não volta”, participantes levaram cartazes adesivos de Gonzaga Patriota, Adalberto Cavalcante, Guilherme Coelho e Fernando Filho, no percurso da marcha, que teve como destino a sede do INSS.

Além de representantes de Petrolina, sindicalistas de Afrânio e Dormentes se fizeram presentes na mobilização, que não contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, um dos sindicatos mais importantes do Pernambuco, fato que repercutiu negativamente, segundo o Diretor de Saúde do Trabalhador, Lucenildo Lima, o Didi do SINDSEMP, que ressalta que o trabalhador rural será um dos mais prejudicados com a aprovação da reforma.

O presidente do SINDSEMP, Walber Lins, considerou a mobilização “extremamente gratificante”, com boa representação dos servidores municipais, representantes de movimentos sociais, centrais sindicais, além dos servidores do INSS, que pararam suas atividades em virtude da manifestação. Walber enfatiza a preocupação com as consequências da violação dos direitos trabalhistas, e convida a todos para uma união nessa luta desumana. “Todos os cidadãos trabalhadores, mulheres, agricultores, pessoas com deficiência, serão prejudicados, destituídos dos seus direitos, que ao longo do tempo foram conquistados na base da luta, e que estão ameaçados com a PEC totalmente voltada para o beneficiamento do patronato”. Walber cita ainda que existe o respaldo da Associação os Auditores Fiscais da Receita Federal, sobre a não existência do déficit da previdência nacional, anunciado pelo Governo Federal.

Walber Lins declara ainda que existe a dívida da iniciativa privada, que ultrapassa R$400 bilhões, o que seria um percentual equivalente para suprir esse débito que não deve ser pago pelo povo brasileiro. “Essa conta o trabalhador não paga, essa conta a mulher não paga, essa conta o agricultor não paga, essa conta a pessoa com deficiência não paga. Nós somos cidadãos brasileiros, nós somos servidores públicos municipais, nós estamos aqui na luta, por nenhum direito a menos”, conclui...

Juazeiro: Pavimentação asfáltica de vias do corredor de ônibus da Poligonal Urbana segue a todo vapor

 

Iniciada no final do ano passado, a obra de pavimentação asfaltica das ruas que compõem parte do corredor de ônibus da Poligonal Urbana de Juazeiro, está movimentando e mudando a realidade dos bairros Argemiro, Antonio Conselheiro, Nova Esperança, Piranga I e Piranga II. “Hoje temos uma frente de serviço executando o trabalho de corte na Av. Principal, no bairro Piranga I e outra equipe executando a imprimação na Rua Bela Vista, no bairro Nova Esperança”, explica o engenheiro da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Rodrigo Cid Passos.

Ainda de acordo com o engenheiro, as obras que vão levar aproximadamente 4,5 quilômetros de pavimentação asfáltica para o corredor de ônibus da Poligonal Urbana já beneficiou as Ruas da Paz, no Bairro Argemiro e das Algarobas, no bairro Antonio Conselheiro. “A 1ª etapa da Rua Ludgero Alves que também faz parte do corredor, localizada no bairro Antonio Conselheiro, já está concluída. A 2ª etapa já foi dada ordem de serviço, estamos concluindo o serviço de drenagem na área para depois iniciar a pavimentação. Essa semana executamos a colocação de massa asfáltica  nas Ruas 02 e 03 do bairro Piranga I e também no entroncamento da Rua 03 com a Rua da Paz”, explica o engenheiro Rodrigo Cid Passos.

“A rua estava pior do que uma tábua de pirulitos, cheia de buracos, era um sofrimento com tanta poeira, agora vai ficar um verdadeiro tapete. Com a pavimentação melhora a nossa qualidade de vida, saúde, e a valorização do nosso bairro e consequentemente do nosso imóvel”, declara o aposentado João Paulo Matias, morador da Av. Principal, no bairro Piranga I. As obras de pavimentação do corredor de ônibus compõem o Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e contemplam 12 bairros de Juazeiro com obras de pavimentação, drenagem, revitalização do Canal da Malhada da Areia (dando origem a duas Av. paralelas), revitalização do Canal CAIC (dando origem a uma nova Av.), dentre outras intervenções...